De volta ao mundo da arte: releitura das Caixas Brillo de Warhol à luz de uma história da gravura
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Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | ARS (São Paulo. Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/ars/article/view/58493 |
Resumo: | A História da Arte tradicional muitas vezes passa ao largo do papel fundamental da gravura na divulgação e distribuição de obras de arte, graças a suas possibilidades quase infinitas de reprodução. Por causa disso, corre-se o risco de perder de vista determinados sentidos que podem ser encontrados em obras contemporâneas. Tratamos aqui das Caixas Brillo de Andy Warhol (1964), consideradas desde sua primeira exposição um prenúncio do "anything goes" (Arthur Danto) e uma crítica à sociedade de consumo, mas que verossimilmente representam um eco da antiga tradição de reprodução de imagens para a divulgação do conhecimento. |
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De volta ao mundo da arte: releitura das Caixas Brillo de Warhol à luz de uma história da gravuraBack to the artwold: a fresh reading of Warhol's Brillo Boxes in the light of a history of engravinggravuraAndy WarholArthur DantoCaixas BrilloprintmakingAndy WarholArthur DantoBrillo BoxesA História da Arte tradicional muitas vezes passa ao largo do papel fundamental da gravura na divulgação e distribuição de obras de arte, graças a suas possibilidades quase infinitas de reprodução. Por causa disso, corre-se o risco de perder de vista determinados sentidos que podem ser encontrados em obras contemporâneas. Tratamos aqui das Caixas Brillo de Andy Warhol (1964), consideradas desde sua primeira exposição um prenúncio do "anything goes" (Arthur Danto) e uma crítica à sociedade de consumo, mas que verossimilmente representam um eco da antiga tradição de reprodução de imagens para a divulgação do conhecimento.Traditional Art History often overlooks the crucial role of printmaking in the dissemination and distribution of works of art thanks to printmaking's enormous ease of reproduction. For that reason we risk losing sight of certain meanings that can be found in contemporary works of art. Andy Warhol's Brillo Boxes (1964) were considered since their first appearance as a herald of the "anything goes" (Arthur Danto) and a criticism of consumer society, but the work very likely represents an echo of the ancient tradition of image reproduction for knowledge promotion.Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes2012-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/ars/article/view/5849310.1590/S1678-53202012000100004ARS (São Paulo); v. 10 n. 19 (2012); 38-47ARS; Vol. 10 Núm. 19 (2012); 38-47ARS; Vol. 10 No. 19 (2012); 38-472178-04471678-5320reponame:ARS (São Paulo. Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/ars/article/view/58493/61477Copyright (c) 2012 Julia Vidileinfo:eu-repo/semantics/openAccessVidile, Julia2015-10-14T18:58:47Zoai:revistas.usp.br:article/58493Revistahttp://www.scielo.br/arsPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||ars@usp.br2178-04471678-5320opendoar:2015-10-14T18:58:47ARS (São Paulo. Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
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