Uma proposta de abordagem para a levitação eletrodinâmica no ensino médio segundo o enfoque CTS - Ciência, Tecnologia e Sociedade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Paula, Anderson Gomes de
Data de Publicação: 2005
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRJ
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11422/2866
Resumo: Apresenta uma abordagem de parte do conteúdo do magnetismo para o Ensino Médio com ênfase em CTS - Ciência, Tecnologia e Sociedade. Em particular será tratada a indução magnética, fenômeno que fornece o suporte científico necessário para a compreensão de algumas tecnologias, em especial a utilizada na levitação eletrodinâmica. Os conteúdos científicos e tecnológicos serão abordados de maneira integrada e ambos com a questão social que os envolvem. Desta maneira o aluno também será estimulado a desenvolver um senso crítico que o permitirá agir, tomar decisões e compreender o que está em questão no desenvolvimento tecnológico e científico. Assim desenvolvendo a chamada "Alfabetização Tecnológica". A motivação desta proposta será a poluição do ar que por sua vez é efeito da utilização de algumas tecnologias, por exemplo, os motores a explosão utilizados nos meios de transporte. Tendo como orientador o professor de física, será proposto que os alunos correlacionem as várias causas da poluição dor ar, entre as quais destacaremos a proveniente dos meios de transportes, que é de interesse deste trabalho. Em relação aos meios de transporte, educandos e professor podem discutir que medidas devem ser tomadas para a diminuição desta poluição. Uma delas poderia ser a adoção de meios de transportes que possuam uma capacidade maior de passageiros e que não poluam tanto quanto os automotores. Entre estes meios de transporte encontram-se os trens. Neste contexto surge a oportunidade de se discutir as tecnologias de trens de levitação que podem transportar um grande número de passageiros com velocidade superior a 400 kmlh e não poluem. A partir de então será tratada a levitação eletrodinâmica, tecnologia que envolve alguns conceitos necessários para o entendimento de outras tecnologias como a levitação magnética. Os conteúdos tecnológicos serão abordados juntamente com os conteúdos de Física, fornecendo assim ao aluno o suporte mínimo e suficiente para que ele possa compreender tecnologias correlatas.
id UFRJ_9056539e91bda2d8f658e1f72adfc671
oai_identifier_str oai:pantheon.ufrj.br:11422/2866
network_acronym_str UFRJ
network_name_str Repositório Institucional da UFRJ
repository_id_str
spelling Uma proposta de abordagem para a levitação eletrodinâmica no ensino médio segundo o enfoque CTS - Ciência, Tecnologia e SociedadeMagnetismoEnsino médioCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA::AREAS CLASSICAS DE FENOMENOLOGIA E SUAS APLICACOES::ELETRICIDADE E MAGNETISMO CAMPOS E PARTICULAS CARREGADASApresenta uma abordagem de parte do conteúdo do magnetismo para o Ensino Médio com ênfase em CTS - Ciência, Tecnologia e Sociedade. Em particular será tratada a indução magnética, fenômeno que fornece o suporte científico necessário para a compreensão de algumas tecnologias, em especial a utilizada na levitação eletrodinâmica. Os conteúdos científicos e tecnológicos serão abordados de maneira integrada e ambos com a questão social que os envolvem. Desta maneira o aluno também será estimulado a desenvolver um senso crítico que o permitirá agir, tomar decisões e compreender o que está em questão no desenvolvimento tecnológico e científico. Assim desenvolvendo a chamada "Alfabetização Tecnológica". A motivação desta proposta será a poluição do ar que por sua vez é efeito da utilização de algumas tecnologias, por exemplo, os motores a explosão utilizados nos meios de transporte. Tendo como orientador o professor de física, será proposto que os alunos correlacionem as várias causas da poluição dor ar, entre as quais destacaremos a proveniente dos meios de transportes, que é de interesse deste trabalho. Em relação aos meios de transporte, educandos e professor podem discutir que medidas devem ser tomadas para a diminuição desta poluição. Uma delas poderia ser a adoção de meios de transportes que possuam uma capacidade maior de passageiros e que não poluam tanto quanto os automotores. Entre estes meios de transporte encontram-se os trens. Neste contexto surge a oportunidade de se discutir as tecnologias de trens de levitação que podem transportar um grande número de passageiros com velocidade superior a 400 kmlh e não poluem. A partir de então será tratada a levitação eletrodinâmica, tecnologia que envolve alguns conceitos necessários para o entendimento de outras tecnologias como a levitação magnética. Os conteúdos tecnológicos serão abordados juntamente com os conteúdos de Física, fornecendo assim ao aluno o suporte mínimo e suficiente para que ele possa compreender tecnologias correlatas.Universidade Federal do Rio de JaneiroBrasilInstituto de FísicaUFRJVianna, Deise MirandaChaves, Francisco Artur BraunGaspar, Marcos BinderlyBarros, Susana L. de SouzaPaula, Anderson Gomes de2017-09-19T17:55:39Z2023-12-21T03:03:40Z2005-11info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://hdl.handle.net/11422/2866porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJ2023-12-21T03:03:40Zoai:pantheon.ufrj.br:11422/2866Repositório InstitucionalPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestpantheon@sibi.ufrj.bropendoar:2023-12-21T03:03:40Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false
