Entre linhas, reflexos e contrastes: Alice Brill, e a fotografia moderna brasileira

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Victorino, Luiza Apolinário Rangel
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRJ
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11422/19758
Resumo: O presente trabalho se dedica a investigar as possíveis relações entre a produção fotográfica de Alice Brill (1920-2013) e a linguagem da fotografia moderna brasileira, especialmente aquela desenvolvida em meio e sob influência do Foto Cine Clube Bandeirantes (FCCB). A partir de pesquisas no arquivo de Alice no Instituto Moreira Salles, de uma revisão bibliográfica e de análises de exposições que apresentam a obra da fotógrafa ao público geral, pude observar que os registros de Alice da modernização urbana na década de 50, especialmente a experiência da cidade de São Paulo, foram privilegiados enquanto objeto de pesquisa, com ênfase em seu caráter documental e uma aproximação à linguagem do fotojornalismo. Por meio da identificação de lacunas, define-se como objetivo desta pesquisa olhar para a produção fotográfica de Alice através de uma perspectiva que ainda não tem sido explorada: desfocar do seu caráter documental para aproximá-la da estética e linguagem da fotografia moderna brasileira. Para tal, busco (1) selecionar um conjunto de fotografias que dialogue temática e formalmente com a linguagem da fotografia moderna brasileira; (2) criar diálogos entre este conjunto de fotografias de Alice e registros de fotógrafos modernos já consagrados pela historiografia; (3) analisar individualmente as fotografias de Alice previamente selecionadas, a partir de critérios históricos, teórico-estéticos e formais; (4) problematizar a invisibilidade de Alice na historiografia já consolidada sobre fotografia moderna brasileira, a partir de uma perspectiva de gênero.
id UFRJ_4a00f99eececa6d8ecc4f9dc4e986c0a
oai_identifier_str oai:pantheon.ufrj.br:11422/19758
network_acronym_str UFRJ
network_name_str Repositório Institucional da UFRJ
repository_id_str
spelling Victorino, Luiza Apolinário RangelReinaldim, Ivair junior2023-02-27T17:16:25Z2023-11-30T03:05:28Z2022VICTORINO, Luiza Apolinário Rangel. Entre linhas, reflexos e contrastes: Alice Brill e a fotografia moderna brasileira. 2022. 78 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História da Arte) - Escola de Belas Artes, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022.http://hdl.handle.net/11422/19758Submitted by André Araújo (leoaraujo@eba.ufrj.br) on 2023-02-27T17:16:25Z No. of bitstreams: 1 LARVictorino.pdf: 2692227 bytes, checksum: 7aabebbc621efe6f9c006dd0f17c86d7 (MD5)Made available in DSpace on 2023-02-27T17:16:25Z (GMT). No. of bitstreams: 1 LARVictorino.pdf: 2692227 bytes, checksum: 7aabebbc621efe6f9c006dd0f17c86d7 (MD5) Previous issue date: 2022O presente trabalho se dedica a investigar as possíveis relações entre a produção fotográfica de Alice Brill (1920-2013) e a linguagem da fotografia moderna brasileira, especialmente aquela desenvolvida em meio e sob influência do Foto Cine Clube Bandeirantes (FCCB). A partir de pesquisas no arquivo de Alice no Instituto Moreira Salles, de uma revisão bibliográfica e de análises de exposições que apresentam a obra da fotógrafa ao público geral, pude observar que os registros de Alice da modernização urbana na década de 50, especialmente a experiência da cidade de São Paulo, foram privilegiados enquanto objeto de pesquisa, com ênfase em seu caráter documental e uma aproximação à linguagem do fotojornalismo. Por meio da identificação de lacunas, define-se como objetivo desta pesquisa olhar para a produção fotográfica de Alice através de uma perspectiva que ainda não tem sido explorada: desfocar do seu caráter documental para aproximá-la da estética e linguagem da fotografia moderna brasileira. Para tal, busco (1) selecionar um conjunto de fotografias que dialogue temática e formalmente com a linguagem da fotografia moderna brasileira; (2) criar diálogos entre este conjunto de fotografias de Alice e registros de fotógrafos modernos já consagrados pela historiografia; (3) analisar individualmente as fotografias de Alice previamente selecionadas, a partir de critérios históricos, teórico-estéticos e formais; (4) problematizar a invisibilidade de Alice na historiografia já consolidada sobre fotografia moderna brasileira, a partir de uma perspectiva de gênero.porUniversidade Federal do Rio de JaneiroUFRJBrasilEscola de Belas ArtesCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::FUNDAMENTOS E CRITICA DAS ARTES::HISTORIA DA ARTEAlice BrillFotografia modernaHistoriografiaArquivos fotográficosEntre linhas, reflexos e contrastes: Alice Brill, e a fotografia moderna brasileirainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisabertoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81853http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/19758/2/license.txtdd32849f2bfb22da963c3aac6e26e255MD52ORIGINALLARVictorino.pdfLARVictorino.pdfapplication/pdf2692227http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/19758/1/LARVictorino.pdf7aabebbc621efe6f9c006dd0f17c86d7MD5111422/197582023-11-30 00:05:28.751oai:pantheon.ufrj.br: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Repositório de PublicaçõesPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestopendoar:2023-11-30T03:05:28Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Entre linhas, reflexos e contrastes: Alice Brill, e a fotografia moderna brasileira
