Moeda: apresentação de sua controvérsia e uma crítica aos manuais de economia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Motta, Bernardo Augusto Gomes
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRJ
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11422/1778
Resumo: Este trabalho insere o leitor na discussão existente entre cartalistas e metalistas e critica a maneira pela qual os manuais de economia ensinam o objeto de estudo moeda aos alunos. A diferenciação entre cartalistas e metalistas é necessária para que possa se fazer uma crítica bem fundamentada. Sendo assim é um dos objetivos da monografia tentar demonstrar diferenças cruciais entre ambas correntes, sendo a metalista baseada na primazia do meio de troca e no nascimento da moeda via agentes privados para diminuição dos custos de transação, e a cartalista baseada na primazia da unidade de conta e no nascimento da moeda via Estado. Em cima disto, diferenciamos a visão de inúmeros autores de ambas correntes: Menger, Friedman, Knapp, Wray, dentre outros. Tenta-se ao máximo mostrar tamanha diferença entre as visões. A conclusão é de que existe uma discussão, de longa data, e que os manuais de economia são extremamente parciais ao tratarem tal assunto, pois ensinam aos alunos somente uma das visões e, sequer, citam a existência de tal discussão acerca deste importantíssimo conceito dentro de uma economia monetária: a moeda. Por fim, a conclusão é de que a maneira usada para ensinar moeda, na realidade, impossibilita uma análise que permita questionamentos por parte dos alunos, o que empobrece o aprendizado dos mesmos.
id UFRJ_6384fac9b0232a68a5d2f1f0a6d4f4d7
oai_identifier_str oai:pantheon.ufrj.br:11422/1778
network_acronym_str UFRJ
network_name_str Repositório Institucional da UFRJ
repository_id_str
spelling Moeda: apresentação de sua controvérsia e uma crítica aos manuais de economiaMoedaCartalismoMacroeconomiaEconomia monetáriaEconomia financeiraCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIAEste trabalho insere o leitor na discussão existente entre cartalistas e metalistas e critica a maneira pela qual os manuais de economia ensinam o objeto de estudo moeda aos alunos. A diferenciação entre cartalistas e metalistas é necessária para que possa se fazer uma crítica bem fundamentada. Sendo assim é um dos objetivos da monografia tentar demonstrar diferenças cruciais entre ambas correntes, sendo a metalista baseada na primazia do meio de troca e no nascimento da moeda via agentes privados para diminuição dos custos de transação, e a cartalista baseada na primazia da unidade de conta e no nascimento da moeda via Estado. Em cima disto, diferenciamos a visão de inúmeros autores de ambas correntes: Menger, Friedman, Knapp, Wray, dentre outros. Tenta-se ao máximo mostrar tamanha diferença entre as visões. A conclusão é de que existe uma discussão, de longa data, e que os manuais de economia são extremamente parciais ao tratarem tal assunto, pois ensinam aos alunos somente uma das visões e, sequer, citam a existência de tal discussão acerca deste importantíssimo conceito dentro de uma economia monetária: a moeda. Por fim, a conclusão é de que a maneira usada para ensinar moeda, na realidade, impossibilita uma análise que permita questionamentos por parte dos alunos, o que empobrece o aprendizado dos mesmos.Universidade Federal do Rio de JaneiroBrasilInstituto de EconomiaUFRJLima, Fernando Carlos G. de Cerqueirahttp://lattes.cnpq.br/7630701503811714Modenesi, André de MeloVinha, Valéria Gonçalves daMotta, Bernardo Augusto Gomes2017-04-17T18:47:32Z2023-12-21T03:00:39Z2013-12info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://hdl.handle.net/11422/1778porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJ2023-12-21T03:00:39Zoai:pantheon.ufrj.br:11422/1778Repositório InstitucionalPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestpantheon@sibi.ufrj.bropendoar:2023-12-21T03:00:39Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false
dc.title.none.fl_str_mv Moeda: apresentação de sua controvérsia e uma crítica aos manuais de economia
title Moeda: apresentação de sua controvérsia e uma crítica aos manuais de economia
spellingShingle Moeda: apresentação de sua controvérsia e uma crítica aos manuais de economia
Motta, Bernardo Augusto Gomes
Moeda
Cartalismo
Macroeconomia
Economia monetária
Economia financeira
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA
title_short Moeda: apresentação de sua controvérsia e uma crítica aos manuais de economia
title_full Moeda: apresentação de sua controvérsia e uma crítica aos manuais de economia
title_fullStr Moeda: apresentação de sua controvérsia e uma crítica aos manuais de economia
title_full_unstemmed Moeda: apresentação de sua controvérsia e uma crítica aos manuais de economia
title_sort Moeda: apresentação de sua controvérsia e uma crítica aos manuais de economia
author Motta, Bernardo Augusto Gomes
author_facet Motta, Bernardo Augusto Gomes
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Lima, Fernando Carlos G. de Cerqueira
http://lattes.cnpq.br/7630701503811714
Modenesi, André de Melo
Vinha, Valéria Gonçalves da
dc.contributor.author.fl_str_mv Motta, Bernardo Augusto Gomes
dc.subject.por.fl_str_mv Moeda
Cartalismo
Macroeconomia
Economia monetária
Economia financeira
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA
topic Moeda
Cartalismo
Macroeconomia
Economia monetária
Economia financeira
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA
description Este trabalho insere o leitor na discussão existente entre cartalistas e metalistas e critica a maneira pela qual os manuais de economia ensinam o objeto de estudo moeda aos alunos. A diferenciação entre cartalistas e metalistas é necessária para que possa se fazer uma crítica bem fundamentada. Sendo assim é um dos objetivos da monografia tentar demonstrar diferenças cruciais entre ambas correntes, sendo a metalista baseada na primazia do meio de troca e no nascimento da moeda via agentes privados para diminuição dos custos de transação, e a cartalista baseada na primazia da unidade de conta e no nascimento da moeda via Estado. Em cima disto, diferenciamos a visão de inúmeros autores de ambas correntes: Menger, Friedman, Knapp, Wray, dentre outros. Tenta-se ao máximo mostrar tamanha diferença entre as visões. A conclusão é de que existe uma discussão, de longa data, e que os manuais de economia são extremamente parciais ao tratarem tal assunto, pois ensinam aos alunos somente uma das visões e, sequer, citam a existência de tal discussão acerca deste importantíssimo conceito dentro de uma economia monetária: a moeda. Por fim, a conclusão é de que a maneira usada para ensinar moeda, na realidade, impossibilita uma análise que permita questionamentos por parte dos alunos, o que empobrece o aprendizado dos mesmos.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-12
2017-04-17T18:47:32Z
2023-12-21T03:00:39Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11422/1778
url http://hdl.handle.net/11422/1778
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
Brasil
Instituto de Economia
UFRJ
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
Brasil
Instituto de Economia
UFRJ
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRJ
instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron:UFRJ
instname_str Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron_str UFRJ
institution UFRJ
reponame_str Repositório Institucional da UFRJ
collection Repositório Institucional da UFRJ
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
repository.mail.fl_str_mv pantheon@sibi.ufrj.br
_version_ 1815455954385240064