dc.title.none.fl_str_mv Uma proposta de abordagem para a levitação eletrodinâmica no ensino médio segundo o enfoque CTS - Ciência, Tecnologia e Sociedade
title Uma proposta de abordagem para a levitação eletrodinâmica no ensino médio segundo o enfoque CTS - Ciência, Tecnologia e Sociedade
spellingShingle Uma proposta de abordagem para a levitação eletrodinâmica no ensino médio segundo o enfoque CTS - Ciência, Tecnologia e Sociedade
Paula, Anderson Gomes de
Magnetismo
Ensino médio
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA::AREAS CLASSICAS DE FENOMENOLOGIA E SUAS APLICACOES::ELETRICIDADE E MAGNETISMO CAMPOS E PARTICULAS CARREGADAS
title_short Uma proposta de abordagem para a levitação eletrodinâmica no ensino médio segundo o enfoque CTS - Ciência, Tecnologia e Sociedade
title_full Uma proposta de abordagem para a levitação eletrodinâmica no ensino médio segundo o enfoque CTS - Ciência, Tecnologia e Sociedade
title_fullStr Uma proposta de abordagem para a levitação eletrodinâmica no ensino médio segundo o enfoque CTS - Ciência, Tecnologia e Sociedade
title_full_unstemmed Uma proposta de abordagem para a levitação eletrodinâmica no ensino médio segundo o enfoque CTS - Ciência, Tecnologia e Sociedade
title_sort Uma proposta de abordagem para a levitação eletrodinâmica no ensino médio segundo o enfoque CTS - Ciência, Tecnologia e Sociedade
author Paula, Anderson Gomes de
author_facet Paula, Anderson Gomes de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Vianna, Deise Miranda
Chaves, Francisco Artur Braun
Gaspar, Marcos Binderly
Barros, Susana L. de Souza
dc.contributor.author.fl_str_mv Paula, Anderson Gomes de
dc.subject.por.fl_str_mv Magnetismo
Ensino médio
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA::AREAS CLASSICAS DE FENOMENOLOGIA E SUAS APLICACOES::ELETRICIDADE E MAGNETISMO CAMPOS E PARTICULAS CARREGADAS
topic Magnetismo
Ensino médio
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA::AREAS CLASSICAS DE FENOMENOLOGIA E SUAS APLICACOES::ELETRICIDADE E MAGNETISMO CAMPOS E PARTICULAS CARREGADAS
description Apresenta uma abordagem de parte do conteúdo do magnetismo para o Ensino Médio com ênfase em CTS - Ciência, Tecnologia e Sociedade. Em particular será tratada a indução magnética, fenômeno que fornece o suporte científico necessário para a compreensão de algumas tecnologias, em especial a utilizada na levitação eletrodinâmica. Os conteúdos científicos e tecnológicos serão abordados de maneira integrada e ambos com a questão social que os envolvem. Desta maneira o aluno também será estimulado a desenvolver um senso crítico que o permitirá agir, tomar decisões e compreender o que está em questão no desenvolvimento tecnológico e científico. Assim desenvolvendo a chamada "Alfabetização Tecnológica". A motivação desta proposta será a poluição do ar que por sua vez é efeito da utilização de algumas tecnologias, por exemplo, os motores a explosão utilizados nos meios de transporte. Tendo como orientador o professor de física, será proposto que os alunos correlacionem as várias causas da poluição dor ar, entre as quais destacaremos a proveniente dos meios de transportes, que é de interesse deste trabalho. Em relação aos meios de transporte, educandos e professor podem discutir que medidas devem ser tomadas para a diminuição desta poluição. Uma delas poderia ser a adoção de meios de transportes que possuam uma capacidade maior de passageiros e que não poluam tanto quanto os automotores. Entre estes meios de transporte encontram-se os trens. Neste contexto surge a oportunidade de se discutir as tecnologias de trens de levitação que podem transportar um grande número de passageiros com velocidade superior a 400 kmlh e não poluem. A partir de então será tratada a levitação eletrodinâmica, tecnologia que envolve alguns conceitos necessários para o entendimento de outras tecnologias como a levitação magnética. Os conteúdos tecnológicos serão abordados juntamente com os conteúdos de Física, fornecendo assim ao aluno o suporte mínimo e suficiente para que ele possa compreender tecnologias correlatas.
publishDate 2005
dc.date.none.fl_str_mv 2005-11
2017-09-19T17:55:39Z
2023-12-21T03:03:40Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11422/2866
url http://hdl.handle.net/11422/2866
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
Brasil
Instituto de Física
UFRJ
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
Brasil
Instituto de Física
UFRJ
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRJ
instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron:UFRJ
instname_str Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron_str UFRJ
institution UFRJ
reponame_str Repositório Institucional da UFRJ
collection Repositório Institucional da UFRJ
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
repository.mail.fl_str_mv pantheon@sibi.ufrj.br
_version_ 1815455966607441920