Otimização de método de dried blood spot (dbs) para o controle de dopagem de estimulantes e glicocorticoides por técnica de cromatografia líquida de alta eficiência acoplada a Espectromêtria de massas (clae-em)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Laizi Chaves Neife dos
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRJ
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11422/20948
Resumo: A técnica de Dried Blood Spot (DBS) utiliza de quantidades pequenas de amostra de sangue, que são aplicadas a um cartão celulósico, para sua análise. Nos últimos anos a sua utilização no controle de dopagem tem sido frequentemente estudada por iniciativa da Agência Mundial Antidopagem (WADA), cujas atribuições incluem a definição de quais substâncias são proibidas e harmonizar os parâmetros de detecção dos laboratórios por ela acreditados. Com a vigência de documento técnico (TD) publicado pela WADA que prevê o uso de DBS, criouse a necessidade do desenvolvimento de um método com tal abordagem no Laboratório Brasileiro de Controle de Dopagem (LBCD). Portanto, com o objetivo de incluí-lo no escopo de métodos acreditados do LBCD, foi desenvolvido um método na matriz DBS visando a detecção de glicocorticoides e dos estimulantes por cromatografia líquida de alta eficiência acoplada a espectrometria de massas (CLAE-EM). Para isso foram avaliados parâmetros do procedimento de extração como: solução de extração, tempo de banho de ultrassom e influência do hematócrito. Além disso, foi também realizada a validação do método de acordo com critérios definidos pelo International Standard for Laboratories. Como resultado foi desenvolvido e validado um método eficiente para a detecção das substâncias estudadas, sem a influência de hematócrito e com média de rendimento de extração de 83%. O procedimento desenvolvido, e os resultados gerados pela aplicação deste, agrega informações sobre o comportamento de estimulantes e glicocorticoides na matriz DBS, corroborando para a geração de critérios na aplicação este tipo de análise no monitoramento de substâncias proibidas em competição.
id UFRJ_4b7614989d8cd84b66c81d72316f7e52
oai_identifier_str oai:pantheon.ufrj.br:11422/20948
network_acronym_str UFRJ
network_name_str Repositório Institucional da UFRJ
repository_id_str
spelling Otimização de método de dried blood spot (dbs) para o controle de dopagem de estimulantes e glicocorticoides por técnica de cromatografia líquida de alta eficiência acoplada a Espectromêtria de massas (clae-em)DopagemCromatografiaSangueDried Blood Spots (DBS)WADAAgência Mundial AntidopagemCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICAA técnica de Dried Blood Spot (DBS) utiliza de quantidades pequenas de amostra de sangue, que são aplicadas a um cartão celulósico, para sua análise. Nos últimos anos a sua utilização no controle de dopagem tem sido frequentemente estudada por iniciativa da Agência Mundial Antidopagem (WADA), cujas atribuições incluem a definição de quais substâncias são proibidas e harmonizar os parâmetros de detecção dos laboratórios por ela acreditados. Com a vigência de documento técnico (TD) publicado pela WADA que prevê o uso de DBS, criouse a necessidade do desenvolvimento de um método com tal abordagem no Laboratório Brasileiro de Controle de Dopagem (LBCD). Portanto, com o objetivo de incluí-lo no escopo de métodos acreditados do LBCD, foi desenvolvido um método na matriz DBS visando a detecção de glicocorticoides e dos estimulantes por cromatografia líquida de alta eficiência acoplada a espectrometria de massas (CLAE-EM). Para isso foram avaliados parâmetros do procedimento de extração como: solução de extração, tempo de banho de ultrassom e influência do hematócrito. Além disso, foi também realizada a validação do método de acordo com critérios definidos pelo International Standard for Laboratories. Como resultado foi desenvolvido e validado um método eficiente para a detecção das substâncias estudadas, sem a influência de hematócrito e com média de rendimento de extração de 83%. O procedimento desenvolvido, e os resultados gerados pela aplicação deste, agrega informações sobre o comportamento de estimulantes e glicocorticoides na matriz DBS, corroborando para a geração de critérios na aplicação este tipo de análise no monitoramento de substâncias proibidas em competição.Universidade Federal do Rio de JaneiroBrasilInstituto de QuímicaUFRJPereira, Henrique Marcelo Gualbertohttp://lattes.cnpq.br/2027607828812634http://lattes.cnpq.br/9957255512621041Anselmo, Carina de Souzahttp://lattes.cnpq.br/6591696637563040Santos, Laizi Chaves Neife dos2023-06-30T18:46:25Z2023-12-21T03:09:55Z2023info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://hdl.handle.net/11422/20948porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJ2023-12-21T03:09:55Zoai:pantheon.ufrj.br:11422/20948Repositório InstitucionalPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestpantheon@sibi.ufrj.bropendoar:2023-12-21T03:09:55Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false
