O comportamento do consumidor no turismo: jovens estrangeiros e o Rio de Janeiro
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2007 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRJ |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11422/701 |
Resumo: | Estudo do comportamento do consumidor no turismo, analisando a escolha da cidade do Rio de Janeiro como destino turístico de jovens estrangeiros. O estudo explica o conceito de turismo e expõe seus diversos tipos, dando ênfase ao turismo jovem e temas como albergue e mochilão. O projeto também trabalha o turista como consumidor e explicita a importância da compreensão do comportamento do consumidor para as estratégias de marketing dentro do turismo. Em seguida, é montada uma pesquisa com entrevistas em profundidade, tendo como objeto específico jovens estrangeiros que vêm para o Rio de Janeiro e se hospedam em albergues da região. Essa análise busca identificar os fatores motivadores e determinantes da escolha da cidade como destino turístico deste público. Além disso, pretende determinar a influências dessa escolha, como é feita a tomada de decisão, de que forma o albergue é escolhido e qual é o grau de satisfação do turista após a compra. Com a análise das respostas, o estudo procura definir o motivo da escolha deste segmento e os benefícios pretendidos por ele. Assim como identificar os pontos fracos e fortes do produto na visão do consumidor. Cabe ainda sugerir mudanças para que o produto esteja adequado às expectativas do turista e que este não só se satisfaça com a compra, mas também se torne fiel ao consumo do produto em questão. |
id |
UFRJ_e596e166c7dc46cca130fe27f56fe68f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:pantheon.ufrj.br:11422/701 |
network_acronym_str |
UFRJ |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRJ |
repository_id_str |
|
spelling |
Campos, Ana Isabel Rodrigues da Cunha ehttp://lattes.cnpq.br/0352176322106482Serpa, Marcelo Helvecio Navarrohttp://lattes.cnpq.br/8325860870973642Silva, Claudete Lima dahttp://lattes.cnpq.br/3297000216106768Strozenberg, Ilana2016-08-08T17:49:53Z2023-11-30T03:02:01Z2007-11-21CAMPOS, Ana Isabel Rodrigues da Cunha e. O comportamento do consumidor no turismo: jovens estrangeiros e o Rio de Janeiro. 2007. 89 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Publicidade e Propaganda) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2007.http://hdl.handle.net/11422/701Submitted by Helio Pedrosa (helionelson01@hotmail.com) on 2016-06-29T14:08:18Z No. of bitstreams: 1 ACampos.pdf: 980052 bytes, checksum: 68221d6ae00021700acd16e2fb614f5b (MD5)Made available in DSpace on 2016-08-08T17:49:53Z (GMT). No. of bitstreams: 1 ACampos.pdf: 980052 bytes, checksum: 68221d6ae00021700acd16e2fb614f5b (MD5) Previous issue date: 2007-11-21Estudo do comportamento do consumidor no turismo, analisando a escolha da cidade do Rio de Janeiro como destino turístico de jovens estrangeiros. O estudo explica o conceito de turismo e expõe seus diversos tipos, dando ênfase ao turismo jovem e temas como albergue e mochilão. O projeto também trabalha o turista como consumidor e explicita a importância da compreensão do comportamento do consumidor para as estratégias de marketing dentro do turismo. Em seguida, é montada uma pesquisa com entrevistas em profundidade, tendo como objeto específico jovens estrangeiros que vêm para o Rio de Janeiro e se hospedam em albergues da região. Essa análise busca identificar os fatores motivadores e determinantes da escolha da cidade como destino turístico deste público. Além disso, pretende determinar a influências dessa escolha, como é feita a tomada de decisão, de que forma o albergue é escolhido e qual é o grau de satisfação do turista após a compra. Com a análise das respostas, o estudo procura definir o motivo da escolha deste segmento e os benefícios pretendidos por ele. Assim como identificar os pontos fracos e fortes do produto na visão do consumidor. Cabe ainda sugerir mudanças para que o produto esteja adequado às expectativas do turista e que este não só se satisfaça com a compra, mas também se torne fiel ao consumo do produto em questão.porUniversidade Federal do Rio de JaneiroUFRJBrasilEscola de ComunicaçãoCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDAComportamento do consumidorTurismoMarketingO comportamento do consumidor no turismo: jovens estrangeiros e o Rio de Janeiroinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisabertoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJORIGINALACampos.pdfACampos.pdfapplication/pdf980052http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/701/1/ACampos.pdf68221d6ae00021700acd16e2fb614f5bMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81853http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/701/2/license.txtdd32849f2bfb22da963c3aac6e26e255MD52TEXTACampos.pdf.txtACampos.pdf.txtExtracted texttext/plain178373http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/701/3/ACampos.pdf.txt235bb1063263b7594f71fd73ec8f210fMD5311422/7012023-11-30 00:02:01.399oai:pantheon.ufrj.br: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Repositório de PublicaçõesPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestopendoar:2023-11-30T03:02:01Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
