Hábitos de consumo do intercâmbio cultural entre jovens na pós-modernidade
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRJ |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11422/1471 |
Resumo: | Considerando o atual estágio da globalização e da sociedade de consumo, nota-se uma inclinação para o aumento da prática de viagens internacionais e, em especial, do intercâmbio cultural. Entre os jovens, o hábito de consumir esta vivência internacional ampliou-se consideravelmente nos últimos anos. Esta monografia expõe um estudo qualitativo, feito através de entrevistas em profundidade, que tem como objetivo compreender o que motiva os jovens na escolha destas destinações e como eles se comportam durante a decisão de compra do intercâmbio. Como suporte teórico, os conceitos de juventude na pós-modernidade foram fundamentais para compreender quais aspectos culturais estão envolvidos nesse processo. O resultado conjuga uma análise das falas dos depoentes com o cruzamento de teorias existentes sobre a sociedade pós-moderna, as culturas juvenis, a hibridização cultural e a globalização. |
id |
UFRJ_38d4ffa41b760e68231d4dd87a51f4ff |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:pantheon.ufrj.br:11422/1471 |
network_acronym_str |
UFRJ |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRJ |
repository_id_str |
|
spelling |
Hábitos de consumo do intercâmbio cultural entre jovens na pós-modernidadeMarketingComportamento do consumidorIntercâmbio culturalTurismoCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDAConsiderando o atual estágio da globalização e da sociedade de consumo, nota-se uma inclinação para o aumento da prática de viagens internacionais e, em especial, do intercâmbio cultural. Entre os jovens, o hábito de consumir esta vivência internacional ampliou-se consideravelmente nos últimos anos. Esta monografia expõe um estudo qualitativo, feito através de entrevistas em profundidade, que tem como objetivo compreender o que motiva os jovens na escolha destas destinações e como eles se comportam durante a decisão de compra do intercâmbio. Como suporte teórico, os conceitos de juventude na pós-modernidade foram fundamentais para compreender quais aspectos culturais estão envolvidos nesse processo. O resultado conjuga uma análise das falas dos depoentes com o cruzamento de teorias existentes sobre a sociedade pós-moderna, as culturas juvenis, a hibridização cultural e a globalização.Universidade Federal do Rio de JaneiroBrasilEscola de ComunicaçãoUFRJMachado, Monicahttp://lattes.cnpq.br/3192570587798184Gallotti, Luiz Solon Gonçalveshttp://lattes.cnpq.br/1822664013296488Strozenberg, Ilanahttp://lattes.cnpq.br/0352176322106482Miranda, Renata dos Santos2017-02-20T20:19:18Z2023-12-21T03:02:40Z2011-12-13info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisMIRANDA, Renata dos Santos. Hábitos de consumo do intercâmbio cultural entre jovens da pós-modernidade. 2011. 81 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Publicidade e Propaganda) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2011.http://hdl.handle.net/11422/1471porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJ2023-12-21T03:02:40Zoai:pantheon.ufrj.br:11422/1471Repositório InstitucionalPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestpantheon@sibi.ufrj.bropendoar:2023-12-21T03:02:40Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Hábitos de consumo do intercâmbio cultural entre jovens na pós-modernidade |
title |
Hábitos de consumo do intercâmbio cultural entre jovens na pós-modernidade |
spellingShingle |
Hábitos de consumo do intercâmbio cultural entre jovens na pós-modernidade Miranda, Renata dos Santos Marketing Comportamento do consumidor Intercâmbio cultural Turismo CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDA |
title_short |
Hábitos de consumo do intercâmbio cultural entre jovens na pós-modernidade |
title_full |
Hábitos de consumo do intercâmbio cultural entre jovens na pós-modernidade |
title_fullStr |
Hábitos de consumo do intercâmbio cultural entre jovens na pós-modernidade |
title_full_unstemmed |
Hábitos de consumo do intercâmbio cultural entre jovens na pós-modernidade |
title_sort |
Hábitos de consumo do intercâmbio cultural entre jovens na pós-modernidade |
author |
Miranda, Renata dos Santos |
author_facet |
Miranda, Renata dos Santos |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Machado, Monica http://lattes.cnpq.br/3192570587798184 Gallotti, Luiz Solon Gonçalves http://lattes.cnpq.br/1822664013296488 Strozenberg, Ilana http://lattes.cnpq.br/0352176322106482 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Miranda, Renata dos Santos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Marketing Comportamento do consumidor Intercâmbio cultural Turismo CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDA |
topic |
Marketing Comportamento do consumidor Intercâmbio cultural Turismo CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDA |
description |
Considerando o atual estágio da globalização e da sociedade de consumo, nota-se uma inclinação para o aumento da prática de viagens internacionais e, em especial, do intercâmbio cultural. Entre os jovens, o hábito de consumir esta vivência internacional ampliou-se consideravelmente nos últimos anos. Esta monografia expõe um estudo qualitativo, feito através de entrevistas em profundidade, que tem como objetivo compreender o que motiva os jovens na escolha destas destinações e como eles se comportam durante a decisão de compra do intercâmbio. Como suporte teórico, os conceitos de juventude na pós-modernidade foram fundamentais para compreender quais aspectos culturais estão envolvidos nesse processo. O resultado conjuga uma análise das falas dos depoentes com o cruzamento de teorias existentes sobre a sociedade pós-moderna, as culturas juvenis, a hibridização cultural e a globalização. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-12-13 2017-02-20T20:19:18Z 2023-12-21T03:02:40Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
MIRANDA, Renata dos Santos. Hábitos de consumo do intercâmbio cultural entre jovens da pós-modernidade. 2011. 81 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Publicidade e Propaganda) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2011. http://hdl.handle.net/11422/1471 |
identifier_str_mv |
MIRANDA, Renata dos Santos. Hábitos de consumo do intercâmbio cultural entre jovens da pós-modernidade. 2011. 81 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Publicidade e Propaganda) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2011. |
url |
http://hdl.handle.net/11422/1471 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro Brasil Escola de Comunicação UFRJ |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro Brasil Escola de Comunicação UFRJ |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRJ instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) instacron:UFRJ |
instname_str |
Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
instacron_str |
UFRJ |
institution |
UFRJ |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRJ |
collection |
Repositório Institucional da UFRJ |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
repository.mail.fl_str_mv |
pantheon@sibi.ufrj.br |
_version_ |
1815455954828787712 |