O comportamento do consumidor no turismo: jovens estrangeiros e o Rio de Janeiro

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Campos, Ana Isabel Rodrigues da Cunha e
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRJ
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11422/701
Resumo: Estudo do comportamento do consumidor no turismo, analisando a escolha da cidade do Rio de Janeiro como destino turístico de jovens estrangeiros. O estudo explica o conceito de turismo e expõe seus diversos tipos, dando ênfase ao turismo jovem e temas como albergue e mochilão. O projeto também trabalha o turista como consumidor e explicita a importância da compreensão do comportamento do consumidor para as estratégias de marketing dentro do turismo. Em seguida, é montada uma pesquisa com entrevistas em profundidade, tendo como objeto específico jovens estrangeiros que vêm para o Rio de Janeiro e se hospedam em albergues da região. Essa análise busca identificar os fatores motivadores e determinantes da escolha da cidade como destino turístico deste público. Além disso, pretende determinar a influências dessa escolha, como é feita a tomada de decisão, de que forma o albergue é escolhido e qual é o grau de satisfação do turista após a compra. Com a análise das respostas, o estudo procura definir o motivo da escolha deste segmento e os benefícios pretendidos por ele. Assim como identificar os pontos fracos e fortes do produto na visão do consumidor. Cabe ainda sugerir mudanças para que o produto esteja adequado às expectativas do turista e que este não só se satisfaça com a compra, mas também se torne fiel ao consumo do produto em questão.
id UFRJ_e596e166c7dc46cca130fe27f56fe68f
oai_identifier_str oai:pantheon.ufrj.br:11422/701
network_acronym_str UFRJ
network_name_str Repositório Institucional da UFRJ
repository_id_str
spelling O comportamento do consumidor no turismo: jovens estrangeiros e o Rio de JaneiroComportamento do consumidorTurismoMarketingCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDAEstudo do comportamento do consumidor no turismo, analisando a escolha da cidade do Rio de Janeiro como destino turístico de jovens estrangeiros. O estudo explica o conceito de turismo e expõe seus diversos tipos, dando ênfase ao turismo jovem e temas como albergue e mochilão. O projeto também trabalha o turista como consumidor e explicita a importância da compreensão do comportamento do consumidor para as estratégias de marketing dentro do turismo. Em seguida, é montada uma pesquisa com entrevistas em profundidade, tendo como objeto específico jovens estrangeiros que vêm para o Rio de Janeiro e se hospedam em albergues da região. Essa análise busca identificar os fatores motivadores e determinantes da escolha da cidade como destino turístico deste público. Além disso, pretende determinar a influências dessa escolha, como é feita a tomada de decisão, de que forma o albergue é escolhido e qual é o grau de satisfação do turista após a compra. Com a análise das respostas, o estudo procura definir o motivo da escolha deste segmento e os benefícios pretendidos por ele. Assim como identificar os pontos fracos e fortes do produto na visão do consumidor. Cabe ainda sugerir mudanças para que o produto esteja adequado às expectativas do turista e que este não só se satisfaça com a compra, mas também se torne fiel ao consumo do produto em questão.Universidade Federal do Rio de JaneiroBrasilEscola de ComunicaçãoUFRJStrozenberg, Ilanahttp://lattes.cnpq.br/0352176322106482Serpa, Marcelo Helvecio Navarrohttp://lattes.cnpq.br/8325860870973642Silva, Claudete Lima dahttp://lattes.cnpq.br/3297000216106768Campos, Ana Isabel Rodrigues da Cunha e2016-08-08T17:49:53Z2023-12-21T03:02:57Z2007-11-21info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisCAMPOS, Ana Isabel Rodrigues da Cunha e. O comportamento do consumidor no turismo: jovens estrangeiros e o Rio de Janeiro. 2007. 89 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Publicidade e Propaganda) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2007.http://hdl.handle.net/11422/701porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJ2023-12-21T03:02:57Zoai:pantheon.ufrj.br:11422/701Repositório InstitucionalPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestpantheon@sibi.ufrj.bropendoar:2024-11-11T16:11:10.892302Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false
