Uma proposta experimental para aplicações da indução magnética

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Roberto, Jorge Luis Pinto
Data de Publicação: 2005
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRJ
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11422/2857
Resumo: Utilizando experiências do Ensino Médio da indução eletromagnética, de modo a permitir que o aluno desenvolva a sua capacidade de obsèrvaç80 e Compreensão dos fenômenos eletromagnéticos. Vale ressaltar que, neste trabalho buscou-se uma fundamentação teórica sobre atividades experimentais no ensino médio de alguns pensadores como Piaget e Vygostky. Além disso, utilizou-se como referência os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) e a lei de diretrizes a bases da educação (LDB) como norteadores do processo de ensino e aprendizagem. Construímos um trabalho simples, sem entrar muito no formalismo das equações eletromagnéticas, com intuito de tornar o ensino de indução magnética mais atraente, motivador, e compreensível do ponto de vista conceitual, através de atividades experimentais, envolvidas com o mundo social do qual o aluno faz parte. Cada experiência foi dividida em cinco etapas: Breve histórico – Apresentação do fenômeno – Observação – Análise dos conceitos – Aplicando os conceitos. Antes de darmos início a este trabalho, para melhor conceituar o nível de ensino da indução eletromagnética distribuímos um questionário com 6 perguntas sobre fenômenos de indução eletromagnética. Fizemos uma amostra em quatro grupos de 10 pessoas abrangendo as áreas – Tecnológica – Biomédica – Humana (nível universitário) e Ensino Médio completo.
id UFRJ_3625c94baca5077d7df7cfcebcdf7e6b
oai_identifier_str oai:pantheon.ufrj.br:11422/2857
network_acronym_str UFRJ
network_name_str Repositório Institucional da UFRJ
repository_id_str
spelling Uma proposta experimental para aplicações da indução magnéticaIndução magnéticaEnsino médioCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA::AREAS CLASSICAS DE FENOMENOLOGIA E SUAS APLICACOES::ELETRICIDADE E MAGNETISMO CAMPOS E PARTICULAS CARREGADASUtilizando experiências do Ensino Médio da indução eletromagnética, de modo a permitir que o aluno desenvolva a sua capacidade de obsèrvaç80 e Compreensão dos fenômenos eletromagnéticos. Vale ressaltar que, neste trabalho buscou-se uma fundamentação teórica sobre atividades experimentais no ensino médio de alguns pensadores como Piaget e Vygostky. Além disso, utilizou-se como referência os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) e a lei de diretrizes a bases da educação (LDB) como norteadores do processo de ensino e aprendizagem. Construímos um trabalho simples, sem entrar muito no formalismo das equações eletromagnéticas, com intuito de tornar o ensino de indução magnética mais atraente, motivador, e compreensível do ponto de vista conceitual, através de atividades experimentais, envolvidas com o mundo social do qual o aluno faz parte. Cada experiência foi dividida em cinco etapas: Breve histórico – Apresentação do fenômeno – Observação – Análise dos conceitos – Aplicando os conceitos. Antes de darmos início a este trabalho, para melhor conceituar o nível de ensino da indução eletromagnética distribuímos um questionário com 6 perguntas sobre fenômenos de indução eletromagnética. Fizemos uma amostra em quatro grupos de 10 pessoas abrangendo as áreas – Tecnológica – Biomédica – Humana (nível universitário) e Ensino Médio completo.Universidade Federal do Rio de JaneiroBrasilInstituto de FísicaUFRJMoreira, Lígia de FariasRoberto, Jorge Luis Pinto2017-09-19T17:14:30Z2023-12-21T03:03:39Z2005-12info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://hdl.handle.net/11422/2857porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJ2023-12-21T03:03:39Zoai:pantheon.ufrj.br:11422/2857Repositório InstitucionalPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestpantheon@sibi.ufrj.bropendoar:2023-12-21T03:03:39Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false
dc.title.none.fl_str_mv Uma proposta experimental para aplicações da indução magnética
title Uma proposta experimental para aplicações da indução magnética
spellingShingle Uma proposta experimental para aplicações da indução magnética
Roberto, Jorge Luis Pinto
Indução magnética
Ensino médio
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA::AREAS CLASSICAS DE FENOMENOLOGIA E SUAS APLICACOES::ELETRICIDADE E MAGNETISMO CAMPOS E PARTICULAS CARREGADAS
title_short Uma proposta experimental para aplicações da indução magnética
title_full Uma proposta experimental para aplicações da indução magnética
title_fullStr Uma proposta experimental para aplicações da indução magnética
title_full_unstemmed Uma proposta experimental para aplicações da indução magnética
title_sort Uma proposta experimental para aplicações da indução magnética
author Roberto, Jorge Luis Pinto
author_facet Roberto, Jorge Luis Pinto
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Moreira, Lígia de Farias
dc.contributor.author.fl_str_mv Roberto, Jorge Luis Pinto
dc.subject.por.fl_str_mv Indução magnética
Ensino médio
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA::AREAS CLASSICAS DE FENOMENOLOGIA E SUAS APLICACOES::ELETRICIDADE E MAGNETISMO CAMPOS E PARTICULAS CARREGADAS
topic Indução magnética
Ensino médio
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA::AREAS CLASSICAS DE FENOMENOLOGIA E SUAS APLICACOES::ELETRICIDADE E MAGNETISMO CAMPOS E PARTICULAS CARREGADAS
description Utilizando experiências do Ensino Médio da indução eletromagnética, de modo a permitir que o aluno desenvolva a sua capacidade de obsèrvaç80 e Compreensão dos fenômenos eletromagnéticos. Vale ressaltar que, neste trabalho buscou-se uma fundamentação teórica sobre atividades experimentais no ensino médio de alguns pensadores como Piaget e Vygostky. Além disso, utilizou-se como referência os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) e a lei de diretrizes a bases da educação (LDB) como norteadores do processo de ensino e aprendizagem. Construímos um trabalho simples, sem entrar muito no formalismo das equações eletromagnéticas, com intuito de tornar o ensino de indução magnética mais atraente, motivador, e compreensível do ponto de vista conceitual, através de atividades experimentais, envolvidas com o mundo social do qual o aluno faz parte. Cada experiência foi dividida em cinco etapas: Breve histórico – Apresentação do fenômeno – Observação – Análise dos conceitos – Aplicando os conceitos. Antes de darmos início a este trabalho, para melhor conceituar o nível de ensino da indução eletromagnética distribuímos um questionário com 6 perguntas sobre fenômenos de indução eletromagnética. Fizemos uma amostra em quatro grupos de 10 pessoas abrangendo as áreas – Tecnológica – Biomédica – Humana (nível universitário) e Ensino Médio completo.
publishDate 2005
dc.date.none.fl_str_mv 2005-12
2017-09-19T17:14:30Z
2023-12-21T03:03:39Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11422/2857
url http://hdl.handle.net/11422/2857
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
Brasil
Instituto de Física
UFRJ
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
Brasil
Instituto de Física
UFRJ
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRJ
instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron:UFRJ
instname_str Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron_str UFRJ
institution UFRJ
reponame_str Repositório Institucional da UFRJ
collection Repositório Institucional da UFRJ
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
repository.mail.fl_str_mv pantheon@sibi.ufrj.br
_version_ 1815455966593810432