Proposta e avaliação de um sistema de transporte com coordenação distribuída
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | eng |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRJ |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11422/17323 |
Resumo: | Transporte é algo extremamente necessário em centros urbanos e, portanto, este é um tópico de pesquisa importante no mundo todo. Muitas inovações surgiram recentemente na área e muitas já se tornaram indispensáveis para habitantes de grandes metrópoles. Este trabalho apresenta uma proposta de sistema de transporta dedicado que se baseia em automação distribuída, ou seja, na qual a decisão de designação de veículos para clientes é realizada de maneira descentralizada. O sistema é composto por um conjunto de veículos não tripulados de plano de vias fixas, com estações de embarque em posições especificas. Clientes acessam os veículos nessas estações através do envio de requisições de serviço, que solicitam transporte de uma estação de origem para uma de destino. Os veículos executam algoritmos de decisão distribuídos para determinar a alocação dos clientes, algoritmos esses que foram modelados por autômatos. Uma simulação do sistema proposto também foi desenvolvida e utilizada como plataforma para experimentos e para otimizar a operação do sistema. |
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Proposta e avaliação de um sistema de transporte com coordenação distribuídaProposal and evaluation of a transport system with distributed coordinationSistema de TransporteTransporte AutomatizadoRide hailingRide SharingTransporte DistribuídoModelagem por AutômatosSAVsCNPQ::ENGENHARIASTransporte é algo extremamente necessário em centros urbanos e, portanto, este é um tópico de pesquisa importante no mundo todo. Muitas inovações surgiram recentemente na área e muitas já se tornaram indispensáveis para habitantes de grandes metrópoles. Este trabalho apresenta uma proposta de sistema de transporta dedicado que se baseia em automação distribuída, ou seja, na qual a decisão de designação de veículos para clientes é realizada de maneira descentralizada. O sistema é composto por um conjunto de veículos não tripulados de plano de vias fixas, com estações de embarque em posições especificas. Clientes acessam os veículos nessas estações através do envio de requisições de serviço, que solicitam transporte de uma estação de origem para uma de destino. Os veículos executam algoritmos de decisão distribuídos para determinar a alocação dos clientes, algoritmos esses que foram modelados por autômatos. Uma simulação do sistema proposto também foi desenvolvida e utilizada como plataforma para experimentos e para otimizar a operação do sistema.Universidade Federal do Rio de JaneiroBrasilEscola PolitécnicaUFRJBhaya, Amithttp://lattes.cnpq.br/5522681976621233Moreira, Marcos Vicente de BritoFigueiredo, Daniel RattonOliveira, Amanda Camacho Novaes de2022-06-20T19:25:33Z2023-12-21T03:08:58Z2020-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://hdl.handle.net/11422/17323enginfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJ2023-12-21T03:08:58Zoai:pantheon.ufrj.br:11422/17323Repositório InstitucionalPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestpantheon@sibi.ufrj.bropendoar:2023-12-21T03:08:58Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false |
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