Intercâmbio estudantil e suas contribuições para o aluno de administração da Universidade Federal do Rio de Janeiro
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRJ |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11422/12012 |
Resumo: | A presente pesquisa tem como objetivo identificar as contribuições do intercâmbio estudantil para o aluno de Administração da Foram revisados artigos científicos sobre o tema, bem como legislação pertinente. Trata-se de pesquisa qualitativa, com emprego das técnicas de análise documental e entrevistas semiestruturadas. Foram entrevistados um representante do setor responsável pelo intercâmbio na UFRJ, e seis alunos do curso de graduação em Administração da UFRJ que passaram pela experiência nos 5 últimos anos. As informações obtidas dos documentos institucionais mostram que 223 acordos de cooperação internacional estavam vigentes em 2017, sendo que 85 destes contemplam intercâmbio, e que de 2011 a 2014, 667 alunos fizeram intercâmbio pelo programa da Universidade. A análise de conteúdo das entrevistas evidenciou as seguintes categorias dentre principais motivações para fazer intercâmbio: busca por desenvolvimento profissional, e realização pessoal. Em relação às expectativas com o intercâmbio e com o andamento do processo de intercâmbio, foram apontadas tanto expectativas positivas, mais relacionadas ao intercâmbio em si, quanto negativas, ligadas ao processo necessário. A relação de dificuldade e ansiedade com a burocracia para o caso de intercâmbio no formato de mobilidade acadêmica também foi descrita pelo representante da UFRJ. Quando perguntados sobre as razões para escolha da instituição e do destino, os entrevistados relataram principalmente o idioma falado no país do intercâmbio e categoria razões financeiras. Quanto às contribuições do intercâmbio para a formação acadêmica as respostas dividiram-se entre: houve contribuição, e contribuição pouco relevante, sendo a maior parte na primeira categoria. Todos os alunos consideraram que o intercâmbio contribuiu para o seu desenvolvimento pessoal, guardando relação com as categorias: relação com os outros, e, autoconhecimento e autodesenvolvimento. Foram mencionadas muitas dificuldades enfrentadas durante o período de intercâmbio, a maioria correspondendo à categoria de questões culturais, tais como, frieza no tratamento pelo povo do local, xenofobia e racismo. Os alunos consideraram que o intercâmbio traz grandes contribuições, referindo-se à atividade com termos como “engrandecedora” e “enriquecedora”. |
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Intercâmbio estudantil e suas contribuições para o aluno de administração da Universidade Federal do Rio de JaneiroIntercâmbio estudantilMobilidade acadêmicaEstudantes de administraçãoPrograma de Intercâmbio da UFRJCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOA presente pesquisa tem como objetivo identificar as contribuições do intercâmbio estudantil para o aluno de Administração da Foram revisados artigos científicos sobre o tema, bem como legislação pertinente. Trata-se de pesquisa qualitativa, com emprego das técnicas de análise documental e entrevistas semiestruturadas. Foram entrevistados um representante do setor responsável pelo intercâmbio na UFRJ, e seis alunos do curso de graduação em Administração da UFRJ que passaram pela experiência nos 5 últimos anos. As informações obtidas dos documentos institucionais mostram que 223 acordos de cooperação internacional estavam vigentes em 2017, sendo que 85 destes contemplam intercâmbio, e que de 2011 a 2014, 667 alunos fizeram intercâmbio pelo programa da Universidade. A análise de conteúdo das entrevistas evidenciou as seguintes categorias dentre principais motivações para fazer intercâmbio: busca por desenvolvimento profissional, e realização pessoal. Em relação às expectativas com o intercâmbio e com o andamento do processo de intercâmbio, foram apontadas tanto expectativas positivas, mais relacionadas ao intercâmbio em si, quanto negativas, ligadas ao processo necessário. A relação de dificuldade e ansiedade com a burocracia para o caso de intercâmbio no formato de mobilidade acadêmica também foi descrita pelo representante da UFRJ. Quando perguntados sobre as razões para escolha da instituição e do destino, os entrevistados relataram principalmente o idioma falado no país do intercâmbio e categoria razões financeiras. Quanto às contribuições do intercâmbio para a formação acadêmica as respostas dividiram-se entre: houve contribuição, e contribuição pouco relevante, sendo a maior parte na primeira categoria. Todos os alunos consideraram que o intercâmbio contribuiu para o seu desenvolvimento pessoal, guardando relação com as categorias: relação com os outros, e, autoconhecimento e autodesenvolvimento. Foram mencionadas muitas dificuldades enfrentadas durante o período de intercâmbio, a maioria correspondendo à categoria de questões culturais, tais como, frieza no tratamento pelo povo do local, xenofobia e racismo. Os alunos consideraram que o intercâmbio traz grandes contribuições, referindo-se à atividade com termos como “engrandecedora” e “enriquecedora”.Universidade Federal do Rio de JaneiroBrasilFaculdade de Administração e Ciências ContábeisUFRJBruno-Faria, Maria de Fátimahttp://lattes.cnpq.br/8599349398408940Ferreira, Daniela Abranteshttp://lattes.cnpq.br/1777780551500816Gomes, Luciana Braga2020-04-24T03:55:31Z2023-12-21T03:07:03Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://hdl.handle.net/11422/12012porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJ2023-12-21T03:07:03Zoai:pantheon.ufrj.br:11422/12012Repositório InstitucionalPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestpantheon@sibi.ufrj.bropendoar:2023-12-21T03:07:03Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false |
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