Educação inclusiva dos surdos: a dificuldade do professor ensinar e do aluno aprender

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Diane Aragão da
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRJ
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11422/3254
Resumo: Investigação sobre como os alunos surdos aprendem em ambiente inclusivo. Tem como objetivo geral conhecer e descrever as dificuldades: do ensino aprendizagem; da inclusão; da formação inicial e continuada dos professores. Para tanto, pretende-se especificamente informar as teorias e metodologias aplicadas para solução das dificuldades; promover reflexões a respeito da formação de professores e sua formação continuada e difundir as práticas de inclusão frente ao preconceito e estigma. O público alvo deste trabalho abrange principalmente os educadores envolvidos com alunos de classes inclusivas, na qual hajam alunos surdos, mas também se direciona para todos os integrantes dessa comunidade escolar. A abordagem metodológica desenvolvida partiu da observação de casos que, em uma busca empírica de respostas, culminaram em uma profunda investigação sobre esses fenômenos dentro do seu contexto de realidade. O levantamento de dados foi construído a partir da pesquisa exploratória que envolve levantamento bibliográfico, pesquisa documental, entrevista informal e estudo de caso. A análise dos resultados subsidiou-se no referencial teórico sociocultural, nos questionários e na entrevista realizada com os professores. Diferentes aspectos foram abordados, tais como o contexto da legislação a respeito do Surdo; o desenvolvimento do processo de inclusão no Brasil com seus preconceitos e estigmas; formação inicial e continuada e teoria e metodologia do Surdo envolvendo: identidade, intérprete, língua de sinais, bilinguismo, monolinguismo, desenvolvimento cognitivo, dentre outros. Os referenciais utilizados foram: Brasil, Gil, Goldfeld, Hoffman, Kelman, Lacerda, Lodi, Luckesi, Saraiva e Bruno Kanacilo Yagi, ex-colega da Pedagogia.
id UFRJ_4065ec95bd15615cbb4fe7a7eaafcb68
oai_identifier_str oai:pantheon.ufrj.br:11422/3254
network_acronym_str UFRJ
network_name_str Repositório Institucional da UFRJ
repository_id_str
spelling Educação inclusiva dos surdos: a dificuldade do professor ensinar e do aluno aprenderEducação inclusivaEducação especialSurdoFormação de professoresCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIALInvestigação sobre como os alunos surdos aprendem em ambiente inclusivo. Tem como objetivo geral conhecer e descrever as dificuldades: do ensino aprendizagem; da inclusão; da formação inicial e continuada dos professores. Para tanto, pretende-se especificamente informar as teorias e metodologias aplicadas para solução das dificuldades; promover reflexões a respeito da formação de professores e sua formação continuada e difundir as práticas de inclusão frente ao preconceito e estigma. O público alvo deste trabalho abrange principalmente os educadores envolvidos com alunos de classes inclusivas, na qual hajam alunos surdos, mas também se direciona para todos os integrantes dessa comunidade escolar. A abordagem metodológica desenvolvida partiu da observação de casos que, em uma busca empírica de respostas, culminaram em uma profunda investigação sobre esses fenômenos dentro do seu contexto de realidade. O levantamento de dados foi construído a partir da pesquisa exploratória que envolve levantamento bibliográfico, pesquisa documental, entrevista informal e estudo de caso. A análise dos resultados subsidiou-se no referencial teórico sociocultural, nos questionários e na entrevista realizada com os professores. Diferentes aspectos foram abordados, tais como o contexto da legislação a respeito do Surdo; o desenvolvimento do processo de inclusão no Brasil com seus preconceitos e estigmas; formação inicial e continuada e teoria e metodologia do Surdo envolvendo: identidade, intérprete, língua de sinais, bilinguismo, monolinguismo, desenvolvimento cognitivo, dentre outros. Os referenciais utilizados foram: Brasil, Gil, Goldfeld, Hoffman, Kelman, Lacerda, Lodi, Luckesi, Saraiva e Bruno Kanacilo Yagi, ex-colega da Pedagogia.Universidade Federal do Rio de JaneiroBrasilFaculdade de EducaçãoUFRJKelman, Celeste Azulayhttp://lattes.cnpq.br/1679173694224340Silva, Adriana Ramoshttp://lattes.cnpq.br/5251285997287543Scofano, Reuber Gerbassihttp://lattes.cnpq.br/9838212020104691Silva, Diane Aragão da2017-12-06T18:42:39Z2023-12-21T03:03:53Z2016-03info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisSILVA, Diane Aragão da. Educação inclusiva dos surdos: a dificuldade do professor ensinar e do aluno aprender. 2016. 76 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016.http://hdl.handle.net/11422/3254porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJ2023-12-21T03:03:53Zoai:pantheon.ufrj.br:11422/3254Repositório InstitucionalPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestpantheon@sibi.ufrj.bropendoar:2023-12-21T03:03:53Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação inclusiva dos surdos: a dificuldade do professor ensinar e do aluno aprender
