Atuação dos professores durante visitas escolares a um centro de ciências
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRJ |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11422/10940 |
Resumo: | Considerando as potencialidades educativas e as especificidades da aprendizagem em Espaços não Formais de Educação (ENFE), este trabalho tem por objetivo investigar o comportamento e as impressões do professor que acompanha a turma de alunos visitantes ao Espaço COPPE Miguel de Simoni – Tecnologia e Desenvolvimento Humano, pertencente à Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). A investigação foi feita com base no trabalho de Tal e Steiner (2006) desenvolvido no Centro de Educação em Ciências do Museu Nacional de Ciências, Tecnologia e Espacial de Israel, onde os autores classificaram o comportamento do professor como participativo (PAR), disciplinador (DIS) ou passivo (PAS). A metodologia utilizada envolveu entrevistas semi-estruturadas, observações não participantes e aplicação de questionário aos professores. Foram analisados 13 professores durante 13 visitas realizadas entre os meses de agosto e novembro de 2015. Dos 13 professores, apenas seis lecionavam para a turma visitante. Os demais não tiveram a oportunidade de realizar atividades pré e pós-visita. Apenas três realizaram atividades pré-visita e seis relataram pretender realizar atividades pós-visita. Quanto ao comportamento dos professores investigados, sete foram classificados como PAR, três como DIS e três como PAS. Para seis professores o comportamento observado coincidiu com a percepção própria. Quanto a intenção em realizar atividades pós-visita, apenas três professores relataram pretender realizar atividades após a visita. Este estudo revelou que parte dos professores investigados, apesar de reconhecerem a importância da visita a ENFE, desconhece as especificidades da aprendizagem nestes ambientes. |
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