Memorial de processo: Striptease de Lola Arias
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRJ |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11422/15860 |
Resumo: | Escrito pela artista argentina Lola Arias, Striptease é o segundo texto de uma trilogia chamada por ela de Trilogía del amor. Um homem e uma mulher se conhecem em uma Buenos Aires pós-nuclear, se casam, tem um bebê e se separam. Em Striptease um reencontro regido pelo silêncio de uma ligação telefônica. O que se diz? O que se pode dizer? A incomunicabilidade que se sobrepõe à memória de uma história vivida a dois (na adaptação cênica, a duas). É o fim. Um fim que é sempre meio. Entre. Já outro e ainda o mesmo. Já adulto e ainda bebê. A obra, dirigida por mim, foi proposta como projeto experimental de teatro para minha formatura no curso de Direção Teatral da UFRJ, e foi apresentada na XIX Mostra de Teatro da UFRJ nos dias 3, 4 e 5 de dezembro de 2019. Em cena, a atriz Elisa Ottoni dá vida a essa mulher. Presença num espaço vazio. Sem água. E sem a outra. É apenas ela e uma voz. A outra que, por ausência física, preenche todo o espaço através do som. Branco. A dramaturgia da artista argentina coloca em diálogo toda a dificuldade de se lidar com o fim. E a montagem dirigida por mim, propôs colocar em cena todo o vazio deixado por essa outra fisicalidade que já não existe mais. Já não é mais matéria. O fim é a solidão, a permanência e o reencontro. |
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Bueno, Henrique dos SantosLírio, Gabriela2021-12-30T18:42:47Z2023-11-30T03:04:38Z2019-12-09BUENO, Henrique dos Santos. Memorial de processo: Striptease de Lola Arias. 2019. 33 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Artes Cênicas – Habilitação em Direção Teatral) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2019.http://hdl.handle.net/11422/15860Submitted by Biblioteca do CFCH CFCH (tccpantheonbibliotecacfch@gmail.com) on 2021-09-14T16:08:18Z No. of bitstreams: 1 HBueno.pdf: 558826 bytes, checksum: 0bee600c3cc344c0dafeb2828744be6c (MD5)Made available in DSpace on 2021-12-30T18:42:47Z (GMT). No. of bitstreams: 1 HBueno.pdf: 558826 bytes, checksum: 0bee600c3cc344c0dafeb2828744be6c (MD5) Previous issue date: 2019-12-09Escrito pela artista argentina Lola Arias, Striptease é o segundo texto de uma trilogia chamada por ela de Trilogía del amor. Um homem e uma mulher se conhecem em uma Buenos Aires pós-nuclear, se casam, tem um bebê e se separam. Em Striptease um reencontro regido pelo silêncio de uma ligação telefônica. O que se diz? O que se pode dizer? A incomunicabilidade que se sobrepõe à memória de uma história vivida a dois (na adaptação cênica, a duas). É o fim. Um fim que é sempre meio. Entre. Já outro e ainda o mesmo. Já adulto e ainda bebê. A obra, dirigida por mim, foi proposta como projeto experimental de teatro para minha formatura no curso de Direção Teatral da UFRJ, e foi apresentada na XIX Mostra de Teatro da UFRJ nos dias 3, 4 e 5 de dezembro de 2019. Em cena, a atriz Elisa Ottoni dá vida a essa mulher. Presença num espaço vazio. Sem água. E sem a outra. É apenas ela e uma voz. A outra que, por ausência física, preenche todo o espaço através do som. Branco. A dramaturgia da artista argentina coloca em diálogo toda a dificuldade de se lidar com o fim. E a montagem dirigida por mim, propôs colocar em cena todo o vazio deixado por essa outra fisicalidade que já não existe mais. Já não é mais matéria. O fim é a solidão, a permanência e o reencontro.porUniversidade Federal do Rio de JaneiroUFRJBrasilEscola de ComunicaçãoCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::TEATRO::DIRECAO TEATRALTécnica teatralProdução teatralDramaturgiaEsquecimentoMemorial de processo: Striptease de Lola Ariasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisabertoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81853http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/15860/2/license.txtdd32849f2bfb22da963c3aac6e26e255MD52ORIGINALHBueno.pdfHBueno.pdfapplication/pdf558826http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/15860/1/HBueno.pdf0bee600c3cc344c0dafeb2828744be6cMD5111422/158602023-11-30 00:04:38.038oai:pantheon.ufrj.br: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Repositório de PublicaçõesPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestopendoar:2023-11-30T03:04:38Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false |
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