O que é ser mulher: uma análise sobre a (re)produção da identidade feminina na mídia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Amanda Martins Avelino da
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRJ
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11422/6167
Resumo: Estuda e analisa o modo como a mulher é retratada na mídia, de forma a buscar entender por que referências singulares são destinadas às mulheres nesse espaço de grande alcance e reafirmação de identidades. Na medida em que novelas, filmes, comerciais, jornais e programas de entretenimento ajudam na produção de valores no imaginário social, considerando a posição de minoria ocupada pela mulher na sociedade, este trabalho investigará quais são os modelos apresentados pela mídia ao público feminino e de que forma essas representações propiciam a manutenção da desigualdade de gênero ou ajudam na conscientização de se apresentar as múltiplas identidades femininas.
id UFRJ_4e2fbae0490be8ab13b140b3f8975a82
oai_identifier_str oai:pantheon.ufrj.br:11422/6167
network_acronym_str UFRJ
network_name_str Repositório Institucional da UFRJ
repository_id_str
spelling O que é ser mulher: uma análise sobre a (re)produção da identidade feminina na mídiaMulheresIdentidadeFeminilidadeCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAOEstuda e analisa o modo como a mulher é retratada na mídia, de forma a buscar entender por que referências singulares são destinadas às mulheres nesse espaço de grande alcance e reafirmação de identidades. Na medida em que novelas, filmes, comerciais, jornais e programas de entretenimento ajudam na produção de valores no imaginário social, considerando a posição de minoria ocupada pela mulher na sociedade, este trabalho investigará quais são os modelos apresentados pela mídia ao público feminino e de que forma essas representações propiciam a manutenção da desigualdade de gênero ou ajudam na conscientização de se apresentar as múltiplas identidades femininas.Universidade Federal do Rio de JaneiroBrasilEscola de ComunicaçãoUFRJJunqueira, Maria Helena RegoCosta, Cristiane Henriqueshttp://lattes.cnpq.br/8352428563251145Strozenberg, Ilanahttp://lattes.cnpq.br/0352176322106482Silva, Amanda Martins Avelino da2019-01-21T18:37:34Z2023-12-21T03:05:29Z2016-07-28info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisSILVA, Amanda Martins Avelino da. O que é ser mulher: uma analise sobre a (re)produção da identidade feminina na mídia. 2016. 57 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016.http://hdl.handle.net/11422/6167porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJ2023-12-21T03:05:29Zoai:pantheon.ufrj.br:11422/6167Repositório InstitucionalPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestpantheon@sibi.ufrj.bropendoar:2023-12-21T03:05:29Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false
dc.title.none.fl_str_mv O que é ser mulher: uma análise sobre a (re)produção da identidade feminina na mídia
title O que é ser mulher: uma análise sobre a (re)produção da identidade feminina na mídia
spellingShingle O que é ser mulher: uma análise sobre a (re)produção da identidade feminina na mídia
Silva, Amanda Martins Avelino da
Mulheres
Identidade
Feminilidade
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO
title_short O que é ser mulher: uma análise sobre a (re)produção da identidade feminina na mídia
title_full O que é ser mulher: uma análise sobre a (re)produção da identidade feminina na mídia
title_fullStr O que é ser mulher: uma análise sobre a (re)produção da identidade feminina na mídia
title_full_unstemmed O que é ser mulher: uma análise sobre a (re)produção da identidade feminina na mídia
title_sort O que é ser mulher: uma análise sobre a (re)produção da identidade feminina na mídia
author Silva, Amanda Martins Avelino da
author_facet Silva, Amanda Martins Avelino da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Junqueira, Maria Helena Rego
Costa, Cristiane Henriques
http://lattes.cnpq.br/8352428563251145
Strozenberg, Ilana
http://lattes.cnpq.br/0352176322106482
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Amanda Martins Avelino da
dc.subject.por.fl_str_mv Mulheres
Identidade
Feminilidade
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO
topic Mulheres
Identidade
Feminilidade
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO
description Estuda e analisa o modo como a mulher é retratada na mídia, de forma a buscar entender por que referências singulares são destinadas às mulheres nesse espaço de grande alcance e reafirmação de identidades. Na medida em que novelas, filmes, comerciais, jornais e programas de entretenimento ajudam na produção de valores no imaginário social, considerando a posição de minoria ocupada pela mulher na sociedade, este trabalho investigará quais são os modelos apresentados pela mídia ao público feminino e de que forma essas representações propiciam a manutenção da desigualdade de gênero ou ajudam na conscientização de se apresentar as múltiplas identidades femininas.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-07-28
2019-01-21T18:37:34Z
2023-12-21T03:05:29Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SILVA, Amanda Martins Avelino da. O que é ser mulher: uma analise sobre a (re)produção da identidade feminina na mídia. 2016. 57 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016.
http://hdl.handle.net/11422/6167
identifier_str_mv SILVA, Amanda Martins Avelino da. O que é ser mulher: uma analise sobre a (re)produção da identidade feminina na mídia. 2016. 57 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016.
url http://hdl.handle.net/11422/6167
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
Brasil
Escola de Comunicação
UFRJ
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
Brasil
Escola de Comunicação
UFRJ
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRJ
instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron:UFRJ
instname_str Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron_str UFRJ
institution UFRJ
reponame_str Repositório Institucional da UFRJ
collection Repositório Institucional da UFRJ
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
repository.mail.fl_str_mv pantheon@sibi.ufrj.br
_version_ 1815455962123730944