Uma proposta experimental para aplicações da indução magnética
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2005 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRJ |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11422/2857 |
Resumo: | Utilizando experiências do Ensino Médio da indução eletromagnética, de modo a permitir que o aluno desenvolva a sua capacidade de obsèrvaç80 e Compreensão dos fenômenos eletromagnéticos. Vale ressaltar que, neste trabalho buscou-se uma fundamentação teórica sobre atividades experimentais no ensino médio de alguns pensadores como Piaget e Vygostky. Além disso, utilizou-se como referência os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) e a lei de diretrizes a bases da educação (LDB) como norteadores do processo de ensino e aprendizagem. Construímos um trabalho simples, sem entrar muito no formalismo das equações eletromagnéticas, com intuito de tornar o ensino de indução magnética mais atraente, motivador, e compreensível do ponto de vista conceitual, através de atividades experimentais, envolvidas com o mundo social do qual o aluno faz parte. Cada experiência foi dividida em cinco etapas: Breve histórico – Apresentação do fenômeno – Observação – Análise dos conceitos – Aplicando os conceitos. Antes de darmos início a este trabalho, para melhor conceituar o nível de ensino da indução eletromagnética distribuímos um questionário com 6 perguntas sobre fenômenos de indução eletromagnética. Fizemos uma amostra em quatro grupos de 10 pessoas abrangendo as áreas – Tecnológica – Biomédica – Humana (nível universitário) e Ensino Médio completo. |
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Uma proposta experimental para aplicações da indução magnéticaIndução magnéticaEnsino médioCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA::AREAS CLASSICAS DE FENOMENOLOGIA E SUAS APLICACOES::ELETRICIDADE E MAGNETISMO CAMPOS E PARTICULAS CARREGADASUtilizando experiências do Ensino Médio da indução eletromagnética, de modo a permitir que o aluno desenvolva a sua capacidade de obsèrvaç80 e Compreensão dos fenômenos eletromagnéticos. Vale ressaltar que, neste trabalho buscou-se uma fundamentação teórica sobre atividades experimentais no ensino médio de alguns pensadores como Piaget e Vygostky. Além disso, utilizou-se como referência os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) e a lei de diretrizes a bases da educação (LDB) como norteadores do processo de ensino e aprendizagem. Construímos um trabalho simples, sem entrar muito no formalismo das equações eletromagnéticas, com intuito de tornar o ensino de indução magnética mais atraente, motivador, e compreensível do ponto de vista conceitual, através de atividades experimentais, envolvidas com o mundo social do qual o aluno faz parte. Cada experiência foi dividida em cinco etapas: Breve histórico – Apresentação do fenômeno – Observação – Análise dos conceitos – Aplicando os conceitos. Antes de darmos início a este trabalho, para melhor conceituar o nível de ensino da indução eletromagnética distribuímos um questionário com 6 perguntas sobre fenômenos de indução eletromagnética. Fizemos uma amostra em quatro grupos de 10 pessoas abrangendo as áreas – Tecnológica – Biomédica – Humana (nível universitário) e Ensino Médio completo.Universidade Federal do Rio de JaneiroBrasilInstituto de FísicaUFRJMoreira, Lígia de FariasRoberto, Jorge Luis Pinto2017-09-19T17:14:30Z2023-12-21T03:03:39Z2005-12info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://hdl.handle.net/11422/2857porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJ2023-12-21T03:03:39Zoai:pantheon.ufrj.br:11422/2857Repositório InstitucionalPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestpantheon@sibi.ufrj.bropendoar:2023-12-21T03:03:39Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false |
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