Corpo e movimento na educação infantil: uma experiência de estágio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Ana Caroline Oliveira dos
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRJ
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11422/17145
Resumo: Como resultado de avanços nas discussões acerca da criança, do seu corpo, bem como das práticas pedagógicas necessárias a ampliação das experiências infantis, a Educação Infantil passa a compor a primeira etapa da educação básica. Entretanto, por um bom tempo, e ainda hoje, permanece nos ambientes escolares práticas pedagógicas que parecem não acompanhar o ritmo desses avanços, cuja fundamentação para o trabalho pedagógico se baseia numa visão fragmentada da criança. Assim, é objetivo deste trabalho apresentar reflexões acerca do corpo e sua linguagem na educação infantil, destacar possibilidades de um fazer que privilegia e amplia as expressões infantis, apresentando como exemplo duas propostas de atividades vivenciadas na época de estágio que valorizam o corpo em sua integralidade. Para tal, realizei uma pesquisa bibliográfica qualitativa dos documentos oficiais sobre a educação infantil, uma análise documental do material descritivo dos relatórios e registros do estágio realizado em um Espaço de Desenvolvimento Infantil e uma entrevista semiestruturada com a professora regente da turma acompanhada. Na análise, a rotina é refletida e alguns aspectos problematizados, como a prática das filas e da alimentação. Destaca-se os aprendizados construídos na relação com a professora, a forma como ela vê e acolhe o sujeito-corpo infantil, como se disponibiliza para brincar e como está atenta em ampliar as possibilidades de aprendizagem de corpo inteiro das crianças.
id UFRJ_3d3fdda52cf9606469f4dd42036782bd
oai_identifier_str oai:pantheon.ufrj.br:11422/17145
network_acronym_str UFRJ
network_name_str Repositório Institucional da UFRJ
repository_id_str
spelling Corpo e movimento na educação infantil: uma experiência de estágioEducação infantilLinguagem corporalPedagogosCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::PSICOLOGIA EDUCACIONALComo resultado de avanços nas discussões acerca da criança, do seu corpo, bem como das práticas pedagógicas necessárias a ampliação das experiências infantis, a Educação Infantil passa a compor a primeira etapa da educação básica. Entretanto, por um bom tempo, e ainda hoje, permanece nos ambientes escolares práticas pedagógicas que parecem não acompanhar o ritmo desses avanços, cuja fundamentação para o trabalho pedagógico se baseia numa visão fragmentada da criança. Assim, é objetivo deste trabalho apresentar reflexões acerca do corpo e sua linguagem na educação infantil, destacar possibilidades de um fazer que privilegia e amplia as expressões infantis, apresentando como exemplo duas propostas de atividades vivenciadas na época de estágio que valorizam o corpo em sua integralidade. Para tal, realizei uma pesquisa bibliográfica qualitativa dos documentos oficiais sobre a educação infantil, uma análise documental do material descritivo dos relatórios e registros do estágio realizado em um Espaço de Desenvolvimento Infantil e uma entrevista semiestruturada com a professora regente da turma acompanhada. Na análise, a rotina é refletida e alguns aspectos problematizados, como a prática das filas e da alimentação. Destaca-se os aprendizados construídos na relação com a professora, a forma como ela vê e acolhe o sujeito-corpo infantil, como se disponibiliza para brincar e como está atenta em ampliar as possibilidades de aprendizagem de corpo inteiro das crianças.Universidade Federal do Rio de JaneiroBrasilFaculdade de EducaçãoUFRJArenhart, DeiseGuimarães, Daniela de OliveiraVilela, Rafaela Louise SilvaSantos, Ana Caroline Oliveira dos2022-06-10T20:42:16Z2023-12-21T03:08:53Z2021-08-19info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisSANTOS, Ana Caroline Oliveira dos. Corpo e movimento na educação infantil: uma experiência de estágio. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021.http://hdl.handle.net/11422/17145porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJ2023-12-21T03:08:53Zoai:pantheon.ufrj.br:11422/17145Repositório InstitucionalPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestpantheon@sibi.ufrj.bropendoar:2023-12-21T03:08:53Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false
dc.title.none.fl_str_mv Corpo e movimento na educação infantil: uma experiência de estágio
title Corpo e movimento na educação infantil: uma experiência de estágio
spellingShingle Corpo e movimento na educação infantil: uma experiência de estágio
Santos, Ana Caroline Oliveira dos
Educação infantil
Linguagem corporal
Pedagogos
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::PSICOLOGIA EDUCACIONAL
title_short Corpo e movimento na educação infantil: uma experiência de estágio
title_full Corpo e movimento na educação infantil: uma experiência de estágio
title_fullStr Corpo e movimento na educação infantil: uma experiência de estágio
title_full_unstemmed Corpo e movimento na educação infantil: uma experiência de estágio
title_sort Corpo e movimento na educação infantil: uma experiência de estágio
author Santos, Ana Caroline Oliveira dos
author_facet Santos, Ana Caroline Oliveira dos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Arenhart, Deise
Guimarães, Daniela de Oliveira
Vilela, Rafaela Louise Silva
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Ana Caroline Oliveira dos
dc.subject.por.fl_str_mv Educação infantil
Linguagem corporal
Pedagogos
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::PSICOLOGIA EDUCACIONAL
topic Educação infantil
Linguagem corporal
Pedagogos
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::PSICOLOGIA EDUCACIONAL
description Como resultado de avanços nas discussões acerca da criança, do seu corpo, bem como das práticas pedagógicas necessárias a ampliação das experiências infantis, a Educação Infantil passa a compor a primeira etapa da educação básica. Entretanto, por um bom tempo, e ainda hoje, permanece nos ambientes escolares práticas pedagógicas que parecem não acompanhar o ritmo desses avanços, cuja fundamentação para o trabalho pedagógico se baseia numa visão fragmentada da criança. Assim, é objetivo deste trabalho apresentar reflexões acerca do corpo e sua linguagem na educação infantil, destacar possibilidades de um fazer que privilegia e amplia as expressões infantis, apresentando como exemplo duas propostas de atividades vivenciadas na época de estágio que valorizam o corpo em sua integralidade. Para tal, realizei uma pesquisa bibliográfica qualitativa dos documentos oficiais sobre a educação infantil, uma análise documental do material descritivo dos relatórios e registros do estágio realizado em um Espaço de Desenvolvimento Infantil e uma entrevista semiestruturada com a professora regente da turma acompanhada. Na análise, a rotina é refletida e alguns aspectos problematizados, como a prática das filas e da alimentação. Destaca-se os aprendizados construídos na relação com a professora, a forma como ela vê e acolhe o sujeito-corpo infantil, como se disponibiliza para brincar e como está atenta em ampliar as possibilidades de aprendizagem de corpo inteiro das crianças.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-08-19
2022-06-10T20:42:16Z
2023-12-21T03:08:53Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SANTOS, Ana Caroline Oliveira dos. Corpo e movimento na educação infantil: uma experiência de estágio. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021.
http://hdl.handle.net/11422/17145
identifier_str_mv SANTOS, Ana Caroline Oliveira dos. Corpo e movimento na educação infantil: uma experiência de estágio. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021.
url http://hdl.handle.net/11422/17145
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
Brasil
Faculdade de Educação
UFRJ
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
Brasil
Faculdade de Educação
UFRJ
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRJ
instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron:UFRJ
instname_str Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron_str UFRJ
institution UFRJ
reponame_str Repositório Institucional da UFRJ
collection Repositório Institucional da UFRJ
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
repository.mail.fl_str_mv pantheon@sibi.ufrj.br
_version_ 1815456030159536128