Análise de medidas governamentais para o combate do vetor Aedes aegypti

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mello, Vera Regina Domingues de
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRJ
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11422/15839
Resumo: Nos últimos anos, verificamos várias ocorrências de doenças como dengue, zika, chikungunya e febre amarela, tendo como insetos vetores o Aedes albopictus e o Aedes aegypti, sendo, no Brasil, o mosquito Aedes aegypti o elo de ligação entre essas doenças, cujos sintomas são tão semelhantes que atrapalham o diagnóstico clínico preciso (RODRIGUEZ, 2015). Em 1986 ocorreram epidemias no Rio de Janeiro e em algumas capitais do Nordeste (FIOCRUZ, 2011a) e o comportamento e a biologia do vetor são os grandes desafios para o seu controle e erradicação, já que o A. aegypti é um vetor oportunista, com fácil adaptação ao ambiente das cidades, principalmente se levarmos em conta os problemas típicos dos centros urbanos, como saneamento básico e a falta de coleta de lixo regular (ZARA et al, 2017). Várias pesquisas são realizadas buscando conhecer melhor o ciclo de vida do vetor e assim conseguir atacar a sua proliferação por formas biológicas, químicas e mecânicas. Campanhas de combate aos criadouros são realizadas, porém o mosquito continua se proliferando. Tal fato nos leva a refletir e analisar se as orientações difundidas pelas campanhas possuem clareza nas informações, com linguagem adaptada à população, divulgação abrangente e a existência de outros possíveis métodos para alcançar e sensibilizar a população para real necessidade de mudança em suas ações, tornando-se vigilantes não só no verão, mas durante as demais estações, aproveitando a fragilidade do vetor se desenvolver no frio (IRR, 2017).
id UFRJ_4ecd16fe66db06355439f151c873a2b8
oai_identifier_str oai:pantheon.ufrj.br:11422/15839
network_acronym_str UFRJ
network_name_str Repositório Institucional da UFRJ
repository_id_str
spelling Análise de medidas governamentais para o combate do vetor Aedes aegyptiAedesVigilância em saúde públicaPolítica de saúdeBrasilDengueZika virusVírus chikungunyaPublic health surveillanceHealth policyBrazilChikungunya virusCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::SAUDE COLETIVA::SAUDE PUBLICANos últimos anos, verificamos várias ocorrências de doenças como dengue, zika, chikungunya e febre amarela, tendo como insetos vetores o Aedes albopictus e o Aedes aegypti, sendo, no Brasil, o mosquito Aedes aegypti o elo de ligação entre essas doenças, cujos sintomas são tão semelhantes que atrapalham o diagnóstico clínico preciso (RODRIGUEZ, 2015). Em 1986 ocorreram epidemias no Rio de Janeiro e em algumas capitais do Nordeste (FIOCRUZ, 2011a) e o comportamento e a biologia do vetor são os grandes desafios para o seu controle e erradicação, já que o A. aegypti é um vetor oportunista, com fácil adaptação ao ambiente das cidades, principalmente se levarmos em conta os problemas típicos dos centros urbanos, como saneamento básico e a falta de coleta de lixo regular (ZARA et al, 2017). Várias pesquisas são realizadas buscando conhecer melhor o ciclo de vida do vetor e assim conseguir atacar a sua proliferação por formas biológicas, químicas e mecânicas. Campanhas de combate aos criadouros são realizadas, porém o mosquito continua se proliferando. Tal fato nos leva a refletir e analisar se as orientações difundidas pelas campanhas possuem clareza nas informações, com linguagem adaptada à população, divulgação abrangente e a existência de outros possíveis métodos para alcançar e sensibilizar a população para real necessidade de mudança em suas ações, tornando-se vigilantes não só no verão, mas durante as demais estações, aproveitando a fragilidade do vetor se desenvolver no frio (IRR, 2017).Universidade Federal do Rio de JaneiroBrasilInstituto de BiologiaUFRJBraga, Pollyana BarcelosMello, Vera Regina Domingues de2021-12-23T15:37:07Z2023-12-21T03:08:43Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisMELLO, Vera Regina Domingues de. Análise de medidas governamentais para o combate do vetor Aedes aegypti. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) - Instituto de Biologia, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018.http://hdl.handle.net/11422/15839porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJ2023-12-21T03:08:43Zoai:pantheon.ufrj.br:11422/15839Repositório InstitucionalPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestpantheon@sibi.ufrj.bropendoar:2024-11-11T16:26:01.219507Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false
