A experiência da fonte de Heron no ensino médio
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2005 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRJ |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11422/2911 |
Resumo: | Esse trabalho procura discutir os conceitos de pressão, força e massa no ensino da Física aplicada ao ensino médio, empregando uma análise quantitativa de experimentos realizados em sala de aula. Realizando essa experiência, em sala de aula, procuramos focalizar pontos que frequentemente apresentam divergências entre os alunos, tais como o conceito de pressão e de força, diagnosticados por intermédio de questionário prévio aplicado aos alunos. Nessa proposta, não tratamos de elaborar novas listas de tópicos de conteúdo, e sim atender as ideias contidas nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), que são a base do ensino atual, para que o conceito de pressão seja mais compreensível e de simples verificação. Além disso, essa experiência utiliza material de baixo custo, o que torna o experimento economicamente acessível as escolas de ensino médio. |
id |
UFRJ_4691d25ecb0572b5aac34cf769c1d7c9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:pantheon.ufrj.br:11422/2911 |
network_acronym_str |
UFRJ |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRJ |
repository_id_str |
|
spelling |
A experiência da fonte de Heron no ensino médioConservação de energiaEnsino médioCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA::FISICA GERALEsse trabalho procura discutir os conceitos de pressão, força e massa no ensino da Física aplicada ao ensino médio, empregando uma análise quantitativa de experimentos realizados em sala de aula. Realizando essa experiência, em sala de aula, procuramos focalizar pontos que frequentemente apresentam divergências entre os alunos, tais como o conceito de pressão e de força, diagnosticados por intermédio de questionário prévio aplicado aos alunos. Nessa proposta, não tratamos de elaborar novas listas de tópicos de conteúdo, e sim atender as ideias contidas nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), que são a base do ensino atual, para que o conceito de pressão seja mais compreensível e de simples verificação. Além disso, essa experiência utiliza material de baixo custo, o que torna o experimento economicamente acessível as escolas de ensino médio.Universidade Federal do Rio de JaneiroBrasilInstituto de FísicaUFRJSoares, VitorvaniSouza, Jorge Romero Monteiro de2017-09-25T18:42:54Z2023-12-21T03:02:44Z2005info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://hdl.handle.net/11422/2911porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJ2023-12-21T03:02:44Zoai:pantheon.ufrj.br:11422/2911Repositório InstitucionalPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestpantheon@sibi.ufrj.bropendoar:2023-12-21T03:02:44Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A experiência da fonte de Heron no ensino médio |
title |
A experiência da fonte de Heron no ensino médio |
spellingShingle |
A experiência da fonte de Heron no ensino médio Souza, Jorge Romero Monteiro de Conservação de energia Ensino médio CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA::FISICA GERAL |
title_short |
A experiência da fonte de Heron no ensino médio |
title_full |
A experiência da fonte de Heron no ensino médio |
title_fullStr |
A experiência da fonte de Heron no ensino médio |
title_full_unstemmed |
A experiência da fonte de Heron no ensino médio |
title_sort |
A experiência da fonte de Heron no ensino médio |
author |
Souza, Jorge Romero Monteiro de |
author_facet |
Souza, Jorge Romero Monteiro de |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Soares, Vitorvani |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Souza, Jorge Romero Monteiro de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Conservação de energia Ensino médio CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA::FISICA GERAL |
topic |
Conservação de energia Ensino médio CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA::FISICA GERAL |
description |
Esse trabalho procura discutir os conceitos de pressão, força e massa no ensino da Física aplicada ao ensino médio, empregando uma análise quantitativa de experimentos realizados em sala de aula. Realizando essa experiência, em sala de aula, procuramos focalizar pontos que frequentemente apresentam divergências entre os alunos, tais como o conceito de pressão e de força, diagnosticados por intermédio de questionário prévio aplicado aos alunos. Nessa proposta, não tratamos de elaborar novas listas de tópicos de conteúdo, e sim atender as ideias contidas nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), que são a base do ensino atual, para que o conceito de pressão seja mais compreensível e de simples verificação. Além disso, essa experiência utiliza material de baixo custo, o que torna o experimento economicamente acessível as escolas de ensino médio. |
publishDate |
2005 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2005 2017-09-25T18:42:54Z 2023-12-21T03:02:44Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/11422/2911 |
url |
http://hdl.handle.net/11422/2911 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro Brasil Instituto de Física UFRJ |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro Brasil Instituto de Física UFRJ |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRJ instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) instacron:UFRJ |
instname_str |
Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
instacron_str |
UFRJ |
institution |
UFRJ |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRJ |
collection |
Repositório Institucional da UFRJ |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
repository.mail.fl_str_mv |
pantheon@sibi.ufrj.br |
_version_ |
1815455966670356480 |