O papel da mídia na construção da imagem da favela carioca como atração turística

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carvalho, Carolina Pádua Ribeiro
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRJ
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11422/2843
Resumo: Analisa a mídia como grande influência do turismo de favela, uma atividade em expansão no Rio de Janeiro, gerou como produto monográfico uma pesquisa bibliográfica e uma vídeo reportagem. Criadores de estereótipos e formadores de opinião, os meios de comunicação, não apenas nacionais como internacionais, tiveram um papel determinante na atração dos olhares para esse espaço urbano até então isolado como parte não acessível ao turismo. Na década de 1990, algumas importantes favelas da Zona Sul da cidade começaram a ser exploradas como pontos turísticos. No entanto, o interesse por uma experiência vivencial de contato com os moradores cariocas destas áreas começou a ser cultivado anos antes, através de notícias publicadas nos jornais. A professora e pesquisadora da FGV Bianca Freire-Medeiros relata dois fenômenos como os principais responsáveis pela ascensão da favela ao patamar de atração turística: a expansão do formato reality tour mundo afora e o fenômeno de circulação e consumo da favela como uma marca que está associada, ao mesmo tempo, a um território violento e a um “local de autenticidades preservadas”.
id UFRJ_6104afb0e87c7b181d02a70bab2f9fb7
oai_identifier_str oai:pantheon.ufrj.br:11422/2843
network_acronym_str UFRJ
network_name_str Repositório Institucional da UFRJ
repository_id_str
spelling O papel da mídia na construção da imagem da favela carioca como atração turísticaMeios de comunicação de massaRepresentações sociaisTurismoFavelasCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAOAnalisa a mídia como grande influência do turismo de favela, uma atividade em expansão no Rio de Janeiro, gerou como produto monográfico uma pesquisa bibliográfica e uma vídeo reportagem. Criadores de estereótipos e formadores de opinião, os meios de comunicação, não apenas nacionais como internacionais, tiveram um papel determinante na atração dos olhares para esse espaço urbano até então isolado como parte não acessível ao turismo. Na década de 1990, algumas importantes favelas da Zona Sul da cidade começaram a ser exploradas como pontos turísticos. No entanto, o interesse por uma experiência vivencial de contato com os moradores cariocas destas áreas começou a ser cultivado anos antes, através de notícias publicadas nos jornais. A professora e pesquisadora da FGV Bianca Freire-Medeiros relata dois fenômenos como os principais responsáveis pela ascensão da favela ao patamar de atração turística: a expansão do formato reality tour mundo afora e o fenômeno de circulação e consumo da favela como uma marca que está associada, ao mesmo tempo, a um território violento e a um “local de autenticidades preservadas”.Universidade Federal do Rio de JaneiroBrasilEscola de ComunicaçãoUFRJLuz, Cristina Rego Monteiro dahttp://lattes.cnpq.br/9845102367219960Gelenske, Erika Conceiçãohttp://lattes.cnpq.br/6452483820695747Amaral, Marcio Tavares d'http://lattes.cnpq.br/7322409196325122Barbosa, Fernando Antonio Mansurhttp://lattes.cnpq.br/8492681165430555Carvalho, Carolina Pádua Ribeiro2017-09-18T17:54:00Z2023-12-21T03:03:28Z2011-07-06info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisCARVALHO, Carolina Pádua Ribeiro. O papel da mídia na construção da imagem da favela carioca como atração turística. 2011. 82 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2011.http://hdl.handle.net/11422/2843porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJ2023-12-21T03:03:28Zoai:pantheon.ufrj.br:11422/2843Repositório InstitucionalPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestpantheon@sibi.ufrj.bropendoar:2023-12-21T03:03:28Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false
dc.title.none.fl_str_mv O papel da mídia na construção da imagem da favela carioca como atração turística
title O papel da mídia na construção da imagem da favela carioca como atração turística
spellingShingle O papel da mídia na construção da imagem da favela carioca como atração turística
Carvalho, Carolina Pádua Ribeiro
Meios de comunicação de massa
Representações sociais
Turismo
Favelas
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO
title_short O papel da mídia na construção da imagem da favela carioca como atração turística
title_full O papel da mídia na construção da imagem da favela carioca como atração turística
title_fullStr O papel da mídia na construção da imagem da favela carioca como atração turística
title_full_unstemmed O papel da mídia na construção da imagem da favela carioca como atração turística
title_sort O papel da mídia na construção da imagem da favela carioca como atração turística
author Carvalho, Carolina Pádua Ribeiro
author_facet Carvalho, Carolina Pádua Ribeiro
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Luz, Cristina Rego Monteiro da
http://lattes.cnpq.br/9845102367219960
Gelenske, Erika Conceição
http://lattes.cnpq.br/6452483820695747
Amaral, Marcio Tavares d'
http://lattes.cnpq.br/7322409196325122
Barbosa, Fernando Antonio Mansur
http://lattes.cnpq.br/8492681165430555
dc.contributor.author.fl_str_mv Carvalho, Carolina Pádua Ribeiro
dc.subject.por.fl_str_mv Meios de comunicação de massa
Representações sociais
Turismo
Favelas
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO
topic Meios de comunicação de massa
Representações sociais
Turismo
Favelas
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO
description Analisa a mídia como grande influência do turismo de favela, uma atividade em expansão no Rio de Janeiro, gerou como produto monográfico uma pesquisa bibliográfica e uma vídeo reportagem. Criadores de estereótipos e formadores de opinião, os meios de comunicação, não apenas nacionais como internacionais, tiveram um papel determinante na atração dos olhares para esse espaço urbano até então isolado como parte não acessível ao turismo. Na década de 1990, algumas importantes favelas da Zona Sul da cidade começaram a ser exploradas como pontos turísticos. No entanto, o interesse por uma experiência vivencial de contato com os moradores cariocas destas áreas começou a ser cultivado anos antes, através de notícias publicadas nos jornais. A professora e pesquisadora da FGV Bianca Freire-Medeiros relata dois fenômenos como os principais responsáveis pela ascensão da favela ao patamar de atração turística: a expansão do formato reality tour mundo afora e o fenômeno de circulação e consumo da favela como uma marca que está associada, ao mesmo tempo, a um território violento e a um “local de autenticidades preservadas”.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-07-06
2017-09-18T17:54:00Z
2023-12-21T03:03:28Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv CARVALHO, Carolina Pádua Ribeiro. O papel da mídia na construção da imagem da favela carioca como atração turística. 2011. 82 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2011.
http://hdl.handle.net/11422/2843
identifier_str_mv CARVALHO, Carolina Pádua Ribeiro. O papel da mídia na construção da imagem da favela carioca como atração turística. 2011. 82 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2011.
url http://hdl.handle.net/11422/2843
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
Brasil
Escola de Comunicação
UFRJ
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
Brasil
Escola de Comunicação
UFRJ
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRJ
instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron:UFRJ
instname_str Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron_str UFRJ
institution UFRJ
reponame_str Repositório Institucional da UFRJ
collection Repositório Institucional da UFRJ
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
repository.mail.fl_str_mv pantheon@sibi.ufrj.br
_version_ 1815455958620438528