Livros infantis em signwriting: um estudo de caso sobre Cinderela surda, Rapunzel surda e O Feijãozinho surdo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Araújo, Carolina Carvalho Rosa de
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRJ
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11422/8833
Resumo: A Lei nº 10.436, que entrou em vigor em 2002, passou a considerar a Libras (Língua Brasileira de Sinais) uma língua oficial do Brasil. Em 1996, seis anos antes, chegara ao país o SignWriting, um sistema de escrita que pode ser adaptado para qualquer língua de sinais. O reconhecimento da Língua Brasileira de Sinais por parte do governo, assim como a possibilidade de uso dessa língua no formato escrito, foram avanços de alta importância para a comunidade surda. No entanto, os surdos brasileiros ainda enfrentam muitas barreiras que dificultam sua efetiva inserção na sociedade. São poucas as escolas com profissionais capacitados para ensinar alunos surdos, a Libras não é parte obrigatória do currículo escolar e o SignWriting ainda é uma forma de escrita pouco difundida. Enquanto isso, esses brasileiros – 9,7 milhões de pessoas –, são produtores e consumidores de artigos editoriais, da mesma forma que a porção ouvinte da população. Este trabalho parte da visão da surdez como diferença, e não como deficiência; buscando, nos Estudos Surdos, através dos autores CAPOVILLA, KARNOPP, QUADROS, SKLIAR, STROBEL e STUMPF, embasamento teórico para a compreensão da surdez e da cultura surda. Nossa proposta é identificar como se apresentam no mercado editorial de livros infantis em SignWriting, abordando, inclusive, o tamanho desse mercado consumidor e a importância de atingi-lo. Analisaremos os livros infantis bilíngues (escritos em SignWriting e em Português) publicados pela editora da ULBRA, sendo eles: Cinderela surda, Rapunzel surda e O Feijãozinho surdo.
id UFRJ_4f98ddfc2e451ded26395243a4224c03
oai_identifier_str oai:pantheon.ufrj.br:11422/8833
network_acronym_str UFRJ
network_name_str Repositório Institucional da UFRJ
repository_id_str
spelling Livros infantis em signwriting: um estudo de caso sobre Cinderela surda, Rapunzel surda e O Feijãozinho surdoLivro didáticoLiteratura infantojuvenilEditoraçãoLíngua de sinaisCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAOA Lei nº 10.436, que entrou em vigor em 2002, passou a considerar a Libras (Língua Brasileira de Sinais) uma língua oficial do Brasil. Em 1996, seis anos antes, chegara ao país o SignWriting, um sistema de escrita que pode ser adaptado para qualquer língua de sinais. O reconhecimento da Língua Brasileira de Sinais por parte do governo, assim como a possibilidade de uso dessa língua no formato escrito, foram avanços de alta importância para a comunidade surda. No entanto, os surdos brasileiros ainda enfrentam muitas barreiras que dificultam sua efetiva inserção na sociedade. São poucas as escolas com profissionais capacitados para ensinar alunos surdos, a Libras não é parte obrigatória do currículo escolar e o SignWriting ainda é uma forma de escrita pouco difundida. Enquanto isso, esses brasileiros – 9,7 milhões de pessoas –, são produtores e consumidores de artigos editoriais, da mesma forma que a porção ouvinte da população. Este trabalho parte da visão da surdez como diferença, e não como deficiência; buscando, nos Estudos Surdos, através dos autores CAPOVILLA, KARNOPP, QUADROS, SKLIAR, STROBEL e STUMPF, embasamento teórico para a compreensão da surdez e da cultura surda. Nossa proposta é identificar como se apresentam no mercado editorial de livros infantis em SignWriting, abordando, inclusive, o tamanho desse mercado consumidor e a importância de atingi-lo. Analisaremos os livros infantis bilíngues (escritos em SignWriting e em Português) publicados pela editora da ULBRA, sendo eles: Cinderela surda, Rapunzel surda e O Feijãozinho surdo.Universidade Federal do Rio de JaneiroBrasilEscola de ComunicaçãoUFRJFernandes, Amauryhttp://lattes.cnpq.br/4122556035502006Feijó, Máriohttp://lattes.cnpq.br/5152972526429719Mendes, Claudiahttp://lattes.cnpq.br/9967897017496723Araújo, Carolina Carvalho Rosa de2019-07-16T18:49:00Z2023-12-21T03:01:25Z2018-12-06info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisARAÚJO, Carolina Carvalho Rosa de. Livros infantis em signwriting: um estudo de caso sobre Cinderela surda, Rapunzel surda e O Feijãozinho surdo. Rio de Janeiro, 2018. 104 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Comunicação - Habilitação em Produção Editorial) – Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018.http://hdl.handle.net/11422/8833porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJ2024-10-04T19:32:24Zoai:pantheon.ufrj.br:11422/8833Repositório InstitucionalPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestpantheon@sibi.ufrj.bropendoar:2024-10-04T19:32:24Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false