dc.title.none.fl_str_mv Otimização de método de dried blood spot (dbs) para o controle de dopagem de estimulantes e glicocorticoides por técnica de cromatografia líquida de alta eficiência acoplada a Espectromêtria de massas (clae-em)
title Otimização de método de dried blood spot (dbs) para o controle de dopagem de estimulantes e glicocorticoides por técnica de cromatografia líquida de alta eficiência acoplada a Espectromêtria de massas (clae-em)
spellingShingle Otimização de método de dried blood spot (dbs) para o controle de dopagem de estimulantes e glicocorticoides por técnica de cromatografia líquida de alta eficiência acoplada a Espectromêtria de massas (clae-em)
Santos, Laizi Chaves Neife dos
Dopagem
Cromatografia
Sangue
Dried Blood Spots (DBS)
WADA
Agência Mundial Antidopagem
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA
title_short Otimização de método de dried blood spot (dbs) para o controle de dopagem de estimulantes e glicocorticoides por técnica de cromatografia líquida de alta eficiência acoplada a Espectromêtria de massas (clae-em)
title_full Otimização de método de dried blood spot (dbs) para o controle de dopagem de estimulantes e glicocorticoides por técnica de cromatografia líquida de alta eficiência acoplada a Espectromêtria de massas (clae-em)
title_fullStr Otimização de método de dried blood spot (dbs) para o controle de dopagem de estimulantes e glicocorticoides por técnica de cromatografia líquida de alta eficiência acoplada a Espectromêtria de massas (clae-em)
title_full_unstemmed Otimização de método de dried blood spot (dbs) para o controle de dopagem de estimulantes e glicocorticoides por técnica de cromatografia líquida de alta eficiência acoplada a Espectromêtria de massas (clae-em)
title_sort Otimização de método de dried blood spot (dbs) para o controle de dopagem de estimulantes e glicocorticoides por técnica de cromatografia líquida de alta eficiência acoplada a Espectromêtria de massas (clae-em)
author Santos, Laizi Chaves Neife dos
author_facet Santos, Laizi Chaves Neife dos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Pereira, Henrique Marcelo Gualberto
http://lattes.cnpq.br/2027607828812634
http://lattes.cnpq.br/9957255512621041
Anselmo, Carina de Souza
http://lattes.cnpq.br/6591696637563040
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Laizi Chaves Neife dos
dc.subject.por.fl_str_mv Dopagem
Cromatografia
Sangue
Dried Blood Spots (DBS)
WADA
Agência Mundial Antidopagem
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA
topic Dopagem
Cromatografia
Sangue
Dried Blood Spots (DBS)
WADA
Agência Mundial Antidopagem
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA
description A técnica de Dried Blood Spot (DBS) utiliza de quantidades pequenas de amostra de sangue, que são aplicadas a um cartão celulósico, para sua análise. Nos últimos anos a sua utilização no controle de dopagem tem sido frequentemente estudada por iniciativa da Agência Mundial Antidopagem (WADA), cujas atribuições incluem a definição de quais substâncias são proibidas e harmonizar os parâmetros de detecção dos laboratórios por ela acreditados. Com a vigência de documento técnico (TD) publicado pela WADA que prevê o uso de DBS, criouse a necessidade do desenvolvimento de um método com tal abordagem no Laboratório Brasileiro de Controle de Dopagem (LBCD). Portanto, com o objetivo de incluí-lo no escopo de métodos acreditados do LBCD, foi desenvolvido um método na matriz DBS visando a detecção de glicocorticoides e dos estimulantes por cromatografia líquida de alta eficiência acoplada a espectrometria de massas (CLAE-EM). Para isso foram avaliados parâmetros do procedimento de extração como: solução de extração, tempo de banho de ultrassom e influência do hematócrito. Além disso, foi também realizada a validação do método de acordo com critérios definidos pelo International Standard for Laboratories. Como resultado foi desenvolvido e validado um método eficiente para a detecção das substâncias estudadas, sem a influência de hematócrito e com média de rendimento de extração de 83%. O procedimento desenvolvido, e os resultados gerados pela aplicação deste, agrega informações sobre o comportamento de estimulantes e glicocorticoides na matriz DBS, corroborando para a geração de critérios na aplicação este tipo de análise no monitoramento de substâncias proibidas em competição.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-06-30T18:46:25Z
2023-12-21T03:09:55Z
2023
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11422/20948
url http://hdl.handle.net/11422/20948
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
Brasil
Instituto de Química
UFRJ
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
Brasil
Instituto de Química
UFRJ
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRJ
instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron:UFRJ
instname_str Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron_str UFRJ
institution UFRJ
reponame_str Repositório Institucional da UFRJ
collection Repositório Institucional da UFRJ
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
repository.mail.fl_str_mv pantheon@sibi.ufrj.br
_version_ 1815456048547364864