Intercâmbio estudantil e suas contribuições para o aluno de administração da Universidade Federal do Rio de Janeiro

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gomes, Luciana Braga
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRJ
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11422/12012
Resumo: A presente pesquisa tem como objetivo identificar as contribuições do intercâmbio estudantil para o aluno de Administração da Foram revisados artigos científicos sobre o tema, bem como legislação pertinente. Trata-se de pesquisa qualitativa, com emprego das técnicas de análise documental e entrevistas semiestruturadas. Foram entrevistados um representante do setor responsável pelo intercâmbio na UFRJ, e seis alunos do curso de graduação em Administração da UFRJ que passaram pela experiência nos 5 últimos anos. As informações obtidas dos documentos institucionais mostram que 223 acordos de cooperação internacional estavam vigentes em 2017, sendo que 85 destes contemplam intercâmbio, e que de 2011 a 2014, 667 alunos fizeram intercâmbio pelo programa da Universidade. A análise de conteúdo das entrevistas evidenciou as seguintes categorias dentre principais motivações para fazer intercâmbio: busca por desenvolvimento profissional, e realização pessoal. Em relação às expectativas com o intercâmbio e com o andamento do processo de intercâmbio, foram apontadas tanto expectativas positivas, mais relacionadas ao intercâmbio em si, quanto negativas, ligadas ao processo necessário. A relação de dificuldade e ansiedade com a burocracia para o caso de intercâmbio no formato de mobilidade acadêmica também foi descrita pelo representante da UFRJ. Quando perguntados sobre as razões para escolha da instituição e do destino, os entrevistados relataram principalmente o idioma falado no país do intercâmbio e categoria razões financeiras. Quanto às contribuições do intercâmbio para a formação acadêmica as respostas dividiram-se entre: houve contribuição, e contribuição pouco relevante, sendo a maior parte na primeira categoria. Todos os alunos consideraram que o intercâmbio contribuiu para o seu desenvolvimento pessoal, guardando relação com as categorias: relação com os outros, e, autoconhecimento e autodesenvolvimento. Foram mencionadas muitas dificuldades enfrentadas durante o período de intercâmbio, a maioria correspondendo à categoria de questões culturais, tais como, frieza no tratamento pelo povo do local, xenofobia e racismo. Os alunos consideraram que o intercâmbio traz grandes contribuições, referindo-se à atividade com termos como “engrandecedora” e “enriquecedora”.
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