O ensino religioso na escola pública: uma valorização da experiência religiosa
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRJ |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11422/12512 |
Resumo: | Esta monografia teve como tema principal a realidade do ensino religioso na escola pública, buscando salientar a importância desta disciplina para o currículo escolar, além de refletir em propostas metodológicas para os professores desta área. Para tanto, foi realizado um trabalho de cunho bibliográfico com base em dois autores que tratam a temática religiosa no âmbito da educação: Luigi Giussani e Rubem Alves. Além disso, a fim de contextualizar a situação do ensino religioso no Brasil, algumas leis relacionadas ao tema foram analisadas brevemente, assim como a mais nova iniciativa do governo com respeito à educação no país, a Base Nacional Comum Curricular. Uma professora de ensino religioso no município do Rio de Janeiro também foi consultada, com a finalidade de se obter mais elementos sobre a atual situação do ensino religioso na escola pública deste município. Todas estas informações deixaram em evidência que ensino religioso é uma disciplina importante para o currículo escolar, pois ajuda na formação de cidadãos comprometidos com a construção de uma sociedade melhor. Porém, a maneira como esta vem sendo aplicada nas escolas está muito distante de levar a cabo este objetivo. Com base nos autores estudados, foi elaborada uma proposta pedagógica para a aplicação da disciplina de ensino religioso na escola pública, sem que se perca sua laicidade, buscando a formação integral do estudante e um melhor preparo dos professores desta área. |
id |
UFRJ_608d937d3a5a19dcbba3a5fa09eccc0e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:pantheon.ufrj.br:11422/12512 |
network_acronym_str |
UFRJ |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRJ |
repository_id_str |
|
spelling |
O ensino religioso na escola pública: uma valorização da experiência religiosaEnsino religiosoEscola PúblicaCurrículoFormação de professoresCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOEsta monografia teve como tema principal a realidade do ensino religioso na escola pública, buscando salientar a importância desta disciplina para o currículo escolar, além de refletir em propostas metodológicas para os professores desta área. Para tanto, foi realizado um trabalho de cunho bibliográfico com base em dois autores que tratam a temática religiosa no âmbito da educação: Luigi Giussani e Rubem Alves. Além disso, a fim de contextualizar a situação do ensino religioso no Brasil, algumas leis relacionadas ao tema foram analisadas brevemente, assim como a mais nova iniciativa do governo com respeito à educação no país, a Base Nacional Comum Curricular. Uma professora de ensino religioso no município do Rio de Janeiro também foi consultada, com a finalidade de se obter mais elementos sobre a atual situação do ensino religioso na escola pública deste município. Todas estas informações deixaram em evidência que ensino religioso é uma disciplina importante para o currículo escolar, pois ajuda na formação de cidadãos comprometidos com a construção de uma sociedade melhor. Porém, a maneira como esta vem sendo aplicada nas escolas está muito distante de levar a cabo este objetivo. Com base nos autores estudados, foi elaborada uma proposta pedagógica para a aplicação da disciplina de ensino religioso na escola pública, sem que se perca sua laicidade, buscando a formação integral do estudante e um melhor preparo dos professores desta área.Universidade Federal do Rio de JaneiroBrasilFaculdade de EducaçãoUFRJScofano, Reuber GerbassiCarneiro, CristianaSouza, Elaine Constant Pereira deSantana, Josimeri de Oliveira Farias2020-06-10T23:05:55Z2023-12-21T03:07:13Z2018-12info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisSANTANA, Josimeri de Oliveira Farias. 2018. O ensino religioso na escola pública: uma valorização da experiência religiosa. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018.http://hdl.handle.net/11422/12512porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJ2023-12-21T03:07:13Zoai:pantheon.ufrj.br:11422/12512Repositório InstitucionalPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestpantheon@sibi.ufrj.bropendoar:2023-12-21T03:07:13Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O ensino religioso na escola pública: uma valorização da experiência religiosa |
title |
O ensino religioso na escola pública: uma valorização da experiência religiosa |
spellingShingle |
O ensino religioso na escola pública: uma valorização da experiência religiosa Santana, Josimeri de Oliveira Farias Ensino religioso Escola Pública Currículo Formação de professores CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
title_short |
O ensino religioso na escola pública: uma valorização da experiência religiosa |
title_full |
O ensino religioso na escola pública: uma valorização da experiência religiosa |
title_fullStr |
O ensino religioso na escola pública: uma valorização da experiência religiosa |
title_full_unstemmed |
O ensino religioso na escola pública: uma valorização da experiência religiosa |
title_sort |
O ensino religioso na escola pública: uma valorização da experiência religiosa |
author |
Santana, Josimeri de Oliveira Farias |
author_facet |
Santana, Josimeri de Oliveira Farias |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Scofano, Reuber Gerbassi Carneiro, Cristiana Souza, Elaine Constant Pereira de |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santana, Josimeri de Oliveira Farias |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino religioso Escola Pública Currículo Formação de professores CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
topic |
Ensino religioso Escola Pública Currículo Formação de professores CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
description |
Esta monografia teve como tema principal a realidade do ensino religioso na escola pública, buscando salientar a importância desta disciplina para o currículo escolar, além de refletir em propostas metodológicas para os professores desta área. Para tanto, foi realizado um trabalho de cunho bibliográfico com base em dois autores que tratam a temática religiosa no âmbito da educação: Luigi Giussani e Rubem Alves. Além disso, a fim de contextualizar a situação do ensino religioso no Brasil, algumas leis relacionadas ao tema foram analisadas brevemente, assim como a mais nova iniciativa do governo com respeito à educação no país, a Base Nacional Comum Curricular. Uma professora de ensino religioso no município do Rio de Janeiro também foi consultada, com a finalidade de se obter mais elementos sobre a atual situação do ensino religioso na escola pública deste município. Todas estas informações deixaram em evidência que ensino religioso é uma disciplina importante para o currículo escolar, pois ajuda na formação de cidadãos comprometidos com a construção de uma sociedade melhor. Porém, a maneira como esta vem sendo aplicada nas escolas está muito distante de levar a cabo este objetivo. Com base nos autores estudados, foi elaborada uma proposta pedagógica para a aplicação da disciplina de ensino religioso na escola pública, sem que se perca sua laicidade, buscando a formação integral do estudante e um melhor preparo dos professores desta área. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-12 2020-06-10T23:05:55Z 2023-12-21T03:07:13Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
SANTANA, Josimeri de Oliveira Farias. 2018. O ensino religioso na escola pública: uma valorização da experiência religiosa. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018. http://hdl.handle.net/11422/12512 |
identifier_str_mv |
SANTANA, Josimeri de Oliveira Farias. 2018. O ensino religioso na escola pública: uma valorização da experiência religiosa. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018. |
url |
http://hdl.handle.net/11422/12512 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro Brasil Faculdade de Educação UFRJ |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro Brasil Faculdade de Educação UFRJ |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRJ instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) instacron:UFRJ |
instname_str |
Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
instacron_str |
UFRJ |
institution |
UFRJ |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRJ |
collection |
Repositório Institucional da UFRJ |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
repository.mail.fl_str_mv |
pantheon@sibi.ufrj.br |
_version_ |
1815456007965376512 |