FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA O ENSINO RELIGIOSO: DIÁLOGOS E REFLEXÕES
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Caminhos (Goiânia. Online) |
DOI: | 10.18224/cam.v19i3.9071 |
Texto Completo: | https://seer.pucgoias.edu.br/index.php/caminhos/article/view/9071 |
Resumo: | O presente artigo busca refletir sobre a formação de professores para o Ensino Religioso, tendo em vista a atuação na educação básica, num contexto em que a obrigatoriedade legal desse ensino nas escolas públicas ocorre com conflitos em relação aos dilemas conceituais, sobre a importância do ensino religioso laico, no sentido de garantir a legitimidade da diversidade religiosa, no universo educacional, considerando o fenômeno do pluralismo religioso. Aborda o cenário religioso brasileiro e sua composição por distintas expressões religiosas, as quais se apresentam como desafio ao processo formativo. Dessa forma, traz-se ao debate a reflexão sobre a formação de professores para o Ensino Religioso, no sentido de superar a racionalidade técnica, que não humaniza, e adotar a perspectiva humanizadora da complexidade e multirreferencialidade, como suporte teórico fundamental para formação de um professor protagonista na construção do conhecimento pedagógico, um intelectual crítico e reflexivo, no trato do ensino religioso. |
id |
PUC_GO-2_727b32ffbec39d15cb22b2d17d8de0dd |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.seer.pucgoias.edu.br:article/9071 |
network_acronym_str |
PUC_GO-2 |
network_name_str |
Caminhos (Goiânia. Online) |
spelling |
FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA O ENSINO RELIGIOSO: DIÁLOGOS E REFLEXÕESFormação de ProfessoresEnsino ReligiosoPluralismo Religioso.Formação de professores de ensino religiosoO presente artigo busca refletir sobre a formação de professores para o Ensino Religioso, tendo em vista a atuação na educação básica, num contexto em que a obrigatoriedade legal desse ensino nas escolas públicas ocorre com conflitos em relação aos dilemas conceituais, sobre a importância do ensino religioso laico, no sentido de garantir a legitimidade da diversidade religiosa, no universo educacional, considerando o fenômeno do pluralismo religioso. Aborda o cenário religioso brasileiro e sua composição por distintas expressões religiosas, as quais se apresentam como desafio ao processo formativo. Dessa forma, traz-se ao debate a reflexão sobre a formação de professores para o Ensino Religioso, no sentido de superar a racionalidade técnica, que não humaniza, e adotar a perspectiva humanizadora da complexidade e multirreferencialidade, como suporte teórico fundamental para formação de um professor protagonista na construção do conhecimento pedagógico, um intelectual crítico e reflexivo, no trato do ensino religioso.Editora da Pontifícia Universidade Católica de Goiás2021-12-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.pucgoias.edu.br/index.php/caminhos/article/view/907110.18224/cam.v19i3.9071Caminhos - Journal of Religion Sciences; Vol. 19 No. 3 (2021): Sociedade, Religião e Intervenção; 714-728Caminhos - Revista Ciencias Religiosas; Vol. 19 Núm. 3 (2021): Sociedade, Religião e Intervenção; 714-728Caminhos - Rivista di Scienze Religiose; V. 19 N. 3 (2021): Sociedade, Religião e Intervenção; 714-728Caminhos - Revista de Ciências da Religião; v. 19 n. 3 (2021): Sociedade, Religião e Intervenção; 714-7281983-778X10.18224/cam.v19.n3.2021reponame:Caminhos (Goiânia. Online)instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)instacron:PUC_GOporhttps://seer.pucgoias.edu.br/index.php/caminhos/article/view/9071/5384Copyright (c) 2021 Mônica Moreira Oliveira Torres, Antonio Lopes Ribeiroinfo:eu-repo/semantics/openAccessTorres, Mônica Moreira OliveiraRibeiro, Antonio Lopes2021-12-22T10:16:59Zoai:ojs2.seer.pucgoias.edu.br:article/9071Revistahttps://seer.pucgoias.edu.br/index.php/caminhos/indexPUBhttps://seer.pucgoias.edu.br/index.php/caminhos/oaikeilamatos.puc@gmail.com1983-778X1678-3034opendoar:2021-12-22T10:16:59Caminhos (Goiânia. Online) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA O ENSINO RELIGIOSO: DIÁLOGOS E REFLEXÕES |
title |
FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA O ENSINO RELIGIOSO: DIÁLOGOS E REFLEXÕES |
spellingShingle |
FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA O ENSINO RELIGIOSO: DIÁLOGOS E REFLEXÕES FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA O ENSINO RELIGIOSO: DIÁLOGOS E REFLEXÕES Torres, Mônica Moreira Oliveira Formação de Professores Ensino Religioso Pluralismo Religioso. Formação de professores de ensino religioso Torres, Mônica Moreira Oliveira Formação de Professores Ensino Religioso Pluralismo Religioso. Formação de professores de ensino religioso |
