Condensação na presença de vapor superaquecido e resistência interfacia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Sérgio Magalhães Martins
Data de Publicação: 1967
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRJ
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11422/3296
Resumo: Estuda a influência dos efeitos de superaquecimento e resistência interfacial na taxa de transferência de calor por condensação em camada limite sob fluxo forçado. Para o estudo do superaquecimento, o fluxo livre consiste mirra mistura de vapor condensável e gás não condensável; o vapor puro é tratado como um caso especial. Por outro lado, desde que o efeito de resistência interfacial é maior para o vapor puro, somente será estudado este caso. Resultados numéricos foram obtidos para una mistura de vapor d' água e ar. Relativamente ao efeito de superaquecimento, ocorrem baixos valores para a taxa de transferência de calor (menos que dez por cento), na faixa de altos valores da diferença entre a temperatura de saturação do fluxo livre e a temperatura da placa plana. Além disso, para esta faixa, foi observado ser o efeito de superaquecimento uma fraca função da "thermal driving force" acima mencionada. Por outro lado, quando a "thermal driving force" é pequena, o feito de superaquecimento sofre aumento, devido ao decréscimo da condensação. O efeito de superaquecimento foi notado aumentar para maiores concentrações de gás no fluxo livre. Para o vapor puro, o efeito de superaquecimento foi observa do ser desprezível. Com respeito à resistência interfacial, o esquema apresentado mostrou ser este fenômeno de desprezível importância na condensação de vapor d'água.
id UFRJ_43f6cd55d84d8894a9620f9bb2d277df
oai_identifier_str oai:pantheon.ufrj.br:11422/3296
network_acronym_str UFRJ
network_name_str Repositório Institucional da UFRJ
repository_id_str
spelling Condensação na presença de vapor superaquecido e resistência interfaciaGasesTermodinâmicaCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECÂNICA::FENOMENOS DE TRANSPORTE::TRANSFERENCIA DE CALOREstuda a influência dos efeitos de superaquecimento e resistência interfacial na taxa de transferência de calor por condensação em camada limite sob fluxo forçado. Para o estudo do superaquecimento, o fluxo livre consiste mirra mistura de vapor condensável e gás não condensável; o vapor puro é tratado como um caso especial. Por outro lado, desde que o efeito de resistência interfacial é maior para o vapor puro, somente será estudado este caso. Resultados numéricos foram obtidos para una mistura de vapor d' água e ar. Relativamente ao efeito de superaquecimento, ocorrem baixos valores para a taxa de transferência de calor (menos que dez por cento), na faixa de altos valores da diferença entre a temperatura de saturação do fluxo livre e a temperatura da placa plana. Além disso, para esta faixa, foi observado ser o efeito de superaquecimento uma fraca função da "thermal driving force" acima mencionada. Por outro lado, quando a "thermal driving force" é pequena, o feito de superaquecimento sofre aumento, devido ao decréscimo da condensação. O efeito de superaquecimento foi notado aumentar para maiores concentrações de gás no fluxo livre. Para o vapor puro, o efeito de superaquecimento foi observa do ser desprezível. Com respeito à resistência interfacial, o esquema apresentado mostrou ser este fenômeno de desprezível importância na condensação de vapor d'água.Universidade Federal do Rio de JaneiroBrasilInstituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de EngenhariaPrograma de Pós-Graduação em Engenharia MecânicaUFRJSparrow, Ephraim MauriceAbreu, LeonidasRamalho, RubensFerreira, Sérgio Magalhães Martins2017-12-14T16:23:34Z2023-12-21T03:03:58Z1967-07info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/11422/3296porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJ2023-12-21T03:03:58Zoai:pantheon.ufrj.br:11422/3296Repositório InstitucionalPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestpantheon@sibi.ufrj.bropendoar:2023-12-21T03:03:58Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false
dc.title.none.fl_str_mv Condensação na presença de vapor superaquecido e resistência interfacia
title Condensação na presença de vapor superaquecido e resistência interfacia
spellingShingle Condensação na presença de vapor superaquecido e resistência interfacia
Ferreira, Sérgio Magalhães Martins
Gases
Termodinâmica
CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECÂNICA::FENOMENOS DE TRANSPORTE::TRANSFERENCIA DE CALOR
title_short Condensação na presença de vapor superaquecido e resistência interfacia
title_full Condensação na presença de vapor superaquecido e resistência interfacia
title_fullStr Condensação na presença de vapor superaquecido e resistência interfacia
title_full_unstemmed Condensação na presença de vapor superaquecido e resistência interfacia
title_sort Condensação na presença de vapor superaquecido e resistência interfacia
author Ferreira, Sérgio Magalhães Martins
author_facet Ferreira, Sérgio Magalhães Martins
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Sparrow, Ephraim Maurice
Abreu, Leonidas
Ramalho, Rubens
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira, Sérgio Magalhães Martins
dc.subject.por.fl_str_mv Gases
Termodinâmica
CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECÂNICA::FENOMENOS DE TRANSPORTE::TRANSFERENCIA DE CALOR
topic Gases
Termodinâmica
CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECÂNICA::FENOMENOS DE TRANSPORTE::TRANSFERENCIA DE CALOR
description Estuda a influência dos efeitos de superaquecimento e resistência interfacial na taxa de transferência de calor por condensação em camada limite sob fluxo forçado. Para o estudo do superaquecimento, o fluxo livre consiste mirra mistura de vapor condensável e gás não condensável; o vapor puro é tratado como um caso especial. Por outro lado, desde que o efeito de resistência interfacial é maior para o vapor puro, somente será estudado este caso. Resultados numéricos foram obtidos para una mistura de vapor d' água e ar. Relativamente ao efeito de superaquecimento, ocorrem baixos valores para a taxa de transferência de calor (menos que dez por cento), na faixa de altos valores da diferença entre a temperatura de saturação do fluxo livre e a temperatura da placa plana. Além disso, para esta faixa, foi observado ser o efeito de superaquecimento uma fraca função da "thermal driving force" acima mencionada. Por outro lado, quando a "thermal driving force" é pequena, o feito de superaquecimento sofre aumento, devido ao decréscimo da condensação. O efeito de superaquecimento foi notado aumentar para maiores concentrações de gás no fluxo livre. Para o vapor puro, o efeito de superaquecimento foi observa do ser desprezível. Com respeito à resistência interfacial, o esquema apresentado mostrou ser este fenômeno de desprezível importância na condensação de vapor d'água.
publishDate 1967
dc.date.none.fl_str_mv 1967-07
2017-12-14T16:23:34Z
2023-12-21T03:03:58Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11422/3296
url http://hdl.handle.net/11422/3296
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
Brasil
Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia
Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica
UFRJ
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
Brasil
Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia
Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica
UFRJ
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRJ
instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron:UFRJ
instname_str Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron_str UFRJ
institution UFRJ
reponame_str Repositório Institucional da UFRJ
collection Repositório Institucional da UFRJ
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
repository.mail.fl_str_mv pantheon@sibi.ufrj.br
_version_ 1815455968398409728