Direito de propriedade e indústria fonográfica: uma análise dos discursos sobre a pirataria musical nos jornais O Globo e Folha de São Paulo
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2006 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRJ |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11422/1572 |
Resumo: | A “pirataria musical” vem se tornando, sobretudo desde o início da década de 1990 para cá, um problema grave para as autoridades públicas e, em particular, para as grandes gravadoras, principais atingidas pelo fenômeno. Com a popularização do CD, o barateamento dos aparelhos reprodutores e de cópia e também o início da chamada “era virtual da música”, que possibilitou a troca de arquivos musicais sem qualquer custo via Internet, a economia da música sofreu alterações profundas em seu funcionamento. O objetivo deste trabalho é analisar o discurso que os dois maiores jornais do país – O Globo e a Folha de São Paulo – têm utilizado para tratar da questão. As matérias utilizadas como fonte da pesquisa foram publicadas entre janeiro de 2003 e dezembro de 2006, período em que as ações de combate à pirataria e a visibilidade do problema na mídia impressa aumentaram substancialmente. |
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Direito de propriedade e indústria fonográfica: uma análise dos discursos sobre a pirataria musical nos jornais O Globo e Folha de São PauloDiscursoIndustria fonográficaPiratariaJornaisCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAOA “pirataria musical” vem se tornando, sobretudo desde o início da década de 1990 para cá, um problema grave para as autoridades públicas e, em particular, para as grandes gravadoras, principais atingidas pelo fenômeno. Com a popularização do CD, o barateamento dos aparelhos reprodutores e de cópia e também o início da chamada “era virtual da música”, que possibilitou a troca de arquivos musicais sem qualquer custo via Internet, a economia da música sofreu alterações profundas em seu funcionamento. O objetivo deste trabalho é analisar o discurso que os dois maiores jornais do país – O Globo e a Folha de São Paulo – têm utilizado para tratar da questão. As matérias utilizadas como fonte da pesquisa foram publicadas entre janeiro de 2003 e dezembro de 2006, período em que as ações de combate à pirataria e a visibilidade do problema na mídia impressa aumentaram substancialmente.Universidade Federal do Rio de JaneiroBrasilEscola de ComunicaçãoUFRJFreire Filho, Joãohttp://lattes.cnpq.br/6936704860361247Coutinho, Eduardo Granjahttp://lattes.cnpq.br/2650649315934001Barbosa, Fernando Antônio Mansurhttp://lattes.cnpq.br/8492681165430555Cabral, Izabel Cury de Brito2017-03-16T18:26:32Z2023-12-21T03:02:49Z2006-07-03info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisCABRAL, Izabel Cury de Brito. Direito de propriedade e indústria fonográfica: uma análise dos discursos sobre a pirataria musical nos jornais O Globo e Folha de São Paulo. 2007. 69 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2007.http://hdl.handle.net/11422/1572porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJ2023-12-21T03:02:49Zoai:pantheon.ufrj.br:11422/1572Repositório InstitucionalPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestpantheon@sibi.ufrj.bropendoar:2023-12-21T03:02:49Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false |
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