FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA O ENSINO RELIGIOSO: DIÁLOGOS E REFLEXÕES

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Torres, Mônica Moreira Oliveira
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Ribeiro, Antonio Lopes
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Caminhos (Goiânia. Online)
Texto Completo: https://seer.pucgoias.edu.br/index.php/caminhos/article/view/9071
Resumo: O presente artigo busca refletir sobre a formação de professores para o Ensino Religioso, tendo em vista a atuação na educação básica, num contexto em que a obrigatoriedade legal desse ensino nas escolas públicas ocorre com conflitos em relação aos dilemas conceituais, sobre a importância do ensino religioso laico, no sentido de garantir a legitimidade da diversidade religiosa, no universo educacional, considerando o fenômeno do pluralismo religioso. Aborda o cenário religioso brasileiro e sua composição por distintas expressões religiosas, as quais se apresentam como desafio ao processo formativo. Dessa forma, traz-se ao debate a reflexão sobre a formação de professores para o Ensino Religioso, no sentido de superar a racionalidade técnica, que não humaniza, e adotar a perspectiva humanizadora da complexidade e multirreferencialidade, como suporte teórico fundamental para formação de um professor protagonista na construção do conhecimento pedagógico, um intelectual crítico e reflexivo, no trato do ensino religioso.
id PUC_GO-2_727b32ffbec39d15cb22b2d17d8de0dd
oai_identifier_str oai:ojs2.seer.pucgoias.edu.br:article/9071
network_acronym_str PUC_GO-2
network_name_str Caminhos (Goiânia. Online)
repository_id_str
spelling FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA O ENSINO RELIGIOSO: DIÁLOGOS E REFLEXÕESFormação de ProfessoresEnsino ReligiosoPluralismo Religioso.Formação de professores de ensino religiosoO presente artigo busca refletir sobre a formação de professores para o Ensino Religioso, tendo em vista a atuação na educação básica, num contexto em que a obrigatoriedade legal desse ensino nas escolas públicas ocorre com conflitos em relação aos dilemas conceituais, sobre a importância do ensino religioso laico, no sentido de garantir a legitimidade da diversidade religiosa, no universo educacional, considerando o fenômeno do pluralismo religioso. Aborda o cenário religioso brasileiro e sua composição por distintas expressões religiosas, as quais se apresentam como desafio ao processo formativo. Dessa forma, traz-se ao debate a reflexão sobre a formação de professores para o Ensino Religioso, no sentido de superar a racionalidade técnica, que não humaniza, e adotar a perspectiva humanizadora da complexidade e multirreferencialidade, como suporte teórico fundamental para formação de um professor protagonista na construção do conhecimento pedagógico, um intelectual crítico e reflexivo, no trato do ensino religioso.Editora da Pontifícia Universidade Católica de Goiás2021-12-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.pucgoias.edu.br/index.php/caminhos/article/view/907110.18224/cam.v19i3.9071Caminhos - Journal of Religion Sciences; Vol. 19 No. 3 (2021): Sociedade, Religião e Intervenção; 714-728Caminhos - Revista Ciencias Religiosas; Vol. 19 Núm. 3 (2021): Sociedade, Religião e Intervenção; 714-728Caminhos - Rivista di Scienze Religiose; V. 19 N. 3 (2021): Sociedade, Religião e Intervenção; 714-728Caminhos - Revista de Ciências da Religião; v. 19 n. 3 (2021): Sociedade, Religião e Intervenção; 714-7281983-778X10.18224/cam.v19.n3.2021reponame:Caminhos (Goiânia. Online)instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)instacron:PUC_GOporhttps://seer.pucgoias.edu.br/index.php/caminhos/article/view/9071/5384Copyright (c) 2021 Mônica Moreira Oliveira Torres, Antonio Lopes Ribeiroinfo:eu-repo/semantics/openAccessTorres, Mônica Moreira OliveiraRibeiro, Antonio Lopes2021-12-22T10:16:59Zoai:ojs2.seer.pucgoias.edu.br:article/9071Revistahttps://seer.pucgoias.edu.br/index.php/caminhos/indexPUBhttps://seer.pucgoias.edu.br/index.php/caminhos/oaikeilamatos.puc@gmail.com1983-778X1678-3034opendoar:2021-12-22T10:16:59Caminhos (Goiânia. Online) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)false
dc.title.none.fl_str_mv FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA O ENSINO RELIGIOSO: DIÁLOGOS E REFLEXÕES
title FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA O ENSINO RELIGIOSO: DIÁLOGOS E REFLEXÕES
spellingShingle FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA O ENSINO RELIGIOSO: DIÁLOGOS E REFLEXÕES
Torres, Mônica Moreira Oliveira
Formação de Professores
Ensino Religioso
Pluralismo Religioso.