O comportamento do consumidor no turismo: jovens estrangeiros e o Rio de Janeiro |
title |
O comportamento do consumidor no turismo: jovens estrangeiros e o Rio de Janeiro |
spellingShingle |
O comportamento do consumidor no turismo: jovens estrangeiros e o Rio de Janeiro Campos, Ana Isabel Rodrigues da Cunha e CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDA Comportamento do consumidor Turismo Marketing |
title_short |
O comportamento do consumidor no turismo: jovens estrangeiros e o Rio de Janeiro |
title_full |
O comportamento do consumidor no turismo: jovens estrangeiros e o Rio de Janeiro |
title_fullStr |
O comportamento do consumidor no turismo: jovens estrangeiros e o Rio de Janeiro |
title_full_unstemmed |
O comportamento do consumidor no turismo: jovens estrangeiros e o Rio de Janeiro |
title_sort |
O comportamento do consumidor no turismo: jovens estrangeiros e o Rio de Janeiro |
author |
Campos, Ana Isabel Rodrigues da Cunha e |
author_facet |
Campos, Ana Isabel Rodrigues da Cunha e |
author_role |
author |
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/0352176322106482 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Campos, Ana Isabel Rodrigues da Cunha e |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Serpa, Marcelo Helvecio Navarro |
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/8325860870973642 |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Silva, Claudete Lima da |
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/3297000216106768 |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Strozenberg, Ilana |
contributor_str_mv |
Serpa, Marcelo Helvecio Navarro Silva, Claudete Lima da Strozenberg, Ilana |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDA |
topic |
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDA Comportamento do consumidor Turismo Marketing |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Comportamento do consumidor Turismo Marketing |
description |
Estudo do comportamento do consumidor no turismo, analisando a escolha da cidade do Rio de Janeiro como destino turístico de jovens estrangeiros. O estudo explica o conceito de turismo e expõe seus diversos tipos, dando ênfase ao turismo jovem e temas como albergue e mochilão. O projeto também trabalha o turista como consumidor e explicita a importância da compreensão do comportamento do consumidor para as estratégias de marketing dentro do turismo. Em seguida, é montada uma pesquisa com entrevistas em profundidade, tendo como objeto específico jovens estrangeiros que vêm para o Rio de Janeiro e se hospedam em albergues da região. Essa análise busca identificar os fatores motivadores e determinantes da escolha da cidade como destino turístico deste público. Além disso, pretende determinar a influências dessa escolha, como é feita a tomada de decisão, de que forma o albergue é escolhido e qual é o grau de satisfação do turista após a compra. Com a análise das respostas, o estudo procura definir o motivo da escolha deste segmento e os benefícios pretendidos por ele. Assim como identificar os pontos fracos e fortes do produto na visão do consumidor. Cabe ainda sugerir mudanças para que o produto esteja adequado às expectativas do turista e que este não só se satisfaça com a compra, mas também se torne fiel ao consumo do produto em questão. |
publishDate |
2007 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2007-11-21 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-08-08T17:49:53Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2023-11-30T03:02:01Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
CAMPOS, Ana Isabel Rodrigues da Cunha e. O comportamento do consumidor no turismo: jovens estrangeiros e o Rio de Janeiro. 2007. 89 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Publicidade e Propaganda) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2007. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/11422/701 |
identifier_str_mv |
CAMPOS, Ana Isabel Rodrigues da Cunha e. O comportamento do consumidor no turismo: jovens estrangeiros e o Rio de Janeiro. 2007. 89 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Publicidade e Propaganda) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2007. |
url |
http://hdl.handle.net/11422/701 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFRJ |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Escola de Comunicação |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRJ instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) instacron:UFRJ |
instname_str |
Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
instacron_str |
UFRJ |
institution |
UFRJ |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRJ |
collection |
Repositório Institucional da UFRJ |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/701/1/ACampos.pdf http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/701/2/license.txt http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/701/3/ACampos.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
68221d6ae00021700acd16e2fb614f5b dd32849f2bfb22da963c3aac6e26e255 235bb1063263b7594f71fd73ec8f210f |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1784097066009493504 |