dc.title.none.fl_str_mv Análise de medidas governamentais para o combate do vetor Aedes aegypti
title Análise de medidas governamentais para o combate do vetor Aedes aegypti
spellingShingle Análise de medidas governamentais para o combate do vetor Aedes aegypti
Mello, Vera Regina Domingues de
Aedes
Vigilância em saúde pública
Política de saúde
Brasil
Dengue
Zika virus
Vírus chikungunya
Public health surveillance
Health policy
Brazil
Chikungunya virus
CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::SAUDE COLETIVA::SAUDE PUBLICA
title_short Análise de medidas governamentais para o combate do vetor Aedes aegypti
title_full Análise de medidas governamentais para o combate do vetor Aedes aegypti
title_fullStr Análise de medidas governamentais para o combate do vetor Aedes aegypti
title_full_unstemmed Análise de medidas governamentais para o combate do vetor Aedes aegypti
title_sort Análise de medidas governamentais para o combate do vetor Aedes aegypti
author Mello, Vera Regina Domingues de
author_facet Mello, Vera Regina Domingues de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Braga, Pollyana Barcelos
dc.contributor.author.fl_str_mv Mello, Vera Regina Domingues de
dc.subject.por.fl_str_mv Aedes
Vigilância em saúde pública
Política de saúde
Brasil
Dengue
Zika virus
Vírus chikungunya
Public health surveillance
Health policy
Brazil
Chikungunya virus
CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::SAUDE COLETIVA::SAUDE PUBLICA
topic Aedes
Vigilância em saúde pública
Política de saúde
Brasil
Dengue
Zika virus
Vírus chikungunya
Public health surveillance
Health policy
Brazil
Chikungunya virus
CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::SAUDE COLETIVA::SAUDE PUBLICA
description Nos últimos anos, verificamos várias ocorrências de doenças como dengue, zika, chikungunya e febre amarela, tendo como insetos vetores o Aedes albopictus e o Aedes aegypti, sendo, no Brasil, o mosquito Aedes aegypti o elo de ligação entre essas doenças, cujos sintomas são tão semelhantes que atrapalham o diagnóstico clínico preciso (RODRIGUEZ, 2015). Em 1986 ocorreram epidemias no Rio de Janeiro e em algumas capitais do Nordeste (FIOCRUZ, 2011a) e o comportamento e a biologia do vetor são os grandes desafios para o seu controle e erradicação, já que o A. aegypti é um vetor oportunista, com fácil adaptação ao ambiente das cidades, principalmente se levarmos em conta os problemas típicos dos centros urbanos, como saneamento básico e a falta de coleta de lixo regular (ZARA et al, 2017). Várias pesquisas são realizadas buscando conhecer melhor o ciclo de vida do vetor e assim conseguir atacar a sua proliferação por formas biológicas, químicas e mecânicas. Campanhas de combate aos criadouros são realizadas, porém o mosquito continua se proliferando. Tal fato nos leva a refletir e analisar se as orientações difundidas pelas campanhas possuem clareza nas informações, com linguagem adaptada à população, divulgação abrangente e a existência de outros possíveis métodos para alcançar e sensibilizar a população para real necessidade de mudança em suas ações, tornando-se vigilantes não só no verão, mas durante as demais estações, aproveitando a fragilidade do vetor se desenvolver no frio (IRR, 2017).
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018
2021-12-23T15:37:07Z
2023-12-21T03:08:43Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv MELLO, Vera Regina Domingues de. Análise de medidas governamentais para o combate do vetor Aedes aegypti. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) - Instituto de Biologia, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018.
http://hdl.handle.net/11422/15839
identifier_str_mv MELLO, Vera Regina Domingues de. Análise de medidas governamentais para o combate do vetor Aedes aegypti. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) - Instituto de Biologia, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018.
url http://hdl.handle.net/11422/15839
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
Brasil
Instituto de Biologia
UFRJ
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
Brasil
Instituto de Biologia
UFRJ
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRJ
instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron:UFRJ
instname_str Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron_str UFRJ
institution UFRJ
reponame_str Repositório Institucional da UFRJ
collection Repositório Institucional da UFRJ
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
repository.mail.fl_str_mv pantheon@sibi.ufrj.br
_version_ 1823672660187414528