Educação inclusiva dos surdos: a dificuldade do professor ensinar e do aluno aprender
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRJ |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11422/3254 |
Resumo: | Investigação sobre como os alunos surdos aprendem em ambiente inclusivo. Tem como objetivo geral conhecer e descrever as dificuldades: do ensino aprendizagem; da inclusão; da formação inicial e continuada dos professores. Para tanto, pretende-se especificamente informar as teorias e metodologias aplicadas para solução das dificuldades; promover reflexões a respeito da formação de professores e sua formação continuada e difundir as práticas de inclusão frente ao preconceito e estigma. O público alvo deste trabalho abrange principalmente os educadores envolvidos com alunos de classes inclusivas, na qual hajam alunos surdos, mas também se direciona para todos os integrantes dessa comunidade escolar. A abordagem metodológica desenvolvida partiu da observação de casos que, em uma busca empírica de respostas, culminaram em uma profunda investigação sobre esses fenômenos dentro do seu contexto de realidade. O levantamento de dados foi construído a partir da pesquisa exploratória que envolve levantamento bibliográfico, pesquisa documental, entrevista informal e estudo de caso. A análise dos resultados subsidiou-se no referencial teórico sociocultural, nos questionários e na entrevista realizada com os professores. Diferentes aspectos foram abordados, tais como o contexto da legislação a respeito do Surdo; o desenvolvimento do processo de inclusão no Brasil com seus preconceitos e estigmas; formação inicial e continuada e teoria e metodologia do Surdo envolvendo: identidade, intérprete, língua de sinais, bilinguismo, monolinguismo, desenvolvimento cognitivo, dentre outros. Os referenciais utilizados foram: Brasil, Gil, Goldfeld, Hoffman, Kelman, Lacerda, Lodi, Luckesi, Saraiva e Bruno Kanacilo Yagi, ex-colega da Pedagogia. |
id |
UFRJ_4065ec95bd15615cbb4fe7a7eaafcb68 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:pantheon.ufrj.br:11422/3254 |
network_acronym_str |
UFRJ |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRJ |
repository_id_str |
|
spelling |
Educação inclusiva dos surdos: a dificuldade do professor ensinar e do aluno aprenderEducação inclusivaEducação especialSurdoFormação de professoresCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIALInvestigação sobre como os alunos surdos aprendem em ambiente inclusivo. Tem como objetivo geral conhecer e descrever as dificuldades: do ensino aprendizagem; da inclusão; da formação inicial e continuada dos professores. Para tanto, pretende-se especificamente informar as teorias e metodologias aplicadas para solução das dificuldades; promover reflexões a respeito da formação de professores e sua formação continuada e difundir as práticas de inclusão frente ao preconceito e estigma. O público alvo deste trabalho abrange principalmente os educadores envolvidos com alunos de classes inclusivas, na qual hajam alunos surdos, mas também se direciona para todos os integrantes dessa comunidade escolar. A abordagem metodológica desenvolvida partiu da observação de casos que, em uma busca empírica de respostas, culminaram em uma profunda investigação sobre esses fenômenos dentro do seu contexto de realidade. O levantamento de dados foi construído a partir da pesquisa exploratória que envolve levantamento bibliográfico, pesquisa documental, entrevista informal e estudo de caso. A análise dos resultados subsidiou-se no referencial teórico sociocultural, nos questionários e na entrevista realizada com os professores. Diferentes aspectos foram abordados, tais como o contexto da legislação a respeito do Surdo; o desenvolvimento do processo de inclusão no Brasil com seus preconceitos e estigmas; formação inicial e continuada e teoria e metodologia do Surdo envolvendo: identidade, intérprete, língua de sinais, bilinguismo, monolinguismo, desenvolvimento cognitivo, dentre outros. Os referenciais utilizados foram: Brasil, Gil, Goldfeld, Hoffman, Kelman, Lacerda, Lodi, Luckesi, Saraiva e Bruno Kanacilo Yagi, ex-colega da Pedagogia.Universidade Federal do Rio de JaneiroBrasilFaculdade de EducaçãoUFRJKelman, Celeste Azulayhttp://lattes.cnpq.br/1679173694224340Silva, Adriana Ramoshttp://lattes.cnpq.br/5251285997287543Scofano, Reuber Gerbassihttp://lattes.cnpq.br/9838212020104691Silva, Diane Aragão da2017-12-06T18:42:39Z2023-12-21T03:03:53Z2016-03info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisSILVA, Diane Aragão da. Educação inclusiva dos surdos: a dificuldade do professor ensinar e do aluno aprender. 2016. 76 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016.http://hdl.handle.net/11422/3254porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJ2023-12-21T03:03:53Zoai:pantheon.ufrj.br:11422/3254Repositório InstitucionalPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestpantheon@sibi.ufrj.bropendoar:2023-12-21T03:03:53Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Educação inclusiva dos surdos: a dificuldade do professor ensinar e do aluno aprender |
