Pipabot: uma solução chatbot para o pipa UFRJ
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRJ |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11422/18168 |
Resumo: | Chatbots são sistemas de software que atuam como canal facilitador para a comunicação entre humanos e entidades (empresas, projetos sociais e de pesquisa, guras públicas, entre outros) utilizando técnicas de processamento de linguagem natural para processar as mensagens recebidas. Esse trabalho apresenta o PipaBot, um chatbot aplicado ao contexto do Projeto Infância e Poluentes Ambientais (PIPA UFRJ). É esperado que o bot atenda cerca de duas mil mães participantes do projeto tirando dúvidas e fornecendo informações sobre o projeto. O PipaBot foi desenvolvido para duas plataformas: o aplicativo Messenger do Facebook e o website do PIPA. Através dele é possível obter informações sobre o projeto e seus objetivos, e também realizar uma identi cação como participante do projeto, que libera acesso a informações como consultas e resultados de exames médicos. O chatbot foi avaliado segundo o modelo de aceitação da tecnologia (TAM - Tecnological Acceptance Model), por 13 usuários divididos em dois grupos: pro ssionais da saúde, e pro ssionais de computação. Os dados coletados apresentam apenas respostas positivas para os questionamentos feitos, entretanto foram sugeridas diversas melhorias que são discutidas neste trabalho. |
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Pipabot: uma solução chatbot para o pipa UFRJPipabot: a chatbot solution for the UFRJ PIPAChatbotLean InceptionCNPQ::ENGENHARIASChatbots são sistemas de software que atuam como canal facilitador para a comunicação entre humanos e entidades (empresas, projetos sociais e de pesquisa, guras públicas, entre outros) utilizando técnicas de processamento de linguagem natural para processar as mensagens recebidas. Esse trabalho apresenta o PipaBot, um chatbot aplicado ao contexto do Projeto Infância e Poluentes Ambientais (PIPA UFRJ). É esperado que o bot atenda cerca de duas mil mães participantes do projeto tirando dúvidas e fornecendo informações sobre o projeto. O PipaBot foi desenvolvido para duas plataformas: o aplicativo Messenger do Facebook e o website do PIPA. Através dele é possível obter informações sobre o projeto e seus objetivos, e também realizar uma identi cação como participante do projeto, que libera acesso a informações como consultas e resultados de exames médicos. O chatbot foi avaliado segundo o modelo de aceitação da tecnologia (TAM - Tecnological Acceptance Model), por 13 usuários divididos em dois grupos: pro ssionais da saúde, e pro ssionais de computação. Os dados coletados apresentam apenas respostas positivas para os questionamentos feitos, entretanto foram sugeridas diversas melhorias que são discutidas neste trabalho.Universidade Federal do Rio de JaneiroBrasilEscola PolitécnicaUFRJTravassos, Guilherme HortaGonçalves, Taísa GuidiniCukierman, Henrique LuzFernandes, Thatiana Verônica Rodrigues de BarcellosPaula, Lucas Santos de2022-08-05T04:43:41Z2023-12-21T03:00:21Z2019-09info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://hdl.handle.net/11422/18168porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJ2023-12-21T03:00:21Zoai:pantheon.ufrj.br:11422/18168Repositório InstitucionalPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestpantheon@sibi.ufrj.bropendoar:2023-12-21T03:00:21Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false |
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