LINKYA: chatbot para recrutamento e seleção
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRN |
Texto Completo: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/52694 |
Resumo: | Para otimizar o processo de recrutamento realizado por profissionais, foi identificado a oportunidade na área de Recrutamento e Seleção (R&S). Na qual a maioria das vezes o recrutador ainda está delegado a função de analisar até mil currículos por mês e aproveitando apenas 20%. O tempo demandado nessa triagem poderia ser utilizado de forma mais estratégica, entrevistando os candidatos que mais tem o perfil para a vaga ofertada. Com o objetivo de inovar os processos atuais, buscou-se: desenvolver um modelo de chatbot para a eficácia nos processos da seleção e do processo do recrutamento dentro das empresas. Enquanto, de forma específica: (a) relatar o percurso da implementação do chatbot; (b) desenvolver um agente conversacional que possa favorecer uma melhor experiência para recrutadores e candidatos; (c) analisar os resultados e solução chatbot por meio de testes e feedbacks dos recrutadores no uso do recrutamento e seleção de candidatos. Dessa forma, a problemática proposta é: Como o uso de agentes conversacionais pode favorecer uma melhor assertividade para os recrutadores nos processos de recrutamento e seleção? Sendo assim, para auxiliar a responder essa investigação foi utilizado os seguintes meios metodológicos, revisão de literatura; por conseguinte utilizou-se uma abordagem mais técnica e também se dispôs ao acervo pessoal de notas sobre como abrir e construir o Linkya. Por fim, conclui-se que através da ferramenta Linkya, eles poderão estruturar uma série de perguntas personalizadas para a vaga, cujas respostas serão listadas em uma planilha. O software Linkya é uma solução de chatbot que possibilita aos recrutadores conversarem através de um bate-papo com os candidatos. O candidato se conecta, responde as perguntas escolhidas pela equipe de R&S, o chatbot salvará as respostas em um banco de dados e de forma simples o recrutador poderá filtrar os resultados para encontrar mais rapidamente os perfis que se encaixam na vaga ofertada. |
id |
UFRN_331b01f27e97a5b901e854f3c8ce0163 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/52694 |
network_acronym_str |
UFRN |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRN |
repository_id_str |
|
spelling |
Barbosa, João Victor Galvãohttp://lattes.cnpq.br/9462737541054290https://orcid.org/0000-0002-4150-8519http://lattes.cnpq.br/1325459110950508Carvalho, Zulmara Virginia dehttp://lattes.cnpq.br/3598201636024281Brito, Max Leandro de AraújoFreitas, André LageAlchieri, João Carlos2023-06-14T21:05:11Z2023-06-14T21:05:11Z2022-12-19BARBOSA, João Victor Galvão. LINKYA: chatbot para recrutamento e seleção. Orientador: João Carlos Alchieri. 2022. 93f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ciência, Tecnologia e Inovação) - Escola de Ciências e Tecnologia, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2022.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/52694Para otimizar o processo de recrutamento realizado por profissionais, foi identificado a oportunidade na área de Recrutamento e Seleção (R&S). Na qual a maioria das vezes o recrutador ainda está delegado a função de analisar até mil currículos por mês e aproveitando apenas 20%. O tempo demandado nessa triagem poderia ser utilizado de forma mais estratégica, entrevistando os candidatos que mais tem o perfil para a vaga ofertada. Com o objetivo de inovar os processos atuais, buscou-se: desenvolver um modelo de chatbot para a eficácia nos processos da seleção e do processo do recrutamento dentro das empresas. Enquanto, de forma específica: (a) relatar o percurso da implementação do chatbot; (b) desenvolver um agente conversacional que possa favorecer uma melhor experiência para recrutadores e candidatos; (c) analisar os resultados e solução chatbot por meio de testes e feedbacks dos recrutadores no uso do recrutamento e seleção de candidatos. Dessa forma, a problemática proposta é: Como o uso de agentes conversacionais pode favorecer uma melhor assertividade para os recrutadores nos processos de recrutamento e seleção? Sendo assim, para auxiliar a responder essa investigação foi utilizado os seguintes meios metodológicos, revisão de literatura; por conseguinte utilizou-se uma abordagem mais técnica e também se dispôs ao acervo pessoal de notas sobre como abrir e construir o Linkya. Por fim, conclui-se que através da ferramenta Linkya, eles poderão estruturar uma série de perguntas personalizadas para a vaga, cujas respostas serão listadas em uma planilha. O software