Absenteísmo docente: fatores associados e política de responsabilização escolar do Rio de Janeiro
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRJ |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11422/4199 |
Resumo: | Absenteísmo é um termo utilizado para representar a ausência do funcionário ao trabalho. Sendo assim, o presente trabalho é parte de uma monografia de conclusão de curso que investiga se o perfil de liderança/clima escolar, entre outros fatores, está associado ao absenteísmo docente. Para além disso, o estudo pretende observar se a implementação da política de responsabilização escolar da Secretaria Municipal do Rio de Janeiro, Prêmio Anual de Desempenho, foi acompanhada por redução das ausências dos professores em sala de aula. A pesquisa utilizou um indicador de absenteísmo docente (proxy) para fornecer uma medida aproximada sobre as frequências docentes, já que não foi possível acessar esses dados a partir dos sistemas de informação da Secretaria Municipal do Rio de Janeiro. Esse indicador foi elaborado a partir dos questionários contextuais da Prova Brasil (2007-2013) respondidos pelos diretores e professores das escolas municipais do Rio de Janeiro. Dessa forma, o presente estudo contou com análises descritivas da percepção dos diretores e professores sobre o absenteísmo docente ao longo do tempo, cujos resultados apontam que em 2013 houve um aumento considerável da percepção dos diretores sobre o absenteísmo como problema, de 18,6%. Ademais, foram utilizados modelos de regressão logística para estimar a probabilidade do diretor perceber o absenteísmo docente como um problema na escola, controlando variáveis. Os resultados encontrados nessas análises sugerem que, ainda que as condições de trabalho e o nível socioeconômico dos alunos estejam associados à percepção do absenteísmo docente, encontramos também evidências de que quanto maior é a colaboração docente e o perfil de liderança, a percepção de absenteísmo é menor. Outro resultado observado a partir dessas análises mostrou que os diretores mais novos têm quase 2 vezes mais chances de perceber absenteísmo docente como um problema, se comparados com diretores que tem 3 ou mais anos de experiência na direção da escola. |
id |
UFRJ_38446940ca1b4e8169a6904bd77be4b4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:pantheon.ufrj.br:11422/4199 |
network_acronym_str |
UFRJ |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRJ |
repository_id_str |
|
spelling |
Absenteísmo docente: fatores associados e política de responsabilização escolar do Rio de JaneiroAdministração públicaAbsenteísmoProfessoresCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ADMINISTRACAO EDUCACIONAL::ADMINISTRACAO DE UNIDADES EDUCATIVASAbsenteísmo é um termo utilizado para representar a ausência do funcionário ao trabalho. Sendo assim, o presente trabalho é parte de uma monografia de conclusão de curso que investiga se o perfil de liderança/clima escolar, entre outros fatores, está associado ao absenteísmo docente. Para além disso, o estudo pretende observar se a implementação da política de responsabilização escolar da Secretaria Municipal do Rio de Janeiro, Prêmio Anual de Desempenho, foi acompanhada por redução das ausências dos professores em sala de aula. A pesquisa utilizou um indicador de absenteísmo docente (proxy) para fornecer uma medida aproximada sobre as frequências docentes, já que não foi possível acessar esses dados a partir dos sistemas de informação da Secretaria Municipal do Rio de Janeiro. Esse indicador foi elaborado a partir dos questionários contextuais da Prova Brasil (2007-2013) respondidos pelos diretores e professores das escolas municipais do Rio de Janeiro. Dessa forma, o presente estudo contou com análises descritivas da percepção dos diretores e professores sobre o absenteísmo docente ao longo do tempo, cujos resultados apontam que em 2013 houve um aumento considerável da percepção dos diretores sobre o absenteísmo como problema, de 18,6%. Ademais, foram utilizados modelos de regressão logística para estimar a probabilidade do diretor perceber o absenteísmo docente como um problema na escola, controlando variáveis. Os resultados encontrados nessas análises sugerem que, ainda que as condições de trabalho e o nível socioeconômico dos alunos estejam associados à percepção do absenteísmo docente, encontramos também evidências de que quanto maior é a colaboração docente e o perfil de liderança, a percepção de absenteísmo é menor. Outro resultado observado a partir dessas análises mostrou que os diretores mais novos têm quase 2 vezes mais chances de perceber absenteísmo docente como um problema, se comparados com diretores que tem 3 ou mais anos de experiência na direção da escola.Universidade Federal do Rio de JaneiroBrasilFaculdade de EducaçãoUFRJKoslinski, Mariane Campelohttp://lattes.cnpq.br/4896487821943193Pereira, Adriana Farias2018-07-03T15:26:32Z2023-12-21T03:05:47Z2016-09info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisPEREIRA, Adriana Farias. Absenteísmo docente: fatores associados e política de responsabilização escolar do Rio de Janeiro. 2016. 71 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016.http://hdl.handle.net/11422/4199porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJ2023-12-21T03:05:47Zoai:pantheon.ufrj.br:11422/4199Repositório InstitucionalPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestpantheon@sibi.ufrj.bropendoar:2023-12-21T03:05:47Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Absenteísmo docente: fatores associados e política de responsabilização escolar do Rio de Janeiro |
