Pipabot: uma solução chatbot para o pipa UFRJ

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Paula, Lucas Santos de
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRJ
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11422/18168
Resumo: Chatbots são sistemas de software que atuam como canal facilitador para a comunicação entre humanos e entidades (empresas, projetos sociais e de pesquisa, guras públicas, entre outros) utilizando técnicas de processamento de linguagem natural para processar as mensagens recebidas. Esse trabalho apresenta o PipaBot, um chatbot aplicado ao contexto do Projeto Infância e Poluentes Ambientais (PIPA UFRJ). É esperado que o bot atenda cerca de duas mil mães participantes do projeto tirando dúvidas e fornecendo informações sobre o projeto. O PipaBot foi desenvolvido para duas plataformas: o aplicativo Messenger do Facebook e o website do PIPA. Através dele é possível obter informações sobre o projeto e seus objetivos, e também realizar uma identi cação como participante do projeto, que libera acesso a informações como consultas e resultados de exames médicos. O chatbot foi avaliado segundo o modelo de aceitação da tecnologia (TAM - Tecnological Acceptance Model), por 13 usuários divididos em dois grupos: pro ssionais da saúde, e pro ssionais de computação. Os dados coletados apresentam apenas respostas positivas para os questionamentos feitos, entretanto foram sugeridas diversas melhorias que são discutidas neste trabalho.
id UFRJ_5d565fbe9f1db7f5e19061f1d62030dd
oai_identifier_str oai:pantheon.ufrj.br:11422/18168
network_acronym_str UFRJ
network_name_str Repositório Institucional da UFRJ
repository_id_str
spelling Pipabot: uma solução chatbot para o pipa UFRJPipabot: a chatbot solution for the UFRJ PIPAChatbotLean InceptionCNPQ::ENGENHARIASChatbots são sistemas de software que atuam como canal facilitador para a comunicação entre humanos e entidades (empresas, projetos sociais e de pesquisa, guras públicas, entre outros) utilizando técnicas de processamento de linguagem natural para processar as mensagens recebidas. Esse trabalho apresenta o PipaBot, um chatbot aplicado ao contexto do Projeto Infância e Poluentes Ambientais (PIPA UFRJ). É esperado que o bot atenda cerca de duas mil mães participantes do projeto tirando dúvidas e fornecendo informações sobre o projeto. O PipaBot foi desenvolvido para duas plataformas: o aplicativo Messenger do Facebook e o website do PIPA. Através dele é possível obter informações sobre o projeto e seus objetivos, e também realizar uma identi cação como participante do projeto, que libera acesso a informações como consultas e resultados de exames médicos. O chatbot foi avaliado segundo o modelo de aceitação da tecnologia (TAM - Tecnological Acceptance Model), por 13 usuários divididos em dois grupos: pro ssionais da saúde, e pro ssionais de computação. Os dados coletados apresentam apenas respostas positivas para os questionamentos feitos, entretanto foram sugeridas diversas melhorias que são discutidas neste trabalho.Universidade Federal do Rio de JaneiroBrasilEscola PolitécnicaUFRJTravassos, Guilherme HortaGonçalves, Taísa GuidiniCukierman, Henrique LuzFernandes, Thatiana Verônica Rodrigues de BarcellosPaula, Lucas Santos de2022-08-05T04:43:41Z2023-12-21T03:00:21Z2019-09info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://hdl.handle.net/11422/18168porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJ2023-12-21T03:00:21Zoai:pantheon.ufrj.br:11422/18168Repositório InstitucionalPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestpantheon@sibi.ufrj.bropendoar:2023-12-21T03:00:21Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false
dc.title.none.fl_str_mv Pipabot: uma solução chatbot para o pipa UFRJ
Pipabot: a chatbot solution for the UFRJ PIPA
title Pipabot: uma solução chatbot para o pipa UFRJ
spellingShingle Pipabot: uma solução chatbot para o pipa UFRJ
Paula, Lucas Santos de
Chatbot
Lean Inception
CNPQ::ENGENHARIAS
title_short Pipabot: uma solução chatbot para o pipa UFRJ
title_full Pipabot: uma solução chatbot para o pipa UFRJ
title_fullStr Pipabot: uma solução chatbot para o pipa UFRJ
title_full_unstemmed Pipabot: uma solução chatbot para o pipa UFRJ
title_sort Pipabot: uma solução chatbot para o pipa UFRJ
author Paula, Lucas Santos de
author_facet Paula, Lucas Santos de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Travassos, Guilherme Horta
Gonçalves, Taísa Guidini
Cukierman, Henrique Luz
Fernandes, Thatiana Verônica Rodrigues de Barcellos
dc.contributor.author.fl_str_mv Paula, Lucas Santos de
dc.subject.por.fl_str_mv Chatbot
Lean Inception
CNPQ::ENGENHARIAS
topic Chatbot
Lean Inception
CNPQ::ENGENHARIAS
description Chatbots são sistemas de software que atuam como canal facilitador para a comunicação entre humanos e entidades (empresas, projetos sociais e de pesquisa, guras públicas, entre outros) utilizando técnicas de processamento de linguagem natural para processar as mensagens recebidas. Esse trabalho apresenta o PipaBot, um chatbot aplicado ao contexto do Projeto Infância e Poluentes Ambientais (PIPA UFRJ). É esperado que o bot atenda cerca de duas mil mães participantes do projeto tirando dúvidas e fornecendo informações sobre o projeto. O PipaBot foi desenvolvido para duas plataformas: o aplicativo Messenger do Facebook e o website do PIPA. Através dele é possível obter informações sobre o projeto e seus objetivos, e também realizar uma identi cação como participante do projeto, que libera acesso a informações como consultas e resultados de exames médicos. O chatbot foi avaliado segundo o modelo de aceitação da tecnologia (TAM - Tecnological Acceptance Model), por 13 usuários divididos em dois grupos: pro ssionais da saúde, e pro ssionais de computação. Os dados coletados apresentam apenas respostas positivas para os questionamentos feitos, entretanto foram sugeridas diversas melhorias que são discutidas neste trabalho.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-09
2022-08-05T04:43:41Z
2023-12-21T03:00:21Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11422/18168
url http://hdl.handle.net/11422/18168
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
Brasil
Escola Politécnica
UFRJ
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
Brasil
Escola Politécnica
UFRJ
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRJ
instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron:UFRJ
instname_str Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron_str UFRJ
institution UFRJ
reponame_str Repositório Institucional da UFRJ
collection Repositório Institucional da UFRJ
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
repository.mail.fl_str_mv pantheon@sibi.ufrj.br
_version_ 1815456018967035904