Linkya é uma solução de chatbot que possibilita aos recrutadores conversarem através de um bate-papo com os candidatos. O candidato se conecta, responde as perguntas escolhidas pela equipe de R&S, o chatbot salvará as respostas em um banco de dados e de forma simples o recrutador poderá filtrar os resultados para encontrar mais rapidamente os perfis que se encaixam na vaga ofertada.With the aim of innovating current processes, an opportunity was identified in the Recruitment and Selection (R&S) area to optimize the recruitment process carried out by professionals in the area. Most of the time, the recruiter is still delegated to the role of "anthropologist", analyzing up to a thousand CVs per month and only taking advantage of 20% of them, according to research by the Brazilian Association of Human Resources and based on interviews with R&S professionals. The time required in this screening could be used more strategically, interviewing the candidates who best fit the vacancy offered. Through the Linkya tool, they will be able to structure a series of personalized questions for the vacancy, whose answers will be listed in a spreadsheet. Linkya software is a chatbot solution that enables recruiters to chat with candidates. The candidate connects, answers the questions chosen by the R&S team, the chatbot will save the answers in a database and, in a simple way, the recruiter will be able to filter the results to find more quickly the profiles that fit the vacancy offered. Thus, the business model will be SaaS with a monthly subscription or a prepaid system per completed process. At the moment, a third-party platform is used for Minimum Viable Product tests, which helps to collect data quickly and correctly. Currently, three tests have been carried out that have given results above expectations, with up to 80% of responses received via bot, compared to sending a resume by email and an organization of faster information to be consulted, in addition to the enthusiasm on the part of the selectors who want to repeat with other selection processes due to greater simplicity and agility to apply for a vacancy. The Linkya tool sought to innovate in all chat and professional platforms available on the internet. It is intended to serve the entire company, with various services and, consequently, increasing costs, with a customizable and flexible solution tailored for the R&S professional. Its main differential is the simplicity of configuration and speed of use of the product and the fact that it works within a very familiar platform: the chat. In that first moment with Messenger, and later on with other conversation platforms as well. Optimization of time with greater ability to analyze resumes, without increasing costs proportionately, as well as greater assertiveness in the selection of candidates due to the database available in a spreadsheet. Making sorting easier with personalized answers for each vacancy, and the creation of a database instead of PDF files scattered around the computer, are some of the differentials that allow for greater openness in the market.Universidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA, TECNOLOGIA E INOVAÇÃOUFRNBrasilCNPQ::ENGENHARIASRecrutamentoChatbotSeleçãoRecrutamento e Seleção - R&SLINKYA: chatbot para recrutamento e seleçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALLINKYAchatbotrecrutamento_Barbosa_2022.pdfapplication/pdf2431820https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/52694/1/LINKYAchatbotrecrutamento_Barbosa_2022.pdf25cdc5b24889e4808ec96d1c28875d13MD51123456789/526942023-06-14 18:05:51.705oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/52694Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2023-06-14T21:05:51Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
LINKYA: chatbot para recrutamento e seleção |
title |
LINKYA: chatbot para recrutamento e seleção |
spellingShingle |
LINKYA: chatbot para recrutamento e seleção Barbosa, João Victor Galvão CNPQ::ENGENHARIAS Recrutamento Chatbot Seleção Recrutamento e Seleção - R&S |
title_short |
LINKYA: chatbot para recrutamento e seleção |
title_full |
LINKYA: chatbot para recrutamento e seleção |
title_fullStr |
LINKYA: chatbot para recrutamento e seleção |
title_full_unstemmed |
LINKYA: chatbot para recrutamento e seleção |
title_sort |
LINKYA: chatbot para recrutamento e seleção |
author |
Barbosa, João Victor Galvão |
author_facet |
Barbosa, João Victor Galvão |
author_role |
author |
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/9462737541054290 |
dc.contributor.advisorID.pt_BR.fl_str_mv |
https://orcid.org/0000-0002-4150-8519 |
