Posicionamento da marca clube de regatas vasco da gama, como diferencial para sua sociedade anônima do futebol

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Seixas, Erik Dalla Barba de
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do UniCEUB
Texto Completo: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/16912
Resumo: O estudo do caso do Clube de Regatas Vasco da Gama permite compreender a nova tônica no mercado esportivo, onde um time vende seu futebol para que uma outra empresa faça sua administração e gestão. O estudo tem como foco a análise das diferenças de posicionamento e estratégias adotadas pelo clube antes e depois da criação de sua Sociedade Anônima do Futebol (SAF). A pesquisa aponta que o clube por muito tempo não adotou estratégia específica para melhorar seu posicionamento ou sua imagem, criando um posicionamento orgânico e não orquestrado para seu branding de marca. É evidente como o clube aproveitou do momento de necessidade de vender o futebol dele, após mais de 100 anos de existência, e criou seu primeiro trabalho de branding real. A pesquisa evidenciou a análise do mercado futebolístico brasileiro, os posicionamentos e a história do Vasco, as normas das SAFs e um possível caminho a ser seguido pelo clube. Somado a isso, foi possível observar que branding é crucial para o desenvolvimento e evolução dos times de futebol, assim como seu posicionamento de marca, a fim de que se tenha agregação de valores e postura positiva frente à sociedade. Assim sendo, constata-se que ainda há espaço para o estudo de novas estratégias, posicionamentos e do time.
id CEUB_650dd92a66f2d474477c40983c0df650
oai_identifier_str oai:repositorio.uniceub.br:prefix/16912
network_acronym_str CEUB
network_name_str Repositório Institucional do UniCEUB
repository_id_str 2361
spelling Seixas, Erik Dalla Barba de2023-11-20T13:12:19Z2023-11-20T13:12:19Z20232023SEIXAS, Erik Dalla Barba de. Posicionamento da marca clube de regatas vasco da gama, como diferencial para sua sociedade anônima do futebol. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) – Faculdade de Tecnologia e Ciências Sociais Aplicadas, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2023.https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/16912Mônica PradoO estudo do caso do Clube de Regatas Vasco da Gama permite compreender a nova tônica no mercado esportivo, onde um time vende seu futebol para que uma outra empresa faça sua administração e gestão. O estudo tem como foco a análise das diferenças de posicionamento e estratégias adotadas pelo clube antes e depois da criação de sua Sociedade Anônima do Futebol (SAF). A pesquisa aponta que o clube por muito tempo não adotou estratégia específica para melhorar seu posicionamento ou sua imagem, criando um posicionamento orgânico e não orquestrado para seu branding de marca. É evidente como o clube aproveitou do momento de necessidade de vender o futebol dele, após mais de 100 anos de existência, e criou seu primeiro trabalho de branding real. A pesquisa evidenciou a análise do mercado futebolístico brasileiro, os posicionamentos e a história do Vasco, as normas das SAFs e um possível caminho a ser seguido pelo clube. Somado a isso, foi possível observar que branding é crucial para o desenvolvimento e evolução dos times de futebol, assim como seu posicionamento de marca, a fim de que se tenha agregação de valores e postura positiva frente à sociedade. Assim sendo, constata-se que ainda há espaço para o estudo de novas estratégias, posicionamentos e do time.Submitted by Flávia Ferreira (flavia.ferreira@uniceub.br) on 2023-11-17T22:43:19Z No. of bitstreams: 1 21951704.pdf: 1809091 bytes, checksum: 1854696bd0d0868708126bf52bbe07ff (MD5)Approved for entry into archive by Fernanda Weschenfelder (fernanda.weschenfelder@uniceub.br) on 2023-11-20T13:12:19Z (GMT) No. of bitstreams: 1 21951704.pdf: 1809091 bytes, checksum: 1854696bd0d0868708126bf52bbe07ff (MD5)Made available in DSpace on 2023-11-20T13:12:19Z (GMT). No. of bitstreams: 1 21951704.pdf: 1809091 bytes, checksum: 1854696bd0d0868708126bf52bbe07ff (MD5) Previous issue date: 2023BrandingPosicionamento de marcaMercado esportivoVasco da gamaSociedade anônima do futebolPosicionamento da marca clube de regatas vasco da gama, como diferencial para sua sociedade anônima do futebolinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional do UniCEUBinstname:Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB)instacron:UNICEUBinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINAL21951704.pdf21951704.pdfapplication/pdf1809091https://repositorio.uniceub.br/bitstream/prefix/16912/1/21951704.pdf1854696bd0d0868708126bf52bbe07ffMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81866https://repositorio.uniceub.br/bitstream/prefix/16912/2/license.txt43cd690d6a359e86c1fe3d5b7cba0c9bMD52TEXT21951704.pdf.txt21951704.pdf.txtExtracted texttext/plain62090https://repositorio.uniceub.br/bitstream/prefix/16912/3/21951704.pdf.txtf0891eab181bcd272aaf95c201f828b4MD53prefix/169122023-11-21 13:03:52.812oai:repositorio.uniceub.br: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ório de PublicaçõesPRIhttps://repositorio.uniceub.br/oai/requestopendoar:23612023-11-21T13:03:52Repositório Institucional do UniCEUB - Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Posicionamento da marca clube de regatas vasco da gama, como diferencial para sua sociedade anônima do futebol
