O vendedor de passados: alegoria, identidade e memória
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRJ |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11422/10208 |
Resumo: | O presente trabalho surge da minha relação passional para com as Literaturas Africanas e com o intuito de contribuir na produção de trabalhos na área, já que são encontrados, ainda, poucos estudos comparados com as literaturas de outros espaços. Tenho minha aproximação ao Setor de Literaturas Africanas a partir do 4º período da Faculdade, quando cursei a disciplina de Poesia Africana com a primorosa Vanessa Ribeiro. Antes disso, não conhecia as raízes da então “África Profunda” que desconstrói o enredo negativo imputado como senso comum ao continente africano. A exemplo dessa desmistificação, está a obra O Vendedor de Passados, de José Eduardo Agualusa. O livro, lançado em 2004 e que colecionou traduções para diversos países, retrata uma nova versão da história, contada sobre a ótica dos africanos e que desvela os campos da ficção. No entanto, há uma forte mescla com a história tradicional de Angola tornando o livro atrativo. O autor é conhecido por escrever romances desta forma, com teor fortemente histórico e poético. Outro exemplo é o seu romance Teoria Geral do Esquecimento (2012). Mesmo com a promulgação da lei 10.639/03 que legisla a obrigatoriedade do ensino de História e Cultura Africanas e Afro-Brasileira nas escolas de nível fundamental, médio e no ensino superior, percebe-se, ainda, uma descrença quanto à relevância de sua aplicabilidade. É importante que professores se apropriem de obras como essa e de outros autores. A exemplo de autores africanos estão, entre outros, Luandino Vieira, Ondjaki e Mia Couto – este último moçambicano – que possuem modos fortemente históricos e poéticos de narrar e demonstram suas originalidades. Como observado acima, O Vendedor de Passados perpassa os limiares da história e da ficção, portanto, para compreender melhor as sátiras do livro, inicialmente, teceremos considerações sobre períodos importantes da história de Angola. Interpretaremos as diferentes representações alegóricas presentes no livro, faremos reflexões acerca do conceito de identidade a partir de reconhecidos teóricos. E, por último, pensaremos acerca dos questionamentos sobre memória presente no livro. Afinal, mesmo que “a memória seja uma mentira multiforme” (AGUALUSA, p.10), esta contínua latente e se faz importante para entender quem somos e para onde vamos, sendo crucial a figuração desses conceitos para a compreensão da obra de Agualusa. |
id |
UFRJ_56d09e1053335321d78ec176959feb79 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:pantheon.ufrj.br:11422/10208 |
network_acronym_str |
UFRJ |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRJ |
repository_id_str |
|
spelling |
Veloso, Juliana do Espirito Santohttp://lattes.cnpq.br/1817695469772873Secco, Carmen Lucia Tindo Ribeiro2019-10-22T17:15:24Z2023-11-30T03:00:34Z2020http://hdl.handle.net/11422/10208Submitted by Aglair Aguiar (aglair@ct.ufrj.br) on 2019-10-22T17:15:24Z No. of bitstreams: 1 880221.pdf: 3171371 bytes, checksum: 756fdff61822e9b1f11bd4f3a4c6eeb0 (MD5)Made available in DSpace on 2019-10-22T17:15:24Z (GMT). No. of bitstreams: 1 880221.pdf: 3171371 bytes, checksum: 756fdff61822e9b1f11bd4f3a4c6eeb0 (MD5) Previous issue date: 2017-12O presente trabalho surge da minha relação passional para com as Literaturas Africanas e com o intuito de contribuir na produção de trabalhos na área, já que são encontrados, ainda, poucos estudos comparados com as literaturas de outros espaços. Tenho minha aproximação ao Setor de Literaturas Africanas a partir do 4º período da Faculdade, quando cursei a disciplina de Poesia Africana com a primorosa Vanessa Ribeiro. Antes disso, não conhecia as raízes da então “África Profunda” que desconstrói o enredo negativo imputado como senso comum ao continente africano. A exemplo dessa desmistificação, está a obra O Vendedor de Passados, de José Eduardo Agualusa. O livro, lançado em 2004 e que colecionou traduções para diversos países, retrata uma nova versão da história, contada sobre a ótica dos africanos e que desvela os campos da ficção. No entanto, há uma forte mescla com a história tradicional de Angola tornando o livro atrativo. O autor é conhecido por escrever romances desta forma, com teor fortemente histórico e poético. Outro exemplo é o seu romance Teoria Geral do Esquecimento (2012). Mesmo com a promulgação da lei 10.639/03 que legisla a obrigatoriedade do ensino de História e Cultura Africanas e Afro-Brasileira nas escolas de nível fundamental, médio e no ensino superior, percebe-se, ainda, uma descrença quanto à relevância de sua aplicabilidade. É importante que professores se apropriem de obras como essa e de outros autores. A exemplo de autores africanos estão, entre outros, Luandino Vieira, Ondjaki e Mia Couto – este último moçambicano – que possuem modos fortemente históricos e poéticos de narrar e demonstram suas originalidades. Como observado acima, O Vendedor de Passados perpassa os limiares da história e da ficção, portanto, para compreender melhor as sátiras do livro, inicialmente, teceremos considerações sobre períodos importantes da história de Angola. Interpretaremos as diferentes representações alegóricas presentes no livro, faremos reflexões acerca do conceito de identidade a partir de reconhecidos teóricos. E, por último, pensaremos acerca dos questionamentos sobre memória presente no livro. Afinal, mesmo que “a memória seja uma mentira multiforme” (AGUALUSA, p.10), esta contínua latente e se faz importante para entender quem somos e para onde vamos, sendo crucial a figuração desses conceitos para a compreensão da obra de Agualusa.porUniversidade Federal do Rio de JaneiroUFRJBrasilFaculdade de LetrasCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LITERATURA COMPARADALiteratura africanaIdentidade culturalLiteratura comparadaO vendedor de passados: alegoria, identidade e memóriainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisabertoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81853http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/10208/2/license.txtdd32849f2bfb22da963c3aac6e26e255MD52ORIGINALJESVeloso.pdfJESVeloso.pdfapplication/pdf323942http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/10208/3/JESVeloso.pdf080d454cee4ec03f3d946f539935a4b0MD5311422/102082023-11-30 00:00:34.065oai:pantheon.ufrj.br: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Repositório de PublicaçõesPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestopendoar:2023-11-30T03:00:34Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