title Educação inclusiva dos surdos: a dificuldade do professor ensinar e do aluno aprender
spellingShingle Educação inclusiva dos surdos: a dificuldade do professor ensinar e do aluno aprender
Silva, Diane Aragão da
Educação inclusiva
Educação especial
Surdo
Formação de professores
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIAL
title_short Educação inclusiva dos surdos: a dificuldade do professor ensinar e do aluno aprender
title_full Educação inclusiva dos surdos: a dificuldade do professor ensinar e do aluno aprender
title_fullStr Educação inclusiva dos surdos: a dificuldade do professor ensinar e do aluno aprender
title_full_unstemmed Educação inclusiva dos surdos: a dificuldade do professor ensinar e do aluno aprender
title_sort Educação inclusiva dos surdos: a dificuldade do professor ensinar e do aluno aprender
author Silva, Diane Aragão da
author_facet Silva, Diane Aragão da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Kelman, Celeste Azulay
http://lattes.cnpq.br/1679173694224340
Silva, Adriana Ramos
http://lattes.cnpq.br/5251285997287543
Scofano, Reuber Gerbassi
http://lattes.cnpq.br/9838212020104691
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Diane Aragão da
dc.subject.por.fl_str_mv Educação inclusiva
Educação especial
Surdo
Formação de professores
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIAL
topic Educação inclusiva
Educação especial
Surdo
Formação de professores
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIAL
description Investigação sobre como os alunos surdos aprendem em ambiente inclusivo. Tem como objetivo geral conhecer e descrever as dificuldades: do ensino aprendizagem; da inclusão; da formação inicial e continuada dos professores. Para tanto, pretende-se especificamente informar as teorias e metodologias aplicadas para solução das dificuldades; promover reflexões a respeito da formação de professores e sua formação continuada e difundir as práticas de inclusão frente ao preconceito e estigma. O público alvo deste trabalho abrange principalmente os educadores envolvidos com alunos de classes inclusivas, na qual hajam alunos surdos, mas também se direciona para todos os integrantes dessa comunidade escolar. A abordagem metodológica desenvolvida partiu da observação de casos que, em uma busca empírica de respostas, culminaram em uma profunda investigação sobre esses fenômenos dentro do seu contexto de realidade. O levantamento de dados foi construído a partir da pesquisa exploratória que envolve levantamento bibliográfico, pesquisa documental, entrevista informal e estudo de caso. A análise dos resultados subsidiou-se no referencial teórico sociocultural, nos questionários e na entrevista realizada com os professores. Diferentes aspectos foram abordados, tais como o contexto da legislação a respeito do Surdo; o desenvolvimento do processo de inclusão no Brasil com seus preconceitos e estigmas; formação inicial e continuada e teoria e metodologia do Surdo envolvendo: identidade, intérprete, língua de sinais, bilinguismo, monolinguismo, desenvolvimento cognitivo, dentre outros. Os referenciais utilizados foram: Brasil, Gil, Goldfeld, Hoffman, Kelman, Lacerda, Lodi, Luckesi, Saraiva e Bruno Kanacilo Yagi, ex-colega da Pedagogia.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-03
2017-12-06T18:42:39Z
2023-12-21T03:03:53Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SILVA, Diane Aragão da. Educação inclusiva dos surdos: a dificuldade do professor ensinar e do aluno aprender. 2016. 76 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016.
http://hdl.handle.net/11422/3254
identifier_str_mv SILVA, Diane Aragão da. Educação inclusiva dos surdos: a dificuldade do professor ensinar e do aluno aprender. 2016. 76 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016.
url http://hdl.handle.net/11422/3254
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
Brasil
Faculdade de Educação
UFRJ
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
Brasil
Faculdade de Educação
UFRJ
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRJ
instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron:UFRJ
instname_str Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron_str UFRJ
institution UFRJ
reponame_str Repositório Institucional da UFRJ
collection Repositório Institucional da UFRJ
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
repository.mail.fl_str_mv pantheon@sibi.ufrj.br
_version_ 1815455964240805888