A percepção dos professores da Rede Municipal do Rio de Janeiro sobre a inserção do ensino de direito constitucional nas escolas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRJ |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11422/10539 |
Resumo: | O presente trabalho busca compreender a percepção dos professores da Rede Municipal de Ensino do Rio de Janeiro, especificamente das chamadas Escolas do Amanhã – Ginásio Carioca de Campo Grande-RJ, acerca da eventual inserção do conteúdo de direito constitucional no currículo escolar. Inicialmente, pretende-se avaliar os projetos de Lei que tramitam na Câmara dos Deputados e no Senado Federal com o objetivo de modificar a Lei nº 9394/1996, para introdução do tema de direito constitucional no cenário escolar e a motivação dos parlamentares para apresentação de tais propostas. O trabalho também almeja analisar o papel da escola como espaço de incentivo ao desenvolvimento educacional do aluno como cidadão consciente dos seus direitos e deveres e de suas potencialidades transformadoras em sociedade. Uma vez que os docentes serão os atores sociais mais afetados com eventual previsão curricular de ensino do direito constitucional das escolas, foram coletados dados, por meio de entrevista, para análise das suas percepções sobre a entrada de um novo conteúdo nas escolas, a fim de permitir reflexões sobre as contribuições e desafios que o ensino de direito constitucional pode propiciar para o espaço escolar como um todo, seja em relação aos alunos, professores e direção. |
id |
UFRJ_5a75b130e60449b273ab67b5f44079ff |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:pantheon.ufrj.br:11422/10539 |
network_acronym_str |
UFRJ |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRJ |
repository_id_str |
|
spelling |
A percepção dos professores da Rede Municipal do Rio de Janeiro sobre a inserção do ensino de direito constitucional nas escolasEnsino de Direito ConstitucionalLei de Diretrizes e Bases da Educação NacionalEducação para cidadaniaProfessores da Rede Municipal do Rio de JaneiroTeaching of Constitutional LawLaw of Guidelines and Bases of National EducationEducation for citizenshipTeachers of the Municipal Network of Rio de JaneiroCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITO::DIREITO PUBLICO::DIREITO CONSTITUCIONALO presente trabalho busca compreender a percepção dos professores da Rede Municipal de Ensino do Rio de Janeiro, especificamente das chamadas Escolas do Amanhã – Ginásio Carioca de Campo Grande-RJ, acerca da eventual inserção do conteúdo de direito constitucional no currículo escolar. Inicialmente, pretende-se avaliar os projetos de Lei que tramitam na Câmara dos Deputados e no Senado Federal com o objetivo de modificar a Lei nº 9394/1996, para introdução do tema de direito constitucional no cenário escolar e a motivação dos parlamentares para apresentação de tais propostas. O trabalho também almeja analisar o papel da escola como espaço de incentivo ao desenvolvimento educacional do aluno como cidadão consciente dos seus direitos e deveres e de suas potencialidades transformadoras em sociedade. Uma vez que os docentes serão os atores sociais mais afetados com eventual previsão curricular de ensino do direito constitucional das escolas, foram coletados dados, por meio de entrevista, para análise das suas percepções sobre a entrada de um novo conteúdo nas escolas, a fim de permitir reflexões sobre as contribuições e desafios que o ensino de direito constitucional pode propiciar para o espaço escolar como um todo, seja em relação aos alunos, professores e direção.Universidade Federal do Rio de JaneiroBrasilFaculdade Nacional de DireitoUFRJXavier, José Roberto Francohttp://lattes.cnpq.br/9379352762102363Carvalho, Natália Pereira de2019-11-21T17:37:40Z2023-12-21T03:01:38Z2017-07info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisCARVALHO, Natália Pereira de. A percepção dos professores da Rede Municipal do Rio de Janeiro sobre a inserção do ensino de direito constitucional nas escolas. 2017. 80 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Direito) - Faculdade Nacional de Direito, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2017.http://hdl.handle.net/11422/10539porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJ2023-12-21T03:01:38Zoai:pantheon.ufrj.br:11422/10539Repositório InstitucionalPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestpantheon@sibi.ufrj.bropendoar:2023-12-21T03:01:38Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A percepção dos professores da Rede Municipal do Rio de Janeiro sobre a inserção do ensino de direito constitucional nas escolas |
title |
A percepção dos professores da Rede Municipal do Rio de Janeiro sobre a inserção do ensino de direito constitucional nas escolas |
spellingShingle |