title_short |
FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA O ENSINO RELIGIOSO: DIÁLOGOS E REFLEXÕES |
title_full |
FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA O ENSINO RELIGIOSO: DIÁLOGOS E REFLEXÕES |
title_fullStr |
FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA O ENSINO RELIGIOSO: DIÁLOGOS E REFLEXÕES FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA O ENSINO RELIGIOSO: DIÁLOGOS E REFLEXÕES |
title_full_unstemmed |
FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA O ENSINO RELIGIOSO: DIÁLOGOS E REFLEXÕES FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA O ENSINO RELIGIOSO: DIÁLOGOS E REFLEXÕES |
title_sort |
FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA O ENSINO RELIGIOSO: DIÁLOGOS E REFLEXÕES |
author |
Torres, Mônica Moreira Oliveira |
author_facet |
Torres, Mônica Moreira Oliveira Torres, Mônica Moreira Oliveira Ribeiro, Antonio Lopes Ribeiro, Antonio Lopes |
author_role |
author |
author2 |
Ribeiro, Antonio Lopes |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Torres, Mônica Moreira Oliveira Ribeiro, Antonio Lopes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação de Professores Ensino Religioso Pluralismo Religioso. Formação de professores de ensino religioso |
topic |
Formação de Professores Ensino Religioso Pluralismo Religioso. Formação de professores de ensino religioso |
description |
O presente artigo busca refletir sobre a formação de professores para o Ensino Religioso, tendo em vista a atuação na educação básica, num contexto em que a obrigatoriedade legal desse ensino nas escolas públicas ocorre com conflitos em relação aos dilemas conceituais, sobre a importância do ensino religioso laico, no sentido de garantir a legitimidade da diversidade religiosa, no universo educacional, considerando o fenômeno do pluralismo religioso. Aborda o cenário religioso brasileiro e sua composição por distintas expressões religiosas, as quais se apresentam como desafio ao processo formativo. Dessa forma, traz-se ao debate a reflexão sobre a formação de professores para o Ensino Religioso, no sentido de superar a racionalidade técnica, que não humaniza, e adotar a perspectiva humanizadora da complexidade e multirreferencialidade, como suporte teórico fundamental para formação de um professor protagonista na construção do conhecimento pedagógico, um intelectual crítico e reflexivo, no trato do ensino religioso. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-12-22 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.pucgoias.edu.br/index.php/caminhos/article/view/9071 10.18224/cam.v19i3.9071 |
url |
https://seer.pucgoias.edu.br/index.php/caminhos/article/view/9071 |
identifier_str_mv |
10.18224/cam.v19i3.9071 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.pucgoias.edu.br/index.php/caminhos/article/view/9071/5384 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Mônica Moreira Oliveira Torres, Antonio Lopes Ribeiro info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Mônica Moreira Oliveira Torres, Antonio Lopes Ribeiro |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora da Pontifícia Universidade Católica de Goiás |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora da Pontifícia Universidade Católica de Goiás |
dc.source.none.fl_str_mv |
Caminhos - Journal of Religion Sciences; Vol. 19 No. 3 (2021): Sociedade, Religião e Intervenção; 714-728 Caminhos - Revista Ciencias Religiosas; Vol. 19 Núm. 3 (2021): Sociedade, Religião e Intervenção; 714-728 Caminhos - Rivista di Scienze Religiose; V. 19 N. 3 (2021): Sociedade, Religião e Intervenção; 714-728 Caminhos - Revista de Ciências da Religião; v. 19 n. 3 (2021): Sociedade, Religião e Intervenção; 714-728 1983-778X 10.18224/cam.v19.n3.2021 reponame:Caminhos (Goiânia. Online) instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO) instacron:PUC_GO |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO) |
instacron_str |
PUC_GO |
institution |
PUC_GO |
reponame_str |
Caminhos (Goiânia. Online) |
collection |
Caminhos (Goiânia. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Caminhos (Goiânia. Online) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO) |
repository.mail.fl_str_mv |
keilamatos.puc@gmail.com |
_version_ |
1822181985987067905 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
10.18224/cam.v19i3.9071 |