A importância da previsão de vendas para empresas de mercado de varejo de roupas com perfil familiar
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRJ |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11422/4804 |
Resumo: | Demonstra as principais características do método de previsão de vendas, a definição de um modelo a partir das informações como dados numéricos e a importância de sua utilização em uma empresa. O foco do estudo será em pequenas e micro empresas, especialmente de perfil familiar do mercado de varejo de roupas. Isto porque apesar de serem muito numerosas e responsáveis por uma parcela significativa na produção de bens e geração de empregos na economia brasileira, a administração destas costuma ser realizada de modo muito empírico, centralizada na figura do líder. O presente trabalho visa comprovar que através de um modelo simples é possível tornar o gerenciamento financeiro de uma organização mais eficiente e racional, aumentando a capacidade de planejamento e a competitividade da empresa como um todo. Por isso é importante o planejamento orçamentário, pois este quantifica os objetivos estabelecidos pelo planejamento estratégico e é importante salientar que o ponto de partida do processo orçamentário é a previsão de vendas. Contudo, o objetivo principal deste trabalho é fazer a previsão de vendas um “lag” a frente das vendas de roupas e acessórios das lojas Brown, para auxiliar na determinação dos recursos necessários e efetuar compras de forma eficaz de modo que não faltem produtos nas lojas, e que não haja excesso de estoque, auxiliando assim em um gerenciamento logístico, maximizando lucro e minimizando custos. |
id |
UFRJ_356a4900ad19b342bba7e85cef26a8bf |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:pantheon.ufrj.br:11422/4804 |
network_acronym_str |
UFRJ |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRJ |
repository_id_str |
|
spelling |
Santos Junior, Antonio Carlos Ribeiro doshttp://lattes.cnpq.br/4880157331326081Cister, Angelo Maia2018-09-03T17:46:31Z2023-11-30T03:01:55Z2011http://hdl.handle.net/11422/4804Submitted by Viviane Almeida (almdviviane@gmail.com) on 2018-01-09T12:23:39Z No. of bitstreams: 1 ACRSantosjr.pdf: 1259202 bytes, checksum: f4148e9663e8960f25290055dba381c1 (MD5)Approved for entry into archive by Maria Aparecida Teixeira (aparecidateixeira@ccje.ufrj.br) on 2018-09-03T17:46:30Z (GMT) No. of bitstreams: 1 ACRSantosjr.pdf: 1259202 bytes, checksum: f4148e9663e8960f25290055dba381c1 (MD5)Made available in DSpace on 2018-09-03T17:46:31Z (GMT). No. of bitstreams: 1 ACRSantosjr.pdf: 1259202 bytes, checksum: f4148e9663e8960f25290055dba381c1 (MD5) Previous issue date: 2011Demonstra as principais características do método de previsão de vendas, a definição de um modelo a partir das informações como dados numéricos e a importância de sua utilização em uma empresa. O foco do estudo será em pequenas e micro empresas, especialmente de perfil familiar do mercado de varejo de roupas. Isto porque apesar de serem muito numerosas e responsáveis por uma parcela significativa na produção de bens e geração de empregos na economia brasileira, a administração destas costuma ser realizada de modo muito empírico, centralizada na figura do líder. O presente trabalho visa comprovar que através de um modelo simples é possível tornar o gerenciamento financeiro de uma organização mais eficiente e racional, aumentando a capacidade de planejamento e a competitividade da empresa como um todo. Por isso é importante o planejamento orçamentário, pois este quantifica os objetivos estabelecidos pelo planejamento estratégico e é importante salientar que o ponto de partida do processo orçamentário é a previsão de vendas. Contudo, o objetivo principal deste trabalho é fazer a previsão de vendas um “lag” a frente das vendas de roupas e acessórios das lojas Brown, para auxiliar na determinação dos recursos necessários e efetuar compras de forma eficaz de modo que não faltem produtos nas lojas, e que não haja excesso de estoque, auxiliando assim em um gerenciamento logístico, maximizando lucro e minimizando custos.porUniversidade Federal do Rio de JaneiroUFRJBrasilFaculdade de Administração e Ciências ContábeisCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS: ADMINISTRAÇÃO::ADMINISTRACAO DE EMPRESASPrevisão de vendasVarejoControle orçamentárioEmpresas familiaresA importância da previsão de vendas para empresas de mercado de varejo de roupas com perfil familiarinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisabertoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJORIGINALACRSantosjr.pdfACRSantosjr.pdfapplication/pdf655419http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/4804/3/ACRSantosjr.pdf2a72f0a433a3dc10e4caa1d042aaa56dMD53LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81853http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/4804/2/license.txtdd32849f2bfb22da963c3aac6e26e255MD5211422/48042023-11-30 00:01:55.253oai:pantheon.ufrj.br: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Repositório de PublicaçõesPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestopendoar:2023-11-30T03:01:55Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A importância da previsão de vendas para empresas de mercado de varejo de roupas com perfil familiar |
