A lei de OHM em cinco lições
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2007 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRJ |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11422/2822 |
Resumo: | Proposta alternativa para ensinar a lei de Ohm, o efeito Joule e a potência elétrica em cinco (5) aulas. Elaborada a partir da observação das dificuldades dos alunos no aprendizado de física (eletricidade), está direcionada para professores de física do ensino médio e discutirá: i) As grandezas físicas da lei de Ohm utilizando uma atividade experimental análogo mecânico que descreve e correlaciona o fenômeno da condução de elétrons (corrente elétrica) e um dispositivo elétrico resistivo. ii) O funcionamento de alguns dispositivos elétricos resistivos, sua utilização de maneira, segura e os cuidados para evitar acidentes. iii) O efeito Joule, a partir da demonstração de uma atividade experimental e sua aplicação no cotidiano através de dispositivos elétricos de uso doméstico (lâmpada, chuveiro elétrico e ferro elétrico de passar roupa). iv) A potência elétrica, com base em uma conta de luz residencial, para analisar consumo de energia elétrica, fazer leitura dos relógios medidores, calcular custo de consumo de energia e dar esclarecimento sobre potência nominal dos dispositivos elétricos. vi) As vantagens para o consumidor na utilização da voltagem de 220 volts, economia de energia elétrica e os riscos das instalações clandestinas (o gato). É muito importante também a discussão dos problemas trazidos a sociedade pelas instalações elétricas irregulares. vii) As grandezas físicas tensão, corrente elétrica, resistência elétrica, efeito Joule e potência elétrica no contexto de uma instalação elétrica residencial, dando ênfase a necessidade de proteger o circuito elétrico e de evitar sobrecarga. As aulas estão organizadas para serem desenvolvidas em duas etapas. Na primeira os alunos executam, em grupo, a atividade experimental orientada para os objetivos da aula, com a finalidade de se familiarizarem com o fenômeno e as grandezas físicas envolvidas no experimento. Na segunda, o professor aborda conceitos das grandezas físicas relevantes, faz correlação com as atividades experimentais e trata de sua utilização no cotidiano. A primeira aula trata das grandezas físicas voltagem, corrente elétrica e resistência elétrica que devem ser identificadas através da analogia entre uma lanterna e um análogo mecânico de corrente elétrica. A segunda aula discute a primeira lei de Ohm através do resultado de medidas das grandezas físicas relacionadas com a lei, efetuadas em um circuito elétrico resistivo. A terceira aula discute a segunda lei de Ohm utilizando s resultado de medidas da corrente que circula em um circuito elétrico resistivo, através de condutores elétricos com resistividade e comprimento diferentes. A quarta aula tem como objeto de estudo o fenômeno do efeito Joule, através de um circuito elétrico resistivo com condutores subdimensionados. A quinta aula faz uma abordagem sobre a importância da lei de Ohm, do efeito Joule e da potência elétrica no projeto de uma instalação elétrica residencial. |
id |
UFRJ_50fd4628340a556f853dd18bb0ea3dbe |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:pantheon.ufrj.br:11422/2822 |
network_acronym_str |
UFRJ |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRJ |
repository_id_str |
|
spelling |
A lei de OHM em cinco liçõesLei de OHMResistência elétricaCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA::AREAS CLASSICAS DE FENOMENOLOGIA E SUAS APLICACOES::ELETRICIDADE E MAGNETISMO CAMPOS E PARTICULAS CARREGADASProposta alternativa para ensinar a lei de Ohm, o efeito Joule e a potência elétrica em cinco (5) aulas. Elaborada a partir da observação das dificuldades dos alunos no aprendizado de física (eletricidade), está direcionada para professores de física do ensino médio e discutirá: i) As grandezas físicas da lei de Ohm utilizando uma atividade experimental análogo mecânico que descreve e correlaciona o fenômeno da condução de elétrons (corrente elétrica) e um dispositivo elétrico resistivo. ii) O funcionamento de alguns dispositivos elétricos resistivos, sua utilização de maneira, segura e os cuidados para evitar acidentes. iii) O efeito Joule, a partir da demonstração de uma atividade experimental e sua aplicação no cotidiano através de dispositivos elétricos de uso doméstico (lâmpada, chuveiro elétrico e ferro elétrico de passar roupa). iv) A potência elétrica, com base em uma conta de luz residencial, para analisar consumo de energia elétrica, fazer leitura dos relógios medidores, calcular custo de consumo de energia e dar esclarecimento sobre potência nominal dos dispositivos elétricos. vi) As vantagens para o consumidor na utilização da voltagem de 220 volts, economia de energia elétrica e os riscos das instalações clandestinas (o gato). É muito importante também a discussão dos problemas trazidos a sociedade pelas instalações elétricas irregulares. vii) As grandezas físicas tensão, corrente elétrica, resistência elétrica, efeito Joule e potência elétrica no contexto de uma instalação elétrica residencial, dando ênfase a necessidade de proteger o circuito elétrico e de evitar sobrecarga. As aulas estão organizadas para serem desenvolvidas em duas etapas. Na primeira os alunos executam, em grupo, a atividade experimental orientada para os objetivos da aula, com a finalidade de se familiarizarem com o fenômeno e as grandezas físicas envolvidas no experimento. Na segunda, o professor aborda conceitos das grandezas físicas relevantes, faz correlação com as atividades experimentais e trata de sua utilização no cotidiano. A primeira aula trata das grandezas físicas voltagem, corrente elétrica e resistência elétrica que devem ser identificadas através da analogia entre uma lanterna e um análogo mecânico de corrente elétrica. A segunda aula discute a primeira lei de Ohm através do resultado de medidas das grandezas físicas relacionadas com a lei, efetuadas em um circuito elétrico resistivo. A terceira aula discute a segunda lei de Ohm utilizando s resultado de