O papel da mídia na construção da imagem da favela carioca como atração turística

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carvalho, Carolina Pádua Ribeiro
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRJ
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11422/2843
Resumo: Analisa a mídia como grande influência do turismo de favela, uma atividade em expansão no Rio de Janeiro, gerou como produto monográfico uma pesquisa bibliográfica e uma vídeo reportagem. Criadores de estereótipos e formadores de opinião, os meios de comunicação, não apenas nacionais como internacionais, tiveram um papel determinante na atração dos olhares para esse espaço urbano até então isolado como parte não acessível ao turismo. Na década de 1990, algumas importantes favelas da Zona Sul da cidade começaram a ser exploradas como pontos turísticos. No entanto, o interesse por uma experiência vivencial de contato com os moradores cariocas destas áreas começou a ser cultivado anos antes, através de notícias publicadas nos jornais. A professora e pesquisadora da FGV Bianca Freire-Medeiros relata dois fenômenos como os principais responsáveis pela ascensão da favela ao patamar de atração turística: a expansão do formato reality tour mundo afora e o fenômeno de circulação e consumo da favela como uma marca que está associada, ao mesmo tempo, a um território violento e a um “local de autenticidades preservadas”.
id UFRJ_6104afb0e87c7b181d02a70bab2f9fb7
oai_identifier_str oai:pantheon.ufrj.br:11422/2843
network_acronym_str UFRJ
network_name_str Repositório Institucional da UFRJ
repository_id_str
spelling Carvalho, Carolina Pádua Ribeirohttp://lattes.cnpq.br/9845102367219960Gelenske, Erika Conceiçãohttp://lattes.cnpq.br/6452483820695747Amaral, Marcio Tavares d'http://lattes.cnpq.br/7322409196325122Barbosa, Fernando Antonio Mansurhttp://lattes.cnpq.br/8492681165430555Luz, Cristina Rego Monteiro da2017-09-18T17:54:00Z2023-11-30T03:02:14Z2011-07-06CARVALHO, Carolina Pádua Ribeiro. O papel da mídia na construção da imagem da favela carioca como atração turística. 2011. 82 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2011.http://hdl.handle.net/11422/2843Submitted by Helio Pedrosa (helionelson01@hotmail.com) on 2016-11-03T13:57:55Z No. of bitstreams: 1 CCARVALHO.pdf: 875354 bytes, checksum: 22e30674c1ccd03f3f63440682e85443 (MD5)Made available in DSpace on 2017-09-18T17:54:00Z (GMT). No. of bitstreams: 1 CCARVALHO.pdf: 875354 bytes, checksum: 22e30674c1ccd03f3f63440682e85443 (MD5) Previous issue date: 2011-07-06Analisa a mídia como grande influência do turismo de favela, uma atividade em expansão no Rio de Janeiro, gerou como produto monográfico uma pesquisa bibliográfica e uma vídeo reportagem. Criadores de estereótipos e formadores de opinião, os meios de comunicação, não apenas nacionais como internacionais, tiveram um papel determinante na atração dos olhares para esse espaço urbano até então isolado como parte não acessível ao turismo. Na década de 1990, algumas importantes favelas da Zona Sul da cidade começaram a ser exploradas como pontos turísticos. No entanto, o interesse por uma experiência vivencial de contato com os moradores cariocas destas áreas começou a ser cultivado anos antes, através de notícias publicadas nos jornais. A professora e pesquisadora da FGV Bianca Freire-Medeiros relata dois fenômenos como os principais responsáveis pela ascensão da favela ao patamar de atração turística: a expansão do formato reality tour mundo afora e o fenômeno de circulação e consumo da favela como uma marca que está associada, ao mesmo tempo, a um território violento e a um “local de autenticidades preservadas”.porUniversidade Federal do Rio de JaneiroUFRJBrasilEscola de ComunicaçãoCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAOMeios de comunicação de massaRepresentações sociaisTurismoFavelasO papel da mídia na construção da imagem da favela carioca como atração turísticainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisabertoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJORIGINALCCARVALHO.pdfCCARVALHO.pdfapplication/pdf875354http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/2843/1/CCARVALHO.pdf22e30674c1ccd03f3f63440682e85443MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81853http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/2843/2/license.txtdd32849f2bfb22da963c3aac6e26e255MD52TEXTCCARVALHO.pdf.txtCCARVALHO.pdf.txtExtracted texttext/plain172062http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/2843/3/CCARVALHO.pdf.txt6bb0f76879cbbf8a011966baa5e69aa2MD5311422/28432023-11-30 00:02:14.5oai:pantheon.ufrj.br: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Repositório de PublicaçõesPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestopendoar:2023-11-30T03:02:14Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O papel da mídia na construção da imagem da favela carioca como atração turística
