A importância da última milha no planejamento do transporte urbano de alta capacidade
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRJ |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11422/13751 |
Resumo: | Este trabalho visa analisar a importância da última milha no planejamento do transporte urbano de alta capacidade de passageiros, já que o mesmo não possui capilaridade, o que faz com que o passageiro muitas vezes precise de outro modo de transporte para se chegar ao destino final. A desconsideração desta etapa da mobilidade no planejamento de um sistema de transporte pode eventualmente prejudicar seu desempenho. A metodologia utilizada para esta dissertação foi uma revisão bibliográfica sistemática (RBS) com o objetivo de exaurir a busca na literatura sobre estudos dos modos de transporte utilizados para a realização da primeira/última milha. A partir do resultado da RBS foram elaboradas análises comparando diversos países, onde os sistemas de transporte são eficientes e, além disso, onde já existe a preocupação com este assunto. Como resultado foi identificado que o carro é o modo de transporte escolhido para a realização do primeiro/ último trecho da viagem seguido pelos transportes públicos. Assim, este tema pode ser considerado como original, pois quando se planeja um sistema de transporte de alta capacidade pouco se considera as questões relacionadas com a última milha, entretanto esta fase pode ser determinante para o sucesso deste novo sistema de transporte. Desta maneira, para que haja uma mudança na escolha modal é necessário incluir no planejamento de transporte alternativas que promovam os transportes públicos e os modos não motorizados. |
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A partir do resultado da RBS foram elaboradas análises comparando diversos países, onde os sistemas de transporte são eficientes e, além disso, onde já existe a preocupação com este assunto. Como resultado foi identificado que o carro é o modo de transporte escolhido para a realização do primeiro/ último trecho da viagem seguido pelos transportes públicos. Assim, este tema pode ser considerado como original, pois quando se planeja um sistema de transporte de alta capacidade pouco se considera as questões relacionadas com a última milha, entretanto esta fase pode ser determinante para o sucesso deste novo sistema de transporte. Desta maneira, para que haja uma mudança na escolha modal é necessário incluir no planejamento de transporte alternativas que promovam os transportes públicos e os modos não motorizados.This paper aims to analyze the importance of the last mile in the urban transport planning of high capacity passenger, since it has no capillarity, which means that the passenger often needs another mode of transport to reach the final destination. Disregarding this stage of mobility in the transportation system planning of a may eventually impair its performance. The methodology used for this dissertation was a systematic literature review (RBS) aiming to exhaust the search in the literature on studies of the modes of transport used to perform the first / last mile. Based on RBS results, analyzes were made comparing different countries, where transportation systems are efficient and, in addition, where there is already concern about this issue. As a result it was identified that the car is the mode of transport chosen for the first / last leg of the trip followed by public transport. Thus, this theme can be considered as original, because when planning a high capacity transport system little consideration is given to the issues related to the last mile, however this phase can be decisive for the success of this new transport system. Thus, in order for a change in modal choice to take place, it is necessary to include in transport planning alternatives that promote public transport and nonmotorized modes.Submitted by Marlon Silva (marlonviniciuspacheco@gmail.com) on 2021-02-19T14:18:17Z No. of bitstreams: 1 ThamaraFrancaDoCarmoTorres.pdf: 5029613 bytes, checksum: a375636fffa306f4a0e929531b18cb8a (MD5)Made available in DSpace on 2021-02-19T14:18:17Z (GMT). No. of bitstreams: 1 ThamaraFrancaDoCarmoTorres.pdf: 5029613 bytes, checksum: a375636fffa306f4a0e929531b18cb8a (MD5) Previous issue date: 2019-08porUniversidade Federal do Rio de JaneiroPrograma de Pós-Graduação em Engenharia de TransportesUFRJBrasilInstituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de EngenhariaCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE TRANSPORTESÚltima milhaTransporte de alta capacidadePlanejamento de transporte urbanoA importância da última milha no planejamento do transporte urbano de alta capacidadeThe importance of the last mile in high capacity urban transport planninginfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisabertoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJORIGINALThamaraFrancaDoCarmoTorres.pdfThamaraFrancaDoCarmoTorres.pdfapplication/pdf5029613http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/13751/1/ThamaraFrancaDoCarmoTorres.pdfa375636fffa306f4a0e929531b18cb8aMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81853http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/13751/2/license.txtdd32849f2bfb22da963c3aac6e26e255MD5211422/137512023-11-30 00:04:08.786oai:pantheon.ufrj.br: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Repositório de PublicaçõesPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestopendoar:2023-11-30T03:04:08Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false |
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