Abordagem da educação alimentar em livros didáticos de ciências do oitavo ano do ensino fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Francisco, Fernanda Rodrigues
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRJ
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11422/14779
Resumo: A presente pesquisa estuda a abordagem da educação alimentar em livros didáticos de ciências do oitavo ano do ensino fundamental. A ideia para esse tema surgiu a partir da observação de índices alarmantes de doenças crônicas relacionadas à má alimentação. E ainda a questão da obesidade que representa uma grande preocupação entre os adultos e cada vez mais frequente em crianças nos dias atuais. Diante desse quadro, o referido trabalho propõe a importância da abordagem da educação alimentar nos livros didáticos. Dessa forma foram coletados livros didáticos de ciências do oitavo ano do ensino fundamental e estes foram analisados a partir de um questionário. Diante dos resultados obtidos foi possível analisar qualitativamente os livros didáticos em questão.
id UFRJ_542591268ac100ca9773cd0bda8c82cd
oai_identifier_str oai:pantheon.ufrj.br:11422/14779
network_acronym_str UFRJ
network_name_str Repositório Institucional da UFRJ
repository_id_str
spelling Abordagem da educação alimentar em livros didáticos de ciências do oitavo ano do ensino fundamentalLivro didáticoEducação alimentar e nutricionalEnsino fundamentalVolta Redonda (RJ)TextbooksFood and nutrition educationElementary SchoolCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::NUTRICAOA presente pesquisa estuda a abordagem da educação alimentar em livros didáticos de ciências do oitavo ano do ensino fundamental. A ideia para esse tema surgiu a partir da observação de índices alarmantes de doenças crônicas relacionadas à má alimentação. E ainda a questão da obesidade que representa uma grande preocupação entre os adultos e cada vez mais frequente em crianças nos dias atuais. Diante desse quadro, o referido trabalho propõe a importância da abordagem da educação alimentar nos livros didáticos. Dessa forma foram coletados livros didáticos de ciências do oitavo ano do ensino fundamental e estes foram analisados a partir de um questionário. Diante dos resultados obtidos foi possível analisar qualitativamente os livros didáticos em questão.Universidade Federal do Rio de JaneiroBrasilInstituto de BiologiaUFRJMedeiros, Thiago de Ávilahttp://lattes.cnpq.br/5837445517235971Francisco, Fernanda Rodrigues2021-08-14T17:47:08Z2023-12-21T03:08:06Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisFRANCISCO, Fernanda Rodrigues. Abordagem da educação alimentar em livros didáticos de ciências do oitavo ano do ensino fundamental. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) - Instituto de Biologia, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2017.http://hdl.handle.net/11422/14779porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJ2023-12-21T03:08:06Zoai:pantheon.ufrj.br:11422/14779Repositório InstitucionalPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestpantheon@sibi.ufrj.bropendoar:2023-12-21T03:08:06Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false
dc.title.none.fl_str_mv Abordagem da educação alimentar em livros didáticos de ciências do oitavo ano do ensino fundamental
title Abordagem da educação alimentar em livros didáticos de ciências do oitavo ano do ensino fundamental
spellingShingle Abordagem da educação alimentar em livros didáticos de ciências do oitavo ano do ensino fundamental
Francisco, Fernanda Rodrigues
Livro didático
Educação alimentar e nutricional
Ensino fundamental
Volta Redonda (RJ)
Textbooks
Food and nutrition education
Elementary School
CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::NUTRICAO
title_short Abordagem da educação alimentar em livros didáticos de ciências do oitavo ano do ensino fundamental
title_full Abordagem da educação alimentar em livros didáticos de ciências do oitavo ano do ensino fundamental
title_fullStr Abordagem da educação alimentar em livros didáticos de ciências do oitavo ano do ensino fundamental
title_full_unstemmed Abordagem da educação alimentar em livros didáticos de ciências do oitavo ano do ensino fundamental
title_sort Abordagem da educação alimentar em livros didáticos de ciências do oitavo ano do ensino fundamental
author Francisco, Fernanda Rodrigues
author_facet Francisco, Fernanda Rodrigues
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Medeiros, Thiago de Ávila
http://lattes.cnpq.br/5837445517235971
dc.contributor.author.fl_str_mv Francisco, Fernanda Rodrigues
dc.subject.por.fl_str_mv Livro didático
Educação alimentar e nutricional
Ensino fundamental
Volta Redonda (RJ)
Textbooks
Food and nutrition education
Elementary School
CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::NUTRICAO
topic Livro didático
Educação alimentar e nutricional
Ensino fundamental
Volta Redonda (RJ)
Textbooks
Food and nutrition education
Elementary School
CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::NUTRICAO
description A presente pesquisa estuda a abordagem da educação alimentar em livros didáticos de ciências do oitavo ano do ensino fundamental. A ideia para esse tema surgiu a partir da observação de índices alarmantes de doenças crônicas relacionadas à má alimentação. E ainda a questão da obesidade que representa uma grande preocupação entre os adultos e cada vez mais frequente em crianças nos dias atuais. Diante desse quadro, o referido trabalho propõe a importância da abordagem da educação alimentar nos livros didáticos. Dessa forma foram coletados livros didáticos de ciências do oitavo ano do ensino fundamental e estes foram analisados a partir de um questionário. Diante dos resultados obtidos foi possível analisar qualitativamente os livros didáticos em questão.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017
2021-08-14T17:47:08Z
2023-12-21T03:08:06Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv FRANCISCO, Fernanda Rodrigues. Abordagem da educação alimentar em livros didáticos de ciências do oitavo ano do ensino fundamental. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) - Instituto de Biologia, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2017.
http://hdl.handle.net/11422/14779
identifier_str_mv FRANCISCO, Fernanda Rodrigues. Abordagem da educação alimentar em livros didáticos de ciências do oitavo ano do ensino fundamental. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) - Instituto de Biologia, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2017.
url http://hdl.handle.net/11422/14779
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
Brasil
Instituto de Biologia
UFRJ
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
Brasil
Instituto de Biologia
UFRJ
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRJ
instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron:UFRJ
instname_str Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron_str UFRJ
institution UFRJ
reponame_str Repositório Institucional da UFRJ
collection Repositório Institucional da UFRJ
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
repository.mail.fl_str_mv pantheon@sibi.ufrj.br
_version_ 1815456017711890432