Métodos simplificadores para análise de fadiga em risers
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRJ |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11422/21251 |
Resumo: | Com a crescente demanda de unidades de produção flutuantes para a exploração de petróleo em lâminas d’água profundas, as condições ambientais são cada vez mais desafiadoras no projeto de sistemas de produção submarinos. As ondas oceânicas induzem movimento oscilatório na unidade flutuante que, consequentemente, geram carregamentos cíclicos que podem danificar risers através do mecanismo de fadiga. Para garantir a integridade durante a vida útil da unidade de produção, é necessário avaliar o dano à fadiga causado pelos carregamentos ambientais durante a fase de projeto para evitar possíveis consequências em caso de falha. O presente trabalho tem como objetivo apresentar métodos numéricos que sejam capazes de estimar a vida à fadiga em estruturas oceânicas com custo computacional reduzido através da simplificação da matriz de carregamentos ambientais. Foram estudadas duas classes distintas de métodos: o método de blocos equivalentes e o método de superfície de resposta. Ambos métodos foram testados para um exemplo de riser rígido em catenária (SCR) conectados a uma plataforma semi-submersível. A análise de fadiga foi realizada através de modelos de elementos finitos no domínio do tempo, com ondas irregulares e movimento da embarcação desacoplado. Os resultados obtidos foram comparados a métodos convencionais e demonstram que é possível obter estimativas aceitáveis para o dano anual reduzindo a matriz de carregamentos ambientais em 90%. |
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Pereira, Luiz Otávio da Costa MarceloVideiro, Paulo MauricioVaz, Murilo AugustoSousa, Fernando Jorge Mendes deSagrilo, Luis Volnei Sudati2023-08-01T18:55:09Z2023-11-30T03:02:16Z2018-06http://hdl.handle.net/11422/21251Com a crescente demanda de unidades de produção flutuantes para a exploração de petróleo em lâminas d’água profundas, as condições ambientais são cada vez mais desafiadoras no projeto de sistemas de produção submarinos. As ondas oceânicas induzem movimento oscilatório na unidade flutuante que, consequentemente, geram carregamentos cíclicos que podem danificar risers através do mecanismo de fadiga. Para garantir a integridade durante a vida útil da unidade de produção, é necessário avaliar o dano à fadiga causado pelos carregamentos ambientais durante a fase de projeto para evitar possíveis consequências em caso de falha. O presente trabalho tem como objetivo apresentar métodos numéricos que sejam capazes de estimar a vida à fadiga em estruturas oceânicas com custo computacional reduzido através da simplificação da matriz de carregamentos ambientais. Foram estudadas duas classes distintas de métodos: o método de blocos equivalentes e o método de superfície de resposta. Ambos métodos foram testados para um exemplo de riser rígido em catenária (SCR) conectados a uma plataforma semi-submersível. A análise de fadiga foi realizada através de modelos de elementos finitos no domínio do tempo, com ondas irregulares e movimento da embarcação desacoplado. Os resultados obtidos foram comparados a métodos convencionais e demonstram que é possível obter estimativas aceitáveis para o dano anual reduzindo a matriz de carregamentos ambientais em 90%.With the increasing demand for floating production units to explore of oil reservoirs in deep waters, the environmental conditions are even more challenging when designing subsea production systems. The oceanic waves induce oscillatory motion to the floating unit, causing cyclic loading on risers which can be damaged due to fatigue failure mechanism. During design phases, it is required to evaluate fatigue damage induced by environmental loads to avoid eventual failure for the whole exploration system life. The research presented herein studies numerical methods which can provide fatigue damage estimates with reduced computational costs by simplifying the environmental loading matrix. Two different classes of methods were evaluated: the equivalent blocks methods, and the response surface methods. Both were tested with an example of a steel catenary riser (SCR) connected to a semisubmersible vessel. Fatigue analysis was performed using finite element models in time domain, considering irregular waves formulation and de-coupled vessel motions. Obtained results were compared to conventional methods and showed that it is possible to obtain acceptable damage estimates for annual fatigue damage with up to 90% reduction in the design environmental load cases.Submitted by Jorge Junior (jorge.gentil@ct.ufrj.br) on 2023-04-25T17:22:08Z No. of bitstreams: 1 886987.pdf: 1527707 bytes, checksum: 8a05c0e6a8d497717014b13579eced6b (MD5)Approved for entry into archive by Christianne Fontes de Andrade (cfontes@ct.ufrj.br) on 2023-08-01T18:55:09Z (GMT) No. of bitstreams: 1 886987.pdf: 1527707 bytes, checksum: 8a05c0e6a8d497717014b13579eced6b (MD5)Made available in DSpace on 2023-08-01T18:55:09Z (GMT). No. of bitstreams: 1 886987.pdf: 1527707 bytes, checksum: 8a05c0e6a8d497717014b13579eced6b (MD5) Previous issue date: 2018-06porUniversidade Federal do Rio de JaneiroPrograma de Pós-Graduação em Engenharia CivilUFRJBrasilInstituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de EngenhariaCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVIL::ESTRUTURAS::ESTRUTURAS METALICASEstruturas offshoreMétodos simplificadoresFadigaMétodos simplificadores para análise de fadiga em risersinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisabertoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81853http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/21251/2/license.txtdd32849f2bfb22da963c3aac6e26e255MD52ORIGINAL886987.pdf886987.pdfapplication/pdf1527707http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/21251/1/886987.pdf8a05c0e6a8d497717014b13579eced6bMD5111422/212512023-11-30 00:02:16.162oai:pantheon.ufrj.br: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Repositório de PublicaçõesPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestopendoar:2023-11-30T03:02:16Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false |
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Com a crescente demanda de unidades de produção flutuantes para a exploração de petróleo em lâminas d’água profundas, as condições ambientais são cada vez mais desafiadoras no projeto de sistemas de produção submarinos. As ondas oceânicas induzem movimento oscilatório na unidade flutuante que, consequentemente, geram carregamentos cíclicos que podem danificar risers através do mecanismo de fadiga. Para garantir a integridade durante a vida útil da unidade de produção, é necessário avaliar o dano à fadiga causado pelos carregamentos ambientais durante a fase de projeto para evitar possíveis consequências em caso de falha. O presente trabalho tem como objetivo apresentar métodos numéricos que sejam capazes de estimar a vida à fadiga em estruturas oceânicas com custo computacional reduzido através da simplificação da matriz de carregamentos ambientais. Foram estudadas duas classes distintas de métodos: o método de blocos equivalentes e o método de superfície de resposta. Ambos métodos foram testados para um exemplo de riser rígido em catenária (SCR) conectados a uma plataforma semi-submersível. A análise de fadiga foi realizada através de modelos de elementos finitos no domínio do tempo, com ondas irregulares e movimento da embarcação desacoplado. Os resultados obtidos foram comparados a métodos convencionais e demonstram que é possível obter estimativas aceitáveis para o dano anual reduzindo a matriz de carregamentos ambientais em 90%. |
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