Atravessando sinais fechados: negociações de gênero no consumo brasileiro de automóveis

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Campos, Roberta Dias
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Casotti, Letícia Moreira, Mendonça, Fabrício Molica de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRJ
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11422/9240
Resumo: Se por um lado, autores discutem a relação íntima entre o automóvel e sua função expressiva na condição masculina de gênero, por outro, é frequente a publicação na mídia de pesquisas que apontam a crescente importância da mulher no processo de decisão de compra do automóvel familiar. A categoria de automóveis projeta um espaço favorável para discutir o encontro de práticas e significações de consumo masculinas e femininas, que, ao serem investidas sobre o mesmo produto, geram um cenário turbulento e enriquecedor. O objetivo deste trabalho foi investigar a construção de práticas e narrativas de consumo em espaço de litígio de gênero, onde homens e mulheres adotam o mesmo mercado como recurso para a formatação de suas identidades de gênero particulares e opostas. Foram realizadas entrevistas em profundidade (RJ e MG) e grupos de discussão com homens e mulheres. Propomos o conceito de arena de gênero, definido como o espaço de consumo, que apresenta marcações identitárias específicas, oferecendo uma nova camada de interpretação da questão de gênero, no encontro entre objeto e indivíduo. A construção de identidades de gênero adotam recursos simbólicos e materiais, mas se desenrolam em espaços que filtram e redefinem essas mensagens.
id UFRJ_50d37c8c654f5fb8537342cfc03521cd
oai_identifier_str oai:pantheon.ufrj.br:11422/9240
network_acronym_str UFRJ
network_name_str Repositório Institucional da UFRJ
repository_id_str
spelling Campos, Roberta DiasCasotti, Letícia MoreiraMendonça, Fabrício Molica de2019-08-29T14:37:05Z2023-11-30T03:00:58Z2017-121676-9783http://hdl.handle.net/11422/9240Se por um lado, autores discutem a relação íntima entre o automóvel e sua função expressiva na condição masculina de gênero, por outro, é frequente a publicação na mídia de pesquisas que apontam a crescente importância da mulher no processo de decisão de compra do automóvel familiar. A categoria de automóveis projeta um espaço favorável para discutir o encontro de práticas e significações de consumo masculinas e femininas, que, ao serem investidas sobre o mesmo produto, geram um cenário turbulento e enriquecedor. O objetivo deste trabalho foi investigar a construção de práticas e narrativas de consumo em espaço de litígio de gênero, onde homens e mulheres adotam o mesmo mercado como recurso para a formatação de suas identidades de gênero particulares e opostas. Foram realizadas entrevistas em profundidade (RJ e MG) e grupos de discussão com homens e mulheres. Propomos o conceito de arena de gênero, definido como o espaço de consumo, que apresenta marcações identitárias específicas, oferecendo uma nova camada de interpretação da questão de gênero, no encontro entre objeto e indivíduo. A construção de identidades de gênero adotam recursos simbólicos e materiais, mas se desenrolam em espaços que filtram e redefinem essas mensagens.Some authors discuss the intimate relationship between the automobile and its expressive function of the masculine gender condition. On the other hand, media often refer to the researches on the increasing importance of women in the decision process of buying the family car. The category of automobiles projects a favorable space to discuss the encounter of practices and meanings of consumption for men and women, which, when invested in the same product, generate a turbulent and enriching scenario. The objective of this work was to investigate the construction of consumer practices and narratives in a gender litigation area, where men and women adopt the same market as a resource for formatting their particular and opposing gender identities. We conducted in-depth interviews (RJ and MG) and discussion groups with men and women. With this paper, we propose the concept of gender arenas, defined as the space of consumption that presents specific identity marks, offering a new layer of interpretation of the gender issue, in the encounter between object and individual. The construction of gender identities adopt symbolic and material resources, but they unfold in spaces that filter and redefine these messages.Submitted by Regina Cardoso (regina.cardoso@coppead.ufrj.br) on 2019-07-30T16:22:23Z No. of bitstreams: 1 Atravessando sinais fechados-min.pdf: 132950 bytes, checksum: ce74d6960d8eb1f0e5354ca986933dac (MD5)Approved for entry into archive by patricia fernandes (patriciarosas@sibi.ufrj.br) on 2019-08-29T14:37:05Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Atravessando sinais fechados-min.pdf: 132950 bytes, checksum: ce74d6960d8eb1f0e5354ca986933dac (MD5)Made available in DSpace on 2019-08-29T14:37:05Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Atravessando sinais fechados-min.pdf: 132950 bytes, checksum: ce74d6960d8eb1f0e5354ca986933dac (MD5) Previous issue date: 2017-12porUniversidade Estadual de MaringáUEMBrasilInstituto COPPEAD de AdministraçãoRIMAR Revista Interdisciplinar de MarketingCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOIdentidade de gêneroAutomóveisConsumoGender