Quelônios da Formação Itapecuru (Cretáceo inferior), Bacia do Parnaíba

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Batista, Diogo Lins
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRJ
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11422/18491
Resumo: O registro fossilífero dos quelônios cretácicos brasileiros é abundante em rochas da Bacia do Araripe (Cretáceo Inferior) e Bacia Bauru (Cretáceo Superior), onde a maioria das espécies descritas para o Brasil foram encontradas. Na Bacia do Parnaíba a descoberta de fósseis de quelônios articulados e em boa quantidade possibilitou um estudo detalhado sobre estes animais. Foram identificados dois espécimes de Araripemys barretoi e a presença de uma nova espécie, que se mostra peculiar na organização de suas placas neurais e costais. Os exemplares foram encontrados em rochas de idade Aptiano-Albiano. Todo o material estudado está em ótimo estado de preservação. O exemplar UFRJ DG 7 4R é o mais completo e contém elementos ósseos articulados ao casco. UFRJ DG 37R contém parte das vértebras cervicais, sendo .que foi fragmentado ao meio no momento da coleta. UFRJ DG 66R consiste de carapaça e plastrão. O estudo possibilitou a confirmação de novos exemplares pertencentes a A. barretoi e a ampla distribuição desta espécie na região meio-norte do Brasil. Realizou-se também o reconhecimento de uma nova espécie de quelônio, a primeira exclusiva para a Bacia do Parnaíba. Ao se analisar os exemplares foi possível inferir tipos de habitats para cada espécie e associá-las com o restante da fauna local.
id UFRJ_3e483054a5fe1221813b92208d934a69
oai_identifier_str oai:pantheon.ufrj.br:11422/18491
network_acronym_str UFRJ
network_name_str Repositório Institucional da UFRJ
repository_id_str
spelling Quelônios da Formação Itapecuru (Cretáceo inferior), Bacia do ParnaíbaQuelônioFormação ltapecuruBacia do ParnaíbaCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::GEOCIENCIAS::GEOLOGIAO registro fossilífero dos quelônios cretácicos brasileiros é abundante em rochas da Bacia do Araripe (Cretáceo Inferior) e Bacia Bauru (Cretáceo Superior), onde a maioria das espécies descritas para o Brasil foram encontradas. Na Bacia do Parnaíba a descoberta de fósseis de quelônios articulados e em boa quantidade possibilitou um estudo detalhado sobre estes animais. Foram identificados dois espécimes de Araripemys barretoi e a presença de uma nova espécie, que se mostra peculiar na organização de suas placas neurais e costais. Os exemplares foram encontrados em rochas de idade Aptiano-Albiano. Todo o material estudado está em ótimo estado de preservação. O exemplar UFRJ DG 7 4R é o mais completo e contém elementos ósseos articulados ao casco. UFRJ DG 37R contém parte das vértebras cervicais, sendo .que foi fragmentado ao meio no momento da coleta. UFRJ DG 66R consiste de carapaça e plastrão. O estudo possibilitou a confirmação de novos exemplares pertencentes a A. barretoi e a ampla distribuição desta espécie na região meio-norte do Brasil. Realizou-se também o reconhecimento de uma nova espécie de quelônio, a primeira exclusiva para a Bacia do Parnaíba. Ao se analisar os exemplares foi possível inferir tipos de habitats para cada espécie e associá-las com o restante da fauna local.Universidade Federal do Rio de JaneiroBrasilInstituto de GeociênciasUFRJCarvalho, lsmar de Souzahttp://lattes.cnpq.br/2138654072839905http://lattes.cnpq.br/2918796811897123De La Fuente, MarceloFernandes, Antonio Carlos SequeiraCarvalho, Marise Sardenberg Salgado deSantos, Maria Eugênia MarchesiniBatista, Diogo Lins2022-08-31T14:17:37Z2023-12-21T03:09:15Z2009-02info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://hdl.handle.net/11422/18491porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJ2023-12-21T03:09:15Zoai:pantheon.ufrj.br:11422/18491Repositório InstitucionalPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestpantheon@sibi.ufrj.bropendoar:2023-12-21T03:09:15Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false