title |
Absenteísmo docente: fatores associados e política de responsabilização escolar do Rio de Janeiro |
spellingShingle |
Absenteísmo docente: fatores associados e política de responsabilização escolar do Rio de Janeiro Pereira, Adriana Farias Administração pública Absenteísmo Professores CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ADMINISTRACAO EDUCACIONAL::ADMINISTRACAO DE UNIDADES EDUCATIVAS |
title_short |
Absenteísmo docente: fatores associados e política de responsabilização escolar do Rio de Janeiro |
title_full |
Absenteísmo docente: fatores associados e política de responsabilização escolar do Rio de Janeiro |
title_fullStr |
Absenteísmo docente: fatores associados e política de responsabilização escolar do Rio de Janeiro |
title_full_unstemmed |
Absenteísmo docente: fatores associados e política de responsabilização escolar do Rio de Janeiro |
title_sort |
Absenteísmo docente: fatores associados e política de responsabilização escolar do Rio de Janeiro |
author |
Pereira, Adriana Farias |
author_facet |
Pereira, Adriana Farias |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Koslinski, Mariane Campelo http://lattes.cnpq.br/4896487821943193 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pereira, Adriana Farias |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Administração pública Absenteísmo Professores CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ADMINISTRACAO EDUCACIONAL::ADMINISTRACAO DE UNIDADES EDUCATIVAS |
topic |
Administração pública Absenteísmo Professores CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ADMINISTRACAO EDUCACIONAL::ADMINISTRACAO DE UNIDADES EDUCATIVAS |
description |
Absenteísmo é um termo utilizado para representar a ausência do funcionário ao trabalho. Sendo assim, o presente trabalho é parte de uma monografia de conclusão de curso que investiga se o perfil de liderança/clima escolar, entre outros fatores, está associado ao absenteísmo docente. Para além disso, o estudo pretende observar se a implementação da política de responsabilização escolar da Secretaria Municipal do Rio de Janeiro, Prêmio Anual de Desempenho, foi acompanhada por redução das ausências dos professores em sala de aula. A pesquisa utilizou um indicador de absenteísmo docente (proxy) para fornecer uma medida aproximada sobre as frequências docentes, já que não foi possível acessar esses dados a partir dos sistemas de informação da Secretaria Municipal do Rio de Janeiro. Esse indicador foi elaborado a partir dos questionários contextuais da Prova Brasil (2007-2013) respondidos pelos diretores e professores das escolas municipais do Rio de Janeiro. Dessa forma, o presente estudo contou com análises descritivas da percepção dos diretores e professores sobre o absenteísmo docente ao longo do tempo, cujos resultados apontam que em 2013 houve um aumento considerável da percepção dos diretores sobre o absenteísmo como problema, de 18,6%. Ademais, foram utilizados modelos de regressão logística para estimar a probabilidade do diretor perceber o absenteísmo docente como um problema na escola, controlando variáveis. Os resultados encontrados nessas análises sugerem que, ainda que as condições de trabalho e o nível socioeconômico dos alunos estejam associados à percepção do absenteísmo docente, encontramos também evidências de que quanto maior é a colaboração docente e o perfil de liderança, a percepção de absenteísmo é menor. Outro resultado observado a partir dessas análises mostrou que os diretores mais novos têm quase 2 vezes mais chances de perceber absenteísmo docente como um problema, se comparados com diretores que tem 3 ou mais anos de experiência na direção da escola. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-09 2018-07-03T15:26:32Z 2023-12-21T03:05:47Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
PEREIRA, Adriana Farias. Absenteísmo docente: fatores associados e política de responsabilização escolar do Rio de Janeiro. 2016. 71 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016. http://hdl.handle.net/11422/4199 |
identifier_str_mv |
PEREIRA, Adriana Farias. Absenteísmo docente: fatores associados e política de responsabilização escolar do Rio de Janeiro. 2016. 71 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016. |
url |
http://hdl.handle.net/11422/4199 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro Brasil Faculdade de Educação UFRJ |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro Brasil Faculdade de Educação UFRJ |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRJ instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) instacron:UFRJ |
instname_str |
Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
instacron_str |
UFRJ |
institution |
UFRJ |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRJ |
collection |
Repositório Institucional da UFRJ |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
repository.mail.fl_str_mv |
pantheon@sibi.ufrj.br |
_version_ |
1815455963901067264 |