dc.title.none.fl_str_mv Livros infantis em signwriting: um estudo de caso sobre Cinderela surda, Rapunzel surda e O Feijãozinho surdo
title Livros infantis em signwriting: um estudo de caso sobre Cinderela surda, Rapunzel surda e O Feijãozinho surdo
spellingShingle Livros infantis em signwriting: um estudo de caso sobre Cinderela surda, Rapunzel surda e O Feijãozinho surdo
Araújo, Carolina Carvalho Rosa de
Livro didático
Literatura infantojuvenil
Editoração
Língua de sinais
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO
title_short Livros infantis em signwriting: um estudo de caso sobre Cinderela surda, Rapunzel surda e O Feijãozinho surdo
title_full Livros infantis em signwriting: um estudo de caso sobre Cinderela surda, Rapunzel surda e O Feijãozinho surdo
title_fullStr Livros infantis em signwriting: um estudo de caso sobre Cinderela surda, Rapunzel surda e O Feijãozinho surdo
title_full_unstemmed Livros infantis em signwriting: um estudo de caso sobre Cinderela surda, Rapunzel surda e O Feijãozinho surdo
title_sort Livros infantis em signwriting: um estudo de caso sobre Cinderela surda, Rapunzel surda e O Feijãozinho surdo
author Araújo, Carolina Carvalho Rosa de
author_facet Araújo, Carolina Carvalho Rosa de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Fernandes, Amaury
http://lattes.cnpq.br/4122556035502006
Feijó, Mário
http://lattes.cnpq.br/5152972526429719
Mendes, Claudia
http://lattes.cnpq.br/9967897017496723
dc.contributor.author.fl_str_mv Araújo, Carolina Carvalho Rosa de
dc.subject.por.fl_str_mv Livro didático
Literatura infantojuvenil
Editoração
Língua de sinais
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO
topic Livro didático
Literatura infantojuvenil
Editoração
Língua de sinais
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO
description A Lei nº 10.436, que entrou em vigor em 2002, passou a considerar a Libras (Língua Brasileira de Sinais) uma língua oficial do Brasil. Em 1996, seis anos antes, chegara ao país o SignWriting, um sistema de escrita que pode ser adaptado para qualquer língua de sinais. O reconhecimento da Língua Brasileira de Sinais por parte do governo, assim como a possibilidade de uso dessa língua no formato escrito, foram avanços de alta importância para a comunidade surda. No entanto, os surdos brasileiros ainda enfrentam muitas barreiras que dificultam sua efetiva inserção na sociedade. São poucas as escolas com profissionais capacitados para ensinar alunos surdos, a Libras não é parte obrigatória do currículo escolar e o SignWriting ainda é uma forma de escrita pouco difundida. Enquanto isso, esses brasileiros – 9,7 milhões de pessoas –, são produtores e consumidores de artigos editoriais, da mesma forma que a porção ouvinte da população. Este trabalho parte da visão da surdez como diferença, e não como deficiência; buscando, nos Estudos Surdos, através dos autores CAPOVILLA, KARNOPP, QUADROS, SKLIAR, STROBEL e STUMPF, embasamento teórico para a compreensão da surdez e da cultura surda. Nossa proposta é identificar como se apresentam no mercado editorial de livros infantis em SignWriting, abordando, inclusive, o tamanho desse mercado consumidor e a importância de atingi-lo. Analisaremos os livros infantis bilíngues (escritos em SignWriting e em Português) publicados pela editora da ULBRA, sendo eles: Cinderela surda, Rapunzel surda e O Feijãozinho surdo.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-12-06
2019-07-16T18:49:00Z
2023-12-21T03:01:25Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv ARAÚJO, Carolina Carvalho Rosa de. Livros infantis em signwriting: um estudo de caso sobre Cinderela surda, Rapunzel surda e O Feijãozinho surdo. Rio de Janeiro, 2018. 104 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Comunicação - Habilitação em Produção Editorial) – Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018.
http://hdl.handle.net/11422/8833
identifier_str_mv ARAÚJO, Carolina Carvalho Rosa de. Livros infantis em signwriting: um estudo de caso sobre Cinderela surda, Rapunzel surda e O Feijãozinho surdo. Rio de Janeiro, 2018. 104 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Comunicação - Habilitação em Produção Editorial) – Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018.
url http://hdl.handle.net/11422/8833
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
Brasil
Escola de Comunicação
UFRJ
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
Brasil
Escola de Comunicação
UFRJ
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRJ
instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron:UFRJ
instname_str Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron_str UFRJ
institution UFRJ
reponame_str Repositório Institucional da UFRJ
collection Repositório Institucional da UFRJ
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
repository.mail.fl_str_mv pantheon@sibi.ufrj.br
_version_ 1815455992616321024