Direito de propriedade e indústria fonográfica: uma análise dos discursos sobre a pirataria musical nos jornais O Globo e Folha de São Paulo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cabral, Izabel Cury de Brito
Data de Publicação: 2006
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRJ
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11422/1572
Resumo: A “pirataria musical” vem se tornando, sobretudo desde o início da década de 1990 para cá, um problema grave para as autoridades públicas e, em particular, para as grandes gravadoras, principais atingidas pelo fenômeno. Com a popularização do CD, o barateamento dos aparelhos reprodutores e de cópia e também o início da chamada “era virtual da música”, que possibilitou a troca de arquivos musicais sem qualquer custo via Internet, a economia da música sofreu alterações profundas em seu funcionamento. O objetivo deste trabalho é analisar o discurso que os dois maiores jornais do país – O Globo e a Folha de São Paulo – têm utilizado para tratar da questão. As matérias utilizadas como fonte da pesquisa foram publicadas entre janeiro de 2003 e dezembro de 2006, período em que as ações de combate à pirataria e a visibilidade do problema na mídia impressa aumentaram substancialmente.
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