title |
A importância da previsão de vendas para empresas de mercado de varejo de roupas com perfil familiar |
spellingShingle |
A importância da previsão de vendas para empresas de mercado de varejo de roupas com perfil familiar Santos Junior, Antonio Carlos Ribeiro dos CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS: ADMINISTRAÇÃO::ADMINISTRACAO DE EMPRESAS Previsão de vendas Varejo Controle orçamentário Empresas familiares |
title_short |
A importância da previsão de vendas para empresas de mercado de varejo de roupas com perfil familiar |
title_full |
A importância da previsão de vendas para empresas de mercado de varejo de roupas com perfil familiar |
title_fullStr |
A importância da previsão de vendas para empresas de mercado de varejo de roupas com perfil familiar |
title_full_unstemmed |
A importância da previsão de vendas para empresas de mercado de varejo de roupas com perfil familiar |
title_sort |
A importância da previsão de vendas para empresas de mercado de varejo de roupas com perfil familiar |
author |
Santos Junior, Antonio Carlos Ribeiro dos |
author_facet |
Santos Junior, Antonio Carlos Ribeiro dos |
author_role |
author |
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/4880157331326081 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos Junior, Antonio Carlos Ribeiro dos |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Cister, Angelo Maia |
contributor_str_mv |
Cister, Angelo Maia |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS: ADMINISTRAÇÃO::ADMINISTRACAO DE EMPRESAS |
topic |
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS: ADMINISTRAÇÃO::ADMINISTRACAO DE EMPRESAS Previsão de vendas Varejo Controle orçamentário Empresas familiares |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Previsão de vendas Varejo Controle orçamentário Empresas familiares |
description |
Demonstra as principais características do método de previsão de vendas, a definição de um modelo a partir das informações como dados numéricos e a importância de sua utilização em uma empresa. O foco do estudo será em pequenas e micro empresas, especialmente de perfil familiar do mercado de varejo de roupas. Isto porque apesar de serem muito numerosas e responsáveis por uma parcela significativa na produção de bens e geração de empregos na economia brasileira, a administração destas costuma ser realizada de modo muito empírico, centralizada na figura do líder. O presente trabalho visa comprovar que através de um modelo simples é possível tornar o gerenciamento financeiro de uma organização mais eficiente e racional, aumentando a capacidade de planejamento e a competitividade da empresa como um todo. Por isso é importante o planejamento orçamentário, pois este quantifica os objetivos estabelecidos pelo planejamento estratégico e é importante salientar que o ponto de partida do processo orçamentário é a previsão de vendas. Contudo, o objetivo principal deste trabalho é fazer a previsão de vendas um “lag” a frente das vendas de roupas e acessórios das lojas Brown, para auxiliar na determinação dos recursos necessários e efetuar compras de forma eficaz de modo que não faltem produtos nas lojas, e que não haja excesso de estoque, auxiliando assim em um gerenciamento logístico, maximizando lucro e minimizando custos. |
publishDate |
2011 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2011 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2018-09-03T17:46:31Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2023-11-30T03:01:55Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/11422/4804 |
url |
http://hdl.handle.net/11422/4804 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFRJ |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Faculdade de Administração e Ciências Contábeis |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRJ instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) instacron:UFRJ |
instname_str |
Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
instacron_str |
UFRJ |
institution |
UFRJ |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRJ |
collection |
Repositório Institucional da UFRJ |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/4804/3/ACRSantosjr.pdf http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/4804/2/license.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
2a72f0a433a3dc10e4caa1d042aaa56d dd32849f2bfb22da963c3aac6e26e255 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1784097099485282304 |