FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA O ENSINO RELIGIOSO: DIÁLOGOS E REFLEXÕES

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Torres, Mônica Moreira Oliveira
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Ribeiro, Antonio Lopes
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Caminhos (Goiânia. Online)
DOI: 10.18224/cam.v19i3.9071
Texto Completo: https://seer.pucgoias.edu.br/index.php/caminhos/article/view/9071
Resumo: O presente artigo busca refletir sobre a formação de professores para o Ensino Religioso, tendo em vista a atuação na educação básica, num contexto em que a obrigatoriedade legal desse ensino nas escolas públicas ocorre com conflitos em relação aos dilemas conceituais, sobre a importância do ensino religioso laico, no sentido de garantir a legitimidade da diversidade religiosa, no universo educacional, considerando o fenômeno do pluralismo religioso. Aborda o cenário religioso brasileiro e sua composição por distintas expressões religiosas, as quais se apresentam como desafio ao processo formativo. Dessa forma, traz-se ao debate a reflexão sobre a formação de professores para o Ensino Religioso, no sentido de superar a racionalidade técnica, que não humaniza, e adotar a perspectiva humanizadora da complexidade e multirreferencialidade, como suporte teórico fundamental para formação de um professor protagonista na construção do conhecimento pedagógico, um intelectual crítico e reflexivo, no trato do ensino religioso.
id PUC_GO-2_727b32ffbec39d15cb22b2d17d8de0dd
oai_identifier_str oai:ojs2.seer.pucgoias.edu.br:article/9071
network_acronym_str PUC_GO-2
network_name_str Caminhos (Goiânia. Online)
spelling FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA O ENSINO RELIGIOSO: DIÁLOGOS E REFLEXÕESFormação de ProfessoresEnsino ReligiosoPluralismo Religioso.Formação de professores de ensino religiosoO presente artigo busca refletir sobre a formação de professores para o Ensino Religioso, tendo em vista a atuação na educação básica, num contexto em que a obrigatoriedade legal desse ensino nas escolas públicas ocorre com conflitos em relação aos dilemas conceituais, sobre a importância do ensino religioso laico, no sentido de garantir a legitimidade da diversidade religiosa, no universo educacional, considerando o fenômeno do pluralismo religioso. Aborda o cenário religioso brasileiro e sua composição por distintas expressões religiosas, as quais se apresentam como desafio ao processo formativo. Dessa forma, traz-se ao debate a reflexão sobre a formação de professores para o Ensino Religioso, no sentido de superar a racionalidade técnica, que não humaniza, e adotar a perspectiva humanizadora da complexidade e multirreferencialidade, como suporte teórico fundamental para formação de um professor protagonista na construção do conhecimento pedagógico, um intelectual crítico e reflexivo, no trato do ensino religioso.Editora da Pontifícia Universidade Católica de Goiás2021-12-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.pucgoias.edu.br/index.php/caminhos/article/view/907110.18224/cam.v19i3.9071Caminhos - Journal of Religion Sciences; Vol. 19 No. 3 (2021): Sociedade, Religião e Intervenção; 714-728Caminhos - Revista Ciencias Religiosas; Vol. 19 Núm. 3 (2021): Sociedade, Religião e Intervenção; 714-728Caminhos - Rivista di Scienze Religiose; V. 19 N. 3 (2021): Sociedade, Religião e Intervenção; 714-728Caminhos - Revista de Ciências da Religião; v. 19 n. 3 (2021): Sociedade, Religião e Intervenção; 714-7281983-778X10.18224/cam.v19.n3.2021reponame:Caminhos (Goiânia. Online)instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)instacron:PUC_GOporhttps://seer.pucgoias.edu.br/index.php/caminhos/article/view/9071/5384Copyright (c) 2021 Mônica Moreira Oliveira Torres, Antonio Lopes Ribeiroinfo:eu-repo/semantics/openAccessTorres, Mônica Moreira OliveiraRibeiro, Antonio Lopes2021-12-22T10:16:59Zoai:ojs2.seer.pucgoias.edu.br:article/9071Revistahttps://seer.pucgoias.edu.br/index.php/caminhos/indexPUBhttps://seer.pucgoias.edu.br/index.php/caminhos/oaikeilamatos.puc@gmail.com1983-778X1678-3034opendoar:2021-12-22T10:16:59Caminhos (Goiânia. Online) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)false
dc.title.none.fl_str_mv FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA O ENSINO RELIGIOSO: DIÁLOGOS E REFLEXÕES
title FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA O ENSINO RELIGIOSO: DIÁLOGOS E REFLEXÕES
spellingShingle FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA O ENSINO RELIGIOSO: DIÁLOGOS E REFLEXÕES
FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA O ENSINO RELIGIOSO: DIÁLOGOS E REFLEXÕES
Torres, Mônica Moreira Oliveira
Formação de Professores
Ensino Religioso
Pluralismo Religioso.
