O retorno do manto tupinambá: diálogos para a construção de uma história da arte indígena
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRJ |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11422/17834 |
Resumo: | Este trabalho de conclusão de curso tem por objetivo examinar através do viés da história da arte o manto Tupinambá enquanto essência capaz de se manifestar materialmente das mais diversas formas. Começando pelo período colonial no Brasil, momento em que são confeccionados os onze mantos que estão na Europa, e passando pela forma como essas peças foram vistas quando deslocadas do seu contexto original. Essa operação é feita, principalmente, dialogando com questões referentes ao campo entendido como arte indígena para a historiografia da arte brasileira e a antropologia. Dessa forma, é traçado um panorama histórico que chega até o momento do movimento entendido como “O retorno do manto Tupinambá”, protagonizado pelos Tupinambá da Terra Indígena de Olivença. Para a verdadeira compreensão da dimensão desse marco, o retorno do manto, são examinados no trabalho questões sobre o território Tupinambá, o longo processo de resistência dos indígenas e a relação dos mesmos com a terra e os encantados. |
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O retorno do manto tupinambá: diálogos para a construção de uma história da arte indígenaArte indígenaArte plumáriaHistoriografia da arte brasileiraTerritórioCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::FUNDAMENTOS E CRITICA DAS ARTES::HISTORIA DA ARTEEste trabalho de conclusão de curso tem por objetivo examinar através do viés da história da arte o manto Tupinambá enquanto essência capaz de se manifestar materialmente das mais diversas formas. Começando pelo período colonial no Brasil, momento em que são confeccionados os onze mantos que estão na Europa, e passando pela forma como essas peças foram vistas quando deslocadas do seu contexto original. Essa operação é feita, principalmente, dialogando com questões referentes ao campo entendido como arte indígena para a historiografia da arte brasileira e a antropologia. Dessa forma, é traçado um panorama histórico que chega até o momento do movimento entendido como “O retorno do manto Tupinambá”, protagonizado pelos Tupinambá da Terra Indígena de Olivença. Para a verdadeira compreensão da dimensão desse marco, o retorno do manto, são examinados no trabalho questões sobre o território Tupinambá, o longo processo de resistência dos indígenas e a relação dos mesmos com a terra e os encantados.Universidade Federal do Rio de JaneiroBrasilEscola de Belas ArtesUFRJMartins, Tatiana da CostaCosta, Caroline Mendes Pinto Rocha da2022-07-22T14:02:33Z2023-12-21T03:05:19Z2022info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisCOSTA, Caroline Mendes Pinto Rocha da. O retorno do manto tupinambá: diálogos para a construção de uma história da arte indígena. 2022. 59 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História da Arte) - Escola de Belas Artes, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022.http://hdl.handle.net/11422/17834porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJ2023-12-21T03:05:19Zoai:pantheon.ufrj.br:11422/17834Repositório InstitucionalPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestpantheon@sibi.ufrj.bropendoar:2023-12-21T03:05:19Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false |
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