A voz dos egressos do Instituto de Química da UFRJ sobre seu curso e sobre a formação de professores química

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Abrão, Allan Costa
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRJ
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11422/10941
Resumo: As reflexões e os dados apresentados neste texto referem-se a um estudo realizado com alunos formandos do curso de Licenciatura em Química da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Serão enfatizadas questões que dizem respeito às dimensões da formação pedagógica e da formação específica em química, assim como questões relativas ao perfil profissional do licenciado egresso do curso, as lacunas formativas apresentadas pelo curso de licenciatura, além das dificuldades enfrentadas pelos licenciandos. O objetivo é conseguir um conjunto inicial de dados de modo a constituir um processo sistêmico de acompanhamento de egressos, tendo em vista a necessidade de acompanhar o corpo social formado para retroalimentar a formação inicial de professores. Assim, tanto quanto as respostas dos egressos, avaliamos também a natureza das perguntas realizadas considerando como os respondentes se movimentam a partir de nossas perguntas. A partir disto, este trabalho mergulha inicialmente em características históricas da educação no Brasil a partir da instalação da República, e procura trazer à tona as dificuldades enfrentadas pelos alunos egressos, e pelos alunos que já tiveram a oportunidade de lecionar, do curso de Licenciatura em Química da Universidade Federal do Rio de Janeiro. As respostas são analisadas sob um ponto de vista qualitativo, e usa como referência teórica as questões apresentadas através do movimento Ciência-Tecnologia-Sociedade.
id UFRJ_57e4b53eaff90d65808ab08b0324d03b
oai_identifier_str oai:pantheon.ufrj.br:11422/10941
network_acronym_str UFRJ
network_name_str Repositório Institucional da UFRJ
repository_id_str
spelling A voz dos egressos do Instituto de Química da UFRJ sobre seu curso e sobre a formação de professores químicaFormação de professoresEnsino de químicaEgressosCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICAAs reflexões e os dados apresentados neste texto referem-se a um estudo realizado com alunos formandos do curso de Licenciatura em Química da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Serão enfatizadas questões que dizem respeito às dimensões da formação pedagógica e da formação específica em química, assim como questões relativas ao perfil profissional do licenciado egresso do curso, as lacunas formativas apresentadas pelo curso de licenciatura, além das dificuldades enfrentadas pelos licenciandos. O objetivo é conseguir um conjunto inicial de dados de modo a constituir um processo sistêmico de acompanhamento de egressos, tendo em vista a necessidade de acompanhar o corpo social formado para retroalimentar a formação inicial de professores. Assim, tanto quanto as respostas dos egressos, avaliamos também a natureza das perguntas realizadas considerando como os respondentes se movimentam a partir de nossas perguntas. A partir disto, este trabalho mergulha inicialmente em características históricas da educação no Brasil a partir da instalação da República, e procura trazer à tona as dificuldades enfrentadas pelos alunos egressos, e pelos alunos que já tiveram a oportunidade de lecionar, do curso de Licenciatura em Química da Universidade Federal do Rio de Janeiro. As respostas são analisadas sob um ponto de vista qualitativo, e usa como referência teórica as questões apresentadas através do movimento Ciência-Tecnologia-Sociedade.Universidade Federal do Rio de JaneiroBrasilInstituto de QuímicaUFRJAraujo Neto, Waldmir Nascimento dehttp://lattes.cnpq.br/4908905422036211http://lattes.cnpq.br/9562155396134032Scarpellini, Marcielahttp://lattes.cnpq.br/1452430650815871Amado, Roberto Salgadohttp://lattes.cnpq.br/0735654736121608Abrão, Allan Costa2019-12-26T22:45:25Z2023-12-21T03:06:32Z2019-05-16info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://hdl.handle.net/11422/10941porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJ2023-12-21T03:06:32Zoai:pantheon.ufrj.br:11422/10941Repositório InstitucionalPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestpantheon@sibi.ufrj.bropendoar:2023-12-21T03:06:32Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false
dc.title.none.fl_str_mv A voz dos egressos do Instituto de Química da UFRJ sobre seu curso e sobre a formação de professores química
title A voz dos egressos do Instituto de Química da UFRJ sobre seu curso e sobre a formação de professores química
spellingShingle A voz dos egressos do Instituto de Química da UFRJ sobre seu curso e sobre a formação de professores química
Abrão, Allan Costa
Formação de professores
Ensino de química
Egressos
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA
title_short A voz dos egressos do Instituto de Química da UFRJ sobre seu curso e sobre a formação de professores química
title_full A voz dos egressos do Instituto de Química da UFRJ sobre seu curso e sobre a formação de professores química
title_fullStr A voz dos egressos do Instituto de Química da UFRJ sobre seu curso e sobre a formação de professores química
title_full_unstemmed A voz dos egressos do Instituto de Química da UFRJ sobre seu curso e sobre a formação de professores química
title_sort A voz dos egressos do Instituto de Química da UFRJ sobre seu curso e sobre a formação de professores química
author Abrão, Allan Costa
author_facet Abrão, Allan Costa
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Araujo Neto, Waldmir Nascimento de
http://lattes.cnpq.br/4908905422036211
http://lattes.cnpq.br/9562155396134032
Scarpellini, Marciela
http://lattes.cnpq.br/1452430650815871
Amado, Roberto Salgado
http://lattes.cnpq.br/0735654736121608
dc.contributor.author.fl_str_mv Abrão, Allan Costa
dc.subject.por.fl_str_mv Formação de professores
Ensino de química
Egressos
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA
topic Formação de professores
Ensino de química
Egressos
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA
description As reflexões e os dados apresentados neste texto referem-se a um estudo realizado com alunos formandos do curso de Licenciatura em Química da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Serão enfatizadas questões que dizem respeito às dimensões da formação pedagógica e da formação específica em química, assim como questões relativas ao perfil profissional do licenciado egresso do curso, as lacunas formativas apresentadas pelo curso de licenciatura, além das dificuldades enfrentadas pelos licenciandos. O objetivo é conseguir um conjunto inicial de dados de modo a constituir um processo sistêmico de acompanhamento de egressos, tendo em vista a necessidade de acompanhar o corpo social formado para retroalimentar a formação inicial de professores. Assim, tanto quanto as respostas dos egressos, avaliamos também a natureza das perguntas realizadas considerando como os respondentes se movimentam a partir de nossas perguntas. A partir disto, este trabalho mergulha inicialmente em características históricas da educação no Brasil a partir da instalação da República, e procura trazer à tona as dificuldades enfrentadas pelos alunos egressos, e pelos alunos que já tiveram a oportunidade de lecionar, do curso de Licenciatura em Química da Universidade Federal do Rio de Janeiro. As respostas são analisadas sob um ponto de vista qualitativo, e usa como referência teórica as questões apresentadas através do movimento Ciência-Tecnologia-Sociedade.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-12-26T22:45:25Z
2019-05-16
2023-12-21T03:06:32Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11422/10941
url http://hdl.handle.net/11422/10941
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
Brasil
Instituto de Química
UFRJ
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
Brasil
Instituto de Química
UFRJ
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRJ
instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron:UFRJ
instname_str Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron_str UFRJ
institution UFRJ
reponame_str Repositório Institucional da UFRJ
collection Repositório Institucional da UFRJ
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
repository.mail.fl_str_mv pantheon@sibi.ufrj.br
_version_ 1815456002958426112