Hábitos de consumo do intercâmbio cultural entre jovens na pós-modernidade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Miranda, Renata dos Santos
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRJ
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11422/1471
Resumo: Considerando o atual estágio da globalização e da sociedade de consumo, nota-se uma inclinação para o aumento da prática de viagens internacionais e, em especial, do intercâmbio cultural. Entre os jovens, o hábito de consumir esta vivência internacional ampliou-se consideravelmente nos últimos anos. Esta monografia expõe um estudo qualitativo, feito através de entrevistas em profundidade, que tem como objetivo compreender o que motiva os jovens na escolha destas destinações e como eles se comportam durante a decisão de compra do intercâmbio. Como suporte teórico, os conceitos de juventude na pós-modernidade foram fundamentais para compreender quais aspectos culturais estão envolvidos nesse processo. O resultado conjuga uma análise das falas dos depoentes com o cruzamento de teorias existentes sobre a sociedade pós-moderna, as culturas juvenis, a hibridização cultural e a globalização.
id UFRJ_38d4ffa41b760e68231d4dd87a51f4ff
oai_identifier_str oai:pantheon.ufrj.br:11422/1471
network_acronym_str UFRJ
network_name_str Repositório Institucional da UFRJ
repository_id_str
spelling Hábitos de consumo do intercâmbio cultural entre jovens na pós-modernidadeMarketingComportamento do consumidorIntercâmbio culturalTurismoCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDAConsiderando o atual estágio da globalização e da sociedade de consumo, nota-se uma inclinação para o aumento da prática de viagens internacionais e, em especial, do intercâmbio cultural. Entre os jovens, o hábito de consumir esta vivência internacional ampliou-se consideravelmente nos últimos anos. Esta monografia expõe um estudo qualitativo, feito através de entrevistas em profundidade, que tem como objetivo compreender o que motiva os jovens na escolha destas destinações e como eles se comportam durante a decisão de compra do intercâmbio. Como suporte teórico, os conceitos de juventude na pós-modernidade foram fundamentais para compreender quais aspectos culturais estão envolvidos nesse processo. O resultado conjuga uma análise das falas dos depoentes com o cruzamento de teorias existentes sobre a sociedade pós-moderna, as culturas juvenis, a hibridização cultural e a globalização.Universidade Federal do Rio de JaneiroBrasilEscola de ComunicaçãoUFRJMachado, Monicahttp://lattes.cnpq.br/3192570587798184Gallotti, Luiz Solon Gonçalveshttp://lattes.cnpq.br/1822664013296488Strozenberg, Ilanahttp://lattes.cnpq.br/0352176322106482Miranda, Renata dos Santos2017-02-20T20:19:18Z2023-12-21T03:02:40Z2011-12-13info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisMIRANDA, Renata dos Santos. Hábitos de consumo do intercâmbio cultural entre jovens da pós-modernidade. 2011. 81 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Publicidade e Propaganda) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2011.http://hdl.handle.net/11422/1471porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJ2023-12-21T03:02:40Zoai:pantheon.ufrj.br:11422/1471Repositório InstitucionalPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestpantheon@sibi.ufrj.bropendoar:2023-12-21T03:02:40Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false
dc.title.none.fl_str_mv Hábitos de consumo do intercâmbio cultural entre jovens na pós-modernidade
title Hábitos de consumo do intercâmbio cultural entre jovens na pós-modernidade
spellingShingle Hábitos de consumo do intercâmbio cultural entre jovens na pós-modernidade
Miranda, Renata dos Santos
Marketing
Comportamento do consumidor
Intercâmbio cultural
Turismo
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDA
title_short Hábitos de consumo do intercâmbio cultural entre jovens na pós-modernidade
title_full Hábitos de consumo do intercâmbio cultural entre jovens na pós-modernidade
title_fullStr Hábitos de consumo do intercâmbio cultural entre jovens na pós-modernidade
title_full_unstemmed Hábitos de consumo do intercâmbio cultural entre jovens na pós-modernidade
title_sort Hábitos de consumo do intercâmbio cultural entre jovens na pós-modernidade
author Miranda, Renata dos Santos
author_facet Miranda, Renata dos Santos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Machado, Monica
http://lattes.cnpq.br/3192570587798184
Gallotti, Luiz Solon Gonçalves
http://lattes.cnpq.br/1822664013296488
Strozenberg, Ilana
http://lattes.cnpq.br/0352176322106482
dc.contributor.author.fl_str_mv Miranda, Renata dos Santos
dc.subject.por.fl_str_mv Marketing
Comportamento do consumidor
Intercâmbio cultural
Turismo
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDA
topic Marketing
Comportamento do consumidor
Intercâmbio cultural
Turismo
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDA
description Considerando o atual estágio da globalização e da sociedade de consumo, nota-se uma inclinação para o aumento da prática de viagens internacionais e, em especial, do intercâmbio cultural. Entre os jovens, o hábito de consumir esta vivência internacional ampliou-se consideravelmente nos últimos anos. Esta monografia expõe um estudo qualitativo, feito através de entrevistas em profundidade, que tem como objetivo compreender o que motiva os jovens na escolha destas destinações e como eles se comportam durante a decisão de compra do intercâmbio. Como suporte teórico, os conceitos de juventude na pós-modernidade foram fundamentais para compreender quais aspectos culturais estão envolvidos nesse processo. O resultado conjuga uma análise das falas dos depoentes com o cruzamento de teorias existentes sobre a sociedade pós-moderna, as culturas juvenis, a hibridização cultural e a globalização.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-12-13
2017-02-20T20:19:18Z
2023-12-21T03:02:40Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv MIRANDA, Renata dos Santos. Hábitos de consumo do intercâmbio cultural entre jovens da pós-modernidade. 2011. 81 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Publicidade e Propaganda) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2011.
http://hdl.handle.net/11422/1471
identifier_str_mv MIRANDA, Renata dos Santos. Hábitos de consumo do intercâmbio cultural entre jovens da pós-modernidade. 2011. 81 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Publicidade e Propaganda) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2011.
url http://hdl.handle.net/11422/1471
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
Brasil
Escola de Comunicação
UFRJ
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
Brasil
Escola de Comunicação
UFRJ
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRJ
instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron:UFRJ
instname_str Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron_str UFRJ
institution UFRJ
reponame_str Repositório Institucional da UFRJ
collection Repositório Institucional da UFRJ
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
repository.mail.fl_str_mv pantheon@sibi.ufrj.br
_version_ 1815455954828787712