Multishow: a cobertura digital dos festivais Rock in Rio e Lollapalooza e o espectador interativo nas redes
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRJ |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11422/15994 |
Resumo: | As diversas inovações oriundas da internet, como o consumo de conteúdo digital multiplataforma e a possibilidade de interatividade nas redes sociais, fez com que a televisão passasse a se adequar à nova lógica de participação do público espectador. O Multishow foi um canal da TV paga que assimilou as oportunidades online, e expandiu sua marca para as redes sociais. Diante desse contexto, foi realizada uma análise observacional do conteúdo disponível nessas redes, e do espectador interativo nas redes, com o objetivo de obter dados para analisar a forma de consumir o que é produzido. Devido à importância dos eventos de música para a programação do canal, que transmite shows ao vivo, foram escolhidas as épocas dos festivais Rock in Rio 2017 e Lollapalooza 2018 para a análise. Com o resultado obtido, constatou-se que mudanças como a adoção de linguagem mais coloquial e com memes, comunicação com humor e brincadeiras, e participação de influenciadores digitais geram identificação com parte do público, mas causa insatisfação à outros seguidores. Mudanças como essas, nas redes sociais, precisam estar alinhadas ao conteúdo do canal na TV, pois ainda atribui-se maior credibilidade à esse meio do que ao digital. |
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Multishow: a cobertura digital dos festivais Rock in Rio e Lollapalooza e o espectador interativo nas redesMultishowRedes sociaisRock in RioLollapaloozaCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDAAs diversas inovações oriundas da internet, como o consumo de conteúdo digital multiplataforma e a possibilidade de interatividade nas redes sociais, fez com que a televisão passasse a se adequar à nova lógica de participação do público espectador. O Multishow foi um canal da TV paga que assimilou as oportunidades online, e expandiu sua marca para as redes sociais. Diante desse contexto, foi realizada uma análise observacional do conteúdo disponível nessas redes, e do espectador interativo nas redes, com o objetivo de obter dados para analisar a forma de consumir o que é produzido. Devido à importância dos eventos de música para a programação do canal, que transmite shows ao vivo, foram escolhidas as épocas dos festivais Rock in Rio 2017 e Lollapalooza 2018 para a análise. Com o resultado obtido, constatou-se que mudanças como a adoção de linguagem mais coloquial e com memes, comunicação com humor e brincadeiras, e participação de influenciadores digitais geram identificação com parte do público, mas causa insatisfação à outros seguidores. Mudanças como essas, nas redes sociais, precisam estar alinhadas ao conteúdo do canal na TV, pois ainda atribui-se maior credibilidade à esse meio do que ao digital.Universidade Federal do Rio de JaneiroBrasilEscola de ComunicaçãoUFRJAlmeida, Alda Rosana Duarte deNogueira, Maria Alice de FariaSantini, Rose MariePinto, Beatriz Afonso2022-01-07T23:52:47Z2023-12-21T03:00:36Z2018-11-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisPINTO, Beatriz Afonso. Multishow: a cobertura digital dos festivais Rock in Rio e Lollapalooza e o espectador interativo nas redes. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Publicidade e Propaganda) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018.http://hdl.handle.net/11422/15994porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJ2023-12-21T03:00:36Zoai:pantheon.ufrj.br:11422/15994Repositório InstitucionalPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestpantheon@sibi.ufrj.bropendoar:2023-12-21T03:00:36Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false |
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