O impacto da previsão de vendas no orçamento das empresas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Almeida, Leandro Silva Vignero de
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRJ
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11422/5129
Resumo: A previsão de vendas é um instrumento cada vez mais utilizado na elaboração das estratégias das organizações. Procurar antever o que a empresa espera para o período seguinte faz as funções dos analistas serem muito importantes para a expectativa dessa empresa. A previsão engloba muitas áreas, como marketing, produção, suprimentos, logística e finanças (KOTLER, 2006). A área de finanças, em especial, utiliza a informação da previsão de vendas para elaborar o orçamento para o período que está para vir. É de suma importância que haja sinergia entre as áreas envolvidas para alinhar os objetivos na elaboração da estratégia da organização. Nessa monografia, discute-se detalhadamente o significado de previsão de vendas e orçamento, buscando uma associação os dois conceitos. No caso da previsão de vendas, é evidenciado que os métodos são divididos em quantitativos e qualitativos. Entre os muitos métodos existentes, três mereceram destaque: Sales and Operations Planning (S&OP), Collaborative Planning, Forecast and Replenishment (CPFR) e o Método Deplhi.No caso de orçamento, o conceito é dividido em tipos de orçamento: de Vendas, de Produção, de Investimento, de Despesas de Comercialização e Administração e de Caixa (HOJI, 2003). Para mostrar de uma maneira mais clara a importância da previsão de vendas para o orçamento, foi incluído na monografia um estudo de caso da empresa PSA Peugeot Citroën, que utiliza a previsão de vendas de cada marca para elaborar o orçamento do Grupo. Apesar de ser um assunto muito relevante e cada vez mais presente nas organizações, há muito que se descobrir e inovar em relação ao processo de prever a demanda e, consequentemente, elaborar o orçamento. A globalização, a crescente evolução da tecnologia e a necessidade de se destacar em relação à concorrência farão com que as organizações busquem cada vez mais um nível de acerto próximo da realidade, o que irá gerar economia em todos os custos operacionais.
id UFRJ_b62c7d13e1939e13af7f8b113f6a20db
oai_identifier_str oai:pantheon.ufrj.br:11422/5129
network_acronym_str UFRJ
network_name_str Repositório Institucional da UFRJ
repository_id_str
spelling Almeida, Leandro Silva Vignero dehttp://lattes.cnpq.br/8104649154993809Siqueira, Alexis Cavichini Teixeira de2018-09-25T14:41:26Z2023-11-30T03:02:32Z2011-06http://hdl.handle.net/11422/5129Submitted by Viviane Almeida (almdviviane@gmail.com) on 2018-01-23T12:07:45Z No. of bitstreams: 1 LSVAlmeida.pdf: 451243 bytes, checksum: 8938807147c13ecd6e4eb163f3eb35df (MD5)Approved for entry into archive by Maria Aparecida Teixeira (aparecidateixeira@ccje.ufrj.br) on 2018-09-25T14:41:26Z (GMT) No. of bitstreams: 1 LSVAlmeida.pdf: 451243 bytes, checksum: 8938807147c13ecd6e4eb163f3eb35df (MD5)Made available in DSpace on 2018-09-25T14:41:26Z (GMT). No. of bitstreams: 1 LSVAlmeida.pdf: 451243 bytes, checksum: 8938807147c13ecd6e4eb163f3eb35df (MD5) Previous issue date: 2011-06A previsão de vendas é um instrumento cada vez mais utilizado na elaboração das estratégias das organizações. Procurar antever o que a empresa espera para o período seguinte faz as funções dos analistas serem muito importantes para a expectativa dessa empresa. A previsão engloba muitas áreas, como marketing, produção, suprimentos, logística e finanças (KOTLER, 2006). A área de finanças, em especial, utiliza a informação da previsão de vendas para elaborar o orçamento para o período que está para vir. É de suma importância que haja sinergia entre as áreas envolvidas para alinhar os objetivos na elaboração da estratégia da organização. Nessa monografia, discute-se detalhadamente o significado de previsão de vendas e orçamento, buscando uma associação os dois conceitos. No caso da previsão de vendas, é evidenciado que os métodos são divididos em quantitativos e qualitativos. Entre os muitos métodos existentes, três mereceram destaque: Sales and Operations Planning (S&OP), Collaborative Planning, Forecast and Replenishment (CPFR) e o Método Deplhi.No caso de orçamento, o conceito é dividido em tipos de orçamento: de Vendas, de Produção, de Investimento, de Despesas de Comercialização e Administração e de Caixa (HOJI, 2003). Para mostrar de uma maneira mais clara a importância da previsão de vendas para o orçamento, foi incluído na monografia um estudo de caso da empresa PSA Peugeot Citroën, que utiliza a previsão de vendas de cada marca para elaborar o orçamento do Grupo. Apesar de ser um assunto muito relevante e cada vez mais presente nas organizações, há muito que se descobrir e inovar em relação ao processo de prever a demanda e, consequentemente, elaborar o orçamento. A globalização, a crescente evolução da tecnologia e a necessidade de se destacar em relação à concorrência farão com que as organizações busquem cada vez mais um nível de acerto próximo da realidade, o que irá gerar economia em todos os custos operacionais.porUniversidade Federal do Rio de JaneiroUFRJBrasilFaculdade de Administração e Ciências ContábeisCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO DE EMPRESASOrçamentoAdministração de vendasDesenvolvimento sustentávelLogísticaPrevisão de vendasMétodo