Tudo por um pop star: a celebrização de autoras para adolescentes pelas redes sociais
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRJ |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11422/16055 |
Resumo: | O presente trabalho busca analisar como autores que escrevem para adolescentes exploram sua imagem por meio das redes sociais e acabam celebrizando-se, ao exporem suas vidas em seus perfis. A literatura para adolescentes consiste hoje em um importante nicho do mercado editorial no mundo e a forma como este público interage com as obras é intensa. Engajados, os adolescentes têm facilidade em criar ídolos e os autores de seus livros preferidos acabam sendo inseridos nesse contexto. Os escritores, por outro lado, atentos às demandas do público usam suas redes para divulgarem sua vida e seu trabalho. É analisado o caso de Thalita Rebouças, que tem 22 títulos publicados e mais de 2 milhões de exemplares vendidos ao longo de 17 anos de carreira. São observados seus perfis em redes como o Instagram, Facebook, Snapchat e Twitter e como ocorre a interação com os leitores através destas mídias sociais. |
id |
UFRJ_64982826c804c7834dd81cd65cc17fe6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:pantheon.ufrj.br:11422/16055 |
network_acronym_str |
UFRJ |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRJ |
repository_id_str |
|
spelling |
Tudo por um pop star: a celebrização de autoras para adolescentes pelas redes sociaisRedes sociaisAdolescentesCelebridadesRebouças, Thalita, 1974-Literatura infantojuvenilCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAOO presente trabalho busca analisar como autores que escrevem para adolescentes exploram sua imagem por meio das redes sociais e acabam celebrizando-se, ao exporem suas vidas em seus perfis. A literatura para adolescentes consiste hoje em um importante nicho do mercado editorial no mundo e a forma como este público interage com as obras é intensa. Engajados, os adolescentes têm facilidade em criar ídolos e os autores de seus livros preferidos acabam sendo inseridos nesse contexto. Os escritores, por outro lado, atentos às demandas do público usam suas redes para divulgarem sua vida e seu trabalho. É analisado o caso de Thalita Rebouças, que tem 22 títulos publicados e mais de 2 milhões de exemplares vendidos ao longo de 17 anos de carreira. São observados seus perfis em redes como o Instagram, Facebook, Snapchat e Twitter e como ocorre a interação com os leitores através destas mídias sociais.Universidade Federal do Rio de JaneiroBrasilEscola de ComunicaçãoUFRJCosta, Cristiane HenriquesBarbosa, Marialva CarlosSacramento, Igor PintoSilva, Clara Mayrink2022-01-17T21:51:47Z2023-12-21T03:00:37Z2017-01-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisSILVA, Clara Mayrink. Tudo por um pop star: a celebrização de autoras para adolescentes pelas redes sociais. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2017.http://hdl.handle.net/11422/16055porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJ2023-12-21T03:00:37Zoai:pantheon.ufrj.br:11422/16055Repositório InstitucionalPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestpantheon@sibi.ufrj.bropendoar:2023-12-21T03:00:37Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Tudo por um pop star: a celebrização de autoras para adolescentes pelas redes sociais |
title |
Tudo por um pop star: a celebrização de autoras para adolescentes pelas redes sociais |
spellingShingle |
Tudo por um pop star: a celebrização de autoras para adolescentes pelas redes sociais Silva, Clara Mayrink Redes sociais Adolescentes Celebridades Rebouças, Thalita, 1974- Literatura infantojuvenil CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO |
title_short |
Tudo por um pop star: a celebrização de autoras para adolescentes pelas redes sociais |
title_full |
Tudo por um pop star: a celebrização de autoras para adolescentes pelas redes sociais |
title_fullStr |
Tudo por um pop star: a celebrização de autoras para adolescentes pelas redes sociais |
title_full_unstemmed |
Tudo por um pop star: a celebrização de autoras para adolescentes pelas redes sociais |
title_sort |
Tudo por um pop star: a celebrização de autoras para adolescentes pelas redes sociais |
author |
Silva, Clara Mayrink |
author_facet |
Silva, Clara Mayrink |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Costa, Cristiane Henriques Barbosa, Marialva Carlos Sacramento, Igor Pinto |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Clara Mayrink |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Redes sociais Adolescentes Celebridades Rebouças, Thalita, 1974- Literatura infantojuvenil CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO |
topic |
Redes sociais Adolescentes Celebridades Rebouças, Thalita, 1974- Literatura infantojuvenil CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO |
description |
O presente trabalho busca analisar como autores que escrevem para adolescentes exploram sua imagem por meio das redes sociais e acabam celebrizando-se, ao exporem suas vidas em seus perfis. A literatura para adolescentes consiste hoje em um importante nicho do mercado editorial no mundo e a forma como este público interage com as obras é intensa. Engajados, os adolescentes têm facilidade em criar ídolos e os autores de seus livros preferidos acabam sendo inseridos nesse contexto. Os escritores, por outro lado, atentos às demandas do público usam suas redes para divulgarem sua vida e seu trabalho. É analisado o caso de Thalita Rebouças, que tem 22 títulos publicados e mais de 2 milhões de exemplares vendidos ao longo de 17 anos de carreira. São observados seus perfis em redes como o Instagram, Facebook, Snapchat e Twitter e como ocorre a interação com os leitores através destas mídias sociais. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-01-01 2022-01-17T21:51:47Z 2023-12-21T03:00:37Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
SILVA, Clara Mayrink. Tudo por um pop star: a celebrização de autoras para adolescentes pelas redes sociais. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2017. http://hdl.handle.net/11422/16055 |
identifier_str_mv |
SILVA, Clara Mayrink. Tudo por um pop star: a celebrização de autoras para adolescentes pelas redes sociais. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2017. |
url |
http://hdl.handle.net/11422/16055 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro Brasil Escola de Comunicação UFRJ |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro Brasil Escola de Comunicação UFRJ |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRJ instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) instacron:UFRJ |
instname_str |
Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
instacron_str |
UFRJ |
institution |
UFRJ |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRJ |
collection |
Repositório Institucional da UFRJ |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
repository.mail.fl_str_mv |
pantheon@sibi.ufrj.br |
_version_ |
1815456025449332736 |