Plano de marketing e comunicação do Botafogo de Futebol e Regatas: um estudo de caso
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRJ |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11422/1446 |
Resumo: | O plano de marketing elaborado pela instituição esportiva Botafogo de Futebol e Regatas no ano de 2010 teve fundamental importância na reestruturação da marca. O trabalho utiliza um referencial teórico que apresenta os principais conceitos de marketing aplicados pelo Botafogo no período em questão, traça um breve histórico do clube e analisa as ações executadas e seus desdobramentos. Procura se ressaltar que as ações de marketing criadas e executadas pelos profissionais da equipe de comunicação do clube foram de extrema importância para afastar a instituição de um momento conturbado na sua história, a partir da análise de conceitos teóricos, sites específicos e uma entrevista realizada com um dos assessores do clube, Julio Gracco. |
id |
UFRJ_3cd229e8e06455843bd01c45b9a97b31 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:pantheon.ufrj.br:11422/1446 |
network_acronym_str |
UFRJ |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRJ |
repository_id_str |
|
spelling |
Oliveira, Caio Borges dehttp://lattes.cnpq.br/1020341783834309Junqueira, Maria Helena Regod'Amaral, Marcio Tavareshttp://lattes.cnpq.br/7322409196325122Rett, Lucimara2017-02-16T19:37:51Z2023-11-30T03:01:55Z2013-03-06OLIVEIRA, Caio Borges de. Plano de marketing e comunicação do Botafogo de Futebol e Regatas: um estudo de caso. 2013. 77 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Publicidade e Propaganda) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2013.http://hdl.handle.net/11422/1446Submitted by Helio Pedrosa (helionelson01@hotmail.com) on 2016-07-06T15:16:11Z No. of bitstreams: 1 COliveira.pdf: 1496740 bytes, checksum: 79323b2c7b437fccc1cb8306294d38c6 (MD5)Made available in DSpace on 2017-02-16T19:37:51Z (GMT). No. of bitstreams: 1 COliveira.pdf: 1496740 bytes, checksum: 79323b2c7b437fccc1cb8306294d38c6 (MD5) Previous issue date: 2013-03-06O plano de marketing elaborado pela instituição esportiva Botafogo de Futebol e Regatas no ano de 2010 teve fundamental importância na reestruturação da marca. O trabalho utiliza um referencial teórico que apresenta os principais conceitos de marketing aplicados pelo Botafogo no período em questão, traça um breve histórico do clube e analisa as ações executadas e seus desdobramentos. Procura se ressaltar que as ações de marketing criadas e executadas pelos profissionais da equipe de comunicação do clube foram de extrema importância para afastar a instituição de um momento conturbado na sua história, a partir da análise de conceitos teóricos, sites específicos e uma entrevista realizada com um dos assessores do clube, Julio Gracco.porUniversidade Federal do Rio de JaneiroUFRJBrasilEscola de ComunicaçãoCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDAMarketing esportivoPosicionamentoBrandingPlano de marketing e comunicação do Botafogo de Futebol e Regatas: um estudo de casoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisabertoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJORIGINALCOliveira.pdfCOliveira.pdfapplication/pdf1496740http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/1446/1/COliveira.pdf79323b2c7b437fccc1cb8306294d38c6MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81853http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/1446/2/license.txtdd32849f2bfb22da963c3aac6e26e255MD52TEXTCOliveira.pdf.txtCOliveira.pdf.txtExtracted texttext/plain136016http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/1446/3/COliveira.pdf.txt55b186045c5dd2ebf8d91f0af31fc503MD5311422/14462023-11-30 00:01:55.469oai:pantheon.ufrj.br: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Repositório de PublicaçõesPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestopendoar:2023-11-30T03:01:55Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Plano de marketing e comunicação do Botafogo de Futebol e Regatas: um estudo de caso |
title |
Plano de marketing e comunicação do Botafogo de Futebol e Regatas: um estudo de caso |
spellingShingle |
Plano de marketing e comunicação do Botafogo de Futebol e Regatas: um estudo de caso Oliveira, Caio Borges de CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDA Marketing esportivo Posicionamento Branding |
title_short |
Plano de marketing e comunicação do Botafogo de Futebol e Regatas: um estudo de caso |
title_full |
Plano de marketing e comunicação do Botafogo de Futebol e Regatas: um estudo de caso |
title_fullStr |
Plano de marketing e comunicação do Botafogo de Futebol e Regatas: um estudo de caso |
title_full_unstemmed |
Plano de marketing e comunicação do Botafogo de Futebol e Regatas: um estudo de caso |
title_sort |
Plano de marketing e comunicação do Botafogo de Futebol e Regatas: um estudo de caso |
author |
Oliveira, Caio Borges de |
author_facet |
Oliveira, Caio Borges de |
author_role |
author |
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/1020341783834309 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Caio Borges de |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Junqueira, Maria Helena Rego |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
d'Amaral, Marcio Tavares |
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/7322409196325122 |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Rett, Lucimara |
contributor_str_mv |
Junqueira, Maria Helena Rego d'Amaral, Marcio Tavares Rett, Lucimara |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDA |
topic |
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDA Marketing esportivo Posicionamento Branding |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Marketing esportivo Posicionamento Branding |
description |
O plano de marketing elaborado pela instituição esportiva Botafogo de Futebol e Regatas no ano de 2010 teve fundamental importância na reestruturação da marca. O trabalho utiliza um referencial teórico que apresenta os principais conceitos de marketing aplicados pelo Botafogo no período em questão, traça um breve histórico do clube e analisa as ações executadas e seus desdobramentos. Procura se ressaltar que as ações de marketing criadas e executadas pelos profissionais da equipe de comunicação do clube foram de extrema importância para afastar a instituição de um momento conturbado na sua história, a partir da análise de conceitos teóricos, sites específicos e uma entrevista realizada com um dos assessores do clube, Julio Gracco. |
publishDate |
2013 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2013-03-06 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2017-02-16T19:37:51Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2023-11-30T03:01:55Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
OLIVEIRA, Caio Borges de. Plano de marketing e comunicação do Botafogo de Futebol e Regatas: um estudo de caso. 2013. 77 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Publicidade e Propaganda) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2013. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/11422/1446 |
identifier_str_mv |
OLIVEIRA, Caio Borges de. Plano de marketing e comunicação do Botafogo de Futebol e Regatas: um estudo de caso. 2013. 77 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Publicidade e Propaganda) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2013. |
url |
http://hdl.handle.net/11422/1446 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFRJ |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Escola de Comunicação |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRJ instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) instacron:UFRJ |
instname_str |
Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
instacron_str |
UFRJ |
institution |
UFRJ |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRJ |
collection |
Repositório Institucional da UFRJ |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/1446/1/COliveira.pdf http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/1446/2/license.txt http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/1446/3/COliveira.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
79323b2c7b437fccc1cb8306294d38c6 dd32849f2bfb22da963c3aac6e26e255 55b186045c5dd2ebf8d91f0af31fc503 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1784097066300997632 |