O ensino religioso na escola pública: uma valorização da experiência religiosa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santana, Josimeri de Oliveira Farias
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRJ
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11422/12512
Resumo: Esta monografia teve como tema principal a realidade do ensino religioso na escola pública, buscando salientar a importância desta disciplina para o currículo escolar, além de refletir em propostas metodológicas para os professores desta área. Para tanto, foi realizado um trabalho de cunho bibliográfico com base em dois autores que tratam a temática religiosa no âmbito da educação: Luigi Giussani e Rubem Alves. Além disso, a fim de contextualizar a situação do ensino religioso no Brasil, algumas leis relacionadas ao tema foram analisadas brevemente, assim como a mais nova iniciativa do governo com respeito à educação no país, a Base Nacional Comum Curricular. Uma professora de ensino religioso no município do Rio de Janeiro também foi consultada, com a finalidade de se obter mais elementos sobre a atual situação do ensino religioso na escola pública deste município. Todas estas informações deixaram em evidência que ensino religioso é uma disciplina importante para o currículo escolar, pois ajuda na formação de cidadãos comprometidos com a construção de uma sociedade melhor. Porém, a maneira como esta vem sendo aplicada nas escolas está muito distante de levar a cabo este objetivo. Com base nos autores estudados, foi elaborada uma proposta pedagógica para a aplicação da disciplina de ensino religioso na escola pública, sem que se perca sua laicidade, buscando a formação integral do estudante e um melhor preparo dos professores desta área.
id UFRJ_608d937d3a5a19dcbba3a5fa09eccc0e
oai_identifier_str oai:pantheon.ufrj.br:11422/12512
network_acronym_str UFRJ
network_name_str Repositório Institucional da UFRJ
repository_id_str
spelling O ensino religioso na escola pública: uma valorização da experiência religiosaEnsino religiosoEscola PúblicaCurrículoFormação de professoresCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOEsta monografia teve como tema principal a realidade do ensino religioso na escola pública, buscando salientar a importância desta disciplina para o currículo escolar, além de refletir em propostas metodológicas para os professores desta área. Para tanto, foi realizado um trabalho de cunho bibliográfico com base em dois autores que tratam a temática religiosa no âmbito da educação: Luigi Giussani e Rubem Alves. Além disso, a fim de contextualizar a situação do ensino religioso no Brasil, algumas leis relacionadas ao tema foram analisadas brevemente, assim como a mais nova iniciativa do governo com respeito à educação no país, a Base Nacional Comum Curricular. Uma professora de ensino religioso no município do Rio de Janeiro também foi consultada, com a finalidade de se obter mais elementos sobre a atual situação do ensino religioso na escola pública deste município. Todas estas informações deixaram em evidência que ensino religioso é uma disciplina importante para o currículo escolar, pois ajuda na formação de cidadãos comprometidos com a construção de uma sociedade melhor. Porém, a maneira como esta vem sendo aplicada nas escolas está muito distante de levar a cabo este objetivo. Com base nos autores estudados, foi elaborada uma proposta pedagógica para a aplicação da disciplina de ensino religioso na escola pública, sem que se perca sua laicidade, buscando a formação integral do estudante e um melhor preparo dos professores desta área.Universidade Federal do Rio de JaneiroBrasilFaculdade de EducaçãoUFRJScofano, Reuber GerbassiCarneiro, CristianaSouza, Elaine Constant Pereira deSantana, Josimeri de Oliveira Farias2020-06-10T23:05:55Z2023-12-21T03:07:13Z2018-12info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisSANTANA, Josimeri de Oliveira Farias. 2018. O ensino religioso na escola pública: uma valorização da experiência religiosa. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018.http://hdl.handle.net/11422/12512porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJ2023-12-21T03:07:13Zoai:pantheon.ufrj.br:11422/12512Repositório InstitucionalPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestpantheon@sibi.ufrj.bropendoar:2023-12-21T03:07:13Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false
dc.title.none.fl_str_mv O ensino religioso na escola pública: uma valorização da experiência religiosa
title O ensino religioso na escola pública: uma valorização da experiência religiosa
spellingShingle O ensino religioso na escola pública: uma valorização da experiência religiosa
Santana, Josimeri de Oliveira Farias
Ensino religioso
Escola Pública
Currículo
Formação de professores
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
title_short O ensino religioso na escola pública: uma valorização da experiência religiosa
title_full O ensino religioso na escola pública: uma valorização da experiência religiosa
title_fullStr O ensino religioso na escola pública: uma valorização da experiência religiosa
title_full_unstemmed O ensino religioso na escola pública: uma valorização da experiência religiosa
title_sort O ensino religioso na escola pública: uma valorização da experiência religiosa
author Santana, Josimeri de Oliveira Farias
author_facet Santana, Josimeri de Oliveira Farias
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Scofano, Reuber Gerbassi
Carneiro, Cristiana
Souza, Elaine Constant Pereira de
dc.contributor.author.fl_str_mv Santana, Josimeri de Oliveira Farias
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino religioso
Escola Pública
Currículo
Formação de professores
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
topic Ensino religioso
Escola Pública
Currículo
Formação de professores
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description Esta monografia teve como tema principal a realidade do ensino religioso na escola pública, buscando salientar a importância desta disciplina para o currículo escolar, além de refletir em propostas metodológicas para os professores desta área. Para tanto, foi realizado um trabalho de cunho bibliográfico com base em dois autores que tratam a temática religiosa no âmbito da educação: Luigi Giussani e Rubem Alves. Além disso, a fim de contextualizar a situação do ensino religioso no Brasil, algumas leis relacionadas ao tema foram analisadas brevemente, assim como a mais nova iniciativa do governo com respeito à educação no país, a Base Nacional Comum Curricular. Uma professora de ensino religioso no município do Rio de Janeiro também foi consultada, com a finalidade de se obter mais elementos sobre a atual situação do ensino religioso na escola pública deste município. Todas estas informações deixaram em evidência que ensino religioso é uma disciplina importante para o currículo escolar, pois ajuda na formação de cidadãos comprometidos com a construção de uma sociedade melhor. Porém, a maneira como esta vem sendo aplicada nas escolas está muito distante de levar a cabo este objetivo. Com base nos autores estudados, foi elaborada uma proposta pedagógica para a aplicação da disciplina de ensino religioso na escola pública, sem que se perca sua laicidade, buscando a formação integral do estudante e um melhor preparo dos professores desta área.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-12
2020-06-10T23:05:55Z
2023-12-21T03:07:13Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SANTANA, Josimeri de Oliveira Farias. 2018. O ensino religioso na escola pública: uma valorização da experiência religiosa. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018.
http://hdl.handle.net/11422/12512
identifier_str_mv SANTANA, Josimeri de Oliveira Farias. 2018. O ensino religioso na escola pública: uma valorização da experiência religiosa. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018.
url http://hdl.handle.net/11422/12512
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
Brasil
Faculdade de Educação
UFRJ
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
Brasil
Faculdade de Educação
UFRJ
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRJ
instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron:UFRJ
instname_str Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron_str UFRJ
institution UFRJ
reponame_str Repositório Institucional da UFRJ
collection Repositório Institucional da UFRJ
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
repository.mail.fl_str_mv pantheon@sibi.ufrj.br
_version_ 1815456007965376512