O vendedor de passados: alegoria, identidade e memória |
title |
O vendedor de passados: alegoria, identidade e memória |
spellingShingle |
O vendedor de passados: alegoria, identidade e memória Veloso, Juliana do Espirito Santo CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LITERATURA COMPARADA Literatura africana Identidade cultural Literatura comparada |
title_short |
O vendedor de passados: alegoria, identidade e memória |
title_full |
O vendedor de passados: alegoria, identidade e memória |
title_fullStr |
O vendedor de passados: alegoria, identidade e memória |
title_full_unstemmed |
O vendedor de passados: alegoria, identidade e memória |
title_sort |
O vendedor de passados: alegoria, identidade e memória |
author |
Veloso, Juliana do Espirito Santo |
author_facet |
Veloso, Juliana do Espirito Santo |
author_role |
author |
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/1817695469772873 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Veloso, Juliana do Espirito Santo |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Secco, Carmen Lucia Tindo Ribeiro |
contributor_str_mv |
Secco, Carmen Lucia Tindo Ribeiro |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LITERATURA COMPARADA |
topic |
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LITERATURA COMPARADA Literatura africana Identidade cultural Literatura comparada |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Literatura africana Identidade cultural Literatura comparada |
description |
O presente trabalho surge da minha relação passional para com as Literaturas Africanas e com o intuito de contribuir na produção de trabalhos na área, já que são encontrados, ainda, poucos estudos comparados com as literaturas de outros espaços. Tenho minha aproximação ao Setor de Literaturas Africanas a partir do 4º período da Faculdade, quando cursei a disciplina de Poesia Africana com a primorosa Vanessa Ribeiro. Antes disso, não conhecia as raízes da então “África Profunda” que desconstrói o enredo negativo imputado como senso comum ao continente africano. A exemplo dessa desmistificação, está a obra O Vendedor de Passados, de José Eduardo Agualusa. O livro, lançado em 2004 e que colecionou traduções para diversos países, retrata uma nova versão da história, contada sobre a ótica dos africanos e que desvela os campos da ficção. No entanto, há uma forte mescla com a história tradicional de Angola tornando o livro atrativo. O autor é conhecido por escrever romances desta forma, com teor fortemente histórico e poético. Outro exemplo é o seu romance Teoria Geral do Esquecimento (2012). Mesmo com a promulgação da lei 10.639/03 que legisla a obrigatoriedade do ensino de História e Cultura Africanas e Afro-Brasileira nas escolas de nível fundamental, médio e no ensino superior, percebe-se, ainda, uma descrença quanto à relevância de sua aplicabilidade. É importante que professores se apropriem de obras como essa e de outros autores. A exemplo de autores africanos estão, entre outros, Luandino Vieira, Ondjaki e Mia Couto – este último moçambicano – que possuem modos fortemente históricos e poéticos de narrar e demonstram suas originalidades. Como observado acima, O Vendedor de Passados perpassa os limiares da história e da ficção, portanto, para compreender melhor as sátiras do livro, inicialmente, teceremos considerações sobre períodos importantes da história de Angola. Interpretaremos as diferentes representações alegóricas presentes no livro, faremos reflexões acerca do conceito de identidade a partir de reconhecidos teóricos. E, por último, pensaremos acerca dos questionamentos sobre memória presente no livro. Afinal, mesmo que “a memória seja uma mentira multiforme” (AGUALUSA, p.10), esta contínua latente e se faz importante para entender quem somos e para onde vamos, sendo crucial a figuração desses conceitos para a compreensão da obra de Agualusa. |
publishDate |
2019 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-10-22T17:15:24Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2020 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2023-11-30T03:00:34Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/11422/10208 |
url |
http://hdl.handle.net/11422/10208 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFRJ |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Faculdade de Letras |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRJ instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) instacron:UFRJ |
instname_str |
Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
instacron_str |
UFRJ |
institution |
UFRJ |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRJ |
collection |
Repositório Institucional da UFRJ |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/10208/2/license.txt http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/10208/3/JESVeloso.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
dd32849f2bfb22da963c3aac6e26e255 080d454cee4ec03f3d946f539935a4b0 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1784097166336196608 |