title Posicionamento da marca clube de regatas vasco da gama, como diferencial para sua sociedade anônima do futebol
spellingShingle Posicionamento da marca clube de regatas vasco da gama, como diferencial para sua sociedade anônima do futebol
Seixas, Erik Dalla Barba de
Branding
Posicionamento de marca
Mercado esportivo
Vasco da gama
Sociedade anônima do futebol
title_short Posicionamento da marca clube de regatas vasco da gama, como diferencial para sua sociedade anônima do futebol
title_full Posicionamento da marca clube de regatas vasco da gama, como diferencial para sua sociedade anônima do futebol
title_fullStr Posicionamento da marca clube de regatas vasco da gama, como diferencial para sua sociedade anônima do futebol
title_full_unstemmed Posicionamento da marca clube de regatas vasco da gama, como diferencial para sua sociedade anônima do futebol
title_sort Posicionamento da marca clube de regatas vasco da gama, como diferencial para sua sociedade anônima do futebol
author Seixas, Erik Dalla Barba de
author_facet Seixas, Erik Dalla Barba de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Seixas, Erik Dalla Barba de
dc.subject.por.fl_str_mv Branding
Posicionamento de marca
Mercado esportivo
Vasco da gama
Sociedade anônima do futebol
topic Branding
Posicionamento de marca
Mercado esportivo
Vasco da gama
Sociedade anônima do futebol
description O estudo do caso do Clube de Regatas Vasco da Gama permite compreender a nova tônica no mercado esportivo, onde um time vende seu futebol para que uma outra empresa faça sua administração e gestão. O estudo tem como foco a análise das diferenças de posicionamento e estratégias adotadas pelo clube antes e depois da criação de sua Sociedade Anônima do Futebol (SAF). A pesquisa aponta que o clube por muito tempo não adotou estratégia específica para melhorar seu posicionamento ou sua imagem, criando um posicionamento orgânico e não orquestrado para seu branding de marca. É evidente como o clube aproveitou do momento de necessidade de vender o futebol dele, após mais de 100 anos de existência, e criou seu primeiro trabalho de branding real. A pesquisa evidenciou a análise do mercado futebolístico brasileiro, os posicionamentos e a história do Vasco, as normas das SAFs e um possível caminho a ser seguido pelo clube. Somado a isso, foi possível observar que branding é crucial para o desenvolvimento e evolução dos times de futebol, assim como seu posicionamento de marca, a fim de que se tenha agregação de valores e postura positiva frente à sociedade. Assim sendo, constata-se que ainda há espaço para o estudo de novas estratégias, posicionamentos e do time.
publishDate 2023
dc.date.criacao.none.fl_str_mv 2023
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-11-20T13:12:19Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-11-20T13:12:19Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2023
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv SEIXAS, Erik Dalla Barba de. Posicionamento da marca clube de regatas vasco da gama, como diferencial para sua sociedade anônima do futebol. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) – Faculdade de Tecnologia e Ciências Sociais Aplicadas, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2023.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/16912
dc.identifier.orientador.pt_BR.fl_str_mv Mônica Prado
identifier_str_mv SEIXAS, Erik Dalla Barba de. Posicionamento da marca clube de regatas vasco da gama, como diferencial para sua sociedade anônima do futebol. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) – Faculdade de Tecnologia e Ciências Sociais Aplicadas, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2023.
Mônica Prado
url https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/16912
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional do UniCEUB
instname:Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB)
instacron:UNICEUB
instname_str Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB)
instacron_str UNICEUB
institution UNICEUB
reponame_str Repositório Institucional do UniCEUB
collection Repositório Institucional do UniCEUB
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.uniceub.br/bitstream/prefix/16912/1/21951704.pdf
https://repositorio.uniceub.br/bitstream/prefix/16912/2/license.txt
https://repositorio.uniceub.br/bitstream/prefix/16912/3/21951704.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 1854696bd0d0868708126bf52bbe07ff
43cd690d6a359e86c1fe3d5b7cba0c9b
f0891eab181bcd272aaf95c201f828b4
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional do UniCEUB - Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1797134020453072896