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/1325459110950508 |
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv |
Brito, Max Leandro de Araújo |
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv |
Freitas, André Lage |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Barbosa, João Victor Galvão |
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv |
Carvalho, Zulmara Virginia de |
dc.contributor.advisor-co1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/3598201636024281 |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Alchieri, João Carlos |
contributor_str_mv |
Carvalho, Zulmara Virginia de Alchieri, João Carlos |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::ENGENHARIAS |
topic |
CNPQ::ENGENHARIAS Recrutamento Chatbot Seleção Recrutamento e Seleção - R&S |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Recrutamento Chatbot Seleção Recrutamento e Seleção - R&S |
description |
Para otimizar o processo de recrutamento realizado por profissionais, foi identificado a oportunidade na área de Recrutamento e Seleção (R&S). Na qual a maioria das vezes o recrutador ainda está delegado a função de analisar até mil currículos por mês e aproveitando apenas 20%. O tempo demandado nessa triagem poderia ser utilizado de forma mais estratégica, entrevistando os candidatos que mais tem o perfil para a vaga ofertada. Com o objetivo de inovar os processos atuais, buscou-se: desenvolver um modelo de chatbot para a eficácia nos processos da seleção e do processo do recrutamento dentro das empresas. Enquanto, de forma específica: (a) relatar o percurso da implementação do chatbot; (b) desenvolver um agente conversacional que possa favorecer uma melhor experiência para recrutadores e candidatos; (c) analisar os resultados e solução chatbot por meio de testes e feedbacks dos recrutadores no uso do recrutamento e seleção de candidatos. Dessa forma, a problemática proposta é: Como o uso de agentes conversacionais pode favorecer uma melhor assertividade para os recrutadores nos processos de recrutamento e seleção? Sendo assim, para auxiliar a responder essa investigação foi utilizado os seguintes meios metodológicos, revisão de literatura; por conseguinte utilizou-se uma abordagem mais técnica e também se dispôs ao acervo pessoal de notas sobre como abrir e construir o Linkya. Por fim, conclui-se que através da ferramenta Linkya, eles poderão estruturar uma série de perguntas personalizadas para a vaga, cujas respostas serão listadas em uma planilha. O software Linkya é uma solução de chatbot que possibilita aos recrutadores conversarem através de um bate-papo com os candidatos. O candidato se conecta, responde as perguntas escolhidas pela equipe de R&S, o chatbot salvará as respostas em um banco de dados e de forma simples o recrutador poderá filtrar os resultados para encontrar mais rapidamente os perfis que se encaixam na vaga ofertada. |
publishDate |
2022 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2022-12-19 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-06-14T21:05:11Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2023-06-14T21:05:11Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
BARBOSA, João Victor Galvão. LINKYA: chatbot para recrutamento e seleção. Orientador: João Carlos Alchieri. 2022. 93f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ciência, Tecnologia e Inovação) - Escola de Ciências e Tecnologia, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2022. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/52694 |
identifier_str_mv |
BARBOSA, João Victor Galvão. LINKYA: chatbot para recrutamento e seleção. Orientador: João Carlos Alchieri. 2022. 93f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ciência, Tecnologia e Inovação) - Escola de Ciências e Tecnologia, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2022. |
url |
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/52694 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA, TECNOLOGIA E INOVAÇÃO |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFRN |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRN instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) instacron:UFRN |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
instacron_str |
UFRN |
institution |
UFRN |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRN |
collection |
Repositório Institucional da UFRN |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/52694/1/LINKYAchatbotrecrutamento_Barbosa_2022.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
25cdc5b24889e4808ec96d1c28875d13 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1814832940964642816 |