A voz dos egressos do Instituto de Química da UFRJ sobre seu curso e sobre a formação de professores química
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRJ |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11422/10941 |
Resumo: | As reflexões e os dados apresentados neste texto referem-se a um estudo realizado com alunos formandos do curso de Licenciatura em Química da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Serão enfatizadas questões que dizem respeito às dimensões da formação pedagógica e da formação específica em química, assim como questões relativas ao perfil profissional do licenciado egresso do curso, as lacunas formativas apresentadas pelo curso de licenciatura, além das dificuldades enfrentadas pelos licenciandos. O objetivo é conseguir um conjunto inicial de dados de modo a constituir um processo sistêmico de acompanhamento de egressos, tendo em vista a necessidade de acompanhar o corpo social formado para retroalimentar a formação inicial de professores. Assim, tanto quanto as respostas dos egressos, avaliamos também a natureza das perguntas realizadas considerando como os respondentes se movimentam a partir de nossas perguntas. A partir disto, este trabalho mergulha inicialmente em características históricas da educação no Brasil a partir da instalação da República, e procura trazer à tona as dificuldades enfrentadas pelos alunos egressos, e pelos alunos que já tiveram a oportunidade de lecionar, do curso de Licenciatura em Química da Universidade Federal do Rio de Janeiro. As respostas são analisadas sob um ponto de vista qualitativo, e usa como referência teórica as questões apresentadas através do movimento Ciência-Tecnologia-Sociedade. |
id |
UFRJ_57e4b53eaff90d65808ab08b0324d03b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:pantheon.ufrj.br:11422/10941 |
network_acronym_str |
UFRJ |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRJ |
repository_id_str |
|
spelling |
A voz dos egressos do Instituto de Química da UFRJ sobre seu curso e sobre a formação de professores químicaFormação de professoresEnsino de químicaEgressosCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICAAs reflexões e os dados apresentados neste texto referem-se a um estudo realizado com alunos formandos do curso de Licenciatura em Química da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Serão enfatizadas questões que dizem respeito às dimensões da formação pedagógica e da formação específica em química, assim como questões relativas ao perfil profissional do licenciado egresso do curso, as lacunas formativas apresentadas pelo curso de licenciatura, além das dificuldades enfrentadas pelos licenciandos. O objetivo é conseguir um conjunto inicial de dados de modo a constituir um processo sistêmico de acompanhamento de egressos, tendo em vista a necessidade de acompanhar o corpo social formado para retroalimentar a formação inicial de professores. Assim, tanto quanto as respostas dos egressos, avaliamos também a natureza das perguntas realizadas considerando como os respondentes se movimentam a partir de nossas perguntas. A partir disto, este trabalho mergulha inicialmente em características históricas da educação no Brasil a partir da instalação da República, e procura trazer à tona as dificuldades enfrentadas pelos alunos egressos, e pelos alunos que já tiveram a oportunidade de lecionar, do curso de Licenciatura em Química da Universidade Federal do Rio de Janeiro. As respostas são analisadas sob um ponto de vista qualitativo, e usa como referência teórica as questões apresentadas através do movimento Ciência-Tecnologia-Sociedade.Universidade Federal do Rio de JaneiroBrasilInstituto de QuímicaUFRJAraujo Neto, Waldmir Nascimento dehttp://lattes.cnpq.br/4908905422036211http://lattes.cnpq.br/9562155396134032Scarpellini, Marcielahttp://lattes.cnpq.br/1452430650815871Amado, Roberto Salgadohttp://lattes.cnpq.br/0735654736121608Abrão, Allan Costa2019-12-26T22:45:25Z2023-12-21T03:06:32Z2019-05-16info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://hdl.handle.net/11422/10941porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJ2023-12-21T03:06:32Zoai:pantheon.ufrj.br:11422/10941Repositório InstitucionalPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestpantheon@sibi.ufrj.bropendoar:2023-12-21T03:06:32Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A voz dos egressos do Instituto de Química da UFRJ sobre seu curso e sobre a formação de professores química |
title |
A voz dos egressos do Instituto de Química da UFRJ sobre seu curso e sobre a formação de professores química |
spellingShingle |
A voz dos egressos do Instituto de Química da UFRJ sobre seu curso e sobre a formação de professores química Abrão, Allan Costa Formação de professores Ensino de química Egressos CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA |
title_short |
A voz dos egressos do Instituto de Química da UFRJ sobre seu curso e sobre a formação de professores química |
title_full |
A voz dos egressos do Instituto de Química da UFRJ sobre seu curso e sobre a formação de professores química |
title_fullStr |
A voz dos egressos do Instituto de Química da UFRJ sobre seu curso e sobre a formação de professores química |
title_full_unstemmed |
A voz dos egressos do Instituto de Química da UFRJ sobre seu curso e sobre a formação de professores química |
title_sort |
A voz dos egressos do Instituto de Química da UFRJ sobre seu curso e sobre a formação de professores química |
author |
Abrão, Allan Costa |
author_facet |
Abrão, Allan Costa |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Araujo Neto, Waldmir Nascimento de http://lattes.cnpq.br/4908905422036211 http://lattes.cnpq.br/9562155396134032 Scarpellini, Marciela http://lattes.cnpq.br/1452430650815871 Amado, Roberto Salgado http://lattes.cnpq.br/0735654736121608 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Abrão, Allan Costa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação de professores Ensino de química Egressos CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA |
topic |
Formação de professores Ensino de química Egressos CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA |
description |
As reflexões e os dados apresentados neste texto referem-se a um estudo realizado com alunos formandos do curso de Licenciatura em Química da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Serão enfatizadas questões que dizem respeito às dimensões da formação pedagógica e da formação específica em química, assim como questões relativas ao perfil profissional do licenciado egresso do curso, as lacunas formativas apresentadas pelo curso de licenciatura, além das dificuldades enfrentadas pelos licenciandos. O objetivo é conseguir um conjunto inicial de dados de modo a constituir um processo sistêmico de acompanhamento de egressos, tendo em vista a necessidade de acompanhar o corpo social formado para retroalimentar a formação inicial de professores. Assim, tanto quanto as respostas dos egressos, avaliamos também a natureza das perguntas realizadas considerando como os respondentes se movimentam a partir de nossas perguntas. A partir disto, este trabalho mergulha inicialmente em características históricas da educação no Brasil a partir da instalação da República, e procura trazer à tona as dificuldades enfrentadas pelos alunos egressos, e pelos alunos que já tiveram a oportunidade de lecionar, do curso de Licenciatura em Química da Universidade Federal do Rio de Janeiro. As respostas são analisadas sob um ponto de vista qualitativo, e usa como referência teórica as questões apresentadas através do movimento Ciência-Tecnologia-Sociedade. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-12-26T22:45:25Z 2019-05-16 2023-12-21T03:06:32Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/11422/10941 |
url |
http://hdl.handle.net/11422/10941 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro Brasil Instituto de Química UFRJ |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro Brasil Instituto de Química UFRJ |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRJ instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) instacron:UFRJ |
instname_str |
Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
instacron_str |
UFRJ |
institution |
UFRJ |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRJ |
collection |
Repositório Institucional da UFRJ |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
repository.mail.fl_str_mv |
pantheon@sibi.ufrj.br |
_version_ |
1815456002958426112 |