Tudo por um pop star: a celebrização de autoras para adolescentes pelas redes sociais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Clara Mayrink
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRJ
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11422/16055
Resumo: O presente trabalho busca analisar como autores que escrevem para adolescentes exploram sua imagem por meio das redes sociais e acabam celebrizando-se, ao exporem suas vidas em seus perfis. A literatura para adolescentes consiste hoje em um importante nicho do mercado editorial no mundo e a forma como este público interage com as obras é intensa. Engajados, os adolescentes têm facilidade em criar ídolos e os autores de seus livros preferidos acabam sendo inseridos nesse contexto. Os escritores, por outro lado, atentos às demandas do público usam suas redes para divulgarem sua vida e seu trabalho. É analisado o caso de Thalita Rebouças, que tem 22 títulos publicados e mais de 2 milhões de exemplares vendidos ao longo de 17 anos de carreira. São observados seus perfis em redes como o Instagram, Facebook, Snapchat e Twitter e como ocorre a interação com os leitores através destas mídias sociais.
id UFRJ_64982826c804c7834dd81cd65cc17fe6
oai_identifier_str oai:pantheon.ufrj.br:11422/16055
network_acronym_str UFRJ
network_name_str Repositório Institucional da UFRJ
repository_id_str
spelling Tudo por um pop star: a celebrização de autoras para adolescentes pelas redes sociaisRedes sociaisAdolescentesCelebridadesRebouças, Thalita, 1974-Literatura infantojuvenilCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAOO presente trabalho busca analisar como autores que escrevem para adolescentes exploram sua imagem por meio das redes sociais e acabam celebrizando-se, ao exporem suas vidas em seus perfis. A literatura para adolescentes consiste hoje em um importante nicho do mercado editorial no mundo e a forma como este público interage com as obras é intensa. Engajados, os adolescentes têm facilidade em criar ídolos e os autores de seus livros preferidos acabam sendo inseridos nesse contexto. Os escritores, por outro lado, atentos às demandas do público usam suas redes para divulgarem sua vida e seu trabalho. É analisado o caso de Thalita Rebouças, que tem 22 títulos publicados e mais de 2 milhões de exemplares vendidos ao longo de 17 anos de carreira. São observados seus perfis em redes como o Instagram, Facebook, Snapchat e Twitter e como ocorre a interação com os leitores através destas mídias sociais.Universidade Federal do Rio de JaneiroBrasilEscola de ComunicaçãoUFRJCosta, Cristiane HenriquesBarbosa, Marialva CarlosSacramento, Igor PintoSilva, Clara Mayrink2022-01-17T21:51:47Z2023-12-21T03:00:37Z2017-01-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisSILVA, Clara Mayrink. Tudo por um pop star: a celebrização de autoras para adolescentes pelas redes sociais. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2017.http://hdl.handle.net/11422/16055porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJ2023-12-21T03:00:37Zoai:pantheon.ufrj.br:11422/16055Repositório InstitucionalPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestpantheon@sibi.ufrj.bropendoar:2023-12-21T03:00:37Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false
dc.title.none.fl_str_mv Tudo por um pop star: a celebrização de autoras para adolescentes pelas redes sociais
title Tudo por um pop star: a celebrização de autoras para adolescentes pelas redes sociais
spellingShingle Tudo por um pop star: a celebrização de autoras para adolescentes pelas redes sociais
Silva, Clara Mayrink
Redes sociais
Adolescentes
Celebridades
Rebouças, Thalita, 1974-
Literatura infantojuvenil
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO
title_short Tudo por um pop star: a celebrização de autoras para adolescentes pelas redes sociais
title_full Tudo por um pop star: a celebrização de autoras para adolescentes pelas redes sociais
title_fullStr Tudo por um pop star: a celebrização de autoras para adolescentes pelas redes sociais
title_full_unstemmed Tudo por um pop star: a celebrização de autoras para adolescentes pelas redes sociais
title_sort Tudo por um pop star: a celebrização de autoras para adolescentes pelas redes sociais
author Silva, Clara Mayrink
author_facet Silva, Clara Mayrink
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Costa, Cristiane Henriques
Barbosa, Marialva Carlos
Sacramento, Igor Pinto
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Clara Mayrink
dc.subject.por.fl_str_mv Redes sociais
Adolescentes
Celebridades
Rebouças, Thalita, 1974-
Literatura infantojuvenil
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO
topic Redes sociais
Adolescentes
Celebridades
Rebouças, Thalita, 1974-
Literatura infantojuvenil
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO
description O presente trabalho busca analisar como autores que escrevem para adolescentes exploram sua imagem por meio das redes sociais e acabam celebrizando-se, ao exporem suas vidas em seus perfis. A literatura para adolescentes consiste hoje em um importante nicho do mercado editorial no mundo e a forma como este público interage com as obras é intensa. Engajados, os adolescentes têm facilidade em criar ídolos e os autores de seus livros preferidos acabam sendo inseridos nesse contexto. Os escritores, por outro lado, atentos às demandas do público usam suas redes para divulgarem sua vida e seu trabalho. É analisado o caso de Thalita Rebouças, que tem 22 títulos publicados e mais de 2 milhões de exemplares vendidos ao longo de 17 anos de carreira. São observados seus perfis em redes como o Instagram, Facebook, Snapchat e Twitter e como ocorre a interação com os leitores através destas mídias sociais.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-01-01
2022-01-17T21:51:47Z
2023-12-21T03:00:37Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SILVA, Clara Mayrink. Tudo por um pop star: a celebrização de autoras para adolescentes pelas redes sociais. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2017.
http://hdl.handle.net/11422/16055
identifier_str_mv SILVA, Clara Mayrink. Tudo por um pop star: a celebrização de autoras para adolescentes pelas redes sociais. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2017.
url http://hdl.handle.net/11422/16055
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
Brasil
Escola de Comunicação
UFRJ
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
Brasil
Escola de Comunicação
UFRJ
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRJ
instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron:UFRJ
instname_str Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron_str UFRJ
institution UFRJ
reponame_str Repositório Institucional da UFRJ
collection Repositório Institucional da UFRJ
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
repository.mail.fl_str_mv pantheon@sibi.ufrj.br
_version_ 1815456025449332736