title O papel da mídia na construção da imagem da favela carioca como atração turística
spellingShingle O papel da mídia na construção da imagem da favela carioca como atração turística
Carvalho, Carolina Pádua Ribeiro
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO
Meios de comunicação de massa
Representações sociais
Turismo
Favelas
title_short O papel da mídia na construção da imagem da favela carioca como atração turística
title_full O papel da mídia na construção da imagem da favela carioca como atração turística
title_fullStr O papel da mídia na construção da imagem da favela carioca como atração turística
title_full_unstemmed O papel da mídia na construção da imagem da favela carioca como atração turística
title_sort O papel da mídia na construção da imagem da favela carioca como atração turística
author Carvalho, Carolina Pádua Ribeiro
author_facet Carvalho, Carolina Pádua Ribeiro
author_role author
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9845102367219960
dc.contributor.advisorCo1.none.fl_str_mv Gelenske, Erika Conceição
dc.contributor.advisorCo1Lattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/6452483820695747
dc.contributor.author.fl_str_mv Carvalho, Carolina Pádua Ribeiro
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Amaral, Marcio Tavares d'
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/7322409196325122
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Barbosa, Fernando Antonio Mansur
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/8492681165430555
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Luz, Cristina Rego Monteiro da
contributor_str_mv Amaral, Marcio Tavares d'
Barbosa, Fernando Antonio Mansur
Luz, Cristina Rego Monteiro da
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO
topic CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO
Meios de comunicação de massa
Representações sociais
Turismo
Favelas
dc.subject.por.fl_str_mv Meios de comunicação de massa
Representações sociais
Turismo
Favelas
description Analisa a mídia como grande influência do turismo de favela, uma atividade em expansão no Rio de Janeiro, gerou como produto monográfico uma pesquisa bibliográfica e uma vídeo reportagem. Criadores de estereótipos e formadores de opinião, os meios de comunicação, não apenas nacionais como internacionais, tiveram um papel determinante na atração dos olhares para esse espaço urbano até então isolado como parte não acessível ao turismo. Na década de 1990, algumas importantes favelas da Zona Sul da cidade começaram a ser exploradas como pontos turísticos. No entanto, o interesse por uma experiência vivencial de contato com os moradores cariocas destas áreas começou a ser cultivado anos antes, através de notícias publicadas nos jornais. A professora e pesquisadora da FGV Bianca Freire-Medeiros relata dois fenômenos como os principais responsáveis pela ascensão da favela ao patamar de atração turística: a expansão do formato reality tour mundo afora e o fenômeno de circulação e consumo da favela como uma marca que está associada, ao mesmo tempo, a um território violento e a um “local de autenticidades preservadas”.
publishDate 2011
dc.date.issued.fl_str_mv 2011-07-06
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2017-09-18T17:54:00Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-11-30T03:02:14Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv CARVALHO, Carolina Pádua Ribeiro. O papel da mídia na construção da imagem da favela carioca como atração turística. 2011. 82 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2011.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11422/2843
identifier_str_mv CARVALHO, Carolina Pádua Ribeiro. O papel da mídia na construção da imagem da favela carioca como atração turística. 2011. 82 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2011.
url http://hdl.handle.net/11422/2843
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRJ
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Escola de Comunicação
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRJ
instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron:UFRJ
instname_str Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron_str UFRJ
institution UFRJ
reponame_str Repositório Institucional da UFRJ
collection Repositório Institucional da UFRJ
bitstream.url.fl_str_mv http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/2843/1/CCARVALHO.pdf
http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/2843/2/license.txt
http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/2843/3/CCARVALHO.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 22e30674c1ccd03f3f63440682e85443
dd32849f2bfb22da963c3aac6e26e255
6bb0f76879cbbf8a011966baa5e69aa2
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1784097076208992256