Corpo e movimento na educação infantil: uma experiência de estágio
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRJ |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11422/17145 |
Resumo: | Como resultado de avanços nas discussões acerca da criança, do seu corpo, bem como das práticas pedagógicas necessárias a ampliação das experiências infantis, a Educação Infantil passa a compor a primeira etapa da educação básica. Entretanto, por um bom tempo, e ainda hoje, permanece nos ambientes escolares práticas pedagógicas que parecem não acompanhar o ritmo desses avanços, cuja fundamentação para o trabalho pedagógico se baseia numa visão fragmentada da criança. Assim, é objetivo deste trabalho apresentar reflexões acerca do corpo e sua linguagem na educação infantil, destacar possibilidades de um fazer que privilegia e amplia as expressões infantis, apresentando como exemplo duas propostas de atividades vivenciadas na época de estágio que valorizam o corpo em sua integralidade. Para tal, realizei uma pesquisa bibliográfica qualitativa dos documentos oficiais sobre a educação infantil, uma análise documental do material descritivo dos relatórios e registros do estágio realizado em um Espaço de Desenvolvimento Infantil e uma entrevista semiestruturada com a professora regente da turma acompanhada. Na análise, a rotina é refletida e alguns aspectos problematizados, como a prática das filas e da alimentação. Destaca-se os aprendizados construídos na relação com a professora, a forma como ela vê e acolhe o sujeito-corpo infantil, como se disponibiliza para brincar e como está atenta em ampliar as possibilidades de aprendizagem de corpo inteiro das crianças. |
id |
UFRJ_3d3fdda52cf9606469f4dd42036782bd |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:pantheon.ufrj.br:11422/17145 |
network_acronym_str |
UFRJ |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRJ |
repository_id_str |
|
spelling |
Corpo e movimento na educação infantil: uma experiência de estágioEducação infantilLinguagem corporalPedagogosCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::PSICOLOGIA EDUCACIONALComo resultado de avanços nas discussões acerca da criança, do seu corpo, bem como das práticas pedagógicas necessárias a ampliação das experiências infantis, a Educação Infantil passa a compor a primeira etapa da educação básica. Entretanto, por um bom tempo, e ainda hoje, permanece nos ambientes escolares práticas pedagógicas que parecem não acompanhar o ritmo desses avanços, cuja fundamentação para o trabalho pedagógico se baseia numa visão fragmentada da criança. Assim, é objetivo deste trabalho apresentar reflexões acerca do corpo e sua linguagem na educação infantil, destacar possibilidades de um fazer que privilegia e amplia as expressões infantis, apresentando como exemplo duas propostas de atividades vivenciadas na época de estágio que valorizam o corpo em sua integralidade. Para tal, realizei uma pesquisa bibliográfica qualitativa dos documentos oficiais sobre a educação infantil, uma análise documental do material descritivo dos relatórios e registros do estágio realizado em um Espaço de Desenvolvimento Infantil e uma entrevista semiestruturada com a professora regente da turma acompanhada. Na análise, a rotina é refletida e alguns aspectos problematizados, como a prática das filas e da alimentação. Destaca-se os aprendizados construídos na relação com a professora, a forma como ela vê e acolhe o sujeito-corpo infantil, como se disponibiliza para brincar e como está atenta em ampliar as possibilidades de aprendizagem de corpo inteiro das crianças.Universidade Federal do Rio de JaneiroBrasilFaculdade de EducaçãoUFRJArenhart, DeiseGuimarães, Daniela de OliveiraVilela, Rafaela Louise SilvaSantos, Ana Caroline Oliveira dos2022-06-10T20:42:16Z2023-12-21T03:08:53Z2021-08-19info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisSANTOS, Ana Caroline Oliveira dos. Corpo e movimento na educação infantil: uma experiência de estágio. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021.http://hdl.handle.net/11422/17145porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJ2023-12-21T03:08:53Zoai:pantheon.ufrj.br:11422/17145Repositório InstitucionalPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestpantheon@sibi.ufrj.bropendoar:2023-12-21T03:08:53Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Corpo e movimento na educação infantil: uma experiência de estágio |
title |
Corpo e movimento na educação infantil: uma experiência de estágio |
spellingShingle |
Corpo e movimento na educação infantil: uma experiência de estágio Santos, Ana Caroline Oliveira dos Educação infantil Linguagem corporal Pedagogos CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::PSICOLOGIA EDUCACIONAL |
title_short |
Corpo e movimento na educação infantil: uma experiência de estágio |
title_full |
Corpo e movimento na educação infantil: uma experiência de estágio |
title_fullStr |
Corpo e movimento na educação infantil: uma experiência de estágio |
title_full_unstemmed |
Corpo e movimento na educação infantil: uma experiência de estágio |
title_sort |
Corpo e movimento na educação infantil: uma experiência de estágio |
author |
Santos, Ana Caroline Oliveira dos |
author_facet |
Santos, Ana Caroline Oliveira dos |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Arenhart, Deise Guimarães, Daniela de Oliveira Vilela, Rafaela Louise Silva |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Ana Caroline Oliveira dos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação infantil Linguagem corporal Pedagogos CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::PSICOLOGIA EDUCACIONAL |
topic |
Educação infantil Linguagem corporal Pedagogos CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::PSICOLOGIA EDUCACIONAL |
description |
Como resultado de avanços nas discussões acerca da criança, do seu corpo, bem como das práticas pedagógicas necessárias a ampliação das experiências infantis, a Educação Infantil passa a compor a primeira etapa da educação básica. Entretanto, por um bom tempo, e ainda hoje, permanece nos ambientes escolares práticas pedagógicas que parecem não acompanhar o ritmo desses avanços, cuja fundamentação para o trabalho pedagógico se baseia numa visão fragmentada da criança. Assim, é objetivo deste trabalho apresentar reflexões acerca do corpo e sua linguagem na educação infantil, destacar possibilidades de um fazer que privilegia e amplia as expressões infantis, apresentando como exemplo duas propostas de atividades vivenciadas na época de estágio que valorizam o corpo em sua integralidade. Para tal, realizei uma pesquisa bibliográfica qualitativa dos documentos oficiais sobre a educação infantil, uma análise documental do material descritivo dos relatórios e registros do estágio realizado em um Espaço de Desenvolvimento Infantil e uma entrevista semiestruturada com a professora regente da turma acompanhada. Na análise, a rotina é refletida e alguns aspectos problematizados, como a prática das filas e da alimentação. Destaca-se os aprendizados construídos na relação com a professora, a forma como ela vê e acolhe o sujeito-corpo infantil, como se disponibiliza para brincar e como está atenta em ampliar as possibilidades de aprendizagem de corpo inteiro das crianças. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-08-19 2022-06-10T20:42:16Z 2023-12-21T03:08:53Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
SANTOS, Ana Caroline Oliveira dos. Corpo e movimento na educação infantil: uma experiência de estágio. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021. http://hdl.handle.net/11422/17145 |
identifier_str_mv |
SANTOS, Ana Caroline Oliveira dos. Corpo e movimento na educação infantil: uma experiência de estágio. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021. |
url |
http://hdl.handle.net/11422/17145 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro Brasil Faculdade de Educação UFRJ |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro Brasil Faculdade de Educação UFRJ |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRJ instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) instacron:UFRJ |
instname_str |
Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
instacron_str |
UFRJ |
institution |
UFRJ |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRJ |
collection |
Repositório Institucional da UFRJ |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
repository.mail.fl_str_mv |
pantheon@sibi.ufrj.br |
_version_ |
1815456030159536128 |