Formação de professores de ensino religioso
Torres, Mônica Moreira Oliveira
Formação de Professores
Ensino Religioso
Pluralismo Religioso.
Formação de professores de ensino religioso
title_short FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA O ENSINO RELIGIOSO: DIÁLOGOS E REFLEXÕES
title_full FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA O ENSINO RELIGIOSO: DIÁLOGOS E REFLEXÕES
title_fullStr FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA O ENSINO RELIGIOSO: DIÁLOGOS E REFLEXÕES
FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA O ENSINO RELIGIOSO: DIÁLOGOS E REFLEXÕES
title_full_unstemmed FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA O ENSINO RELIGIOSO: DIÁLOGOS E REFLEXÕES
FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA O ENSINO RELIGIOSO: DIÁLOGOS E REFLEXÕES
title_sort FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA O ENSINO RELIGIOSO: DIÁLOGOS E REFLEXÕES
author Torres, Mônica Moreira Oliveira
author_facet Torres, Mônica Moreira Oliveira
Torres, Mônica Moreira Oliveira
Ribeiro, Antonio Lopes
Ribeiro, Antonio Lopes
author_role author
author2 Ribeiro, Antonio Lopes
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Torres, Mônica Moreira Oliveira
Ribeiro, Antonio Lopes
dc.subject.por.fl_str_mv Formação de Professores
Ensino Religioso
Pluralismo Religioso.
Formação de professores de ensino religioso
topic Formação de Professores
Ensino Religioso
Pluralismo Religioso.
Formação de professores de ensino religioso
description O presente artigo busca refletir sobre a formação de professores para o Ensino Religioso, tendo em vista a atuação na educação básica, num contexto em que a obrigatoriedade legal desse ensino nas escolas públicas ocorre com conflitos em relação aos dilemas conceituais, sobre a importância do ensino religioso laico, no sentido de garantir a legitimidade da diversidade religiosa, no universo educacional, considerando o fenômeno do pluralismo religioso. Aborda o cenário religioso brasileiro e sua composição por distintas expressões religiosas, as quais se apresentam como desafio ao processo formativo. Dessa forma, traz-se ao debate a reflexão sobre a formação de professores para o Ensino Religioso, no sentido de superar a racionalidade técnica, que não humaniza, e adotar a perspectiva humanizadora da complexidade e multirreferencialidade, como suporte teórico fundamental para formação de um professor protagonista na construção do conhecimento pedagógico, um intelectual crítico e reflexivo, no trato do ensino religioso.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-12-22
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.pucgoias.edu.br/index.php/caminhos/article/view/9071
10.18224/cam.v19i3.9071
url https://seer.pucgoias.edu.br/index.php/caminhos/article/view/9071
identifier_str_mv 10.18224/cam.v19i3.9071
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.pucgoias.edu.br/index.php/caminhos/article/view/9071/5384
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Mônica Moreira Oliveira Torres, Antonio Lopes Ribeiro
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Mônica Moreira Oliveira Torres, Antonio Lopes Ribeiro
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora da Pontifícia Universidade Católica de Goiás
publisher.none.fl_str_mv Editora da Pontifícia Universidade Católica de Goiás
dc.source.none.fl_str_mv Caminhos - Journal of Religion Sciences; Vol. 19 No. 3 (2021): Sociedade, Religião e Intervenção; 714-728
Caminhos - Revista Ciencias Religiosas; Vol. 19 Núm. 3 (2021): Sociedade, Religião e Intervenção; 714-728
Caminhos - Rivista di Scienze Religiose; V. 19 N. 3 (2021): Sociedade, Religião e Intervenção; 714-728
Caminhos - Revista de Ciências da Religião; v. 19 n. 3 (2021): Sociedade, Religião e Intervenção; 714-728
1983-778X
10.18224/cam.v19.n3.2021
reponame:Caminhos (Goiânia. Online)
instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
instacron:PUC_GO
instname_str Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
instacron_str PUC_GO
institution PUC_GO
reponame_str Caminhos (Goiânia. Online)
collection Caminhos (Goiânia. Online)
repository.name.fl_str_mv Caminhos (Goiânia. Online) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
repository.mail.fl_str_mv keilamatos.puc@gmail.com
_version_ 1822181985987067905
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv 10.18224/cam.v19i3.9071