O papel da mídia na construção da imagem da favela carioca como atração turística
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRJ |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11422/2843 |
Resumo: | Analisa a mídia como grande influência do turismo de favela, uma atividade em expansão no Rio de Janeiro, gerou como produto monográfico uma pesquisa bibliográfica e uma vídeo reportagem. Criadores de estereótipos e formadores de opinião, os meios de comunicação, não apenas nacionais como internacionais, tiveram um papel determinante na atração dos olhares para esse espaço urbano até então isolado como parte não acessível ao turismo. Na década de 1990, algumas importantes favelas da Zona Sul da cidade começaram a ser exploradas como pontos turísticos. No entanto, o interesse por uma experiência vivencial de contato com os moradores cariocas destas áreas começou a ser cultivado anos antes, através de notícias publicadas nos jornais. A professora e pesquisadora da FGV Bianca Freire-Medeiros relata dois fenômenos como os principais responsáveis pela ascensão da favela ao patamar de atração turística: a expansão do formato reality tour mundo afora e o fenômeno de circulação e consumo da favela como uma marca que está associada, ao mesmo tempo, a um território violento e a um “local de autenticidades preservadas”. |
id |
UFRJ_6104afb0e87c7b181d02a70bab2f9fb7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:pantheon.ufrj.br:11422/2843 |
network_acronym_str |
UFRJ |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRJ |
repository_id_str |
|
spelling |
O papel da mídia na construção da imagem da favela carioca como atração turísticaMeios de comunicação de massaRepresentações sociaisTurismoFavelasCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAOAnalisa a mídia como grande influência do turismo de favela, uma atividade em expansão no Rio de Janeiro, gerou como produto monográfico uma pesquisa bibliográfica e uma vídeo reportagem. Criadores de estereótipos e formadores de opinião, os meios de comunicação, não apenas nacionais como internacionais, tiveram um papel determinante na atração dos olhares para esse espaço urbano até então isolado como parte não acessível ao turismo. Na década de 1990, algumas importantes favelas da Zona Sul da cidade começaram a ser exploradas como pontos turísticos. No entanto, o interesse por uma experiência vivencial de contato com os moradores cariocas destas áreas começou a ser cultivado anos antes, através de notícias publicadas nos jornais. A professora e pesquisadora da FGV Bianca Freire-Medeiros relata dois fenômenos como os principais responsáveis pela ascensão da favela ao patamar de atração turística: a expansão do formato reality tour mundo afora e o fenômeno de circulação e consumo da favela como uma marca que está associada, ao mesmo tempo, a um território violento e a um “local de autenticidades preservadas”.Universidade Federal do Rio de JaneiroBrasilEscola de ComunicaçãoUFRJLuz, Cristina Rego Monteiro dahttp://lattes.cnpq.br/9845102367219960Gelenske, Erika Conceiçãohttp://lattes.cnpq.br/6452483820695747Amaral, Marcio Tavares d'http://lattes.cnpq.br/7322409196325122Barbosa, Fernando Antonio Mansurhttp://lattes.cnpq.br/8492681165430555Carvalho, Carolina Pádua Ribeiro2017-09-18T17:54:00Z2023-12-21T03:03:28Z2011-07-06info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisCARVALHO, Carolina Pádua Ribeiro. O papel da mídia na construção da imagem da favela carioca como atração turística. 2011. 82 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2011.http://hdl.handle.net/11422/2843porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJ2023-12-21T03:03:28Zoai:pantheon.ufrj.br:11422/2843Repositório InstitucionalPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestpantheon@sibi.ufrj.bropendoar:2023-12-21T03:03:28Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O papel da mídia na construção da imagem da favela carioca como atração turística |
title |
O papel da mídia na construção da imagem da favela carioca como atração turística |
spellingShingle |
O papel da mídia na construção da imagem da favela carioca como atração turística Carvalho, Carolina Pádua Ribeiro Meios de comunicação de massa Representações sociais Turismo Favelas CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO |
title_short |
O papel da mídia na construção da imagem da favela carioca como atração turística |
title_full |
O papel da mídia na construção da imagem da favela carioca como atração turística |
title_fullStr |
O papel da mídia na construção da imagem da favela carioca como atração turística |
title_full_unstemmed |
O papel da mídia na construção da imagem da favela carioca como atração turística |
title_sort |
O papel da mídia na construção da imagem da favela carioca como atração turística |
author |
Carvalho, Carolina Pádua Ribeiro |
author_facet |
Carvalho, Carolina Pádua Ribeiro |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Luz, Cristina Rego Monteiro da http://lattes.cnpq.br/9845102367219960 Gelenske, Erika Conceição http://lattes.cnpq.br/6452483820695747 Amaral, Marcio Tavares d' http://lattes.cnpq.br/7322409196325122 Barbosa, Fernando Antonio Mansur http://lattes.cnpq.br/8492681165430555 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Carvalho, Carolina Pádua Ribeiro |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Meios de comunicação de massa Representações sociais Turismo Favelas CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO |
topic |
Meios de comunicação de massa Representações sociais Turismo Favelas CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO |
description |
Analisa a mídia como grande influência do turismo de favela, uma atividade em expansão no Rio de Janeiro, gerou como produto monográfico uma pesquisa bibliográfica e uma vídeo reportagem. Criadores de estereótipos e formadores de opinião, os meios de comunicação, não apenas nacionais como internacionais, tiveram um papel determinante na atração dos olhares para esse espaço urbano até então isolado como parte não acessível ao turismo. Na década de 1990, algumas importantes favelas da Zona Sul da cidade começaram a ser exploradas como pontos turísticos. No entanto, o interesse por uma experiência vivencial de contato com os moradores cariocas destas áreas começou a ser cultivado anos antes, através de notícias publicadas nos jornais. A professora e pesquisadora da FGV Bianca Freire-Medeiros relata dois fenômenos como os principais responsáveis pela ascensão da favela ao patamar de atração turística: a expansão do formato reality tour mundo afora e o fenômeno de circulação e consumo da favela como uma marca que está associada, ao mesmo tempo, a um território violento e a um “local de autenticidades preservadas”. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-07-06 2017-09-18T17:54:00Z 2023-12-21T03:03:28Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
CARVALHO, Carolina Pádua Ribeiro. O papel da mídia na construção da imagem da favela carioca como atração turística. 2011. 82 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2011. http://hdl.handle.net/11422/2843 |
identifier_str_mv |
CARVALHO, Carolina Pádua Ribeiro. O papel da mídia na construção da imagem da favela carioca como atração turística. 2011. 82 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2011. |
url |
http://hdl.handle.net/11422/2843 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro Brasil Escola de Comunicação UFRJ |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro Brasil Escola de Comunicação UFRJ |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRJ instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) instacron:UFRJ |
instname_str |
Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
instacron_str |
UFRJ |
institution |
UFRJ |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRJ |
collection |
Repositório Institucional da UFRJ |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
repository.mail.fl_str_mv |
pantheon@sibi.ufrj.br |
_version_ |
1815455958620438528 |