dc.title.none.fl_str_mv O comportamento do consumidor no turismo: jovens estrangeiros e o Rio de Janeiro
title O comportamento do consumidor no turismo: jovens estrangeiros e o Rio de Janeiro
spellingShingle O comportamento do consumidor no turismo: jovens estrangeiros e o Rio de Janeiro
Campos, Ana Isabel Rodrigues da Cunha e
Comportamento do consumidor
Turismo
Marketing
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDA
title_short O comportamento do consumidor no turismo: jovens estrangeiros e o Rio de Janeiro
title_full O comportamento do consumidor no turismo: jovens estrangeiros e o Rio de Janeiro
title_fullStr O comportamento do consumidor no turismo: jovens estrangeiros e o Rio de Janeiro
title_full_unstemmed O comportamento do consumidor no turismo: jovens estrangeiros e o Rio de Janeiro
title_sort O comportamento do consumidor no turismo: jovens estrangeiros e o Rio de Janeiro
author Campos, Ana Isabel Rodrigues da Cunha e
author_facet Campos, Ana Isabel Rodrigues da Cunha e
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Strozenberg, Ilana
http://lattes.cnpq.br/0352176322106482
Serpa, Marcelo Helvecio Navarro
http://lattes.cnpq.br/8325860870973642
Silva, Claudete Lima da
http://lattes.cnpq.br/3297000216106768
dc.contributor.author.fl_str_mv Campos, Ana Isabel Rodrigues da Cunha e
dc.subject.por.fl_str_mv Comportamento do consumidor
Turismo
Marketing
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDA
topic Comportamento do consumidor
Turismo
Marketing
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDA
description Estudo do comportamento do consumidor no turismo, analisando a escolha da cidade do Rio de Janeiro como destino turístico de jovens estrangeiros. O estudo explica o conceito de turismo e expõe seus diversos tipos, dando ênfase ao turismo jovem e temas como albergue e mochilão. O projeto também trabalha o turista como consumidor e explicita a importância da compreensão do comportamento do consumidor para as estratégias de marketing dentro do turismo. Em seguida, é montada uma pesquisa com entrevistas em profundidade, tendo como objeto específico jovens estrangeiros que vêm para o Rio de Janeiro e se hospedam em albergues da região. Essa análise busca identificar os fatores motivadores e determinantes da escolha da cidade como destino turístico deste público. Além disso, pretende determinar a influências dessa escolha, como é feita a tomada de decisão, de que forma o albergue é escolhido e qual é o grau de satisfação do turista após a compra. Com a análise das respostas, o estudo procura definir o motivo da escolha deste segmento e os benefícios pretendidos por ele. Assim como identificar os pontos fracos e fortes do produto na visão do consumidor. Cabe ainda sugerir mudanças para que o produto esteja adequado às expectativas do turista e que este não só se satisfaça com a compra, mas também se torne fiel ao consumo do produto em questão.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007-11-21
2016-08-08T17:49:53Z
2023-12-21T03:02:57Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv CAMPOS, Ana Isabel Rodrigues da Cunha e. O comportamento do consumidor no turismo: jovens estrangeiros e o Rio de Janeiro. 2007. 89 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Publicidade e Propaganda) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2007.
http://hdl.handle.net/11422/701
identifier_str_mv CAMPOS, Ana Isabel Rodrigues da Cunha e. O comportamento do consumidor no turismo: jovens estrangeiros e o Rio de Janeiro. 2007. 89 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Publicidade e Propaganda) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2007.
url http://hdl.handle.net/11422/701
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
Brasil
Escola de Comunicação
UFRJ
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
Brasil
Escola de Comunicação
UFRJ
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRJ
instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron:UFRJ
instname_str Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron_str UFRJ
institution UFRJ
reponame_str Repositório Institucional da UFRJ
collection Repositório Institucional da UFRJ
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
repository.mail.fl_str_mv pantheon@sibi.ufrj.br
_version_ 1823672569978421248