A percepção dos professores da Rede Municipal do Rio de Janeiro sobre a inserção do ensino de direito constitucional nas escolas Carvalho, Natália Pereira de Ensino de Direito Constitucional Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional Educação para cidadania Professores da Rede Municipal do Rio de Janeiro Teaching of Constitutional Law Law of Guidelines and Bases of National Education Education for citizenship Teachers of the Municipal Network of Rio de Janeiro CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITO::DIREITO PUBLICO::DIREITO CONSTITUCIONAL |
title_short |
A percepção dos professores da Rede Municipal do Rio de Janeiro sobre a inserção do ensino de direito constitucional nas escolas |
title_full |
A percepção dos professores da Rede Municipal do Rio de Janeiro sobre a inserção do ensino de direito constitucional nas escolas |
title_fullStr |
A percepção dos professores da Rede Municipal do Rio de Janeiro sobre a inserção do ensino de direito constitucional nas escolas |
title_full_unstemmed |
A percepção dos professores da Rede Municipal do Rio de Janeiro sobre a inserção do ensino de direito constitucional nas escolas |
title_sort |
A percepção dos professores da Rede Municipal do Rio de Janeiro sobre a inserção do ensino de direito constitucional nas escolas |
author |
Carvalho, Natália Pereira de |
author_facet |
Carvalho, Natália Pereira de |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Xavier, José Roberto Franco http://lattes.cnpq.br/9379352762102363 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Carvalho, Natália Pereira de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de Direito Constitucional Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional Educação para cidadania Professores da Rede Municipal do Rio de Janeiro Teaching of Constitutional Law Law of Guidelines and Bases of National Education Education for citizenship Teachers of the Municipal Network of Rio de Janeiro CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITO::DIREITO PUBLICO::DIREITO CONSTITUCIONAL |
topic |
Ensino de Direito Constitucional Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional Educação para cidadania Professores da Rede Municipal do Rio de Janeiro Teaching of Constitutional Law Law of Guidelines and Bases of National Education Education for citizenship Teachers of the Municipal Network of Rio de Janeiro CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITO::DIREITO PUBLICO::DIREITO CONSTITUCIONAL |
description |
O presente trabalho busca compreender a percepção dos professores da Rede Municipal de Ensino do Rio de Janeiro, especificamente das chamadas Escolas do Amanhã – Ginásio Carioca de Campo Grande-RJ, acerca da eventual inserção do conteúdo de direito constitucional no currículo escolar. Inicialmente, pretende-se avaliar os projetos de Lei que tramitam na Câmara dos Deputados e no Senado Federal com o objetivo de modificar a Lei nº 9394/1996, para introdução do tema de direito constitucional no cenário escolar e a motivação dos parlamentares para apresentação de tais propostas. O trabalho também almeja analisar o papel da escola como espaço de incentivo ao desenvolvimento educacional do aluno como cidadão consciente dos seus direitos e deveres e de suas potencialidades transformadoras em sociedade. Uma vez que os docentes serão os atores sociais mais afetados com eventual previsão curricular de ensino do direito constitucional das escolas, foram coletados dados, por meio de entrevista, para análise das suas percepções sobre a entrada de um novo conteúdo nas escolas, a fim de permitir reflexões sobre as contribuições e desafios que o ensino de direito constitucional pode propiciar para o espaço escolar como um todo, seja em relação aos alunos, professores e direção. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-07 2019-11-21T17:37:40Z 2023-12-21T03:01:38Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
CARVALHO, Natália Pereira de. A percepção dos professores da Rede Municipal do Rio de Janeiro sobre a inserção do ensino de direito constitucional nas escolas. 2017. 80 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Direito) - Faculdade Nacional de Direito, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2017. http://hdl.handle.net/11422/10539 |
identifier_str_mv |
CARVALHO, Natália Pereira de. A percepção dos professores da Rede Municipal do Rio de Janeiro sobre a inserção do ensino de direito constitucional nas escolas. 2017. 80 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Direito) - Faculdade Nacional de Direito, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2017. |
url |
http://hdl.handle.net/11422/10539 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro Brasil Faculdade Nacional de Direito UFRJ |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro Brasil Faculdade Nacional de Direito UFRJ |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRJ instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) instacron:UFRJ |
instname_str |
Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
instacron_str |
UFRJ |
institution |
UFRJ |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRJ |
collection |
Repositório Institucional da UFRJ |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
repository.mail.fl_str_mv |
pantheon@sibi.ufrj.br |
_version_ |
1815456001536557056 |