O comportamento do consumidor no turismo: jovens estrangeiros e o Rio de Janeiro
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2007 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRJ |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11422/701 |
Resumo: | Estudo do comportamento do consumidor no turismo, analisando a escolha da cidade do Rio de Janeiro como destino turístico de jovens estrangeiros. O estudo explica o conceito de turismo e expõe seus diversos tipos, dando ênfase ao turismo jovem e temas como albergue e mochilão. O projeto também trabalha o turista como consumidor e explicita a importância da compreensão do comportamento do consumidor para as estratégias de marketing dentro do turismo. Em seguida, é montada uma pesquisa com entrevistas em profundidade, tendo como objeto específico jovens estrangeiros que vêm para o Rio de Janeiro e se hospedam em albergues da região. Essa análise busca identificar os fatores motivadores e determinantes da escolha da cidade como destino turístico deste público. Além disso, pretende determinar a influências dessa escolha, como é feita a tomada de decisão, de que forma o albergue é escolhido e qual é o grau de satisfação do turista após a compra. Com a análise das respostas, o estudo procura definir o motivo da escolha deste segmento e os benefícios pretendidos por ele. Assim como identificar os pontos fracos e fortes do produto na visão do consumidor. Cabe ainda sugerir mudanças para que o produto esteja adequado às expectativas do turista e que este não só se satisfaça com a compra, mas também se torne fiel ao consumo do produto em questão. |
id |
UFRJ_e596e166c7dc46cca130fe27f56fe68f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:pantheon.ufrj.br:11422/701 |
network_acronym_str |
UFRJ |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRJ |
repository_id_str |
|
spelling |
O comportamento do consumidor no turismo: jovens estrangeiros e o Rio de JaneiroComportamento do consumidorTurismoMarketingCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDAEstudo do comportamento do consumidor no turismo, analisando a escolha da cidade do Rio de Janeiro como destino turístico de jovens estrangeiros. O estudo explica o conceito de turismo e expõe seus diversos tipos, dando ênfase ao turismo jovem e temas como albergue e mochilão. O projeto também trabalha o turista como consumidor e explicita a importância da compreensão do comportamento do consumidor para as estratégias de marketing dentro do turismo. Em seguida, é montada uma pesquisa com entrevistas em profundidade, tendo como objeto específico jovens estrangeiros que vêm para o Rio de Janeiro e se hospedam em albergues da região. Essa análise busca identificar os fatores motivadores e determinantes da escolha da cidade como destino turístico deste público. Além disso, pretende determinar a influências dessa escolha, como é feita a tomada de decisão, de que forma o albergue é escolhido e qual é o grau de satisfação do turista após a compra. Com a análise das respostas, o estudo procura definir o motivo da escolha deste segmento e os benefícios pretendidos por ele. Assim como identificar os pontos fracos e fortes do produto na visão do consumidor. Cabe ainda sugerir mudanças para que o produto esteja adequado às expectativas do turista e que este não só se satisfaça com a compra, mas também se torne fiel ao consumo do produto em questão.Universidade Federal do Rio de JaneiroBrasilEscola de ComunicaçãoUFRJStrozenberg, Ilanahttp://lattes.cnpq.br/0352176322106482Serpa, Marcelo Helvecio Navarrohttp://lattes.cnpq.br/8325860870973642Silva, Claudete Lima dahttp://lattes.cnpq.br/3297000216106768Campos, Ana Isabel Rodrigues da Cunha e2016-08-08T17:49:53Z2023-12-21T03:02:57Z2007-11-21info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisCAMPOS, Ana Isabel Rodrigues da Cunha e. O comportamento do consumidor no turismo: jovens estrangeiros e o Rio de Janeiro. 2007. 89 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Publicidade e Propaganda) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2007.http://hdl.handle.net/11422/701porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJ2023-12-21T03:02:57Zoai:pantheon.ufrj.br:11422/701Repositório InstitucionalPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestpantheon@sibi.ufrj.bropendoar:2024-11-11T16:11:10.892302Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O comportamento do consumidor no turismo: jovens estrangeiros e o Rio de Janeiro |