DelphiO impacto da previsão de vendas no orçamento das empresasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisabertoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJORIGINALLSVAlmeida.pdfLSVAlmeida.pdfapplication/pdf451243http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/5129/1/LSVAlmeida.pdf8938807147c13ecd6e4eb163f3eb35dfMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81853http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/5129/2/license.txtdd32849f2bfb22da963c3aac6e26e255MD5211422/51292023-11-30 00:02:32.746oai:pantheon.ufrj.br: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Repositório de PublicaçõesPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestopendoar:2023-11-30T03:02:32Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O impacto da previsão de vendas no orçamento das empresas
title O impacto da previsão de vendas no orçamento das empresas
spellingShingle O impacto da previsão de vendas no orçamento das empresas
Almeida, Leandro Silva Vignero de
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO DE EMPRESAS
Orçamento
Administração de vendas
Desenvolvimento sustentável
Logística
Previsão de vendas
Método Delphi
title_short O impacto da previsão de vendas no orçamento das empresas
title_full O impacto da previsão de vendas no orçamento das empresas
title_fullStr O impacto da previsão de vendas no orçamento das empresas
title_full_unstemmed O impacto da previsão de vendas no orçamento das empresas
title_sort O impacto da previsão de vendas no orçamento das empresas
author Almeida, Leandro Silva Vignero de
author_facet Almeida, Leandro Silva Vignero de
author_role author
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/8104649154993809
dc.contributor.author.fl_str_mv Almeida, Leandro Silva Vignero de
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Siqueira, Alexis Cavichini Teixeira de
contributor_str_mv Siqueira, Alexis Cavichini Teixeira de
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO DE EMPRESAS
topic CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO DE EMPRESAS
Orçamento
Administração de vendas
Desenvolvimento sustentável
Logística
Previsão de vendas
Método Delphi
dc.subject.por.fl_str_mv Orçamento
Administração de vendas
Desenvolvimento sustentável
Logística
Previsão de vendas
Método Delphi
description A previsão de vendas é um instrumento cada vez mais utilizado na elaboração das estratégias das organizações. Procurar antever o que a empresa espera para o período seguinte faz as funções dos analistas serem muito importantes para a expectativa dessa empresa. A previsão engloba muitas áreas, como marketing, produção, suprimentos, logística e finanças (KOTLER, 2006). A área de finanças, em especial, utiliza a informação da previsão de vendas para elaborar o orçamento para o período que está para vir. É de suma importância que haja sinergia entre as áreas envolvidas para alinhar os objetivos na elaboração da estratégia da organização. Nessa monografia, discute-se detalhadamente o significado de previsão de vendas e orçamento, buscando uma associação os dois conceitos. No caso da previsão de vendas, é evidenciado que os métodos são divididos em quantitativos e qualitativos. Entre os muitos métodos existentes, três mereceram destaque: Sales and Operations Planning (S&OP), Collaborative Planning, Forecast and Replenishment (CPFR) e o Método Deplhi.No caso de orçamento, o conceito é dividido em tipos de orçamento: de Vendas, de Produção, de Investimento, de Despesas de Comercialização e Administração e de Caixa (HOJI, 2003). Para mostrar de uma maneira mais clara a importância da previsão de vendas para o orçamento, foi incluído na monografia um estudo de caso da empresa PSA Peugeot Citroën, que utiliza a previsão de vendas de cada marca para elaborar o orçamento do Grupo. Apesar de ser um assunto muito relevante e cada vez mais presente nas organizações, há muito que se descobrir e inovar em relação ao processo de prever a demanda e, consequentemente, elaborar o orçamento. A globalização, a crescente evolução da tecnologia e a necessidade de se destacar em relação à concorrência farão com que as organizações busquem cada vez mais um nível de acerto próximo da realidade, o que irá gerar economia em todos os custos operacionais.
publishDate 2011
dc.date.issued.fl_str_mv 2011-06
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2018-09-25T14:41:26Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-11-30T03:02:32Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11422/5129
url http://hdl.handle.net/11422/5129
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRJ
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Faculdade de Administração e Ciências Contábeis
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRJ
instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron:UFRJ
instname_str Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron_str UFRJ
institution UFRJ
reponame_str Repositório Institucional da UFRJ
collection Repositório Institucional da UFRJ
bitstream.url.fl_str_mv http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/5129/1/LSVAlmeida.pdf
http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/5129/2/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 8938807147c13ecd6e4eb163f3eb35df
dd32849f2bfb22da963c3aac6e26e255
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1784097101553074176