title |
Educação inclusiva dos surdos: a dificuldade do professor ensinar e do aluno aprender |
spellingShingle |
Educação inclusiva dos surdos: a dificuldade do professor ensinar e do aluno aprender Silva, Diane Aragão da Educação inclusiva Educação especial Surdo Formação de professores CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIAL |
title_short |
Educação inclusiva dos surdos: a dificuldade do professor ensinar e do aluno aprender |
title_full |
Educação inclusiva dos surdos: a dificuldade do professor ensinar e do aluno aprender |
title_fullStr |
Educação inclusiva dos surdos: a dificuldade do professor ensinar e do aluno aprender |
title_full_unstemmed |
Educação inclusiva dos surdos: a dificuldade do professor ensinar e do aluno aprender |
title_sort |
Educação inclusiva dos surdos: a dificuldade do professor ensinar e do aluno aprender |
author |
Silva, Diane Aragão da |
author_facet |
Silva, Diane Aragão da |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Kelman, Celeste Azulay http://lattes.cnpq.br/1679173694224340 Silva, Adriana Ramos http://lattes.cnpq.br/5251285997287543 Scofano, Reuber Gerbassi http://lattes.cnpq.br/9838212020104691 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Diane Aragão da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação inclusiva Educação especial Surdo Formação de professores CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIAL |
topic |
Educação inclusiva Educação especial Surdo Formação de professores CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIAL |
description |
Investigação sobre como os alunos surdos aprendem em ambiente inclusivo. Tem como objetivo geral conhecer e descrever as dificuldades: do ensino aprendizagem; da inclusão; da formação inicial e continuada dos professores. Para tanto, pretende-se especificamente informar as teorias e metodologias aplicadas para solução das dificuldades; promover reflexões a respeito da formação de professores e sua formação continuada e difundir as práticas de inclusão frente ao preconceito e estigma. O público alvo deste trabalho abrange principalmente os educadores envolvidos com alunos de classes inclusivas, na qual hajam alunos surdos, mas também se direciona para todos os integrantes dessa comunidade escolar. A abordagem metodológica desenvolvida partiu da observação de casos que, em uma busca empírica de respostas, culminaram em uma profunda investigação sobre esses fenômenos dentro do seu contexto de realidade. O levantamento de dados foi construído a partir da pesquisa exploratória que envolve levantamento bibliográfico, pesquisa documental, entrevista informal e estudo de caso. A análise dos resultados subsidiou-se no referencial teórico sociocultural, nos questionários e na entrevista realizada com os professores. Diferentes aspectos foram abordados, tais como o contexto da legislação a respeito do Surdo; o desenvolvimento do processo de inclusão no Brasil com seus preconceitos e estigmas; formação inicial e continuada e teoria e metodologia do Surdo envolvendo: identidade, intérprete, língua de sinais, bilinguismo, monolinguismo, desenvolvimento cognitivo, dentre outros. Os referenciais utilizados foram: Brasil, Gil, Goldfeld, Hoffman, Kelman, Lacerda, Lodi, Luckesi, Saraiva e Bruno Kanacilo Yagi, ex-colega da Pedagogia. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-03 2017-12-06T18:42:39Z 2023-12-21T03:03:53Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
SILVA, Diane Aragão da. Educação inclusiva dos surdos: a dificuldade do professor ensinar e do aluno aprender. 2016. 76 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016. http://hdl.handle.net/11422/3254 |
identifier_str_mv |
SILVA, Diane Aragão da. Educação inclusiva dos surdos: a dificuldade do professor ensinar e do aluno aprender. 2016. 76 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016. |
url |
http://hdl.handle.net/11422/3254 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro Brasil Faculdade de Educação UFRJ |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro Brasil Faculdade de Educação UFRJ |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRJ instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) instacron:UFRJ |
instname_str |
Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
instacron_str |
UFRJ |
institution |
UFRJ |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRJ |
collection |
Repositório Institucional da UFRJ |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
repository.mail.fl_str_mv |
pantheon@sibi.ufrj.br |
_version_ |
1815455964240805888 |