title |
O comportamento do consumidor no turismo: jovens estrangeiros e o Rio de Janeiro |
spellingShingle |
O comportamento do consumidor no turismo: jovens estrangeiros e o Rio de Janeiro Campos, Ana Isabel Rodrigues da Cunha e Comportamento do consumidor Turismo Marketing CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDA |
title_short |
O comportamento do consumidor no turismo: jovens estrangeiros e o Rio de Janeiro |
title_full |
O comportamento do consumidor no turismo: jovens estrangeiros e o Rio de Janeiro |
title_fullStr |
O comportamento do consumidor no turismo: jovens estrangeiros e o Rio de Janeiro |
title_full_unstemmed |
O comportamento do consumidor no turismo: jovens estrangeiros e o Rio de Janeiro |
title_sort |
O comportamento do consumidor no turismo: jovens estrangeiros e o Rio de Janeiro |
author |
Campos, Ana Isabel Rodrigues da Cunha e |
author_facet |
Campos, Ana Isabel Rodrigues da Cunha e |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Strozenberg, Ilana http://lattes.cnpq.br/0352176322106482 Serpa, Marcelo Helvecio Navarro http://lattes.cnpq.br/8325860870973642 Silva, Claudete Lima da http://lattes.cnpq.br/3297000216106768 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Campos, Ana Isabel Rodrigues da Cunha e |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Comportamento do consumidor Turismo Marketing CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDA |
topic |
Comportamento do consumidor Turismo Marketing CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDA |
description |
Estudo do comportamento do consumidor no turismo, analisando a escolha da cidade do Rio de Janeiro como destino turístico de jovens estrangeiros. O estudo explica o conceito de turismo e expõe seus diversos tipos, dando ênfase ao turismo jovem e temas como albergue e mochilão. O projeto também trabalha o turista como consumidor e explicita a importância da compreensão do comportamento do consumidor para as estratégias de marketing dentro do turismo. Em seguida, é montada uma pesquisa com entrevistas em profundidade, tendo como objeto específico jovens estrangeiros que vêm para o Rio de Janeiro e se hospedam em albergues da região. Essa análise busca identificar os fatores motivadores e determinantes da escolha da cidade como destino turístico deste público. Além disso, pretende determinar a influências dessa escolha, como é feita a tomada de decisão, de que forma o albergue é escolhido e qual é o grau de satisfação do turista após a compra. Com a análise das respostas, o estudo procura definir o motivo da escolha deste segmento e os benefícios pretendidos por ele. Assim como identificar os pontos fracos e fortes do produto na visão do consumidor. Cabe ainda sugerir mudanças para que o produto esteja adequado às expectativas do turista e que este não só se satisfaça com a compra, mas também se torne fiel ao consumo do produto em questão. |
publishDate |
2007 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2007-11-21 2016-08-08T17:49:53Z 2023-12-21T03:02:57Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
CAMPOS, Ana Isabel Rodrigues da Cunha e. O comportamento do consumidor no turismo: jovens estrangeiros e o Rio de Janeiro. 2007. 89 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Publicidade e Propaganda) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2007. http://hdl.handle.net/11422/701 |
identifier_str_mv |
CAMPOS, Ana Isabel Rodrigues da Cunha e. O comportamento do consumidor no turismo: jovens estrangeiros e o Rio de Janeiro. 2007. 89 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Publicidade e Propaganda) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2007. |
url |
http://hdl.handle.net/11422/701 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro Brasil Escola de Comunicação UFRJ |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro Brasil Escola de Comunicação UFRJ |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRJ instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) instacron:UFRJ |
instname_str |
Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
instacron_str |
UFRJ |
institution |
UFRJ |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRJ |
collection |
Repositório Institucional da UFRJ |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
repository.mail.fl_str_mv |
pantheon@sibi.ufrj.br |
_version_ |
1823672569978421248 |