O Colégio Pedro II e o processo de equiparação aos Institutos Federais : transitando entre tradições, heranças e transformações
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRJ |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11422/19609 |
Resumo: | Esta pesquisa investiga tradições, heranças, rupturas e transformações no/do Colégio Pedro II - CPII com o processo de equiparação aos Institutos Federais, identificando modificações na estrutura institucional a partir da publicação da Lei 12.677, de 25 de junho de 2012. O trabalho busca compreender possíveis mudanças ou permanências nas relações de poder e nos níveis da cultura organizacional do CPII. Operando com as Teorizações do Discurso (LACLAU 1996, 1998, 2005, 2011; LACLAU E MOUFFE 2004; BURITY 2008), trabalha com a perspectiva de que o jogo político é constitutivo do social e que qualquer ordem social é resultado das lógicas de equivalência e diferença. As reflexões estão em uma zona de fronteira (VALDEMARIN, 2010) entre a Educação e a Gestão Pública, configurando uma pesquisa qualitativa. O trabalho demonstra que a configuração da própria estrutura do CPII se modificou após o movimento de equiparação, evidenciando traços e disputas entre antigas formas de interpretar a instituição e novas percepções. Algumas heranças resistem ao tempo e se fazem presentes mesmo diante do processo de modificação. Ocorreram rupturas, mas em um Colégio secular, mudanças administrativas e organizacionais tensionam antigas mentalidades e enfrentam resistências. |
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As reflexões estão em uma zona de fronteira (VALDEMARIN, 2010) entre a Educação e a Gestão Pública, configurando uma pesquisa qualitativa. O trabalho demonstra que a configuração da própria estrutura do CPII se modificou após o movimento de equiparação, evidenciando traços e disputas entre antigas formas de interpretar a instituição e novas percepções. Algumas heranças resistem ao tempo e se fazem presentes mesmo diante do processo de modificação. Ocorreram rupturas, mas em um Colégio secular, mudanças administrativas e organizacionais tensionam antigas mentalidades e enfrentam resistências.This research investigates traditions, inheritances, ruptures and transformations in/from Colégio Pedro II - CPII with the process of assimilation to the Federal Institutes, identifying changes in the institutional structure from the publication of Law 12.677, of June 25, 2012. The work seeks to understand possible changes or permanence in power relations and levels of organizational culture of the CPII. Operating with Discourse Theorizations (LACLAU 1996, 1998, 2005, 2011; LACLAU E MOUFFE 2004; BURITY 2008), works with the perspective that the political game is constitutive of the social and that any social order is the result of the logic of equivalence and difference. Reflections are in a border zone (VALDEMARIN, 2010) between Education and Public Management, configuring a qualitative research. The work demonstrates that the configuration of the CPII structure itself changed after the equalization movement, showing traces and disputes between old ways of interpreting the institution and new perceptions. Some legacies resist time and are present even in the face of the modification process. There have been ruptures, but in a secular College, administrative and organizational changes strain old mentalities and face resistance.Submitted by Kátia Silva (katia@ippur.ufrj.br) on 2023-01-23T14:18:25Z No. of bitstreams: 1 LMSMoraes.pdf: 197842 bytes, checksum: cbaaefa6611c119b9a75b85be2083b80 (MD5)Made available in DSpace on 2023-01-23T14:18:25Z (GMT). No. of bitstreams: 1 LMSMoraes.pdf: 197842 bytes, checksum: cbaaefa6611c119b9a75b85be2083b80 (MD5) Previous issue date: 2022-08-28porUniversidade Federal do Rio de JaneiroPrograma de Pós-Graduação em Planejamento Urbano e RegionalUFRJBrasilInstituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e RegionalCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::PLANEJAMENTO URBANO E REGIONALColégio Pedro IIInstitutos federais de educação, ciência e tecnologiais de educação, ciência e tecnologia - Brasil. 3. 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