dc.title.none.fl_str_mv Quelônios da Formação Itapecuru (Cretáceo inferior), Bacia do Parnaíba
title Quelônios da Formação Itapecuru (Cretáceo inferior), Bacia do Parnaíba
spellingShingle Quelônios da Formação Itapecuru (Cretáceo inferior), Bacia do Parnaíba
Batista, Diogo Lins
Quelônio
Formação ltapecuru
Bacia do Parnaíba
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::GEOCIENCIAS::GEOLOGIA
title_short Quelônios da Formação Itapecuru (Cretáceo inferior), Bacia do Parnaíba
title_full Quelônios da Formação Itapecuru (Cretáceo inferior), Bacia do Parnaíba
title_fullStr Quelônios da Formação Itapecuru (Cretáceo inferior), Bacia do Parnaíba
title_full_unstemmed Quelônios da Formação Itapecuru (Cretáceo inferior), Bacia do Parnaíba
title_sort Quelônios da Formação Itapecuru (Cretáceo inferior), Bacia do Parnaíba
author Batista, Diogo Lins
author_facet Batista, Diogo Lins
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Carvalho, lsmar de Souza
http://lattes.cnpq.br/2138654072839905
http://lattes.cnpq.br/2918796811897123
De La Fuente, Marcelo
Fernandes, Antonio Carlos Sequeira
Carvalho, Marise Sardenberg Salgado de
Santos, Maria Eugênia Marchesini
dc.contributor.author.fl_str_mv Batista, Diogo Lins
dc.subject.por.fl_str_mv Quelônio
Formação ltapecuru
Bacia do Parnaíba
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::GEOCIENCIAS::GEOLOGIA
topic Quelônio
Formação ltapecuru
Bacia do Parnaíba
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::GEOCIENCIAS::GEOLOGIA
description O registro fossilífero dos quelônios cretácicos brasileiros é abundante em rochas da Bacia do Araripe (Cretáceo Inferior) e Bacia Bauru (Cretáceo Superior), onde a maioria das espécies descritas para o Brasil foram encontradas. Na Bacia do Parnaíba a descoberta de fósseis de quelônios articulados e em boa quantidade possibilitou um estudo detalhado sobre estes animais. Foram identificados dois espécimes de Araripemys barretoi e a presença de uma nova espécie, que se mostra peculiar na organização de suas placas neurais e costais. Os exemplares foram encontrados em rochas de idade Aptiano-Albiano. Todo o material estudado está em ótimo estado de preservação. O exemplar UFRJ DG 7 4R é o mais completo e contém elementos ósseos articulados ao casco. UFRJ DG 37R contém parte das vértebras cervicais, sendo .que foi fragmentado ao meio no momento da coleta. UFRJ DG 66R consiste de carapaça e plastrão. O estudo possibilitou a confirmação de novos exemplares pertencentes a A. barretoi e a ampla distribuição desta espécie na região meio-norte do Brasil. Realizou-se também o reconhecimento de uma nova espécie de quelônio, a primeira exclusiva para a Bacia do Parnaíba. Ao se analisar os exemplares foi possível inferir tipos de habitats para cada espécie e associá-las com o restante da fauna local.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-02
2022-08-31T14:17:37Z
2023-12-21T03:09:15Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11422/18491
url http://hdl.handle.net/11422/18491
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
Brasil
Instituto de Geociências
UFRJ
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
Brasil
Instituto de Geociências
UFRJ
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRJ
instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron:UFRJ
instname_str Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron_str UFRJ
institution UFRJ
reponame_str Repositório Institucional da UFRJ
collection Repositório Institucional da UFRJ
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
repository.mail.fl_str_mv pantheon@sibi.ufrj.br
_version_ 1815456035031220224