As paixões complexas em discursos de fake news: uma análise semiótica
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRJ |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11422/18288 |
Resumo: | Nesse estudo, fundamentado e desenvolvido a partir da perspectiva teórico-metodológica da semiótica de linha francesa, que propõe uma metodologia de interpretação de textos, nossa atenção se voltará à recorrência das paixões complexas nos discursos de fake news e aos recursos sensíveis empregados pelo enunciador e os efeitos passionais produzidos para conquistar a adesão do enunciatário, envolvendo-o afetivamente. Segundo Greimas (2014), há uma relação fundamental entre enunciador e enunciatário na construção dos discursos e um acordo implícito entre esses dois actantes sobre como se deve interpretar o enunciado e seu estatuto veridctório (verdadeiro, falso, secreto e mentiroso), o que é denominado contrato de veridicção. Entre essas instâncias há um acordo tácito chamado de contrato fiduciário, que envolve o compartilhamento dos valores transmitidos e a crença no dizer. Dessa forma, quando o destinador apresenta um valor, o destinatário irá verificar se é um valor aceitável, fazendo com que a primeira avaliação seja desse sujeito. A sanção veridictória de um discurso (ser ou não ser) pode se estabelecer no âmbito sensível e no âmbito inteligível (GOMES, 2019). Dessa forma, as paixões mostram-se relevantes uma vez que manipulam o jeito de ler o discurso e interferem na sanção do contrato de veridicção, e sua investigação “explica a organização semântica da narrativa, ou seja, os ‘estados de alma’ dos sujeitos, modificados no desenrolar da história” (BARROS, 2005, p. 52). Para a análise, é preciso observar os arranjos modais e tensivos e a organização geral da narrativa do discurso, que podem apontar tanto para as paixões simples, que resultam de um único arranjo modal, quanto para as paixões complexas, que resultam de uma sequência discursiva que se desenvolve em vários percursos passionais. Para a análise qualitativa, foram selecionadas as primeiras 20 notícias de janeiro de 2022 da agência de verificação Lupa, com exceção daquelas que continham vídeo. A escolha pela coleta das fake news a partir da agência verificadora se deu, em grande parte, pela dificuldade de se encontrar as publicações originais depois de um certo tempo, considerando os esforços, tanto judiciais quanto das próprias redes sociais, de derrubada de notícias falsas que circulam na rede. Os resultados da análise mostraram que, no período selecionado para constituir o corpus, as fake news mobilizam principalmente as paixões complexas da indignação, decepção e satisfação. |
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No. of bitstreams: 1 VAVYamahata.pdf: 1251778 bytes, checksum: ed6767f585681970e97b9fd4bd887bb7 (MD5) Previous issue date: 2022Nesse estudo, fundamentado e desenvolvido a partir da perspectiva teórico-metodológica da semiótica de linha francesa, que propõe uma metodologia de interpretação de textos, nossa atenção se voltará à recorrência das paixões complexas nos discursos de fake news e aos recursos sensíveis empregados pelo enunciador e os efeitos passionais produzidos para conquistar a adesão do enunciatário, envolvendo-o afetivamente. Segundo Greimas (2014), há uma relação fundamental entre enunciador e enunciatário na construção dos discursos e um acordo implícito entre esses dois actantes sobre como se deve interpretar o enunciado e seu estatuto veridctório (verdadeiro, falso, secreto e mentiroso), o que é denominado contrato de veridicção. Entre essas instâncias há um acordo tácito chamado de contrato fiduciário, que envolve o compartilhamento dos valores transmitidos e a crença no dizer. Dessa forma, quando o destinador apresenta um valor, o destinatário irá verificar se é um valor aceitável, fazendo com que a primeira avaliação seja desse sujeito. A sanção veridictória de um discurso (ser ou não ser) pode se estabelecer no âmbito sensível e no âmbito inteligível (GOMES, 2019). Dessa forma, as paixões mostram-se relevantes uma vez que manipulam o jeito de ler o discurso e interferem na sanção do contrato de veridicção, e sua investigação “explica a organização semântica da narrativa, ou seja, os ‘estados de alma’ dos sujeitos, modificados no desenrolar da história” (BARROS, 2005, p. 52). Para a análise, é preciso observar os arranjos modais e tensivos e a organização geral da narrativa do discurso, que podem apontar tanto para as paixões simples, que resultam de um único arranjo modal, quanto para as paixões complexas, que resultam de uma sequência discursiva que se desenvolve em vários percursos passionais. Para a análise qualitativa, foram selecionadas as primeiras 20 notícias de janeiro de 2022 da agência de verificação Lupa, com exceção daquelas que continham vídeo. A escolha pela coleta das fake news a partir da agência verificadora se deu, em grande parte, pela dificuldade de se encontrar as publicações originais depois de um certo tempo, considerando os esforços, tanto judiciais quanto das próprias redes sociais, de derrubada de notícias falsas que circulam na rede. Os resultados da análise mostraram que, no período selecionado para constituir o corpus, as fake news mobilizam principalmente as paixões complexas da indignação, decepção e satisfação.porUniversidade Federal do Rio de JaneiroUFRJBrasilFaculdade de LetrasCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESSemióticaPaixãoInterpretaçãoNotícias falsasLíngua portuguesaAs paixões complexas em discursos de fake news: uma análise semióticainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisabertoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81853http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/18288/2/license.txtdd32849f2bfb22da963c3aac6e26e255MD52ORIGINALVAVYamahata.pdfVAVYamahata.pdfapplication/pdf1251778http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/18288/1/VAVYamahata.pdfed6767f585681970e97b9fd4bd887bb7MD5111422/182882023-11-30 00:05:09.119oai:pantheon.ufrj.br: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Repositório de PublicaçõesPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestopendoar:2023-11-30T03:05:09Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false |
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