Acessibilidade urbana no bairro Gramacho, Duque de Caxias, Rio de Janeiro: o papel da integração bicicleta-trem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Messias, Regina Célia da Silva
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRJ
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11422/21191
Resumo: Este artigo é resultado de uma pesquisa realizada durante três meses que passei realizando o percurso diário de bicicleta no horário comercial até à Estação SUPERVIA TRENS no bairro Gramacho – Duque de Caxias/RJ e de trem até à Estação Central do Brasil, considerando a ida pela manhã e volta à noite. A escolha do tema e a motivação para o desenvolvimento da pesquisa parte vivência da autora e da dinâmica de seu deslocamento da Baixada Fluminense ao Centro do Rio de Janeiro. Além da observação da dinâmica de deslocamento, entrevistei pessoas que faziam os percursos de bicicleta no entorno da Estação e que utilizam a bicicleta como um meio de transporte para chegarem a seus trabalhos. As informações coletadas através de um questionário foram processadas através de software de planilha eletrônica, resultando em um conjunto de dados composto por 41 casos e as seguintes variáveis, dentre elas: Integração; Tempo de Uso da Bicicleta; Tempo de Trajeto; se sofreu acidente e porque Utiliza a bicicleta. A partir dessa planilha foram gerados resultados resumidos apresentados e discutidos, dentre eles, que a maior parte dos entrevistados faz uso diário de mais de dois modais. E quanto mais distante o domicílio do local de trabalho, mais integração de modais e mais elevado será custo em transporte. Nesse contexto, a bicicleta aparece como mecanismo fundamental para superar as dificuldades de deslocamento geradas, por um lado, pelas condições socioeconômicas desses indivíduos e, por outro, pela ausência de serviços e de infraestruturas de transporte.
id UFRJ_569c871fbc2ac9b62cbac9637d97bb7d
oai_identifier_str oai:pantheon.ufrj.br:11422/21191
network_acronym_str UFRJ
network_name_str Repositório Institucional da UFRJ
repository_id_str
spelling Messias, Regina Célia da Silvahttp://lattes.cnpq.br/8114556613213156http://lattes.cnpq.br/4971469053458263Luft, Rosângela Marinahttp://lattes.cnpq.br/1510851676568870Rodrigues, Juciano Martins2023-07-24T15:46:52Z2023-11-30T03:01:09Z2022-07-04http://hdl.handle.net/11422/21191Este artigo é resultado de uma pesquisa realizada durante três meses que passei realizando o percurso diário de bicicleta no horário comercial até à Estação SUPERVIA TRENS no bairro Gramacho – Duque de Caxias/RJ e de trem até à Estação Central do Brasil, considerando a ida pela manhã e volta à noite. A escolha do tema e a motivação para o desenvolvimento da pesquisa parte vivência da autora e da dinâmica de seu deslocamento da Baixada Fluminense ao Centro do Rio de Janeiro. Além da observação da dinâmica de deslocamento, entrevistei pessoas que faziam os percursos de bicicleta no entorno da Estação e que utilizam a bicicleta como um meio de transporte para chegarem a seus trabalhos. As informações coletadas através de um questionário foram processadas através de software de planilha eletrônica, resultando em um conjunto de dados composto por 41 casos e as seguintes variáveis, dentre elas: Integração; Tempo de Uso da Bicicleta; Tempo de Trajeto; se sofreu acidente e porque Utiliza a bicicleta. A partir dessa planilha foram gerados resultados resumidos apresentados e discutidos, dentre eles, que a maior parte dos entrevistados faz uso diário de mais de dois modais. E quanto mais distante o domicílio do local de trabalho, mais integração de modais e mais elevado será custo em transporte. Nesse contexto, a bicicleta aparece como mecanismo fundamental para superar as dificuldades de deslocamento geradas, por um lado, pelas condições socioeconômicas desses indivíduos e, por outro, pela ausência de serviços e de infraestruturas de transporte.This article is the result of a research carried out during three months that carried out the daily journey by bicycle during business hours to the SUPERVIA TRENS Station in Gramacho - Duque de Caxias / RJ and by train to the Central Station of Brazil, considering the trip in the morning. and back at night. The choice of theme and the motivation for the development of the research is based on the author's experience and the dynamics of her displacement to the Baixada Fluminense Center of Rio de Janeiro. In addition to observing the dynamics of displacement, I interviewed people who cycled around the station and who use the bicycle as a means of transport to get to their jobs. collected through a set of information processed through electronic spreadsheet data, resulting in a set of 41 cases and as variables, among them: Integration; Time of Use by the Bicycle; Journey Time; if you had an accident and why you use the bicycle. From this worksheet, summarized results were generated, presented and discussed, among most two of them make daily use of more modals. And the further away or domicile from the workplace, the more integration of modes and the higher the cost of transport. In this sense, the fundamental infrastructures to overcome the projected side were designed, on the one hand, by bicycles and socio-economic infrastructures, by the absence of services and other socio-economic contexts.Submitted by Kátia Silva (katia@ippur.ufrj.br) on 2023-07-24T15:46:52Z No. of bitstreams: 1 RCSMessias.pdf: 329170 bytes, checksum: 1c9f0ca1023b55c724ad2c8b4e457ea8 (MD5)Made available in DSpace on 2023-07-24T15:46:52Z (GMT). No. of bitstreams: 1 RCSMessias.pdf: 329170 bytes, checksum: 1c9f0ca1023b55c724ad2c8b4e457ea8 (MD5) Previous issue date: 2022-07-04porUniversidade Federal do Rio de JaneiroPrograma de Pós-Graduação em Planejamento Urbano e RegionalUFRJBrasilInstituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e RegionalCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::PLANEJAMENTO URBANO E