Avaliação de sistemas diesel elétrico, mecânico e híbrido para embarcações de apoio a plataformas
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRJ |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11422/9916 |
Resumo: | O sistema propulsivo de uma embarcação é de suma importância, pois além de ser o elemento funcional responsável por promover o deslocamento da embarcação, influencia na viabilidade econômica da mesma, uma vez que esta intimamente ligada ao custo operacional dela. Navios do tipo PSV e AHTS são embarcações de apoio a plataformas. O primeiro é responsável pelo transporte de suprimentos em seus tanques e em seu convés e o segundo de reboque e ancoragem de unidades flutuantes. O sistema propulsivo dessas embarcações pode ser de três tipos diferentes; Sistema Diesel Elétrico, Sistema Diesel Mecânico ou Sistema Hibrido. O primeiro é composto por geradores elétricos e cabos de transmissão, o segundo por motores diesel e linhas de eixo e o terceiro é mescla dos dois primeiros, sendo composto tanto por motores diesel quanto por geradores elétricos. A escolha do sistema propulsivo a ser utilizada em uma embarcação esta intimamente ligada ao perfil operacional e contexto geográfico ao qual essa embarcação esta inserida, onde o perfil operacional são as atividades que a embarcação estará sujeita a realizar e o contexto geográfico a área de atuação dela. No presente projeto serão avaliados e explicitados os diferentes tipos de Sistema Propulsivo, mostrando suas características e suas especificidades, comparando-os quanto ao consumo de combustível de acordo com seu perfil operacional demonstrando assim os impactos em seu custo operacional. Para isso serão feitos Cálculos do consumo de combustível para um navio do tipo AHTS e outro do tipo PSV que operem na Bacia de Campos, para sistemas de transmissão diesel-elétrico, mecânica e hibrido. Nos cálculos serão consideradas as perdas dos sistemas, bem como o perfil operacional real de cada embarcação. |
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