A percepção dos professores da Rede Municipal do Rio de Janeiro sobre a inserção do ensino de direito constitucional nas escolas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carvalho, Natália Pereira de
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRJ
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11422/10539
Resumo: O presente trabalho busca compreender a percepção dos professores da Rede Municipal de Ensino do Rio de Janeiro, especificamente das chamadas Escolas do Amanhã – Ginásio Carioca de Campo Grande-RJ, acerca da eventual inserção do conteúdo de direito constitucional no currículo escolar. Inicialmente, pretende-se avaliar os projetos de Lei que tramitam na Câmara dos Deputados e no Senado Federal com o objetivo de modificar a Lei nº 9394/1996, para introdução do tema de direito constitucional no cenário escolar e a motivação dos parlamentares para apresentação de tais propostas. O trabalho também almeja analisar o papel da escola como espaço de incentivo ao desenvolvimento educacional do aluno como cidadão consciente dos seus direitos e deveres e de suas potencialidades transformadoras em sociedade. Uma vez que os docentes serão os atores sociais mais afetados com eventual previsão curricular de ensino do direito constitucional das escolas, foram coletados dados, por meio de entrevista, para análise das suas percepções sobre a entrada de um novo conteúdo nas escolas, a fim de permitir reflexões sobre as contribuições e desafios que o ensino de direito constitucional pode propiciar para o espaço escolar como um todo, seja em relação aos alunos, professores e direção.
id UFRJ_5a75b130e60449b273ab67b5f44079ff
oai_identifier_str oai:pantheon.ufrj.br:11422/10539
network_acronym_str UFRJ
network_name_str Repositório Institucional da UFRJ
repository_id_str
spelling A percepção dos professores da Rede Municipal do Rio de Janeiro sobre a inserção do ensino de direito constitucional nas escolasEnsino de Direito ConstitucionalLei de Diretrizes e Bases da Educação NacionalEducação para cidadaniaProfessores da Rede Municipal do Rio de JaneiroTeaching of Constitutional LawLaw of Guidelines and Bases of National EducationEducation for citizenshipTeachers of the Municipal Network of Rio de JaneiroCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITO::DIREITO PUBLICO::DIREITO CONSTITUCIONALO presente trabalho busca compreender a percepção dos professores da Rede Municipal de Ensino do Rio de Janeiro, especificamente das chamadas Escolas do Amanhã – Ginásio Carioca de Campo Grande-RJ, acerca da eventual inserção do conteúdo de direito constitucional no currículo escolar. Inicialmente, pretende-se avaliar os projetos de Lei que tramitam na Câmara dos Deputados e no Senado Federal com o objetivo de modificar a Lei nº 9394/1996, para introdução do tema de direito constitucional no cenário escolar e a motivação dos parlamentares para apresentação de tais propostas. O trabalho também almeja analisar o papel da escola como espaço de incentivo ao desenvolvimento educacional do aluno como cidadão consciente dos seus direitos e deveres e de suas potencialidades transformadoras em sociedade. Uma vez que os docentes serão os atores sociais mais afetados com eventual previsão curricular de ensino do direito constitucional das escolas, foram coletados dados, por meio de entrevista, para análise das suas percepções sobre a entrada de um novo conteúdo nas escolas, a fim de permitir reflexões sobre as contribuições e desafios que o ensino de direito constitucional pode propiciar para o espaço escolar como um todo, seja em relação aos alunos, professores e direção.Universidade Federal do Rio de JaneiroBrasilFaculdade Nacional de DireitoUFRJXavier, José Roberto Francohttp://lattes.cnpq.br/9379352762102363Carvalho, Natália Pereira de2019-11-21T17:37:40Z2023-12-21T03:01:38Z2017-07info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisCARVALHO, Natália Pereira de. A percepção dos professores da Rede Municipal do Rio de Janeiro sobre a inserção do ensino de direito constitucional nas escolas. 2017. 80 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Direito) - Faculdade Nacional de Direito, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2017.http://hdl.handle.net/11422/10539porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJ2023-12-21T03:01:38Zoai:pantheon.ufrj.br:11422/10539Repositório InstitucionalPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestpantheon@sibi.ufrj.bropendoar:2023-12-21T03:01:38Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false
dc.title.none.fl_str_mv A percepção dos professores da Rede Municipal do Rio de Janeiro sobre a inserção do ensino de direito constitucional nas escolas
title A percepção dos professores da Rede Municipal do Rio de Janeiro sobre a inserção do ensino de direito constitucional nas escolas
spellingShingle A percepção dos professores da Rede Municipal do Rio de Janeiro sobre a inserção do ensino de direito constitucional nas escolas
Carvalho, Natália Pereira de
Ensino de Direito Constitucional
Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional
Educação para cidadania
Professores da Rede Municipal do Rio de Janeiro
Teaching of Constitutional Law
Law of Guidelines and Bases of National Education
Education for citizenship
Teachers of the Municipal Network of Rio de Janeiro
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITO::DIREITO PUBLICO::DIREITO CONSTITUCIONAL
title_short A percepção dos professores da Rede Municipal do Rio de Janeiro sobre a inserção do ensino de direito constitucional nas escolas
title_full A percepção dos professores da Rede Municipal do Rio de Janeiro sobre a inserção do ensino de direito constitucional nas escolas
title_fullStr A percepção dos professores da Rede Municipal do Rio de Janeiro sobre a inserção do ensino de direito constitucional nas escolas
title_full_unstemmed A percepção dos professores da Rede Municipal do Rio de Janeiro sobre a inserção do ensino de direito constitucional nas escolas
title_sort A percepção dos professores da Rede Municipal do Rio de Janeiro sobre a inserção do ensino de direito constitucional nas escolas
author Carvalho, Natália Pereira de
author_facet Carvalho, Natália Pereira de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Xavier, José Roberto Franco
http://lattes.cnpq.br/9379352762102363
dc.contributor.author.fl_str_mv Carvalho, Natália Pereira de
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de Direito Constitucional
Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional
Educação para cidadania
Professores da Rede Municipal do Rio de Janeiro
Teaching of Constitutional Law
Law of Guidelines and Bases of National Education
Education for citizenship
Teachers of the Municipal Network of Rio de Janeiro
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITO::DIREITO PUBLICO::DIREITO CONSTITUCIONAL
topic Ensino de Direito Constitucional
Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional
Educação para cidadania
Professores da Rede Municipal do Rio de Janeiro
Teaching of Constitutional Law
Law of Guidelines and Bases of National Education
Education for citizenship
Teachers of the Municipal Network of Rio de Janeiro
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITO::DIREITO PUBLICO::DIREITO CONSTITUCIONAL
description O presente trabalho busca compreender a percepção dos professores da Rede Municipal de Ensino do Rio de Janeiro, especificamente das chamadas Escolas do Amanhã – Ginásio Carioca de Campo Grande-RJ, acerca da eventual inserção do conteúdo de direito constitucional no currículo escolar. Inicialmente, pretende-se avaliar os projetos de Lei que tramitam na Câmara dos Deputados e no Senado Federal com o objetivo de modificar a Lei nº 9394/1996, para introdução do tema de direito constitucional no cenário escolar e a motivação dos parlamentares para apresentação de tais propostas. O trabalho também almeja analisar o papel da escola como espaço de incentivo ao desenvolvimento educacional do aluno como cidadão consciente dos seus direitos e deveres e de suas potencialidades transformadoras em sociedade. Uma vez que os docentes serão os atores sociais mais afetados com eventual previsão curricular de ensino do direito constitucional das escolas, foram coletados dados, por meio de entrevista, para análise das suas percepções sobre a entrada de um novo conteúdo nas escolas, a fim de permitir reflexões sobre as contribuições e desafios que o ensino de direito constitucional pode propiciar para o espaço escolar como um todo, seja em relação aos alunos, professores e direção.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-07
2019-11-21T17:37:40Z
2023-12-21T03:01:38Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv CARVALHO, Natália Pereira de. A percepção dos professores da Rede Municipal do Rio de Janeiro sobre a inserção do ensino de direito constitucional nas escolas. 2017. 80 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Direito) - Faculdade Nacional de Direito, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2017.
http://hdl.handle.net/11422/10539
identifier_str_mv CARVALHO, Natália Pereira de. A percepção dos professores da Rede Municipal do Rio de Janeiro sobre a inserção do ensino de direito constitucional nas escolas. 2017. 80 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Direito) - Faculdade Nacional de Direito, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2017.
url http://hdl.handle.net/11422/10539
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
Brasil
Faculdade Nacional de Direito
UFRJ
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
Brasil
Faculdade Nacional de Direito
UFRJ
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRJ
instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron:UFRJ
instname_str Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron_str UFRJ
institution UFRJ
reponame_str Repositório Institucional da UFRJ
collection Repositório Institucional da UFRJ
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
repository.mail.fl_str_mv pantheon@sibi.ufrj.br
_version_ 1815456001536557056