medidas da corrente que circula em um circuito elétrico resistivo, através de condutores elétricos com resistividade e comprimento diferentes. A quarta aula tem como objeto de estudo o fenômeno do efeito Joule, através de um circuito elétrico resistivo com condutores subdimensionados. A quinta aula faz uma abordagem sobre a importância da lei de Ohm, do efeito Joule e da potência elétrica no projeto de uma instalação elétrica residencial.Universidade Federal do Rio de JaneiroBrasilInstituto de FísicaUFRJBarros, Susana de SouzaAmaral, Nazareno do Nascimento2017-09-15T17:34:37Z2023-12-21T03:03:36Z2007-11info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://hdl.handle.net/11422/2822porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJ2024-10-25T07:25:05Zoai:pantheon.ufrj.br:11422/2822Repositório InstitucionalPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestpantheon@sibi.ufrj.bropendoar:2024-10-25T07:25:05Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A lei de OHM em cinco lições |
title |
A lei de OHM em cinco lições |
spellingShingle |
A lei de OHM em cinco lições Amaral, Nazareno do Nascimento Lei de OHM Resistência elétrica CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA::AREAS CLASSICAS DE FENOMENOLOGIA E SUAS APLICACOES::ELETRICIDADE E MAGNETISMO CAMPOS E PARTICULAS CARREGADAS |
title_short |
A lei de OHM em cinco lições |
title_full |
A lei de OHM em cinco lições |
title_fullStr |
A lei de OHM em cinco lições |
title_full_unstemmed |
A lei de OHM em cinco lições |
title_sort |
A lei de OHM em cinco lições |
author |
Amaral, Nazareno do Nascimento |
author_facet |
Amaral, Nazareno do Nascimento |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Barros, Susana de Souza |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Amaral, Nazareno do Nascimento |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Lei de OHM Resistência elétrica CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA::AREAS CLASSICAS DE FENOMENOLOGIA E SUAS APLICACOES::ELETRICIDADE E MAGNETISMO CAMPOS E PARTICULAS CARREGADAS |
topic |
Lei de OHM Resistência elétrica CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA::AREAS CLASSICAS DE FENOMENOLOGIA E SUAS APLICACOES::ELETRICIDADE E MAGNETISMO CAMPOS E PARTICULAS CARREGADAS |
description |
Proposta alternativa para ensinar a lei de Ohm, o efeito Joule e a potência elétrica em cinco (5) aulas. Elaborada a partir da observação das dificuldades dos alunos no aprendizado de física (eletricidade), está direcionada para professores de física do ensino médio e discutirá: i) As grandezas físicas da lei de Ohm utilizando uma atividade experimental análogo mecânico que descreve e correlaciona o fenômeno da condução de elétrons (corrente elétrica) e um dispositivo elétrico resistivo. ii) O funcionamento de alguns dispositivos elétricos resistivos, sua utilização de maneira, segura e os cuidados para evitar acidentes. iii) O efeito Joule, a partir da demonstração de uma atividade experimental e sua aplicação no cotidiano através de dispositivos elétricos de uso doméstico (lâmpada, chuveiro elétrico e ferro elétrico de passar roupa). iv) A potência elétrica, com base em uma conta de luz residencial, para analisar consumo de energia elétrica, fazer leitura dos relógios medidores, calcular custo de consumo de energia e dar esclarecimento sobre potência nominal dos dispositivos elétricos. vi) As vantagens para o consumidor na utilização da voltagem de 220 volts, economia de energia elétrica e os riscos das instalações clandestinas (o gato). É muito importante também a discussão dos problemas trazidos a sociedade pelas instalações elétricas irregulares. vii) As grandezas físicas tensão, corrente elétrica, resistência elétrica, efeito Joule e potência elétrica no contexto de uma instalação elétrica residencial, dando ênfase a necessidade de proteger o circuito elétrico e de evitar sobrecarga. As aulas estão organizadas para serem desenvolvidas em duas etapas. Na primeira os alunos executam, em grupo, a atividade experimental orientada para os objetivos da aula, com a finalidade de se familiarizarem com o fenômeno e as grandezas físicas envolvidas no experimento. Na segunda, o professor aborda conceitos das grandezas físicas relevantes, faz correlação com as atividades experimentais e trata de sua utilização no cotidiano. A primeira aula trata das grandezas físicas voltagem, corrente elétrica e resistência elétrica que devem ser identificadas através da analogia entre uma lanterna e um análogo mecânico de corrente elétrica. A segunda aula discute a primeira lei de Ohm através do resultado de medidas das grandezas físicas relacionadas com a lei, efetuadas em um circuito elétrico resistivo. A terceira aula discute a segunda lei de Ohm utilizando s resultado de medidas da corrente que circula em um circuito elétrico resistivo, através de condutores elétricos com resistividade e comprimento diferentes. A quarta aula tem como objeto de estudo o fenômeno do efeito Joule, através de um circuito elétrico resistivo com condutores subdimensionados. A quinta aula faz uma abordagem sobre a importância da lei de Ohm, do efeito Joule e da potência elétrica no projeto de uma instalação elétrica residencial. |
publishDate |
2007 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2007-11 2017-09-15T17:34:37Z 2023-12-21T03:03:36Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/11422/2822 |
url |
http://hdl.handle.net/11422/2822 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro Brasil Instituto de Física UFRJ |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro Brasil Instituto de Física UFRJ |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRJ instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) instacron:UFRJ |
instname_str |
Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
instacron_str |
UFRJ |
institution |
UFRJ |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRJ |
collection |
Repositório Institucional da UFRJ |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
repository.mail.fl_str_mv |
pantheon@sibi.ufrj.br |
_version_ |
1815455966210031616 |