O que é ser mulher: uma análise sobre a (re)produção da identidade feminina na mídia
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRJ |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11422/6167 |
Resumo: | Estuda e analisa o modo como a mulher é retratada na mídia, de forma a buscar entender por que referências singulares são destinadas às mulheres nesse espaço de grande alcance e reafirmação de identidades. Na medida em que novelas, filmes, comerciais, jornais e programas de entretenimento ajudam na produção de valores no imaginário social, considerando a posição de minoria ocupada pela mulher na sociedade, este trabalho investigará quais são os modelos apresentados pela mídia ao público feminino e de que forma essas representações propiciam a manutenção da desigualdade de gênero ou ajudam na conscientização de se apresentar as múltiplas identidades femininas. |
id |
UFRJ_4e2fbae0490be8ab13b140b3f8975a82 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:pantheon.ufrj.br:11422/6167 |
network_acronym_str |
UFRJ |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRJ |
repository_id_str |
|
spelling |
O que é ser mulher: uma análise sobre a (re)produção da identidade feminina na mídiaMulheresIdentidadeFeminilidadeCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAOEstuda e analisa o modo como a mulher é retratada na mídia, de forma a buscar entender por que referências singulares são destinadas às mulheres nesse espaço de grande alcance e reafirmação de identidades. Na medida em que novelas, filmes, comerciais, jornais e programas de entretenimento ajudam na produção de valores no imaginário social, considerando a posição de minoria ocupada pela mulher na sociedade, este trabalho investigará quais são os modelos apresentados pela mídia ao público feminino e de que forma essas representações propiciam a manutenção da desigualdade de gênero ou ajudam na conscientização de se apresentar as múltiplas identidades femininas.Universidade Federal do Rio de JaneiroBrasilEscola de ComunicaçãoUFRJJunqueira, Maria Helena RegoCosta, Cristiane Henriqueshttp://lattes.cnpq.br/8352428563251145Strozenberg, Ilanahttp://lattes.cnpq.br/0352176322106482Silva, Amanda Martins Avelino da2019-01-21T18:37:34Z2023-12-21T03:05:29Z2016-07-28info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisSILVA, Amanda Martins Avelino da. O que é ser mulher: uma analise sobre a (re)produção da identidade feminina na mídia. 2016. 57 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016.http://hdl.handle.net/11422/6167porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJ2023-12-21T03:05:29Zoai:pantheon.ufrj.br:11422/6167Repositório InstitucionalPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestpantheon@sibi.ufrj.bropendoar:2023-12-21T03:05:29Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O que é ser mulher: uma análise sobre a (re)produção da identidade feminina na mídia |
title |
O que é ser mulher: uma análise sobre a (re)produção da identidade feminina na mídia |
spellingShingle |
O que é ser mulher: uma análise sobre a (re)produção da identidade feminina na mídia Silva, Amanda Martins Avelino da Mulheres Identidade Feminilidade CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO |
title_short |
O que é ser mulher: uma análise sobre a (re)produção da identidade feminina na mídia |
title_full |
O que é ser mulher: uma análise sobre a (re)produção da identidade feminina na mídia |
title_fullStr |
O que é ser mulher: uma análise sobre a (re)produção da identidade feminina na mídia |
title_full_unstemmed |
O que é ser mulher: uma análise sobre a (re)produção da identidade feminina na mídia |
title_sort |
O que é ser mulher: uma análise sobre a (re)produção da identidade feminina na mídia |
author |
Silva, Amanda Martins Avelino da |
author_facet |
Silva, Amanda Martins Avelino da |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Junqueira, Maria Helena Rego Costa, Cristiane Henriques http://lattes.cnpq.br/8352428563251145 Strozenberg, Ilana http://lattes.cnpq.br/0352176322106482 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Amanda Martins Avelino da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Mulheres Identidade Feminilidade CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO |
topic |
Mulheres Identidade Feminilidade CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO |
description |
Estuda e analisa o modo como a mulher é retratada na mídia, de forma a buscar entender por que referências singulares são destinadas às mulheres nesse espaço de grande alcance e reafirmação de identidades. Na medida em que novelas, filmes, comerciais, jornais e programas de entretenimento ajudam na produção de valores no imaginário social, considerando a posição de minoria ocupada pela mulher na sociedade, este trabalho investigará quais são os modelos apresentados pela mídia ao público feminino e de que forma essas representações propiciam a manutenção da desigualdade de gênero ou ajudam na conscientização de se apresentar as múltiplas identidades femininas. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-07-28 2019-01-21T18:37:34Z 2023-12-21T03:05:29Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
SILVA, Amanda Martins Avelino da. O que é ser mulher: uma analise sobre a (re)produção da identidade feminina na mídia. 2016. 57 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016. http://hdl.handle.net/11422/6167 |
identifier_str_mv |
SILVA, Amanda Martins Avelino da. O que é ser mulher: uma analise sobre a (re)produção da identidade feminina na mídia. 2016. 57 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016. |
url |
http://hdl.handle.net/11422/6167 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro Brasil Escola de Comunicação UFRJ |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro Brasil Escola de Comunicação UFRJ |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRJ instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) instacron:UFRJ |
instname_str |
Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
instacron_str |
UFRJ |
institution |
UFRJ |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRJ |
collection |
Repositório Institucional da UFRJ |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
repository.mail.fl_str_mv |
pantheon@sibi.ufrj.br |
_version_ |
1815455962123730944 |