Formação educacional do Gestor da Informação: uma investigação sobre os cursos de graduação de Gestão da Informação no Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Machado, Clarissa Jurandi
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRJ
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11422/1222
Resumo: O processo de transição de uma Sociedade Industrial para a Sociedade da Informação está impactando a formação educacional dos indivíduos. O mercado de trabalho se transforma, e com isso a formação educacional também passa por um momento de mudança, uma vez que precisamos de pessoas mais capacitadas para atuar com as novas tecnologias da Informação. Neste novo cenário, surgem novos cursos, com novas tônicas. Este trabalho tem por objetivo conhecer e identificar as características dos novos cursos de Graduação de Gestão da Informação no Brasil e assim, evidenciar a formação educacional de um Gestor da Informação. Os indicardores quantitativos e qualitativos de tendências nesse sentido, foram obtidos através de uma pesquisa empírica, de caráter descritivo realizada no site das Universidades portadoras das graduações, por contatos via telefone e email.Os resultados apontam uma tendência de formação educacional voltada para três grandes campos do conhecimento: Administração, Ciência da informação e Tecnologia da Informação. Conclui sobre a multidisciplinariedade dos cursos de Gestão da Informação e a necessidade de estudos futuros relacionados ao conteúdo das disciplinas oferecidas nas graduações de Gestão da Informação no Brasil.
id UFRJ_3dab66c887e799319c8b87134c3617fb
oai_identifier_str oai:pantheon.ufrj.br:11422/1222
network_acronym_str UFRJ
network_name_str Repositório Institucional da UFRJ
repository_id_str
spelling Formação educacional do Gestor da Informação: uma investigação sobre os cursos de graduação de Gestão da Informação no BrasilFormação EducacionalGestão da InformaçãoCurrículo de ensino superiorCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO::BIBLIOTECONOMIAO processo de transição de uma Sociedade Industrial para a Sociedade da Informação está impactando a formação educacional dos indivíduos. O mercado de trabalho se transforma, e com isso a formação educacional também passa por um momento de mudança, uma vez que precisamos de pessoas mais capacitadas para atuar com as novas tecnologias da Informação. Neste novo cenário, surgem novos cursos, com novas tônicas. Este trabalho tem por objetivo conhecer e identificar as características dos novos cursos de Graduação de Gestão da Informação no Brasil e assim, evidenciar a formação educacional de um Gestor da Informação. Os indicardores quantitativos e qualitativos de tendências nesse sentido, foram obtidos através de uma pesquisa empírica, de caráter descritivo realizada no site das Universidades portadoras das graduações, por contatos via telefone e email.Os resultados apontam uma tendência de formação educacional voltada para três grandes campos do conhecimento: Administração, Ciência da informação e Tecnologia da Informação. Conclui sobre a multidisciplinariedade dos cursos de Gestão da Informação e a necessidade de estudos futuros relacionados ao conteúdo das disciplinas oferecidas nas graduações de Gestão da Informação no Brasil.Universidade Federal do Rio de JaneiroBrasilFaculdade de Administração e Ciências ContábeisUFRJMalin, Ana Maria BarcellosGuedes, Vânia Lisbôa da SilveiraSá, Maria Irene da Fonseca eMachado, Clarissa Jurandi2017-01-06T12:33:41Z2023-12-21T03:03:12Z2010-12-06info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://hdl.handle.net/11422/1222porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJ2023-12-21T03:03:12Zoai:pantheon.ufrj.br:11422/1222Repositório InstitucionalPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestpantheon@sibi.ufrj.bropendoar:2023-12-21T03:03:12Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false
dc.title.none.fl_str_mv Formação educacional do Gestor da Informação: uma investigação sobre os cursos de graduação de Gestão da Informação no Brasil
title Formação educacional do Gestor da Informação: uma investigação sobre os cursos de graduação de Gestão da Informação no Brasil
spellingShingle Formação educacional do Gestor da Informação: uma investigação sobre os cursos de graduação de Gestão da Informação no Brasil
Machado, Clarissa Jurandi
Formação Educacional
Gestão da Informação
Currículo de ensino superior
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO::BIBLIOTECONOMIA
title_short Formação educacional do Gestor da Informação: uma investigação sobre os cursos de graduação de Gestão da Informação no Brasil
title_full Formação educacional do Gestor da Informação: uma investigação sobre os cursos de graduação de Gestão da Informação no Brasil
title_fullStr Formação educacional do Gestor da Informação: uma investigação sobre os cursos de graduação de Gestão da Informação no Brasil
title_full_unstemmed Formação educacional do Gestor da Informação: uma investigação sobre os cursos de graduação de Gestão da Informação no Brasil
title_sort Formação educacional do Gestor da Informação: uma investigação sobre os cursos de graduação de Gestão da Informação no Brasil
author Machado, Clarissa Jurandi
author_facet Machado, Clarissa Jurandi
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Malin, Ana Maria Barcellos
Guedes, Vânia Lisbôa da Silveira
Sá, Maria Irene da Fonseca e
dc.contributor.author.fl_str_mv Machado, Clarissa Jurandi
dc.subject.por.fl_str_mv Formação Educacional
Gestão da Informação
Currículo de ensino superior
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO::BIBLIOTECONOMIA
topic Formação Educacional
Gestão da Informação
Currículo de ensino superior
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO::BIBLIOTECONOMIA
description O processo de transição de uma Sociedade Industrial para a Sociedade da Informação está impactando a formação educacional dos indivíduos. O mercado de trabalho se transforma, e com isso a formação educacional também passa por um momento de mudança, uma vez que precisamos de pessoas mais capacitadas para atuar com as novas tecnologias da Informação. Neste novo cenário, surgem novos cursos, com novas tônicas. Este trabalho tem por objetivo conhecer e identificar as características dos novos cursos de Graduação de Gestão da Informação no Brasil e assim, evidenciar a formação educacional de um Gestor da Informação. Os indicardores quantitativos e qualitativos de tendências nesse sentido, foram obtidos através de uma pesquisa empírica, de caráter descritivo realizada no site das Universidades portadoras das graduações, por contatos via telefone e email.Os resultados apontam uma tendência de formação educacional voltada para três grandes campos do conhecimento: Administração, Ciência da informação e Tecnologia da Informação. Conclui sobre a multidisciplinariedade dos cursos de Gestão da Informação e a necessidade de estudos futuros relacionados ao conteúdo das disciplinas oferecidas nas graduações de Gestão da Informação no Brasil.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-12-06
2017-01-06T12:33:41Z
2023-12-21T03:03:12Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11422/1222
url http://hdl.handle.net/11422/1222
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
Brasil
Faculdade de Administração e Ciências Contábeis
UFRJ
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
Brasil
Faculdade de Administração e Ciências Contábeis
UFRJ
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRJ
instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron:UFRJ
instname_str Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron_str UFRJ
institution UFRJ
reponame_str Repositório Institucional da UFRJ
collection Repositório Institucional da UFRJ
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
repository.mail.fl_str_mv pantheon@sibi.ufrj.br
_version_ 1815455952629923840