REGIONAL::SERVICOS URBANOS E REGIONAIS::TRANSPORTE E TRAFEGO URBANO E REGIONALMobilidade urbanaBicicletasTransporte públicoIntegraçãoGramacho (RJ)Acessibilidade urbana no bairro Gramacho, Duque de Caxias, Rio de Janeiro: o papel da integração bicicleta-treminfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisabertoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81853http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/21191/2/license.txtdd32849f2bfb22da963c3aac6e26e255MD52ORIGINALRCSMessias.pdfRCSMessias.pdfapplication/pdf329170http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/21191/1/RCSMessias.pdf1c9f0ca1023b55c724ad2c8b4e457ea8MD5111422/211912023-11-30 00:01:09.006oai:pantheon.ufrj.br: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Repositório de PublicaçõesPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestopendoar:2023-11-30T03:01:09Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Acessibilidade urbana no bairro Gramacho, Duque de Caxias, Rio de Janeiro: o papel da integração bicicleta-trem
title Acessibilidade urbana no bairro Gramacho, Duque de Caxias, Rio de Janeiro: o papel da integração bicicleta-trem
spellingShingle Acessibilidade urbana no bairro Gramacho, Duque de Caxias, Rio de Janeiro: o papel da integração bicicleta-trem
Messias, Regina Célia da Silva
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::PLANEJAMENTO URBANO E REGIONAL::SERVICOS URBANOS E REGIONAIS::TRANSPORTE E TRAFEGO URBANO E REGIONAL
Mobilidade urbana
Bicicletas
Transporte público
Integração
Gramacho (RJ)
title_short Acessibilidade urbana no bairro Gramacho, Duque de Caxias, Rio de Janeiro: o papel da integração bicicleta-trem
title_full Acessibilidade urbana no bairro Gramacho, Duque de Caxias, Rio de Janeiro: o papel da integração bicicleta-trem
title_fullStr Acessibilidade urbana no bairro Gramacho, Duque de Caxias, Rio de Janeiro: o papel da integração bicicleta-trem
title_full_unstemmed Acessibilidade urbana no bairro Gramacho, Duque de Caxias, Rio de Janeiro: o papel da integração bicicleta-trem
title_sort Acessibilidade urbana no bairro Gramacho, Duque de Caxias, Rio de Janeiro: o papel da integração bicicleta-trem
author Messias, Regina Célia da Silva
author_facet Messias, Regina Célia da Silva
author_role author
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/8114556613213156
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4971469053458263
dc.contributor.author.fl_str_mv Messias, Regina Célia da Silva
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Luft, Rosângela Marina
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1510851676568870
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Rodrigues, Juciano Martins
contributor_str_mv Luft, Rosângela Marina
Rodrigues, Juciano Martins
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::PLANEJAMENTO URBANO E REGIONAL::SERVICOS URBANOS E REGIONAIS::TRANSPORTE E TRAFEGO URBANO E REGIONAL
topic CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::PLANEJAMENTO URBANO E REGIONAL::SERVICOS URBANOS E REGIONAIS::TRANSPORTE E TRAFEGO URBANO E REGIONAL
Mobilidade urbana
Bicicletas
Transporte público
Integração
Gramacho (RJ)
dc.subject.por.fl_str_mv Mobilidade urbana
Bicicletas
Transporte público
Integração
Gramacho (RJ)
description Este artigo é resultado de uma pesquisa realizada durante três meses que passei realizando o percurso diário de bicicleta no horário comercial até à Estação SUPERVIA TRENS no bairro Gramacho – Duque de Caxias/RJ e de trem até à Estação Central do Brasil, considerando a ida pela manhã e volta à noite. A escolha do tema e a motivação para o desenvolvimento da pesquisa parte vivência da autora e da dinâmica de seu deslocamento da Baixada Fluminense ao Centro do Rio de Janeiro. Além da observação da dinâmica de deslocamento, entrevistei pessoas que faziam os percursos de bicicleta no entorno da Estação e que utilizam a bicicleta como um meio de transporte para chegarem a seus trabalhos. As informações coletadas através de um questionário foram processadas através de software de planilha eletrônica, resultando em um conjunto de dados composto por 41 casos e as seguintes variáveis, dentre elas: Integração; Tempo de Uso da Bicicleta; Tempo de Trajeto; se sofreu acidente e porque Utiliza a bicicleta. A partir dessa planilha foram gerados resultados resumidos apresentados e discutidos, dentre eles, que a maior parte dos entrevistados faz uso diário de mais de dois modais. E quanto mais distante o domicílio do local de trabalho, mais integração de modais e mais elevado será custo em transporte. Nesse contexto, a bicicleta aparece como mecanismo fundamental para superar as dificuldades de deslocamento geradas, por um lado, pelas condições socioeconômicas desses indivíduos e, por outro, pela ausência de serviços e de infraestruturas de transporte.
publishDate 2022
dc.date.issued.fl_str_mv 2022-07-04
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-07-24T15:46:52Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-11-30T03:01:09Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11422/21191
url http://hdl.handle.net/11422/21191
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Planejamento Urbano e Regional
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRJ
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRJ
instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron:UFRJ
instname_str Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron_str UFRJ
institution UFRJ
reponame_str Repositório Institucional da UFRJ
collection Repositório Institucional da UFRJ
bitstream.url.fl_str_mv http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/21191/2/license.txt
http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/21191/1/RCSMessias.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv dd32849f2bfb22da963c3aac6e26e255
1c9f0ca1023b55c724ad2c8b4e457ea8
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1784097305130958848