identifyAutomobilesConsumptionAtravessando sinais fechados: negociações de gênero no consumo brasileiro de automóveisCrossing red lights: gender negotiations in Brazilian automobile consumptioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article72194207abertoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJORIGINALAtravessando sinais fechados-min.pdfAtravessando sinais fechados-min.pdfapplication/pdf132950http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/9240/1/Atravessando+sinais+fechados-min.pdfce74d6960d8eb1f0e5354ca986933dacMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81853http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/9240/2/license.txtdd32849f2bfb22da963c3aac6e26e255MD5211422/92402023-11-30 00:00:58.863oai:pantheon.ufrj.br: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Repositório de PublicaçõesPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestopendoar:2023-11-30T03:00:58Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Atravessando sinais fechados: negociações de gênero no consumo brasileiro de automóveis
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Crossing red lights: gender negotiations in Brazilian automobile consumption
title Atravessando sinais fechados: negociações de gênero no consumo brasileiro de automóveis
spellingShingle Atravessando sinais fechados: negociações de gênero no consumo brasileiro de automóveis
Campos, Roberta Dias
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
Identidade de gênero
Automóveis
Consumo
Gender identify
Automobiles
Consumption
title_short Atravessando sinais fechados: negociações de gênero no consumo brasileiro de automóveis
title_full Atravessando sinais fechados: negociações de gênero no consumo brasileiro de automóveis
title_fullStr Atravessando sinais fechados: negociações de gênero no consumo brasileiro de automóveis
title_full_unstemmed Atravessando sinais fechados: negociações de gênero no consumo brasileiro de automóveis
title_sort Atravessando sinais fechados: negociações de gênero no consumo brasileiro de automóveis
author Campos, Roberta Dias
author_facet Campos, Roberta Dias
Casotti, Letícia Moreira
Mendonça, Fabrício Molica de
author_role author
author2 Casotti, Letícia Moreira
Mendonça, Fabrício Molica de
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Campos, Roberta Dias
Casotti, Letícia Moreira
Mendonça, Fabrício Molica de
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
topic CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
Identidade de gênero
Automóveis
Consumo
Gender identify
Automobiles
Consumption
dc.subject.por.fl_str_mv Identidade de gênero
Automóveis
Consumo
dc.subject.eng.fl_str_mv Gender identify
Automobiles
Consumption
description Se por um lado, autores discutem a relação íntima entre o automóvel e sua função expressiva na condição masculina de gênero, por outro, é frequente a publicação na mídia de pesquisas que apontam a crescente importância da mulher no processo de decisão de compra do automóvel familiar. A categoria de automóveis projeta um espaço favorável para discutir o encontro de práticas e significações de consumo masculinas e femininas, que, ao serem investidas sobre o mesmo produto, geram um cenário turbulento e enriquecedor. O objetivo deste trabalho foi investigar a construção de práticas e narrativas de consumo em espaço de litígio de gênero, onde homens e mulheres adotam o mesmo mercado como recurso para a formatação de suas identidades de gênero particulares e opostas. Foram realizadas entrevistas em profundidade (RJ e MG) e grupos de discussão com homens e mulheres. Propomos o conceito de arena de gênero, definido como o espaço de consumo, que apresenta marcações identitárias específicas, oferecendo uma nova camada de interpretação da questão de gênero, no encontro entre objeto e indivíduo. A construção de identidades de gênero adotam recursos simbólicos e materiais, mas se desenrolam em espaços que filtram e redefinem essas mensagens.
publishDate 2017
dc.date.issued.fl_str_mv 2017-12
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-29T14:37:05Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-11-30T03:00:58Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11422/9240
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1676-9783
identifier_str_mv 1676-9783
url http://hdl.handle.net/11422/9240
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv RIMAR Revista Interdisciplinar de Marketing
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Maringá
dc.publisher.initials.fl_str_mv UEM
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Instituto COPPEAD de Administração
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Maringá
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRJ
instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron:UFRJ
instname_str Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron_str UFRJ
institution UFRJ
reponame_str Repositório Institucional da UFRJ
collection Repositório Institucional da UFRJ
bitstream.url.fl_str_mv http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/9240/1/Atravessando+sinais+fechados-min.pdf
http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/9240/2/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv ce74d6960d8eb1f0e5354ca986933dac
dd32849f2bfb22da963c3aac6e26e255
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1784097150398889984