A experiência da fonte de Heron no ensino médio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Jorge Romero Monteiro de
Data de Publicação: 2005
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRJ
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11422/2911
Resumo: Esse trabalho procura discutir os conceitos de pressão, força e massa no ensino da Física aplicada ao ensino médio, empregando uma análise quantitativa de experimentos realizados em sala de aula. Realizando essa experiência, em sala de aula, procuramos focalizar pontos que frequentemente apresentam divergências entre os alunos, tais como o conceito de pressão e de força, diagnosticados por intermédio de questionário prévio aplicado aos alunos. Nessa proposta, não tratamos de elaborar novas listas de tópicos de conteúdo, e sim atender as ideias contidas nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), que são a base do ensino atual, para que o conceito de pressão seja mais compreensível e de simples verificação. Além disso, essa experiência utiliza material de baixo custo, o que torna o experimento economicamente acessível as escolas de ensino médio.
id UFRJ_4691d25ecb0572b5aac34cf769c1d7c9
oai_identifier_str oai:pantheon.ufrj.br:11422/2911
network_acronym_str UFRJ
network_name_str Repositório Institucional da UFRJ
repository_id_str
spelling A experiência da fonte de Heron no ensino médioConservação de energiaEnsino médioCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA::FISICA GERALEsse trabalho procura discutir os conceitos de pressão, força e massa no ensino da Física aplicada ao ensino médio, empregando uma análise quantitativa de experimentos realizados em sala de aula. Realizando essa experiência, em sala de aula, procuramos focalizar pontos que frequentemente apresentam divergências entre os alunos, tais como o conceito de pressão e de força, diagnosticados por intermédio de questionário prévio aplicado aos alunos. Nessa proposta, não tratamos de elaborar novas listas de tópicos de conteúdo, e sim atender as ideias contidas nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), que são a base do ensino atual, para que o conceito de pressão seja mais compreensível e de simples verificação. Além disso, essa experiência utiliza material de baixo custo, o que torna o experimento economicamente acessível as escolas de ensino médio.Universidade Federal do Rio de JaneiroBrasilInstituto de FísicaUFRJSoares, VitorvaniSouza, Jorge Romero Monteiro de2017-09-25T18:42:54Z2023-12-21T03:02:44Z2005info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://hdl.handle.net/11422/2911porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJ2023-12-21T03:02:44Zoai:pantheon.ufrj.br:11422/2911Repositório InstitucionalPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestpantheon@sibi.ufrj.bropendoar:2023-12-21T03:02:44Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false
dc.title.none.fl_str_mv A experiência da fonte de Heron no ensino médio
title A experiência da fonte de Heron no ensino médio
spellingShingle A experiência da fonte de Heron no ensino médio
Souza, Jorge Romero Monteiro de
Conservação de energia
Ensino médio
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA::FISICA GERAL
title_short A experiência da fonte de Heron no ensino médio
title_full A experiência da fonte de Heron no ensino médio
title_fullStr A experiência da fonte de Heron no ensino médio
title_full_unstemmed A experiência da fonte de Heron no ensino médio
title_sort A experiência da fonte de Heron no ensino médio
author Souza, Jorge Romero Monteiro de
author_facet Souza, Jorge Romero Monteiro de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Soares, Vitorvani
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Jorge Romero Monteiro de
dc.subject.por.fl_str_mv Conservação de energia
Ensino médio
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA::FISICA GERAL
topic Conservação de energia
Ensino médio
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA::FISICA GERAL
description Esse trabalho procura discutir os conceitos de pressão, força e massa no ensino da Física aplicada ao ensino médio, empregando uma análise quantitativa de experimentos realizados em sala de aula. Realizando essa experiência, em sala de aula, procuramos focalizar pontos que frequentemente apresentam divergências entre os alunos, tais como o conceito de pressão e de força, diagnosticados por intermédio de questionário prévio aplicado aos alunos. Nessa proposta, não tratamos de elaborar novas listas de tópicos de conteúdo, e sim atender as ideias contidas nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), que são a base do ensino atual, para que o conceito de pressão seja mais compreensível e de simples verificação. Além disso, essa experiência utiliza material de baixo custo, o que torna o experimento economicamente acessível as escolas de ensino médio.
publishDate 2005
dc.date.none.fl_str_mv 2005
2017-09-25T18:42:54Z
2023-12-21T03:02:44Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11422/2911
url http://hdl.handle.net/11422/2911
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
Brasil
Instituto de Física
UFRJ
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
Brasil
Instituto de Física
UFRJ
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRJ
instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron:UFRJ
instname_str Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron_str UFRJ
institution UFRJ
reponame_str Repositório Institucional da UFRJ
collection Repositório Institucional da UFRJ
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
repository.mail.fl_str_mv pantheon@sibi.ufrj.br
_version_ 1815455966670356480