Imprensa feminina e construção de identidade: a representação da mulher no século XXI

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Tatiana Maynarde
Data de Publicação: 2005
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRJ
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11422/1384
Resumo: Análise da imprensa feminina no seu duplo papel de reflexo da esfera social e construtora de diferentes papéis relegados à mulher ao longo do tempo. Pautada no estudo empreendido por Dulcília Schroeder Buitoni acerca desse importante fenômeno cultural, é estabelecida uma breve conceituação do termo imprensa feminina, delimitam-se as bases de sua origem no Brasil e as determinantes para o seu desenvolvimento no país, assim como as características gerais das publicações dirigidas às mulheres. Através da comparação entre as revistas, Viva Mais!, de cunho popular, e Marie Claire, mais elitista, publicadas de janeiro a março de 2005, este trabalho busca, por fim, perceber como a imprensa feminina constrói e espelha múltiplas imagens de mulher no século XXI.
id UFRJ_40cc86f763d6f245a0d6c07834b26110
oai_identifier_str oai:pantheon.ufrj.br:11422/1384
network_acronym_str UFRJ
network_name_str Repositório Institucional da UFRJ
repository_id_str
spelling Imprensa feminina e construção de identidade: a representação da mulher no século XXIImprensa femininaMulheresIdentidadeCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO::TEORIA E ETICA DO JORNALISMOAnálise da imprensa feminina no seu duplo papel de reflexo da esfera social e construtora de diferentes papéis relegados à mulher ao longo do tempo. Pautada no estudo empreendido por Dulcília Schroeder Buitoni acerca desse importante fenômeno cultural, é estabelecida uma breve conceituação do termo imprensa feminina, delimitam-se as bases de sua origem no Brasil e as determinantes para o seu desenvolvimento no país, assim como as características gerais das publicações dirigidas às mulheres. Através da comparação entre as revistas, Viva Mais!, de cunho popular, e Marie Claire, mais elitista, publicadas de janeiro a março de 2005, este trabalho busca, por fim, perceber como a imprensa feminina constrói e espelha múltiplas imagens de mulher no século XXI.Universidade Federal do Rio de JaneiroBrasilEscola de ComunicaçãoUFRJRibeiro, Ana Paula Goularthttp://lattes.cnpq.br/2408262120718131Scopel, MarizaBarbosa, Fernando Antonio Mansurhttp://lattes.cnpq.br/8492681165430555Oliveira, Tatiana Maynarde2017-02-09T15:46:20Z2023-12-21T03:02:34Z2005-07-06info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisOLIVEIRA, Tatiana Maynarde. Imprensa feminina e construção de identidade: A representação da mulher no século XXI. 2005. 65 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2005.http://hdl.handle.net/11422/1384porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJ2023-12-21T03:02:34Zoai:pantheon.ufrj.br:11422/1384Repositório InstitucionalPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestpantheon@sibi.ufrj.bropendoar:2023-12-21T03:02:34Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false
dc.title.none.fl_str_mv Imprensa feminina e construção de identidade: a representação da mulher no século XXI
title Imprensa feminina e construção de identidade: a representação da mulher no século XXI
spellingShingle Imprensa feminina e construção de identidade: a representação da mulher no século XXI
Oliveira, Tatiana Maynarde
Imprensa feminina
Mulheres
Identidade
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO::TEORIA E ETICA DO JORNALISMO
title_short Imprensa feminina e construção de identidade: a representação da mulher no século XXI
title_full Imprensa feminina e construção de identidade: a representação da mulher no século XXI
title_fullStr Imprensa feminina e construção de identidade: a representação da mulher no século XXI
title_full_unstemmed Imprensa feminina e construção de identidade: a representação da mulher no século XXI
title_sort Imprensa feminina e construção de identidade: a representação da mulher no século XXI
author Oliveira, Tatiana Maynarde
author_facet Oliveira, Tatiana Maynarde
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Ribeiro, Ana Paula Goulart
http://lattes.cnpq.br/2408262120718131
Scopel, Mariza
Barbosa, Fernando Antonio Mansur
http://lattes.cnpq.br/8492681165430555
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Tatiana Maynarde
dc.subject.por.fl_str_mv Imprensa feminina
Mulheres
Identidade
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO::TEORIA E ETICA DO JORNALISMO
topic Imprensa feminina
Mulheres
Identidade
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO::TEORIA E ETICA DO JORNALISMO
description Análise da imprensa feminina no seu duplo papel de reflexo da esfera social e construtora de diferentes papéis relegados à mulher ao longo do tempo. Pautada no estudo empreendido por Dulcília Schroeder Buitoni acerca desse importante fenômeno cultural, é estabelecida uma breve conceituação do termo imprensa feminina, delimitam-se as bases de sua origem no Brasil e as determinantes para o seu desenvolvimento no país, assim como as características gerais das publicações dirigidas às mulheres. Através da comparação entre as revistas, Viva Mais!, de cunho popular, e Marie Claire, mais elitista, publicadas de janeiro a março de 2005, este trabalho busca, por fim, perceber como a imprensa feminina constrói e espelha múltiplas imagens de mulher no século XXI.
publishDate 2005
dc.date.none.fl_str_mv 2005-07-06
2017-02-09T15:46:20Z
2023-12-21T03:02:34Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv OLIVEIRA, Tatiana Maynarde. Imprensa feminina e construção de identidade: A representação da mulher no século XXI. 2005. 65 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2005.
http://hdl.handle.net/11422/1384
identifier_str_mv OLIVEIRA, Tatiana Maynarde. Imprensa feminina e construção de identidade: A representação da mulher no século XXI. 2005. 65 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2005.
url http://hdl.handle.net/11422/1384
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
Brasil
Escola de Comunicação
UFRJ
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
Brasil
Escola de Comunicação
UFRJ
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRJ
instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron:UFRJ
instname_str Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron_str UFRJ
institution UFRJ
reponame_str Repositório Institucional da UFRJ
collection Repositório Institucional da UFRJ
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
repository.mail.fl_str_mv pantheon@sibi.ufrj.br
_version_ 1815455956634435584