title Entre linhas, reflexos e contrastes: Alice Brill, e a fotografia moderna brasileira
spellingShingle Entre linhas, reflexos e contrastes: Alice Brill, e a fotografia moderna brasileira
Victorino, Luiza Apolinário Rangel
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::FUNDAMENTOS E CRITICA DAS ARTES::HISTORIA DA ARTE
Alice Brill
Fotografia moderna
Historiografia
Arquivos fotográficos
title_short Entre linhas, reflexos e contrastes: Alice Brill, e a fotografia moderna brasileira
title_full Entre linhas, reflexos e contrastes: Alice Brill, e a fotografia moderna brasileira
title_fullStr Entre linhas, reflexos e contrastes: Alice Brill, e a fotografia moderna brasileira
title_full_unstemmed Entre linhas, reflexos e contrastes: Alice Brill, e a fotografia moderna brasileira
title_sort Entre linhas, reflexos e contrastes: Alice Brill, e a fotografia moderna brasileira
author Victorino, Luiza Apolinário Rangel
author_facet Victorino, Luiza Apolinário Rangel
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Victorino, Luiza Apolinário Rangel
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Reinaldim, Ivair junior
contributor_str_mv Reinaldim, Ivair junior
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::FUNDAMENTOS E CRITICA DAS ARTES::HISTORIA DA ARTE
topic CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::FUNDAMENTOS E CRITICA DAS ARTES::HISTORIA DA ARTE
Alice Brill
Fotografia moderna
Historiografia
Arquivos fotográficos
dc.subject.por.fl_str_mv Alice Brill
Fotografia moderna
Historiografia
Arquivos fotográficos
description O presente trabalho se dedica a investigar as possíveis relações entre a produção fotográfica de Alice Brill (1920-2013) e a linguagem da fotografia moderna brasileira, especialmente aquela desenvolvida em meio e sob influência do Foto Cine Clube Bandeirantes (FCCB). A partir de pesquisas no arquivo de Alice no Instituto Moreira Salles, de uma revisão bibliográfica e de análises de exposições que apresentam a obra da fotógrafa ao público geral, pude observar que os registros de Alice da modernização urbana na década de 50, especialmente a experiência da cidade de São Paulo, foram privilegiados enquanto objeto de pesquisa, com ênfase em seu caráter documental e uma aproximação à linguagem do fotojornalismo. Por meio da identificação de lacunas, define-se como objetivo desta pesquisa olhar para a produção fotográfica de Alice através de uma perspectiva que ainda não tem sido explorada: desfocar do seu caráter documental para aproximá-la da estética e linguagem da fotografia moderna brasileira. Para tal, busco (1) selecionar um conjunto de fotografias que dialogue temática e formalmente com a linguagem da fotografia moderna brasileira; (2) criar diálogos entre este conjunto de fotografias de Alice e registros de fotógrafos modernos já consagrados pela historiografia; (3) analisar individualmente as fotografias de Alice previamente selecionadas, a partir de critérios históricos, teórico-estéticos e formais; (4) problematizar a invisibilidade de Alice na historiografia já consolidada sobre fotografia moderna brasileira, a partir de uma perspectiva de gênero.
publishDate 2022
dc.date.issued.fl_str_mv 2022
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-02-27T17:16:25Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-11-30T03:05:28Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv VICTORINO, Luiza Apolinário Rangel. Entre linhas, reflexos e contrastes: Alice Brill e a fotografia moderna brasileira. 2022. 78 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História da Arte) - Escola de Belas Artes, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11422/19758
identifier_str_mv VICTORINO, Luiza Apolinário Rangel. Entre linhas, reflexos e contrastes: Alice Brill e a fotografia moderna brasileira. 2022. 78 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História da Arte) - Escola de Belas Artes, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022.
url http://hdl.handle.net/11422/19758
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRJ
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Escola de Belas Artes
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRJ
instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron:UFRJ
instname_str Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron_str UFRJ
institution UFRJ
reponame_str Repositório Institucional da UFRJ
collection Repositório Institucional da UFRJ
bitstream.url.fl_str_mv http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/19758/2/license.txt
http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/19758/1/LARVictorino.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv dd32849f2bfb22da963c3aac6e26e255
7aabebbc621efe6f9c006dd0f17c86d7
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1784097278719426560