Rede Tupi de Televisão: uma análise memorialística da TV Tupi no Facebook

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sant’anna, Edgard de Albuquerque
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRJ
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11422/12226
Resumo: Este trabalho visa refletir sobre a história e a memória da TV Tupi, a primeira emissora de televisão do Brasil e da América Latina fundada pelo jornalista Assis Chateaubriand na década de 1950 do século XX que permaneceu no ar por quase trinta anos tendo suas atividades encerradas no ano de 1980. Este tema é diretamente relacionado à história e a memória do país. O objetivo desta pesquisa será a análise comparativa de dados e das informações que estão sendo disseminadas no Facebook, já que esta também funciona como fonte e veículo de informação. O estudo será baseado em como a história da Tupi está sendo disseminada na rede social e como as pessoas interagem sobre esta temática.. Através das postagens analisadas das páginas (comunidades) referentes ao tema, poderão ser percebidos várias formas de recuperação de informação, novas construções de memória e sentimentos que são expostos pelo membros que inserem informações encontradas em variados tipos como reportagens, fotografias e depoimentos. As análises nas postagens estão ancoradas nos conceitos de memória, cultura de massas e redes sociais mediadas por computador. As conclusões apontam para o entendimento de que o Facebook configura-se como lugar de memória, promovendo-as e atualizando-as, ao mesmo tempo que dissemina informações.
id UFRJ_59f69fd875df7ee7cbea63acebf30bb9
oai_identifier_str oai:pantheon.ufrj.br:11422/12226
network_acronym_str UFRJ
network_name_str Repositório Institucional da UFRJ
repository_id_str
spelling Rede Tupi de Televisão: uma análise memorialística da TV Tupi no FacebookMemóriaTV TupiRede socialFacebookCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO::BIBLIOTECONOMIAEste trabalho visa refletir sobre a história e a memória da TV Tupi, a primeira emissora de televisão do Brasil e da América Latina fundada pelo jornalista Assis Chateaubriand na década de 1950 do século XX que permaneceu no ar por quase trinta anos tendo suas atividades encerradas no ano de 1980. Este tema é diretamente relacionado à história e a memória do país. O objetivo desta pesquisa será a análise comparativa de dados e das informações que estão sendo disseminadas no Facebook, já que esta também funciona como fonte e veículo de informação. O estudo será baseado em como a história da Tupi está sendo disseminada na rede social e como as pessoas interagem sobre esta temática.. Através das postagens analisadas das páginas (comunidades) referentes ao tema, poderão ser percebidos várias formas de recuperação de informação, novas construções de memória e sentimentos que são expostos pelo membros que inserem informações encontradas em variados tipos como reportagens, fotografias e depoimentos. As análises nas postagens estão ancoradas nos conceitos de memória, cultura de massas e redes sociais mediadas por computador. As conclusões apontam para o entendimento de que o Facebook configura-se como lugar de memória, promovendo-as e atualizando-as, ao mesmo tempo que dissemina informações.Universidade Federal do Rio de JaneiroBrasilFaculdade de Administração e Ciências ContábeisUFRJOliveira, Antonio José Barbosa dehttp://lattes.cnpq.br/6981609595879671Senna, Anahttp://lattes.cnpq.br/8811350010905340Dantas, Regina Maria Macedo Costahttp://lattes.cnpq.br/5373756688550990Sant’anna, Edgard de Albuquerque2020-05-12T22:44:04Z2023-12-21T03:07:06Z2016-12-15info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://hdl.handle.net/11422/12226porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJ2023-12-21T03:07:06Zoai:pantheon.ufrj.br:11422/12226Repositório InstitucionalPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestpantheon@sibi.ufrj.bropendoar:2023-12-21T03:07:06Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false
dc.title.none.fl_str_mv Rede Tupi de Televisão: uma análise memorialística da TV Tupi no Facebook
title Rede Tupi de Televisão: uma análise memorialística da TV Tupi no Facebook
spellingShingle Rede Tupi de Televisão: uma análise memorialística da TV Tupi no Facebook
Sant’anna, Edgard de Albuquerque
Memória
TV Tupi
Rede social
Facebook
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO::BIBLIOTECONOMIA
title_short Rede Tupi de Televisão: uma análise memorialística da TV Tupi no Facebook
title_full Rede Tupi de Televisão: uma análise memorialística da TV Tupi no Facebook
title_fullStr Rede Tupi de Televisão: uma análise memorialística da TV Tupi no Facebook
title_full_unstemmed Rede Tupi de Televisão: uma análise memorialística da TV Tupi no Facebook
title_sort Rede Tupi de Televisão: uma análise memorialística da TV Tupi no Facebook
author Sant’anna, Edgard de Albuquerque
author_facet Sant’anna, Edgard de Albuquerque
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Oliveira, Antonio José Barbosa de
http://lattes.cnpq.br/6981609595879671
Senna, Ana
http://lattes.cnpq.br/8811350010905340
Dantas, Regina Maria Macedo Costa
http://lattes.cnpq.br/5373756688550990
dc.contributor.author.fl_str_mv Sant’anna, Edgard de Albuquerque
dc.subject.por.fl_str_mv Memória
TV Tupi
Rede social
Facebook
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO::BIBLIOTECONOMIA
topic Memória
TV Tupi
Rede social
Facebook
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO::BIBLIOTECONOMIA
description Este trabalho visa refletir sobre a história e a memória da TV Tupi, a primeira emissora de televisão do Brasil e da América Latina fundada pelo jornalista Assis Chateaubriand na década de 1950 do século XX que permaneceu no ar por quase trinta anos tendo suas atividades encerradas no ano de 1980. Este tema é diretamente relacionado à história e a memória do país. O objetivo desta pesquisa será a análise comparativa de dados e das informações que estão sendo disseminadas no Facebook, já que esta também funciona como fonte e veículo de informação. O estudo será baseado em como a história da Tupi está sendo disseminada na rede social e como as pessoas interagem sobre esta temática.. Através das postagens analisadas das páginas (comunidades) referentes ao tema, poderão ser percebidos várias formas de recuperação de informação, novas construções de memória e sentimentos que são expostos pelo membros que inserem informações encontradas em variados tipos como reportagens, fotografias e depoimentos. As análises nas postagens estão ancoradas nos conceitos de memória, cultura de massas e redes sociais mediadas por computador. As conclusões apontam para o entendimento de que o Facebook configura-se como lugar de memória, promovendo-as e atualizando-as, ao mesmo tempo que dissemina informações.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-12-15
2020-05-12T22:44:04Z
2023-12-21T03:07:06Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11422/12226
url http://hdl.handle.net/11422/12226
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
Brasil
Faculdade de Administração e Ciências Contábeis
UFRJ
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
Brasil
Faculdade de Administração e Ciências Contábeis
UFRJ
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRJ
instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron:UFRJ
instname_str Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron_str UFRJ
institution UFRJ
reponame_str Repositório Institucional da UFRJ
collection Repositório Institucional da UFRJ
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
repository.mail.fl_str_mv pantheon@sibi.ufrj.br
_version_ 1815455999867224064