Formação de professores de ensino religioso
title_short FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA O ENSINO RELIGIOSO: DIÁLOGOS E REFLEXÕES
title_full FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA O ENSINO RELIGIOSO: DIÁLOGOS E REFLEXÕES
title_fullStr FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA O ENSINO RELIGIOSO: DIÁLOGOS E REFLEXÕES
title_full_unstemmed FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA O ENSINO RELIGIOSO: DIÁLOGOS E REFLEXÕES
title_sort FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA O ENSINO RELIGIOSO: DIÁLOGOS E REFLEXÕES
author Torres, Mônica Moreira Oliveira
author_facet Torres, Mônica Moreira Oliveira
Ribeiro, Antonio Lopes
author_role author
author2 Ribeiro, Antonio Lopes
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Torres, Mônica Moreira Oliveira
Ribeiro, Antonio Lopes
dc.subject.por.fl_str_mv Formação de Professores
Ensino Religioso
Pluralismo Religioso.
Formação de professores de ensino religioso
topic Formação de Professores
Ensino Religioso
Pluralismo Religioso.
Formação de professores de ensino religioso
description O presente artigo busca refletir sobre a formação de professores para o Ensino Religioso, tendo em vista a atuação na educação básica, num contexto em que a obrigatoriedade legal desse ensino nas escolas públicas ocorre com conflitos em relação aos dilemas conceituais, sobre a importância do ensino religioso laico, no sentido de garantir a legitimidade da diversidade religiosa, no universo educacional, considerando o fenômeno do pluralismo religioso. Aborda o cenário religioso brasileiro e sua composição por distintas expressões religiosas, as quais se apresentam como desafio ao processo formativo. Dessa forma, traz-se ao debate a reflexão sobre a formação de professores para o Ensino Religioso, no sentido de superar a racionalidade técnica, que não humaniza, e adotar a perspectiva humanizadora da complexidade e multirreferencialidade, como suporte teórico fundamental para formação de um professor protagonista na construção do conhecimento pedagógico, um intelectual crítico e reflexivo, no trato do ensino religioso.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-12-22
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.pucgoias.edu.br/index.php/caminhos/article/view/9071
10.18224/cam.v19i3.9071
url https://seer.pucgoias.edu.br/index.php/caminhos/article/view/9071
identifier_str_mv 10.18224/cam.v19i3.9071
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.pucgoias.edu.br/index.php/caminhos/article/view/9071/5384
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Mônica Moreira Oliveira Torres, Antonio Lopes Ribeiro
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Mônica Moreira Oliveira Torres, Antonio Lopes Ribeiro
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora da Pontifícia Universidade Católica de Goiás
publisher.none.fl_str_mv Editora da Pontifícia Universidade Católica de Goiás
dc.source.none.fl_str_mv Caminhos - Journal of Religion Sciences; Vol. 19 No. 3 (2021): Sociedade, Religião e Intervenção; 714-728
Caminhos - Revista Ciencias Religiosas; Vol. 19 Núm. 3 (2021): Sociedade, Religião e Intervenção; 714-728
Caminhos - Rivista di Scienze Religiose; V. 19 N. 3 (2021): Sociedade, Religião e Intervenção; 714-728
Caminhos - Revista de Ciências da Religião; v. 19 n. 3 (2021): Sociedade, Religião e Intervenção; 714-728
1983-778X
10.18224/cam.v19.n3.2021
reponame:Caminhos (Goiânia. Online)
instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
instacron:PUC_GO
instname_str Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
instacron_str PUC_GO
institution PUC_GO
reponame_str Caminhos (Goiânia. Online)
collection Caminhos (Goiânia. Online)
repository.name.fl_str_mv Caminhos (Goiânia. Online) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
repository.mail.fl_str_mv keilamatos.puc@gmail.com
_version_ 1796797350338887680